Navegando por Autor "Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva"
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TCC A gastronomia como produto turístico: uma análise do potencial gastronômico da cidade de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Oliveira, Bianca Rafaella de; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Porto, Carlos Humberto; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da SilvaA gastronomia faz parte da cultura de um povo, e essa representação cultural é utilizada como produto turístico em algumas localidades. Portanto, abordar a temática gastronomia como produto turístico tornou-se relevante para o estudo do turismo. Com isso, o objetivo principal deste trabalho foi analisar se os meios de restauração da cidade de Natal/RN são representantes da culinária nordestina sertaneja e litorânea, visando um maior entendimento da importância que a gastronomia tem para a atividade turística. Para obter esse resultado foi feita uma pesquisa em cinco estabelecimentos de restauração localizados na cidade, que são frequentados por turistas, que foram os Restaurantes: Camarões, Camarões Potiguar, Farofa D‟Água, Mangai e Tábua de Carne. Quanto à metodologia, a pesquisa foi caracterizada como exploratória e descritiva de natureza qualitativa, e foi usado também o método de observação. A coleta de dados foi realizada através de um roteiro de entrevista feito com os gestores dos restaurantes, e através de um check list que foi aplicado pela autora nos cinco restaurantes citados. A pesquisa foi realizada em abril de 2013. Nos resultados obteve-se a resposta da pergunta da pesquisa, pois do ponto de vista dos gestores, dos restaurantes pesquisados, a gastronomia é importante para que a atividade turística possa ocorrer, mas ela ainda não é vista na cidade de Natal/RN como um produto turístico e sim como um produto de apoio para que a atividade turística ocorra. E quanto ao objetivo da pesquisa, ficou constatado que todos os restaurantes pesquisados são representantes da gastronomia nordestina. E conclui-se que, apesar da gastronomia ainda não está sendo considerada como motivadora de viagem para o local Natal/RN, ela é sim um produto turístico.TCC A gestão de pessoas como vantagem competitiva: um estudo de caso no Hotel Ponta do Madeiro Pipa/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Lima, Catiane Lopes de; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Porto, Carlos Humberto; Ferreira, Lissa Valéria FernandesO turismo é uma das industrias que mais tem gerado emprego e renda, segundo dados da OMT, as atividades características do turismo são responsáveis pela geração de 6% a 8% do total de empregos no mundo. Ainda de acordo com a OMT, o mercado de viagens internacionais representa 30% das exportações mundiais de serviços e equivale a 6% do valor total dessas exportações. Essas magnitudes lheconferem o quarto lugar no ranking das atividades geradoras de receitas cambiais, atrás apenas das indústrias de combustíveis, de produtos químicos e automobilística. Nesta perspectiva, o presente estudo tem como objetivo de analisar que a Gestão de Pessoas, adotada por um dos hotéis representativos da rede hoteleira do município de Tibau do Sul, nas proximidades da Praia de Pipa, um dos destinos indutores do turismo no Rio Grande do Norte, contribui para alcançar a qualidade na prestação dos serviços e, consequentemente, atingir uma vantagem competitiva perante os demais hoteleiros da região. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório, caracterizando-se como um estudo decaso. A coleta de dados foi realizada no próprio hotel, na pessoa do gerente geralatravés de uma entrevista. Para avaliação dos resultados, utilizou-se o método de análise de conteúdo, tendo como referencial teórico a gestão de pessoas na hotelaria, que fornecem suporte à análise dos dados. Como resultado, a pesquisa revelou que a gestão estratégica de pessoas, praticada pelo empreendimento em análise, apresenta-se consistente e bem estruturada, o que possibilita despertar e desenvolver no seu colaborador um sentido de compromisso com a qualidade na prestação de serviços hoteleiros, permitindo colocá-la numa condição de vantagem competitiva diante dos concorrentes. Os resultados do estudo vêm ao encontro do que foi discutido no referencial teórico relativo à gestão de pessoas no setor hoteleiro, como forma de contribuir para o aumento da competitividade naorganização.TCC A importância dos eventos para as cidades interioranas: estudo de caso em Lagoa Salgada/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Nascimento, Elizane do; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Cacho, Andréa do Nascimento Barbosa; Ferreira, Lissa Valéria FernandesEste trabalho tem por finalidade pesquisar e analisar de que forma o carnaval contribui para a divulgação da cidade de Lagoa Salgada/ RN e quais são os benefícios que o mesmo traz para o município. Por isso foi realizada uma pesquisa em fontes bibliográficas para construir um referencial sobre o turismo de eventos, além de uma pesquisa em campo sobre o evento “carnaval”, através de pesquisa qualitativa com o auxilio de questionários. Foram aplicados 25 questionários divididos entre organizadores do evento, empresários locais, e com pessoas da comunidade. Os resultados obtidos permitem observar que o evento de fato é um divulgador para o município, gera renda, é visto ainda como um elemento importante para a diversão (lazer) aquece o comércio local, além de contribuir para o turismo da cidade, foram identificadas algumas barreiras que precisam ser solucionadas como, por exemplo, a falta de participação da comunidade no planejamento e organização do evento.TCC A percepção do trade turístico sobre as atribuições dos bacharéis em turismo em Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Bondade, Cleiane Clementino; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Porto, Carlos HumbertoO sucesso da atividade turística depende, em grande parte, da qualidade dos recursos humanos alocados para o setor. O bacharel em turismo é o profissional formado com ensino superior para atuar na área, de forma que sua colaboração deve ser de grande contribuição para o desenvolvimento do setor, mas o que se tem notado é o desconhecimento ou equívoco sobre as atribuições desse profissional. Nesse contexto, é de extrema relevância conhecer a percepção do trade turístico sobre a atuação dos Bacharéis em Turismo, para que estes possam se qualificar no sentido de atender às demandas do mercado de trabalho turístico, preparado para enfrentar os desafios do setor e colaborar para o desenvolvimento do turismo no município. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção do trade turístico de Natal/RN em relação às atribuições do Bacharel em Turismo. Em relação à metodologia científica, o presente estudo utiliza a abordagem qualitativa, sendo, quantos aos objetivos, uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo. A análise dos dados obtidos demonstrou que, na percepção do trade turístico, os Bacharéis em Turismo deveriam executar mais tarefas ligadas ao planejamento e gestão da atividade turística, embora esse cenário ainda não seja uma realidade; considerando a real atuação desses profissionais, os gestores indicam a experiência no setor como fator primordial para um bom desempenho profissional, e julgaram satisfatória a atuação dos Bacharéis nas atividades que lhes são designadas nos empreendimentos turísticos.TCC Acessibilidade para deficientes visuais: um estudo em atrativos turísticos de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Silva, Maria Carolina Nascimento; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Batista, Saulo Gomes; Castro, Cleber Augusto TrindadeO objetivo da presente pesquisa foi analisar a acessibilidade para pessoas com deficiência visual nos principais atrativos turísticos da cidade de Natal, Rio Grande do Norte – Parque das Dunas, Centro de Turismo, Praia de Ponta negra e Praia do Meio, frequentados tanto pelos turistas, quanto pelos autóctones. Como objetivos específicos constam verificar a existência de acessibilidade para pessoas com deficiência visual nos atrativos selecionados, apresentar experiências tanto negativas quanto positivas vividas por estas pessoas, e propor sugestões de melhoria para a acessibilidade dos atrativos e prestação de serviços. A metodologia utilizada para a pesquisa foi à abordagem qualitativa e método descritivo. Para verificar a acessibilidade dos atrativos turísticos mencionados, foi utilizado um roteiro proposto pelo Ministério do Turismo, incluindo um registro fotográfico do que foi encontrado nos atrativos. Além disso, foram realizadas entrevistas estruturadas com integrantes da Associação de Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte – ADEVIRN, para conhecer suas percepções. Foi observado que estes deficientes visuais não se sentem seguros para caminhar pelas ruas, bem como praticar a atividade turística, além de questões sociais destacadas, como falta de pessoas capacitadas para atendê-los de maneira adequada e acessível. Como resultado, foi possível perceber que nenhum dos atrativos investigados atende plenamente aos requisitos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os únicos que se destacaram com acesso menos complicado, foi o Parque das Dunas, seguido pela Praia do Meio. O Centro de Turismo e Praia de Ponta Negra foram os que mais possuíram obstáculos no que refere-se a locais acessíveis. Observou-se ainda, que a maioria da infraestrutura encontrava-se acessível somente para o cadeirante. Isso demonstra um crescimento em acessibilidade na cidade, entretanto ainda merece adaptações e melhorias, visando também implementações na estrutura para todas as pessoas que convivem com alguma deficiência.Dissertação Análise das dimensões de um destino turístico inteligente: um estudo em Natal/RN (Brasil)(2019-05-31) Lima, Daene Silva de Morais; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; ; ; ; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; Mayer, Verônica Feder;Com a proposta de alavancar a atividade turística por meio da aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o advento das tecnologias inteligentes corrobora com o desenvolvimento do conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI). Nesse contexto, este estudo analisou os aspectos do destino turístico Natal (Rio Grande do Norte) como um Destino Turístico Inteligente. Para alcançar o objetivo da pesquisa foi utilizado o modelo espanhol da Comunidade Valenciana, o INVAT.TUR, que apresenta indicadores como Governança, Sustentabilidade, Conectividade, Sensorização, Sistema de Informação e Inovação. No que tange aos meios de investigação, mediante um roteiro semiestruturado, a pesquisa realizou entrevista com 10 (dez) gestores públicos e privados, relacionados com a atividade turística da cidade do Natal. A pesquisa é de caráter descritiva e exploratória, através de uma abordagem qualitativa, por meio da técnica de análise de conteúdo. Para auxiliar na análise dos dados utilizou-se o Software NVIVO (versão 12.0). De acordo com os dados analisados na pesquisa, na visão do modelo INVAT.TUR, Natal encontra-se na fase embrionária como Destino Turístico Inteligente. Na visão dos gestores entrevistados, apesar do grande potencial turístico, a ausência de estratégias e ações retardam o avanço do destino. A partir da pesquisa, concluiuse que Natal ainda se encontra num nível abaixo do que se espera de um Destino Turístico Inteligente, sendo necessário estratégias para impulsionar o desenvolvimento do destino, por meio de um planejamento participativo dos atores da cadeia produtiva do turismo.Tese Análise das inter-relações entre adoção de tecnologia sustentável, legitimidade e reputação no mercado, com base na teoria institucional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-20) Soares, André Luiz Vieira; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; https://orcid.org/0000-0002-1341-8604; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; https://orcid.org/0000-0002-9175-8903; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; http://lattes.cnpq.br/7396413848005787; Tiago, Maria Teresa Borges; Álvares, Daniela Fantoni; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Gretzel, UlrikeA indústria do turismo continua a ser impactada por novas tecnologias. A tecnologia também é responsável por conectar a perspectiva sustentável ao uso inteligente de recursos, resultando no desenvolvimento da organização combinado ao macro desenvolvimento do turismo. Esta é uma lacuna a ser explorada, verificando a adoção de tecnologia sustentável pelo setor. A Teoria Institucional discute o isomorfismo como resultado das pressões/forças institucionais do ambiente institucional que podem afetar as organizações na adoção de algumas práticas e tem sido usada para explicar a adoção de tecnologias em vários setores da indústria, mas na literatura de turismo não foi considerada. O estudo tem uma abordagem qualitativa com diferentes técnicas de coleta de dados. A pesquisa utilizou como universo o setor de hospedagem. O primeiro passo foi o mapeamento de tecnologias sustentáveis utilizadas pelos estabelecimentos a fim de identificar aspectos relacionados ao ambiente institucional dos hotéis e sua utilização. A segunda etapa da pesquisa foi conduzir entrevistas com gerentes de hotéis para avaliar suas percepções e compreender as motivações que levam à adoção de STs e as principais pressões existentes. A terceira e última etapa consiste em analisar o ambiente virtual dos hotéis, utilizando como fontes de dados seus websites, anúncios em agências de viagens on-line e informações da mídia social. A triangulação de dados foi aplicada para gerar categorias de análise com a ajuda do software NVivo para organização e exploração de dados. Os resultados identificaram que o processo de legitimação das organizações pode ser alcançado através da reputação on-line. Além disso, foi destacado que a adoção de tecnologias sustentáveis ocorre principalmente pelo fator econômico no qual, de acordo com os dados, as questões ambientais parecem desconectadas e com relevância limitada para as práticas dos hotéis. O estudo contribui para o entendimento das forças institucionais nas organizações, sendo a teoria institucional uma alternativa entre os modelos tradicionais utilizados no turismo para analisar a adoção de tecnologias, neste caso, as sustentáveis.Dissertação Análise das metodologias de estimativa da pegada de carbono em meios de hospedagem: vantagens, desafios e limitações(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-05) Teixeira, Felipe da Silva; Sonaglio, Kerlei Eniele; https://orcid.org/0000-0001-8849-9632; http://lattes.cnpq.br/1823313556538300; http://lattes.cnpq.br/4667896110160171; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; https://orcid.org/0000-0002-1341-8604; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; Hammerl, Priscyla ChristineEsta pesquisa aborda a preocupação em torno da ausência de métodos confiáveis para calcular a pegada de carbono em meios de hospedagem, considerando a crescente relevância do turismo sustentável e a necessidade de enfrentar os desafios das mudanças climáticas. O propósito deste estudo é avaliar e comparar as metodologias atualmente disponíveis para estimar a pegada de carbono nesse setor, visando aprimorar as práticas sustentáveis. Por meio de uma revisão sistemática da literatura, exploram-se diferentes abordagens metodológicas, identificando as vantagens, desafios e limitações de cada uma. Entre os objetivos intermediários, destaca-se a identificação das principais metodologias utilizadas e uma análise detalhada de suas estruturas e características, com ênfase nas vantagens relacionadas à precisão e ao rastreamento das emissões. Para chegar a esses resultados, foi realizada uma análise SWOT das principais metodologias utilizadas no cálculo da pegada de carbono em meios de hospedagem. Essa abordagem permitiu identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de cada metodologia, oferecendo uma compreensão mais abrangente do panorama atual. Adicionalmente, esta pesquisa propõe recomendações para a escolha apropriada de metodologias, alinhadas com as metas globais de sustentabilidade. Essas diretrizes têm o potencial de impulsionar práticas mais responsáveis no setor hoteleiro, resultando na redução das emissões de carbono e promovendo uma abordagem mais consciente em relação ao turismo diante das mudanças climáticas globais. Em síntese, esta dissertação contribui para o avanço do turismo sustentável ao abordar a necessidade crucial de uma avaliação precisa da pegada de carbono em meios de hospedagem. Ao avaliar criticamente as metodologias existentes e propor critérios de seleção refinados, o estudo orienta o setor hoteleiro a adotar estratégias eficazes na redução da pegada de carbono. Em última instância, esse trabalho visa criar um setor de turismo mais consciente do meio ambiente e resiliente diante dos desafios complexos apresentados pelas mudanças climáticas.TCC As organizadoras de eventos e a contratação de funcionários temporários(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Fernandes, Olga Rallyne de Paula Teixeira; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Batista, Saulo Gomes; Chagas, Marcio Marreiro dasOs eventos sociais, acadêmicos, científicos, públicos ou particulares, oficiais ou empresariais,assumem relevância no desenvolvimento turístico de um destino. Para se realizar um evento, seja qual for sua tipologia, é necessário profissionalismo do início ao término do projeto. É nesse sentido que as organizadoras de eventos possuem a missão de aliar a contratação de funcionários temporários com a qualidade dos serviços. Em todas as fases do evento estão envolvidos profissionais multidisciplinares nas diversas áreas, dentre fornecedores, profissionais de som, luz, espaços, bufês, bebidas, toldos, stands, transporte, segurança, coordenadores, recepcionistas, mestre de cerimônias, decorador e músicos. Isso realça a importância do planejamento e a contratação de serviços, fornecedores e gestão de pessoas que trabalhem com o mesmo profissionalismo. Diante disto, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar os impactos que os funcionários temporários têm sobre o funcionamento das empresas organizadoras de eventos. Nesse aspecto, foram investigados os motivos que levam as empresas organizadoras de eventos a contratar funcionários temporários; como se desenvolvem as políticas e práticas da gestão de pessoas direcionadas aos funcionários temporários nas empresas organizadoras de eventos; e por último, identificar os impactos positivos e negativos decorrentes da contratação dos funcionários temporários nas empresas organizadoras de eventos. O estudo possui caráter exploratório-descritivo, com enfoque qualitativo. Foram realizadas entrevistas com diretores de oito empresas organizadoras de eventos localizadas em Natal-RN. Os resultados encontrados revelaram que as empresas organizadoras de eventos necessitam contratar funcionários temporários para atender a demanda do evento. A redução de custos e a mão de obra qualificada são elementos que induzem a essa contratação por tempo determinado.TCC Atrativos e potencialidades para o desenvolvimento turístico do município de Arez-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Inácio, Pollyana Ingled do Nascimento; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Lima, Catiane Lopes de; Silva, Michel Jairo Vieira daA presente pesquisa destina-se a identificar as potencialidades e os recursos a serem explorados no município de Arez-RN, almejando o desenvolvimento e implementação do turismo na região. Para isto, realizou-se uma análise descritiva, com abordagem quali-quantitativa, acerca dos aspectos turísticos, onde os dados avaliados de forma qualitativa resultaram da entrevista realizada com os gestores responsáveis pela atividade turística local. Os dados tratados de forma quantitativa são provenientes da opinião dos residentes coletados através da aplicação de questionários. Os resultados demonstram que o município possui um vasto acervo de recursos a serem explorados para que a atividade seja desenvolvida, proporcionando um aumento da sua economia. Desta forma, é imprescindível a realização de estudos envolvendo a localidade, compreendendo que a pesquisa pode contribuir na percepção do potencial do município, visto que, o mesmo se encontra em seu processo inicial onde as atividades voltadas para este segmento devem ser desenvolvidas por meio de ações advindas das esferas publicas e privadas.TCC Avaliação da hospitalidade virtual em destinos turísticos: uma proposta instrumental aplicada em Natal - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-08) Mesquita, Giovanna Alencar de Sousa; Bridi, Guilherme; Bridi, Guilherme; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Almeida, Giovana Goretti Feijo deO presente estudo tem como foco um objetivo duplo, propor a criação de um instrumento (HP25) que permite avaliar a hospitalidade virtual em destinos turísticos e aplicá-lo na cidade de Natal-RN. Para tanto, foram criadas as seguintes categorias de avaliação: Informação e Interatividade. Como objetos da análise, utilizou-se: portais virtuais e redes sociais vinculadas ao destino. A metodologia empregada foi o estudo de caso, de natureza qualitativa. Os resultados obtidos pela aplicação do HP 25 por meio de portais virtuais e redes sociais indica que o grau de Hospitalidade Virtual em Natal-RN ainda está distante do ideal. Ao longo da aplicação da pesquisa constatou-se a existência de diversos problemas dos portais em ambas as categorias, porém, com mais intensidade na categoria relativa à interatividade.Livro Cartilha de gestão de orlas turísticas: estudos de caso em 10 destinos brasileiros(SEDIS-UFRN, 2024-07-04) Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Lanzarini, RicardoEste documento apresenta os resultados do Projeto “Brasil, essa é a nossa praia!” – fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – o qual apoiou o desenvolvimento de Planos de Gestão Integrada da Orla (PGIs) em dez destinos turísticos do país. Tais planos foram conduzidos de forma comprometida e responsável, sendo também uma contribuição ímpar para a gestão costeira no âmbito nacional e inclusive internacional. É um produto de sensibilização social, tendo como referência o setor do turismo costeiro integrado com as principais etapas de referência de construção do Projeto Orla segundo o Manual disponibilizado pela Secretaria de Patrimônio da União – SPU. Seu conteúdo reflete as principais etapas e desafios de construção do Projeto Orla, com uma detalhada quantidade de informações advindas dos websites oficiais de prefeituras e do governo federal, bem como de imagens videográficas, as quais irão permitir ao leitor se aproximar de cada estudo de caso de forma muito próxima da realidade.TCC Centro de Turismo de Petrópolis - Natal/ RN: uma análise da qualidade dos serviços(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Silva, Mychael Andre Crescencia; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Batista, Saulo Gomes; Castro, Cleber Augusto TrindadeNesse trabalho é importante considerar o turismo cultural com uma alternativa de desenvolvimento da atividade turística. Em destaque o centro da cidade, pois é o lugar onde concentra- se uma grande quantidade de prédios, monumentos, praças, surge como uma possibilidade de mergulhar no passado e reviver o turismo cultural. O presente estudo tem como objetivo avaliar a qualidade dos serviços e a estrutura do Centro de Turismo (Natal-RN), fazendo uma análise com base em uma pesquisa qualitativa sobre a percepção dos turistas sobre o lugar visitado. Na análise foram apresentados problemas como: a falta de divulgação do local, acessibilidade de forma incorreta e a falta de produtos diversificados, pois na percepção dos turistas, por se tratar de um centro de turismo deveria ter muitas outras opções de artesanato que caracteriza a cultura do natalense. Entre os pontos positivos estão: conforto das instalações, qualidade dos produtos, atendimento e a hospitalidade. Portanto, os resultados da pesquisa mostram que a satisfação do turista está relacionada com a imagem do lugar e a qualidade do atendimento e a hospitalidade, pois se o lugar transmitir uma imagem ruim e um atendimento insatisfatório, consequentemente o número de turistas tende a reduzir.TCC Comprometimento organizacional: um estudo de caso na empresa Natureza Tur (Canguaretama/RN)(Turismo, 2012) Silva, Natália Arruda da; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da SilvaTCC Comprometimento organizacional: uma análise das empresas juniores de turismo do nordeste(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Teixeira, Analiane Nunes; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Ribeiro, Sonia Regina de Macedo; Porto, Carlos HumbertoO comprometimento organizacional vem alcançando destaque nas organizações que desejam atingir ótimos resultados com a relação empregado-empresa. Devido o comprometimento com trabalho ser um requisito fundamental no processo de inovação organizacional e sua importância para avaliação das relações de comportamento dos colaboradores com a organização, esse assunto pode ser de interesse de empresas que buscam alcançar seus objetivos e sempre inovar. Diante dessa perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi analisar como se desenvolve o comprometimento organizacional nas empresas juniores de turismo do Nordeste. Os assuntos sobre gestão empresarial júnior foram tratados enquanto comprometimento organizacional, não desmerecendo os fatores influentes das empresas de turismo. A metodologia utilizada na pesquisa teve uma abordagem quantitativa-qualitativa, pois se buscou explorar e descrever informações relacionadas ao comprometimento organizacional na relação entre membros e a empresa júnior, a partir da compreensão dos fatores que interferem no comprometimento organizacional. Na análise da média dos comprometimentos de cada entrevistado verificou-se que a maioria apresentou o comprometimento afiliativo, por se sentirem fazendo parte da equipe e também por ser reconhecido por todos como tal. Isso mostrou ser a coisa mais importante para os entrevistados. Juntamente com o comprometimento afiliativo encontra-se o comprometimento afetivo, uma vez que os sucessos e fracassos são tidos como algo pessoal para os colaboradores. Constatou-se que o fatores como a uma gestão de pessoas sem preparo ou embasamento teórico, que não domina e não aplica estratégias para ganhar o comprometimento dos membros, resulta em médias menores no nível de comprometimento. Para solucionar esse problema, se faz necessária a atuação das diretorias de recursos humanos na gestão de pessoas com estratégias eficientes, que busque o desenvolvimento profissional dos membros, apresentando estratégias voltadas para a qualidade de vida e o bem estar no ambiente de trabalho, o incentivo ao espirito empreendedor e a atitude proativa e que traga metodologias que despertem o comprometimento dos membros. O tipo da pesquisa utilizada neste estudo é de natureza qualitativa-quantitativa, tendo caráter descritivo exploratória.Tese Construção e validação empírica de um protocolo de certificação da qualidade turística para praias urbanas (PCTP)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-28) Espínola, Rafaella Soares; Marques Júnior, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; http://lattes.cnpq.br/4751012040434788; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; https://orcid.org/0000-0002-1341-8604; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; Milito, Marcelo Chiarelli; Chagas, Marcio Marreiro Das; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da SilvaConsiderando a praia como um dos principais fatores de atratividade dos destinos turísticos costeiros e sua relevância ambiental, econômica e recreativa, a manutenção de sua qualidade é considerada um investimento na economia do turismo, uma vez que o turismo de sol e mar é responsável pelo maior fluxo turístico do Brasil. Neste contexto, surgem as certificações de praias que se traduzem como uma garantia de qualidade para gestores e turistas. A maioria dos protocolos de certificação abordam prioritariamente os aspectos ambientais e de gestão da praia (infraestrutura, manutenção de serviços, etc.), mas os critérios relevantes para a qualidade turística são pouco discutidos. No Brasil, a única certificação de praia existente (Bandeira Azul) é aplicada em poucas praias e consiste em um selo ecológico que não permite a avaliação de outras dimensões necessárias para se avaliar a qualidade turística das mesmas. Diante do exposto, surgem os seguintes questionamentos: Que dimensões devem ser consideradas em protocolos de certificação da qualidade de praias para fins turísticos? E que indicadores são considerados importantes para a certificação da qualidade turística de praias? Assim, esta tese tem como objetivo central construir e validar empiricamente um Protocolo de Certificação da Qualidade Turística para Praias Urbanas (PCTP), considerando a criação de indicadores específicos para o turismo, a fim de contribuir com uma metodologia de monitoramento da qualidade das praias. Para isto, a pesquisa, de abordagem qualiquantitativa e multimetodológica, contou com quatro etapas: 1) Identificação das variáveis do Protocolo através da revisão sistemática de literatura com o auxílio do método Proknow-C (Ensslin, Ensslin, Lacerda & Tasca, 2010) que permitiu desenvolver a estrutura conceitual do Protocolo 2) Realização da técnica Delphi e Painel com especialistas da área para o refinamento das dimensões e indicadores do Protocolo; 3) Aplicação de questionários com os visitantes (turistas e residentes) das praias estudadas para validação do instrumento e obtenção dos dados necessários para criação do Índice da Qualidade Turística (IQT) de cada praia; 4) Validação do protocolo de avaliação por meio do cálculo dos IQT das praias e interpretação dos resultados a partir de 5 níveis de qualidade turística: Qualidade Turística Péssima; Qualidade Turística Ruim; Qualidade Turística Regular; Qualidade Turística Boa (Esperada) e Qualidade Turística Excelente. A versão final do PCTP foi composta por 4 dimensões: Qualidade Ambiental (QA), Qualidade da Infraestrutura Turística (QIT), Qualidade da Infraestrutura Básica (QIB) e Qualidade da Experiência (QE), que foram avaliadas a partir de 17 subdimensões e 75 indicadores. O protocolo foi testado em duas praias consolidadas com o turismo de sol e mar da cidade de João Pessoa, na Paraíba: Cabo Branco e Tambaú. Os resultados indicaram que a qualidade turística destas duas praias foi considerada boa (nível 4), com índices superiores a 0,61. Desta forma, as duas praias poderiam ser certificadas como 4 estrelas em uma escala de 5 níveis. Concluiu-se que os fatores mais importantes da qualidade percebida pelo visitante foram a limpeza e a segurança, seguido da infraestrutura (básica e turística). Além disso, a pesquisa confirmou a relação entre a qualidade percebida, a satisfação e a fidelidade da praia. Por fim, esta pesquisa trouxe contribuições teóricas e gerenciais relevantes, como o conceito de “qualidade turística” e avançou nas discussões sobre índices avaliativos e certificações para praias urbanas, propondo uma ferramenta inédita (PCTP) para avaliar as praias urbanas brasileiras a partir da percepção do usuário de praias (visitante).Dissertação Cultura e comprometimento organizacional: análise de suas relações num ambiente escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-04) Teixeira, Hanna Kelly de Medeiros Cruz Sá; Medeiros, Carlos Alberto Freire; https://orcid.org/0000-0002-3830-1162; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; http://lattes.cnpq.br/5138400371206938; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; https://orcid.org/0000-0002-1341-8604; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; Costa, Vania Medianeira FloresCultura e comprometimento organizacional vêm sendo estudados com mais frequência nas últimas décadas, partindo-se do pressuposto de que a cultura de uma organização pode influenciar o comprometimento dos trabalhadores. O presente estudo teve o objetivo geral de analisar a relação entre cultura organizacional e o comprometimento dos servidores no Núcleo de Educação da Infância/NEI/CAp/UFRN, instituição de ensino com atuação na Educação Básica e vinculadas à Universidade Federal. Para isso, teve como objetivos específicos: a) Identificar as dimensões da cultura organizacional predominantes no NEI/CAp; b) Identificar as dimensões do comprometimento dos servidores da organização e c) Identificar as relações entre a cultura e o comprometimento organizacional da instituição estudada. Entende-se que um estudo sobre a relação entre a cultura e o comprometimento organizacionais em um setor até então pouco explorado, mas bastante importante, pode contribuir para o sucesso da organização, agregar conhecimento à literatura e servir de apoio para trabalhos futuros nos demais colégios de aplicação do Brasil. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório e descritivo, de natureza quantitativa, com os servidores docentes e técnicos-administrativos da organização. Como métodos de coleta de dados, foram utilizados dois questionários: o Instrumento de Avaliação da Cultura Organizacional de Cameron e Quinn (2006) e a Escala de Bases do Comprometimento Organizacional, de Medeiros (2003). Os dados foram analisados utilizando-se as técnicas de análises fatorial exploratória e de correlação de Pearson. Quanto aos resultados, foram identificados o nível de percepção das dimensões de cultura predominantes, bem como a dimensão predominante de comprometimento dos servidores, comprovando a hipótese geral do trabalho de que o tipo de cultura predominantemente encontrado no NEI - a cultura inovativa - exerce influência forte e positiva no comprometimento organizacional predominante dos servidores da organização em estudo – afetivo-afiliativo.Artigo Cultura organizacional e liderança: uma relação possível?(2013) Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Kishore, Angeli; Reis, Germano Glufke; Baptista, Luciene Lopes; Medeiros, Carlos Alberto FreireTese Desenvolvimento turístico e sustentabilidade: análise da percepção dos residentes sobre o impacto da atividade turística(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-24) Souza, Katiane Gelly Dantas Assis de; https://orcid.org/0000-0002-3830-1162; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; http://lattes.cnpq.br/1239531502714500; Gomes, Cristiane Soares Cardoso Dantas; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; https://orcid.org/0000-0002-1341-8604; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; Milito, Marcelo Chiarelli; Marques Júnior, SérgioA atividade turística interage com diversos setores da sociedade e é responsável por movimentar as localidades por meio de diversas perspectivas. Os fatores que influenciam os efeitos que o turismo pode causar em determinada sociedade relacionam-se ao seu planejamento e gestão. Nas últimas décadas, diversos estudos e teorias têm buscado compreender o processo evolutivo da atividade turística nos destinos, bem como seus impactos positivos e negativos para a comunidade. O turismo tem sido uma força motriz significativa para o desenvolvimento econômico e social de muitas comunidades, porém, é acompanhado de desafios ambientais, sociais, culturais e econômicos, que podem impactar o bem-estar das populações locais. Nesse contexto, a adoção de práticas sustentáveis tornou-se uma prioridade para garantir a preservação dos recursos naturais e culturais e a qualidade de vida dos moradores, especialmente no que concerne à percepção do residente quando considerada como um fator fundamental para a avaliação da sustentabilidade do turismo em um destino. Diante disso, a presente tese investiga a evolução do turismo, com ênfase na sustentabilidade orientada pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, considerando os aspectos voltados para o desenvolvimento ambiental, social, cultural e econômico através da análise da percepção dos residentes em destinos turísticos. O parâmetro evolutivo foi observado à luz do Modelo de Butler (1980) Tourism Area Life Cycle – TALC e os níveis de desenvolvimento turístico foram considerados a partir da categorização orientada pelo Ministério do Turismo (MTur). A pesquisa se caracteriza como exploratório-descritiva, de abordagem quantitativa, tipo survey, de corte transversal. Foram utilizados os dados coletados pelo Programa DEL Turismo (IDEL – FECOMÉRCIO RN-MS, FACISC, FECAM, FEDERAMINAS, FIEAC) – 2019-2022 disponibilizados para finalidades deste estudo. Por meio de entrevistas foram coletadas informações sobre a percepção dos residentes em relação aos impactos do turismo com 1.247 respondentes residentes nas cinco regiões brasileiras, divididas em 06 estados e 21 municípios. A análise de dados foi realizada por meio da estatística descritiva através do software Statistical Package for Social Science (SPSS 22.0) utilizando o coeficiente Rho de Spearman. Dentre os resultados observou-se que quanto mais desenvolvido o destino, mais os residentes têm percepções positivas sobre os benefícios do turismo em relação ao desenvolvimento econômico e social; quanto mais desenvolvido o destino, mais os residentes correlacionam negativamente o turismo com o desenvolvimento ambiental; e quanto mais desenvolvido o destino, mais percepções neutras há em relação aos impactos do turismo para o desenvolvimento cultural. Por fim, a presente tese conclui que o envolvimento ativo dos residentes é essencial para alcançar um turismo verdadeiramente sustentável e que a percepção da comunidade deve ser valorizada como uma importante ferramenta na avaliação do impacto das atividades turísticas. Ao adotar medidas baseadas nas perspectivas dos residentes, é possível promover um turismo mais responsável, que contribua para o desenvolvimento socioeconômico do destino, sem comprometer seus recursos naturais e culturais a longo prazo.Tese Dimensões da experiência do cliente em parques temáticos: uma perspectiva com base nas online travel reviews(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-17) Silva, Fabíola Fernandes; Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva; Marques Júnior, Sérgio; ; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254; ; http://lattes.cnpq.br/2679486695792235; ; http://lattes.cnpq.br/5617247914388186; Mendes Filho, Luiz Augusto Machado; ; http://lattes.cnpq.br/7785924812425468; Limberger, Pablo Flôres; ; http://lattes.cnpq.br/3893934127523780; Milito, Marcelo Chiarelli; ; http://lattes.cnpq.br/8390923752879471; Chagas, Márcio Marreiro das; ; http://lattes.cnpq.br/7927840772466317Em um contexto em que a experiência do cliente é tão importante quanto o produto ou serviço que uma empresa oferece, este estudo tem o intuito de analisar as dimensões da experiência do cliente no contexto de parques temáticos. Para tanto, a investigação apresentou caráter descritivo e exploratório, com abordagem mista qualitativa e quantitativa. A pesquisa foi dividida em três etapas: a primeira, que investigou as dimensões que compõem a experiência do cliente em parques temáticos, ocorreu entre os meses de novembro de 2019 a junho de 2020 com a utilização de uma amostra de 2.023 avaliações individuais dos parques Magic Kingdom, Beto Carrero World, Efteling e Universal Studios Japan. A segunda, que avaliou a experiência do cliente no contexto de um parque temático específico, ocorreu entre os meses de julho e agosto de 2020 com uma amostra de 300 indivíduos que visitaram o parque Beto Carrero World e, por fim, a terceira, que realizou, com os dados obtidos na etapa anterior, uma avaliação em rede da relação entre as dimensões que compõem a experiência do cliente no contexto de um parque temático específico. A pesquisa foi realizada a partir do conteúdo gerado pelo usuário (CGU) dentro do ciberespaço Tripadvisor.com, sendo o método de pesquisa aplicado a Análise de Conteúdo, tendo em seguida os dados obtidos processados por meio do software NVivo 12 Pro para o teste de frequência de palavras e o Ucinet 6 for Windows versão 6.714 [32-Bit] em conjunto com o software NetDraw 2.172 para o método de Análise em Redes. Os principais resultados da pesquisa demonstraram que fatores que compõe o ambiente, serviços, interações e percepções individuais interferem de forma significativa a experiência do cliente de parques temáticos. Por meio da avaliação em rede da relação entre as dimensões da experiência do cliente no contexto específico do parque temático Beto Carrero World, detectou-se que a densidade da rede é alta e com o cálculo de centralidade foi possível verificar que as variáveis atrações - brinquedos e shows- e estrutura do parque tem maior índice de centralidade, intimamente ligados a obtenção da diversão e a construção da satisfação. As variáveis clima, interação com o funcionário, fila, preço, atrações pagas e bebedouros apresentaram um significativo impacto negativo na percepção da experiência do cliente. Concluiu-se que a visitação em parques temáticos está diretamente relacionada ao valor da experiência (componente afetivo). Ademais, parques temáticos, assim como outros empreendimentos do setor de entretenimento, devem ser resilientes, criativos e responsivos às necessidades de seus consumidores. Por fim, as reflexões advindas das implicações teóricas e empíricas desse estudo podem auxiliar os esforços de recuperação do mercado dos parques temáticos no cenário da pandemia e pós-pandemia da COVID-19, por meio da compreensão dos fatores que moldarão o futuro do setor.