Navegando por Autor "Angelo, Cristiane Borges"
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Tese Cenário da produção acadêmica em história da matemática no ensino de matemática: uma análise reflexiva das teses e dissertações (1990-2010)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-15) Angelo, Cristiane Borges; ; http://lattes.cnpq.br/4490674057492872; ; http://lattes.cnpq.br/6611423874164067; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Pereira, Francisco de Assis; ; http://lattes.cnpq.br/4147987722156261; Lucena, Izabel Cristina Rodrigues de; ; Sad, Lígia Arantes; ; http://lattes.cnpq.br/1714140036102231; Silva, Rosália de Fátima e; ; http://lattes.cnpq.br/2560174506689869; Nobre, Sérgio Roberto; ; http://lattes.cnpq.br/4586329424897878Essa pesquisa teve por objetivo geral analisar reflexivamente a produção acadêmica gerada nos programas de pós-graduação stricto sensu do país, produzidas no período de 1990 a 2010, no campo da História da Matemática, especificamente os trabalhos que versam sobre História da Matemática no ensino de Matemática e que apresentam propostas didáticas que utilizam a História da Matemática com o intuito de ensinar Matemática. Defendemos a tese de que pesquisas em Educação Matemática com objetivos voltados ao uso de propostas didáticas relacionadas à História da Matemática que levem em consideração a coerência entre aspectos epistemológicos inerentes à História da Matemática e elementos ontológicos materializados nas concepções de Matemática, História da Matemática e aprendizagem (implícita ou explicitamente expostos) podem originar significativa contribuição para o campo da História da Matemática no ensino. Foram catalogados e analisados quatorze trabalhos, dos quais nove eram dissertações de mestrado e cinco teses de doutorado. A análise reflexiva foi realizada a partir de duas matrizes, uma de natureza teórica e outra de natureza ontológica, elaboradas a partir dos pressupostos de Sanchez Gamboa, no que diz respeito à análise epistemológica de produções acadêmicas no campo da Educação e das seguintes perspectivas teóricas no campo da História na Educação Matemática: evolucionista linear, estrutural construtivista operatória, evolutiva descontinua, investigação histórica, sociocultural e jogo de vozes e ecos. Essas perspectivas foram fundamentadas nos trabalhos de Miguel e Miorim, Mendes, e Radford. Como resultados, detectamos algumas dissonâncias estabelecidas entre as categorias pertencentes ao nível teórico e ao nível ontológico e a proposta didática apresentada nas pesquisas. Por outro lado, encontramos trabalhos que conseguem estabelecer consonâncias entre os elementos teóricos e ontológicos e a proposta didática apresentada. Esses trabalhos trazem contribuições significativas para a área da História da Matemática no Ensino de Matemática, inclusive apresentando elementos teóricos significativos para a produção do conhecimento reconhecido como científico nessa áreaDissertação Projeto de letramento matemático: indicadores para a docência(2016-06-17) Medeiros, Jânio Elpídio de; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; ; http://lattes.cnpq.br/9382142284044258; Angelo, Cristiane Borges; ; http://lattes.cnpq.br/6611423874164067; Alves, Francisca Terezinha de Oliveira; ; Mendes, Iran Abreu; ; http://lattes.cnpq.br/4490674057492872; Barbosa, Tatyana Mabel Nobre; ; http://lattes.cnpq.br/6982452047842223O presente trabalho objetiva identificar e analisar os aspectos relativos ao ensino da matemática a partir do desenvolvimento de um projeto de letramento com alunos do 9° ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Mamanguape, no estado da Paraíba - Brasil. Para tanto, tomamos os referenciais teóricos do letramento e projeto de letramento (KLEIMAN, 1995; 2000; 2005; 2007; STREET, 2007; 2014), leituras e escritas nas aulas de Matemática (SMOLE & DINIZ, 2001; LIMA E NORONHA, 2014) e gêneros discursivos (LEITE & BARBOSA, 2014). O percurso metodológico da pesquisa consistiu na elaboração e desenvolvimento de um projeto de letramento nas aulas de matemática, que teve como foco temático “O uso da água” e por título “Abastecimento e armazenamento de água no município de Mamanguape-PB”. De natureza qualitativa, a investigação é caracterizada como pesquisa-ação, pois a atuação do professor-pesquisador não foi limitada à mera observação das ações, mas um sujeito que reflete, intervém, analisa e transforma sua prática docente e aprende com os sujeitos envolvidos na pesquisa (GIL, 2010). A análise dos dados que foram construídos ao longo do desenvolvimento do projeto de letramento, deu-se em uma perspectiva (auto)reflexiva que considerou o processo de (re)elaboração do planejamento de ensino e da prática docente presentes no processo dialógico, estabelecido entre os sujeitos de letramento e decorrentes da vivência de momentos de planejamento individual e coletivo, de práticas de letramento e da compreensão e reformulação dos conceitos matemáticos envolvidos. Os resultados apontam para aprendizados docentes emergentes das reflexões do professor e aprendizados matemáticos e sociais dos alunos.Dissertação Os sentidos da autonomia docente no desenvolvimento curricular(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-07-20) Angelo, Cristiane Borges; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713538Z1; Nacarato, Adair Mendes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763838T3; Fossa, John Andrew; ; http://lattes.cnpq.br/2466525106349625Esse estudo firma-se no caminho da formação e do desenvolvimento profissional de professores de Matemática, objetivando compreender, a partir do discurso de professores de Matemática, o sentido atribuído à autonomia profissional e como esse sentido é refletido na produção e desenvolvimento curricular da disciplina de Matemática. Para tal, utilizamos a entrevista compreensiva, metodologia baseada no pressuposto fundamental da palavra na construção do objeto de estudo. A partir do discurso de cinco professores que lecionam a disciplina de Matemática, no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, percebemos que a autonomia está atrelada a uma posição de soberania em sala de aula, o que se traduz em um trabalho voltado para o individualismo. Constatamos que as reuniões pedagógicas, espaços por excelência para discussões e reflexões acerca do ensino de Matemática e conseqüente desenvolvimento profissional, não contribuem para que o mesmo se efetive. Percebemos, também, que o livro didático é utilizado para padronizar o trabalho dos professores e que o vestibular, ainda, é tomado como referência no que concerne ao currículo de Matemática na instituição, o que impede a efetivação de um desenvolvimento curricular da disciplina de Matemática, em que sejam considerados solidariamente todos os seus componentes