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Navegando por Autor "Azevedo, José Paulo Dantas"

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    Dissertação
    Educação científica e tecnológica de estudantes autistas: prática pedagógica inclusiva baseada no desenho universal para a aprendizagem, na perspectiva freiriana e ciência, tecnologia e sociedade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Azevedo, José Paulo Dantas; Cabral, Carla Giovana; https://orcid.org/0000-0003-4088-0471; http://lattes.cnpq.br/9681270352056303; http://lattes.cnpq.br/3386344427012269; Nunes, Débora Regina de Paula; https://orcid.org/0000-0001-8758-8916; http://lattes.cnpq.br/1188086132826132; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; http://lattes.cnpq.br/5126340528077248; Martins, Lisiê Marlene da Silveira Melo; http://lattes.cnpq.br/8515147611037605
    As demandas sociocomunicativas, cognitivas e sensoriais dos/as alunos/as com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nem sempre são consideradas na implementação do currículo regular. No caso da componente curricular de Ciências, essa tendência é atribuída a limitações que muitos/as desses/as educandos/as apresentam na transposição da linguagem científica para o cotidiano. Um currículo com abordagem temática pode contextualizar social e historicamente o desenvolvimento didático e a aprendizagem de conceitos e tornar o conteúdo mais significativo para os/as estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental por meio do diálogo e da problematização de situações que surgem das suas próprias realidades. Com essa finalidade, nesta dissertação, propusemo-nos a analisar as contribuições da aplicação de uma Unidade Didática Multiestratégica (UDM), considerando os pressupostos freirianos, o campo de estudos CTS e as diretrizes do DUA, para o desenvolvimento de uma prática pedagógica inclusiva junto a uma turma com três estudantes autistas no 7° ano, nas aulas de Ciências, em uma escola do município de Ceará-Mirim/RN. Para alcançarmos esse objetivo, desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo, que utilizou como instrumentos de constituição de dados,a Investigação Temática Freiriana (ITF), a observação, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Os dados foram examinados segundo a Análise Textual Discursiva (ATD). Dessa investigação, as vulnerabilidades socioambientais emergiram como tema gerador. Com base na ITF e no tema gerador, elaboramos como produto educacional uma UDM para o ensino contextualizado dos conceitos de efeito estufa, rarefação da camada de ozônio e alterações atmosféricas. A fala dos/as educandos/as durante a ITF se remeteu a uma preocupação com as vulnerabilidades socioambientais decorrentes da queima da palha da cana-de-açúcar pela agroindústria canavieira instalada em Ceará-Mirim, o que nos levou a construir uma ação que pudesse influenciar uma política pública municipal que afeta diretamente a comunidade escolar, o Plano Municipal Ambiental. A aplicação do produto educacional, que ocorreu nos meses de novembro e dezembro de 2023, mostrou-nos que a ação didática problematizadora e dialógica ancorada no tema gerador, com abordagem CTS e na perspectiva da educação inclusiva, promoveu uma Alfabetização Científico-Tecnológica Ampliada (ACTA) em diferentes níveis,evidenciando-se uma tomada de consciência dos/as estudantes para uma participação ativa em problemáticas socioambientais locais. Além disso, a aplicação da UDM mostrou-se fundamental para a inclusão dos/as alunos/as autistas. Ao considerar suas necessidades específicas, tanto sociocomunicativas quanto cognitivas e sensoriais, a UDM proporcionou uma participação mais efetiva e significativa desses/as educandos/as. A abordagem didático-metodológica multiestratégica facilitou a compreensão dos conceitos científicos e atransposição desses conceitos para a realidade cotidiana, promovendo um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e inclusivo.
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    Produto Educacional
    Formação socioambiental de estudantes autistas sobre o efeito estufa: um diálogo entre o enfoque CTS, a pedagogia Freiriana e o FUA
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Azevedo, José Paulo Dantas; Cabral, Carla Giovana
    A Unidade Didática Multiestratégica (UDM) que apresentamos nas páginas seguintes é o resultado de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Este material é um Produto Educacional (PE) elaborado para você, professor(a) da Educação Básica, como um guia para o desenvolvimento de atividades de ensino e aprendizagem fundamentadas na promoção de um ensino de ciências na perspectiva inclusiva. Sabemos que o direito à educação inclui o direito ao aprendizado de todas as pessoas, independentemente das diversidades entre elas. Os(as) estudantes são diferentes uns(umas) dos(as) outros(as), a disponibilidade para conhecer as singularidades de cada um(a) é o primeiro passo na construção de uma escola inclusiva. Assim como nós, você ainda deve se deparar com muitas barreiras e resistências em sua escola e frequentemente ouvir comentários assim: “Como posso conhecer cada aluno(a)? Meu tempo de aula é curto, como vou fazer planos de aula diferentes?”. Em cursos de formação de professo- res(as), é comum ouvirmos de colegas falas do tipo: “não tenho formação para isso...”, “não sei lidar”, “é muito diferente a aprendizagem do(a) aluno(a) com deficiência”, “tenho 30 alunos(as) para me preocupar e como vou planejar para mais esse(a)?”. A questão, professor(a), é evitar adotar a matemática de uma sala com 30 alunos(as) ditos(as) “normais” e um(a) com deficiência. É uma soma: uma sala com 31 estudantes! E vale destacar que a responsabilidade pela educação deste(a) educando(a) é de todos(as): escola, equipe gestora e nós, professores(as). Pensando nisso, esta UDM adotou o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), a pedagogia de Paulo Freire e os pressupostos do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Visamos contribuir com sua prática pedagógica, de modo que você possa ensinar Ciências sob a perspectiva da educação inclusiva e, com isso, colaborar para que seu(sua) aluno(a), seja ele(a) neurotípico(a) ou neurodivergente, desenvolva um pensamento crítico e se posicione diante de problemas do seu cotidiano. Resultante de uma Investigação Temática Freiriana (ITF), realizada numa comunidade escolar do município de Ceará-Mirim/RN, emergem as vulnerabilidades socioambientais como o tema gerador deste trabalho, no sentido da reestruturação do programa curricular. Neste material didático, o nosso objetivo é propor atividades para que, você, professor(a), possa oportunizar situações de aprendizagem que fomentem o ensino de ciências de forma contextualizada em suas aulas, por meio do diálogo e da problematização e, sobretudo, que busque atender às necessidades de aprendizagem de todos(as) os(as) educandos(as). Todas as etapas investigativas e a redução temática podem ser consultadas no Capítulo 5 da dissertação que fundamenta este PE. Nossa proposta de UDM está organizada em 11 encontros, alinhados com a dinâmica didático-metodológica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) (Delizoicov, 2001). Esses encontros sugerem atividades que têm como objetivo principal promover a contextualização e a discussão de conceitos importantes para a compreensão da relevância da camada de ozônio e de sua preservação, permitindo aos(as) estudantes que sejam os(as) protagonistas na sistematização da aprendizagem sobre um tema da agenda ambiental. Salientamos que este material não é uma sequência de aulas fechada. Pelo contrário, é adaptável. Você pode modificar o material para alcançar diferentes objetivos conceituais e contextuais, de acordo com a sua realidade e o contexto da sua escola e sala de aula. Sinta-se à vontade para utilizar a UDM na íntegra ou selecionar atividades específicas, conforme sua identificação pedagógica com os referenciais teóricos e necessidades educacionais. Esperamos que este produto educacional contribua para as reflexões sobre as possibilidades no ensino de ciências na perspectiva da educação inclusiva, e inspire você, professor(a) de Ciências/Biologia, a experimentar a adoção do DUA, na perspectiva da educação dialógica freiriana e CTS em sua prática docente. Vamos conhecer a proposta?
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