Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Câmara, Arianne Raquel Axiole de Souza"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Análise bibliométrica do paronama das publicações acadêmicas nos anos 2015 a 2019 sobre contabilidade do terceiro setor no Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-28) Silva, Thalisson André Bezerril; Borges, Gilmara Mendes da Costa; Borges, Gilmara Mendes da Costa; Steppan, Adriana Isabel Backes; Câmara, Arianne Raquel Axiole de Souza
    Devido as imensas demandas sociais que surgiram ao longo do tempo, a sociedade começou a se dividir em três pilares que norteiam a estrutura que hoje conhecemos, ou seja, a sociedade está dividida nos setores Público, Privado e Terceiro Setor. O presente estudo busca evidenciar o panorama da evolução das publicações acadêmicas na área do Terceiro Setor no Brasil no período de 2015 a 2019. As entidades do terceiro setor, em sua grande maioria, têm a função de subsidiar as demandas que o Estado acaba deixando de lado ou tem dificuldades de manter suas funções básicas, bem como as dos mercados, por vez, não atinentes às questões sociais. Por isto, o trabalho foi norteado pela busca bibliométrica relacionadas as publicações acadêmicas com a temática do Terceiro Setor entre os anos de 2015 a 2019 em periódicos e programas de pós-graduação no Brasil com fins de verificar o estado da arte das atuais pesquisas acadêmicas envolvendo esta temática. A pesquisa revelou que no período pesquisado, foram publicados 18 trabalhos divididos entre dissertações, teses e artigos. Os resultados desta pesquisa demonstraram que a evolução no panorama das publicações declinou ao longo dos anos, quando comparamos com trabalhos com esta mesma temática iniciado por Olak (2008). Porém, notou-se que as dissertações é a ferramenta mais utilizada como projeto de pesquisa relacionado a verificação da situação das publicações ao longo dos anos. A pesquisa também demonstrou que a área de maior interesse das pesquisas são Controladoria e Contabilidade Gerencial. Foi-se observado, também, que as mulheres foram as que mais publicaram ou participaram de publicações acadêmicas na área de Terceiro Setor.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O conhecimento contábil para o exercício profissional na área dos negócios: uma análise com graduandos em Administração e Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-18) Oliveira, Dayne Fernandes de; Câmara, Arianne Raquel Axiole de Souza; Carvalho, Daniele da Rocha; Medeiros, Vanessa Câmara de
    Com a competitividade em alta e cada vez mais acirrada, é necessário que gestores tenham capacidade para resistir, gerar resultados e ainda se manterem no mercado. E buscando um diferencial e destaque nos negócios é que a contabilidade é utilizada como fator relevante na geração e fornecimento das informações sobre aspectos financeiros e econômicos da organização, auxiliando seus usuários (Administradores, Economistas entre outros usuários) nas tomadas de decisões. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte quanto à aplicabilidade dos conhecimentos contábeis lecionados nos componentes curriculares de contabilidade para o seu exercício profissional. A execução do estudo, de natureza descritiva, teve abordagem quantitativa, empregando-se o questionário como técnica de coleta de dados, que foram aplicados junto aos discentes de ambos os cursos que, em sua maioria, já haviam cursado os componentes curriculares de contabilidade. Os dados levantados foram analisados por meio de técnicas de estatística descritiva de posição e de dispersão. Os resultados da pesquisa demonstraram que os discentes de Administração e Ciências Econômicas atribuem elevada importância da contabilidade para suas profissões em exercício, além de compreenderem a importância da contabilidade na tomada de decisões atreladas a gestão de negócios. Acreditam, inclusive, que este ramo da ciência pode ser utilizado como um diferencial no mercado de trabalho.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Determinantes da satisfação e lealdade dos discentes de Programas de Pós-graduação em Ciências Contábeis do Brasil: um estudo a partir da perspectiva do European Customer Satisfaction Index (ECSI)
    (2018-05-22) Câmara, Arianne Raquel Axiole de Souza; Melo, Clayton Levy Lima de; ; ; Lima, Diogo Henrique Silva de; ; Martins, Orleans Silva;
    Esta pesquisa tem por objetivo analisar se o modelo de satisfação European Customer Satisfaction Index (ECSI), adaptado para a perspectiva discente, representa os determinantes da satisfação e lealdade dos estudantes dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis do Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa survey com os estudantes dos 29 programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis em funcionamento, que são avaliados pela CAPES. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado composto por 44 questões baseadas no modelo ECSI. Foram coletadas 331 respostas de 26 programas de pós-graduação que, após o tratamento dos dados, resultaram em 311 dados válidos para análise, alcançando cerca de 90% dos programas ativos. Na análise dos dados, verificou-se inicialmente os pressupostos estatísticos para a aplicação da análise multivariada para, em seguida, executar as Análises Fatoriais Exploratória e Confirmatória e, posteriormente, a Modelagem de Equações Estruturais com a aplicação dos softwares IBM SPSS® 21.0 e Amos Graphics® 18.0. O estudo atendeu aos critérios estatísticos para sua validação e com as reespecificações realizadas, utilizando o método de Máxima Verossimilhança, o modelo conceitual de satisfação discente alcançou adequados índices de ajustamento de qualidade e se mostrou estável, adequado diante da amostra estudada, explicando 96,6% da variação da lealdade e 80,6% da satisfação dos pós-graduandos em Ciências Contábeis do Brasil. Ademais, a análise dos objetivos específicos concluiu, com base nos resultados apresentados, que o modelo de satisfação ECSI apresentou-se adequado para analisar a satisfação e a lealdade dos alunos da pós-graduação brasileira, bem como as outras dimensões que integram o modelo (imagem, expectativas, qualidade percebida, e valor percebido), que foram mantidas, conforme o modelo concebido originalmente. Por fim, a investigação dos objetivos específicos constatou que o gênero, a modalidade do curso (mestrado/doutorado) e a região de origem do programa são atributos que acarretaram divergência na percepção dos fatores e trajetórias estruturais que integram o modelo de satisfação discente.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Índice da condição financeira dos estados (ICFE) a partir da análise fatorial por componentes principais: Ranking de desempenho dos estados brasileiros
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-10) Correia, Sthefanie Caldas; Malheiro, Bruno Francisco; Malheiro, Bruno Francisco; Câmara, Arianne Raquel Axiole de Souza; Medeiros, Vanessa Câmara de
    O presente trabalho tem o objetivo de elaborar o Índice da Condição Financeira dos Estados brasileiros (ICFE) a partir da Análise Fatorial por Componentes Principais. O estudo utiliza abordagem quantitativa com o método empírico-analítico. Os dados dos 26 estados analisados e do Distrito Federal foram coletados no sítio eletrônico da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e no Portal da Transparência de cada um dos respectivos entes. A investigação foi realizada tomando por base os anos de 2015, 2016 e 2017. Para tanto, utilizou-se a técnica da Análise Fatorial por Componentes Principais, a partir de indicadores de solvência de caixa (Flexibilidade financeira, Representatividade do superávit financeiro, Relação entre ativos e passivos financeiros, Cobertura de despesas e Recursos para cobertuda da queda da arrecadação). Os resultados mostraram que os estados de Tocantins (TO), Amapá (AM), Roraima (RR) e Espírito Santo (ES), apresentaram melhores desempenhos no ICFE em todos os anos analisados, indicando melhor condição financeira, ao passo que os estados do Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Sul (RS) e Minas Gerais (MG) apresentaram, em todos os anos analisados, piores desempenhos. Nesse sentido, a principal contribuição do presente trabalho é a elaboração de um índice que busca mensurar a condição financeira dos estados, servindo como ferramenta auxiliar para os usuários da informação contábil no processo de avaliação da condição financeira dos estados brasileiros.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A motivação dos alunos que buscam ciências contábeis como segunda graduação: Um estudo à luz da teoria das necessidades de Abraham Maslow
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-23) Almeida, Rayane Yure Xavier de; Câmara, Arianne Raquel Axiole de Souza
    O propósito deste estudo foi analisar, à luz da teoria das necessidades de Maslow, a motivação dos alunos que buscam ciências contábeis como segunda graduação. Essa análise foi realizada através de um questionário que busca identificar a percepção deles com relação à capacidade que a formação em ciências contábeis tem de suprir suas necessidades primárias e secundárias. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva que tem o objetivo de entender o comportamento de uma amostra. A amostra é composta por 48 alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que já possuem formação de nível superior, essa amostra corresponde a cerca de 7% do universo total da amostra que é composto por 689 discentes matriculados no primeiro semestre de 2020. Com a análise da amostra, observou-se que a maior parte dos discentes respondentes acredita que a graduação pode suprir razoavelmente todas suas necessidades e totalmente as necessidades de autorrealização. As demais necessidades apresentaram pequenos valores com relação à capacidade de não serem supridas ou serem pouco supridas. O estudo tem resultados capazes de gerar contribuições para os profissionais de ensino, pois mostra, de acordo com a percepção dos estudantes, o quanto os discentes estão motivados com relação a cada tipo de necessidade e com base nessas informações os profissionais podem desenvolver ações capazes de manter os alunos motivados durante a graduação e, consequentemente, durante o exercício da profissão.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    O papel do estágio curricular e a motivação para formação dos acadêmicos em ciências contábeis: um estudo à luz da teoria da autodeterminação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-21) Medeiros, Nícolas Lima; Câmara, Arianne Raquel Axiole de Souza; Borges, Gilmara Mendes da Costa; Medeiros, Vanessa Câmara de
    O propósito deste estudo foi analisar as potencialidades do estágio curricular na formação dos estudantes no curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública brasileira, bem como a relação existente entre a motivação e o desempenho acadêmico à luz da Teoria da Autodeterminação. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, no qual foram aplicados questionários em salas de aula para uma amostra de 50 estudantes entre o 6º e o 9º período do referido curso, o que equivale a 16,6% % do universo total de aproximadamente 300 discentes matriculados. Com base na amostra analisada, através da estatística descritiva, verificou-se que os resultados convergiram com estudos encontrados anteriormente e que os discentes consideram importante a experiência prática do estágio, por auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional. Percebe-se ainda uma relação motivacional bem diversificada para a aprendizagem entre os universitários estudados. Encontram-se estudantes preocupados em aprofundar o nível de conhecimento para atingir uma fundamentação adequada no desempenho de sua futura atuação; mas também estudantes preocupados apenas com os benefícios gerados na obtenção do diploma. O estudo de modo geral acrescenta à temática e reflete a relevância de pesquisas sobre o ensino da Contabilidade. De acordo com as peculiaridades da área, se faz necessário compreender os níveis motivacionais dos estudantes para desenvolver de forma bem explorada o planejamento acadêmico.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Transparências ativa e passiva: uma análise dos municípios do Rio Grande do Norte acima de 50.000 habitantes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-24) Bezerra, Ingrid Afra; Santos, Djones Derkyan Teixeira dos; Santos, Djones Derkyan Teixeira dos; Azevedo, Camila Catarine de Araújo; Câmara, Arianne Raquel Axiole de Souza
    O acesso à informação e a transparência das contas são fundamentais para a Administração Pública, sendo decisivos para o alcance do controle social. Com o objetivo de verificar a efetividade do acesso à informação nos municípios do Rio Grande do Norte, a pesquisa se propõe a elaborar um ranking de transparência, baseado na metodologia da Escala Brasil Transparente da Controladoria-Geral da União (CGU). Por meio da coleta de informações nos sítios eletrônicos dos municípios foram analisadas as transparências ativa e passiva. A pesquisa foi aplicada em oito municípios do Estado considerando a população superior a 50.000 habitantes. Os quesitos das transparências ativa e passiva são correspondentes ao disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Acesso à Informação. Os resultados demonstraram que, apesar do tempo de vigência das leis, os municípios ainda possuem pontos a serem melhorados e informações para serem repassadas de maneira mais transparente.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM