Navegando por Autor "Anjos, Ana Beatriz Leite dos"
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TCC Desempenho de crianças e adolescentes com TDAH e dislexia no discurso narrativo oral e escrito(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Silva, Danielle Brigues; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Anjos, Ana Beatriz Leite dos; https://orcid.org/0000-0002-1905-6165; http://lattes.cnpq.br/1072559515772925; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; http://lattes.cnpq.br/4014612540800234; Medeiros, Ana Carolina Dantas de; http://lattes.cnpq.br/5925791481811814; Gonçalves, Maria de Jesus; http://lattes.cnpq.br/1882493636300348INTRODUÇÃO: O discurso narrativo é uma habilidade de linguagem complexa que engloba a interação de uma variedade de funções cognitivas, conhecimentos linguísticos, experiências pessoais e conhecimento de mundo. Tal habilidade se desenvolve desde o princípio da infância e é amadurecida ao longo dos anos, de modo a ganhar maior complexidade. Entretanto, crianças e adolescentes com TDAH e Dislexia podem apresentar alterações de linguagem e disfunções executivas, que ocasionam prejuízos na habilidade narrativa. Desta forma, este estudo busca investigar se há alterações nas habilidades de discurso narrativo oral e escrito em crianças e adolescentes com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e com Dislexia e comparar se há diferenças no desempenho dos dois grupos nesta habilidade. MÉTODOS: Estudo transversal quantitativo, com fins descritivos e comparativos no qual foram analisados os desempenhos de 14 participantes de 8 a 17 anos de idade, sendo seis deles diagnosticados com TDAH e oito com Transtorno Específico de Aprendizagem com prejuízo na leitura (dislexia), em tarefas de discurso narrativo oral e escrito, por meio dos testes DNOI e DNEI. RESULTADOS: Os dois grupos apresentaram desempenho geral abaixo do esperado para a média de idade e tipo de escola frequentada no discurso narrativo oral e escrito. Entretanto, aqueles com Dislexia demonstraram melhor desempenho, comparados àqueles com TDAH. CONCLUSÃO: O estudo permitiu verificar que as crianças e adolescentes de ambos os grupos investigados apresentaram alterações na habilidade de narrativa. Entretanto, os indivíduos com Dislexia tiveram desempenho superior nos testes analisados em comparação com aqueles com TDAH. Assim, ter a ciência de que quadros de transtornos do neurodesenvolvimento, como os estudados, apresentam a possibilidade de manifestar alterações na habilidade narrativa, revela-se importante, pois permite uma intervenção direcionada e com maior eficácia para o paciente.TCC Discurso narrativo oral e escrito em crianças e adolescentes com TDAH: estudo exploratório(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Morais, Maria Carolina de Macedo; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Anjos, Ana Beatriz Leite dos; https://orcid.org/0000-0002-1905-6165; http://lattes.cnpq.br/1072559515772925; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://orcid.org/0009-0008-1268-3503; http://lattes.cnpq.br/1431776043461353; Gonçalves, Maria de Jesus; https://orcid.org/0000-0003-2580-485X; http://lattes.cnpq.br/1882493636300348; Souza, Flávia Renata Silva; https://orcid.org/0000-0003-2870-0327; http://lattes.cnpq.br/3180964499706323INTRODUÇÃO: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) apresenta características de um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade e impulsividade e ocasiona problemas em diferentes domínios do desenvolvimento social, acadêmico e intrapessoal. Esse diagnóstico impacta no desempenho escolar das crianças, especialmente no desenvolvimento da leitura e da escrita e das habilidades que envolvem esse processo, como o discurso narrativo oral e escrito. OBJETIVO: Este estudo tem como objetivo analisar as características clínicas do discurso narrativo oral e escrito em crianças e adolescentes com TDAH. MÉTODOS: Estudo exploratório, transversal, observacional, que contou com 14 crianças e adolescentes entre 7 e 13 anos de idade, com diagnóstico interdisciplinar de TDAH, foram avaliadas pelos protocolos de Discurso Narrativo Oral Infantil (DNOI) e Discurso Narrativo Escrito Infantil (DNEI). RESULTADOS: Dos 14 participantes, 11 ficaram aquém do esperado no DNOI e 12 apresentaram desempenho geral abaixo do esperado no DNEI, evidenciando maior prejuízo nos aspectos da compreensão pelo texto escrito do que pela compreensão oral para todas as idades e arranjo escolar. CONCLUSÃO: Por meio deste estudo exploratório é possível evidenciar que estas crianças e adolescentes com TDAH apresentaram prejuízos relacionados ao discurso narrativo oral e escrito, secundários aos sintomas do quadro e que merecem atenção quanto aos aspectos educacionais e manejo em sala de aulaDissertação Efeitos de um programa de resposta à intervenção na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-18) Anjos, Ana Beatriz Leite dos; Azoni, Cintia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://orcid.org/0000-0002-1905-6165; http://lattes.cnpq.br/1072559515772925; Delgado, Isabelle Cahino; Alves, Luciana MendonçaIntrodução: A leitura é uma importante habilidade que possibilita a comunicação, conhecimento e integração de informações com a língua, no âmbito acadêmico e social. A vulnerabilidade social é uma realidade presente de forma severa em países em desenvolvimento como o Brasil. Apesar de ser uma questão político-social, casos contínuos e extremos de vulnerabilidade seguem presentes gerando consequências neurodesenvolvimentais em crianças que crescem em tais ambientes, como dificuldades comportamentais e cognitivas, bem como as dificuldades acadêmicas, geradas por atrasos linguísticos que afetam o processo de alfabetização e as demais etapas da vida estudantil do indivíduo. Objetivo: Identificar os efeitos de um programa de resposta à intervenção em vocabulário e consciência fonológica na decodificação leitora de escolares em vulnerabilidade social no período anterior ao da pandemia do COVID-19. Método: Longitudinal, intervencional, prospectivo, descritivo e correlacional. A amostra do estudo é composta por 39 escolares do segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública, divididos em dois grupos: grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). O GE passou por um programa de resposta à intervenção (RTI), em sala de aula, em 12 encontros, três vezes por semana com 60 minutos, por 5 semanas, somado às atividades escolares da sala de aula. O GC se manteve na alfabetização em sala de aula e recebeu as atividades de intervenção somente após o término da pesquisa. Neste programa foram estimuladas as habilidades de consciência fonológica e o vocabulário expressivo. Antes e após a intervenção as habilidades de vocabulário expressivo, consciência fonológica, reconhecimentos de letras e leitura de palavras e pseudopalavras foram avaliadas. Resultados: Os dois grupos do estudo obtiveram melhoras em todas as habilidades avaliadas, como aumento do vocabulário expressivo e aumento nas médias de desempenho em consciência fonológica (GE: p=0,038; GC: p=0,082), leitura de palavras e pseudopalavras (GE: p=0,002; GC: p=0,009) e reconhecimento de letras (GE: p=0,001; GC: p=0,030), além de apresentar tendência crescente nos resultados do GE. Houve forte correlação entre a consciência fonológica e desenvolvimento da leitura. Conclusão: os resultados evidenciam a efetividade do programa de resposta à intervenção no ambiente escolar de crianças em vulnerabilidade social.TCC Existe diferença entre o desempenho de processamento fonológico de meninos e meninas com dislexia?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Silva, Maria Eduarda Rocha; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Bezerra, Roberta Louise Mariano; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=0D1DDEC086A0D77CB493A98888C3C9B7#; Anjos, Ana Beatriz Leite dos; Medeiros, Ana Carolina Dantas deIntrodução: O processamento fonológico diz respeito ao uso da informação fonológica na linguagem oral e na escrita. A dislexia é caracterizada pela dificuldade de aprendizagem no reconhecimento preciso ou fluente de palavras, e por isso as crianças acometidas apresentam dificuldades e desempenho abaixo do esperado para a idade no processamento fonológico. Há maior frequência de casos de dislexia em meninos do que em meninas e, por esta razão, este estudo propôs verificar se há diferença no desempenho de Processamento Fonológico de meninos e meninas com dislexia. Objetivo: descrever e comparar os dados das habilidades de consciência fonológica, memória de trabalho fonológica e acesso ao léxico mental de crianças do sexo masculino e feminino diagnosticados com dislexia; Método: estudo do tipo transversal, descritivo e comparativo. Foram selecionados 24 prontuários de meninos e meninas com dislexia com dados das habilidades de Processamento Fonológico para análise descritiva por meio das médias e desvio-padrão, e análise inferencial utilizando o teste de Mann-Whitney; Resultados: Os grupos estudados apresentaram desempenho inferior ao esperado nas habilidades de consciência fonológica, memória de trabalho fonológica e acesso ao léxico mental; Conclusão: Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos estudados em nenhuma das habilidades.Artigo Impactos na aprendizagem de estudantes da educação básica durante o isolamento físico social pela pandemia do COVID-19(Codas, 2022) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; Anjos, Ana Beatriz Leite dos; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676O isolamento físico social ocasionado pela pandemia do COVID-19 trouxe mudanças na realidade educacional mundial. O objetivo deste artigo foi identificar na literatura mundial artigos que relatam os impactos deste isolamento na aprendizagem de crianças e adolescentes da educação básica. Os resultados evidenciaram que, dentre os quatorze estudos analisados, há um alerta para os estudantes em situação de vulnerabilidade social, com pior repercussão em meninas em situação de risco para gestação precoce e sobrecarga de trabalho doméstico, assim como prejuízos acadêmicos em virtude da ausência da alimentação no contexto escolar daqueles que dependem da escola para sobrevivência. Ainda há poucos estudos que direcionam a atenção para estudantes com necessidades educacionais especiais e, no Brasil, não há estudos relacionados à aprendizagem com estudantes da educação básica durante a pandemia da COVID-19.Artigo Phonological processing in students with developmental dyslexia, ADHD and intellectual disability(Revista Cefac, 2019) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Anjos, Ana Beatriz Leite dos; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676Objetivo: comparar o desempenho de escolares com de dislexia, transtorno do desenvolvimento intelectual e TDAH nas habilidades de consciência fonológica, acesso fonológico ao léxico mental e memória operacional fonológica. Métodos: estudo de caráter descritivo, transversal e quantitativo. A amostra foi composta por 32 escolares, subdivididos nos seguintes grupos: G1 - escolares com dislexia; G2 - escolares com TDAH; G3 - escolares com transtorno do desenvolvimento intelectual. Foram avaliadas as habilidades de consciência fonológica, memória operacional fonológica e acesso fonológico ao léxico mental. Foi realizada análise descritiva e inferencial. Utilizou-se teste não paramétrico de Kruskal-Wallis. Resultados: foram observadas diferenças estatisticamente significantes nas habilidades de memória operacional fonológica de pseudopalavras, dígitos ordem direta e dígitos ordem inversa; consciência fonológica no nível de sílaba, fonema, no total da prova e no subteste de dígitos na prova de nomeação automática rápida entre os três grupos. De forma descritiva, observou-se que o G1 obteve os melhores resultados em todas as habilidades avaliadas, seguido do G2 e G3. Conclusão: foram encontradas diferenças nas habilidades de memória operacional fonológica e consciência fonológica entre os grupos de estudantes com dislexia, TDAH e deficiência intelectual.TCC Processamento Fonológico em escolares com Dislexia do Desenvolvimento, TDAH e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-29) Anjos, Ana Beatriz Leite dos; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Alexandre Lucas de Araújo Barbosa; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Gonçalves, Maria de Jesus; Brazorotto, Joseli SoaresObjetivo: comparar o desempenho de escolares com de dislexia, transtorno do desenvolvimento intelectual e TDAH nas habilidades de consciência fonológica, acesso fonológico ao léxico mental e memória operacional fonológica. Métodos: estudo de caráter descritivo, transversal e quantitativo. A amostra foi composta por 32 escolares, subdivididos nos seguintes grupos: G1 - escolares com dislexia; G2 - escolares com TDAH; G3 - escolares com transtorno do desenvolvimento intelectual. Foram avaliadas as habilidades de consciência fonológica, memória operacional fonológica e acesso fonológico ao léxico mental. Foi realizada análise descritiva e inferencial. Utilizou-se teste não paramétrico de Kruskal-Wallis. Resultados: foram observadas diferenças estatisticamente significantes nas habilidades de memória operacional fonológica de pseudopalavras, dígitos ordem direta e dígitos ordem inversa; consciência fonológica no nível de sílaba, fonema, no total da prova e no subteste de dígitos na prova de nomeação automática rápida entre os três grupos. De forma descritiva, observou-se que o G1 obteve os melhores resultados em todas as habilidades avaliadas, seguido do G2 e G3. Conclusão: foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre os grupos com dislexia, TDAH e deficiência intelectual nas habilidades de memória operacional fonológica e consciência fonológica.TCC Repercussões na escrita de escolares de baixa renda após o isolamento social da pandemia do COVID-19(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Lemos, Ellen Cristina da Silva; Azoni, Cíntia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; 0009-0002-1027-1667; https://lattes.cnpq.br/5417965493173345; Giacchini, Vanessa; https://orcid.org/0000-0002-0322-6641; http://lattes.cnpq.br/6048293980778096; Anjos, Ana Beatriz Leite dos; https://orcid.org/0000-0002-1905-6165; http://lattes.cnpq.br/1072559515772925OBJETIVO: Descrever o desempenho na escrita de escolares de baixa renda de escolas públicas de Natal que permaneceram em isolamento social durante a pandemia do COVID-19. MÉTODOS: Estudo transversal e descritivo aprovado pelo Comitê de Ética da Instituição sob número 4.704.128. A amostra foi composta por 34 escolares de baixa renda com idades entre 10 e 11 anos com escolaridade do 5º ano do ensino fundamental I e que foram submetidos à avaliação de escrita por meio da lista do ditado de palavras para escolares do 4º ano do ensino fundamental I do Teste de Desempenho Escolar 2ª edição. RESULTADOS: A análise indicou que a média do total de acertos e a média do tempo de escrita ficaram abaixo do esperado tanto para escolares do 5º, como para os do 4º ano. Os erros mais cometidos foram a conversão fonema-grafema, seguidos de regras contextuais e de irregularidades da língua. 5 (14,7%) dos escolares apresentaram hipótese de escrita silábico-alfabética e 29 (85,3%) apresentaram hipótese alfabética. CONCLUSÃO: O desempenho obtido no protocolo mostrou resultado inferior ao que é esperado para a escolaridade da amostra e apontou o déficit, em função da hipótese de escrita, na escrita de 5 escolares.