Navegando por Autor "Canan, Ana Graça"
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TCC Ansiedade na sala de aula de língua estrangeira: uma pesquisa bibliográfica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-19) Marques, Letícia Alves; Faria, Marília Varella Bezerra da; Canan, Ana Graça; Contiero, LucinéiaDurante o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, notamos, como professores, o desenvolvimento de forma distinta dos alunos em sala de aula. Dentre vários fatores influentes, o fator psicológico é um dos fatores capazes de afetar o progresso do aluno. Tratando-se da ansiedade em sala de aula de língua estrangeira, esse trabalho busca compreender os fatores que influenciam a ansiedade experienciada por alguns alunos no aprendizado de língua estrangeira, e quais estratégias podem ser utilizadas pelos professores para minimizar essa ansiedade. Para investigar esses objetivos, utilizamos neste trabalho, que se encontra na área de Linguística Aplicada, de natureza qualitativa e bibliográfica, os autores Spielberger (1977), Scovel (1978) Horwitz, Horwitz e Cope (1986) e MacIntyre e Gardner (1989, 1991, 1994) como base teórica e analisamos os trabalhos de Thereza Jr (2011), Ferreira (2017), Ge (2018) e Figueiredo (2020) para responder nossos objetivos. Como resultado das análises, constatamos que fatores subjetivos dos alunos, sensação de vulnerabilidade e o modo como os alunos lidam com os erros podem interferir, de forma positiva ou negativa, na ansiedade manifestada em sala de aula. Diante dos estudos analisados, a habilidade oral demonstrou-se a maior geradora de ansiedade, contudo, não pode ser considerada única. De acordo com as estratégias para contornar a ansiedade em sala de aula mencionadas nos trabalhos, encontramos propostas de criação de um ambiente de estudo confortável, estabelecimento de confiança entre professor e aluno, flexibilização na forma de dar aula e orientação do professor para o aluno lidar melhor com os sentimentos ansiosos em sala de aula.Tese Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio(2017-02-23) Paiva, Vitória Maria Avelino da Silva; Canan, Ana Graça; ; http://lattes.cnpq.br/1212672321267679; ; http://lattes.cnpq.br/8625423446938222; Amorim, Marcelo da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4995000816782449; Martins, Selma Alas; ; http://lattes.cnpq.br/1471852102360947; Silva, Celia Maria Medeiros Barbosa da; ; http://lattes.cnpq.br/4710381196001278; Cunha, Eva Carolina da; ; http://lattes.cnpq.br/3575831122455566Este trabalho é resultado de um estudo sobre o uso da autoavaliação nas aulas de língua inglesa a partir de duas perspectivas: como estratégia de aprendizagem (O’MALLEY; CHAMOT, 1990) de línguas estrangeiras e como uma forma de promover a participação do estudante no processo de ensino-aprendizagem-avaliação, possibilitando-lhe mais autonomia (ALVES, 2004; SOARES, 2007) na construção de sua aprendizagem. Para tanto, adotamos neste estudo os conceitos de autoavaliação enquanto ferramenta para autorregulação dos saberes (BANDURA, 1977; BLANCHE; MERINO, 1989; DUKE; SANCHEZ, 1994; SOARES, 2013) e para promoção da aprendizagem (ELLIS, 2001; BLACK; WILLIAN, 2006; FERREIRA, 2007; PAIVA, 2012). A investigação desenvolveu-se com vinte e seis estudantes de uma escola pública na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, e usou como método a pesquisa-ação (ELLIOT, 2005), sob a abordagem da pesquisa pedagógica qualitativa (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008; SILVERMAN, 2010). O principal objetivo do estudo foi, a partir da implementação da prática da autoavaliação na disciplina de língua inglesa da escola pesquisada, analisar os efeitos dessa implementação enquanto uma estratégia para a promoção da aprendizagem desse idioma dentro da escola e fora dela e contribuir com a área de estudos da linguagem a partir da elaboração de um protótipo de autoavaliação adaptável às realidades das escolas públicas brasileiras. Os resultados alcançados apontam para a confirmação de nossa hipótese, de que a autoavaliação configurase como uma estratégia prática e eficaz de auxílio ao estudante de Ensino Médio no desenvolvimento da aprendizagem de língua inglesa e na sua inserção no processo de ensinoaprendizagem-avaliação de forma autônoma e consciente, pois destacam que a autoavaliação pode fornecer indicativos de presença ou ausência de aprendizagem da língua estudada; pode ser promotora da participação estudantil no processo de aprendizagem; e pode gerenciar as ações de aprendizagem individuais dos aprendizes.Livro Avaliação de língua inglesa na sala de aula: uma construção coletiva(2016-10-27) Silva Paiva, Vitória Maria Avelino da; Canan, Ana GraçaA obra apresenta possibilidades para a realização do ato avaliativo que considere a participação dos estudantes nas decisões que concernem a esse processo, ao se cogitar que, quando compartilham decisões com seus aprendizes, os docentes podem agregar qualidade ao processo de avaliação.Dissertação Avaliando a aprendizagem de língua inglesa em uma escola de ensino médio a partir de contribuições discentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-07-31) Paiva, Vitória Maria Avelino da Silva; Canan, Ana Graça; ; http://lattes.cnpq.br/1212672321267679; ; http://lattes.cnpq.br/8625423446938222; Silva Neto, João Gomes da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708857E2; Araújo, Silvano Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9600512668523700O presente estudo discorre sobre a avaliação da aprendizagem de língua inglesa desenvolvida em uma escola pública de ensino médio do município de Lajes-RN, em 2011, a partir de uma proposta qualitativa de avaliação (SAUL, 1988; CANAN, 1996; DEMO, 2008), objetivando a produção de conhecimento acerca do processo de avaliação desenvolvido nas aulas de língua inglesa, envolvendo as contribuições dos estudantes. Ao se diagnosticar e caracterizar o processo avaliativo de língua inglesa da escola pesquisada, identificando as representações que os estudantes atribuíam à avaliação, implementaram-se os instrumentos avaliativos por eles sugeridos para a realização da avaliação da aprendizagem dessa disciplina. Esse fato possibilitou uma reflexão sobre a participação discente na construção do processo avaliativo de língua inglesa, assunto discutido por Sant‟anna (2002) e outros teóricos como Canan (1996), Brasil (2002) e Pereira (2009). Para a condução do trabalho investigativo, fez-se uso da abordagem qualitativa de base etnográfica, fundamentando-se em autores como Bogdan e Biklen (1994), Mazzotti e Gewandsznajder (1998), Strauss e Corbin (2008), entre outros. A metodologia adotada foi a pesquisa ação (ANDRÉ, 1995; NUNAN, 2007; LANKSHEAR; KNOBEL, 2008), descrita como uma pesquisa de base empírica que associa uma ação a uma resolução de um problema coletivo, porque nela seus pesquisadores e colaboradores se envolvem de modo cooperativo (THIOLLENT, 1985). Ao tratar da avaliação da aprendizagem de língua inglesa (ALMEIDA FILHO, 1993; SCARAMUCCI, 2009) praticada antes e depois das contribuições feitas pelos estudantes da segunda série do ensino médio da referida escola, este estudo considera que os estudantes do ensino médio têm uma consciência mais crítica e reflexiva no que se refere a suas avaliações, opinando não apenas sobre a avaliação da aprendizagem de língua inglesa, mas também de outras disciplinas do seu currículo escolar. Assim, esta investigação apresenta possibilidades para a realização do ato avaliativo que considere a participação dos estudantes nas decisões que concernem a esse processo, ao se cogitar que, quando compartilham decisões com seus aprendizes, os docentes podem agregar qualidade ao processo de avaliaçãoTCC O Bilinguismo no K-Pop: uma análise dos principais hits de música pop coreana do Youtube Charts(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-16) Teixeira, Beatriz de Figueiredo; Faria, Marília Varella Bezerra de; https://orcid.org/0000-0002-5832-891X; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; Canan, Ana Graça; https://orcid.org/0000-0003-3419-1944; http://lattes.cnpq.br/1212672321267679; Ramalho, Heryzânya Alves; http://lattes.cnpq.br/1716543964039965A popularização do gênero musical K-pop na última década e a expansão do fenômeno cultural intitulado Onda Hallyu é algo que tem chamado atenção de acadêmicos e pesquisadores, devido ao seu impacto econômico, cultural e social na modernidade. O presente trabalho, objetiva investigar a presença do bilinguismo nesse meio, e como a música e a língua atuam em um cenário globalizado. A metodologia segue uma abordagem de caráter quali quantitativo, baseada na análise de conteúdo das 10 músicas de K-pop mais populares da plataforma do Youtube até julho de 2022. Os resultados evidenciam a preferência pela mesclagem entre as duas línguas (onde o bilinguismo e o code-switching possuem maior protagonismo), através do uso de palavras recorrentes do inglês e estruturas fonéticas de fácil assimilação. Concluiu-se que a língua inglesa atua nas letras de música como um dispositivo de aproximação com o público consumidor, onde o bilinguismo e o code-switching atuam como uma ferramenta de intercâmbio cultural, usada para fortalecer e expandir a cultura coreana através do intercâmbio cultural e da globalização.Dissertação A canção no ensino de língua portuguesa: uma proposta de projeto de ensino(2015-08-25) Santos, Andréa Gomes dos; Silva Neto, João Gomes da; ; ; Canan, Ana Graça; ; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; Marquesi, Sueli Cristina;A canção é um gênero textual presente em avaliações nacionais, provas de concurso para ingresso em escolas técnicas, em livros didáticos, logo precisa ser mais difundido na escola como objeto e instrumento de ensino, pois, além de sua importância para o repertório cultural do indivíduo, pode colaborar para o desenvolvimento das habilidades linguísticas. Nesse sentido, esta pesquisa versa sobre leitura e escrita da canção (letra de samba-enredo) no ensino fundamental, com o intuito de sugerir um projeto de ensino de língua por meio de samba-enredo, que envolva intertextualidade e conhecimento linguístico verbal, para o 6º ano do ensino fundamental II. Os objetivos específicos são: criar sequências didáticas que sejam direcionadas principalmente à leitura e à escrita, mas também para gramática e oralidade considerando o gênero textual canção (letra de samba-enredo); contribuir para a formação de leitores e escritores por meio do estudo do gênero canção (letra de samba-enredo). A fim de atingir esses objetivos, a fundamentação teórica está ancorada quanto às concepções de escrita e leitura, Koch e Elias (2012, 2013); à oralidade, Marcuschi (2010); à gramática, Travaglia (2011); à intertextualidade, Koch (2009); à língua, Travaglia (2013); ao texto, Geraldi (2013); ao gênero textual, Marcuschi (2007). Os aspectos metodológicos se baseiam quanto à abordagem qualitativa e à pesquisa-ação, Severino (2014), Engel (2000); ao projeto de ensino, Travaglia (2013); à sequência didática, Zabala (1998), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2010); Silva Neto e Gheysens (2011); ao procedimento de ensino, Carlini (2004); à avaliação, Luckesi (2011); à correção de texto, Ruiz (2013) entre outros.Tese Competência simbólica no ensino-aprendizagem de língua inglesa(2018-05-22) Campos, Paulo Rodrigo Pinheiro de; Canan, Ana Graça; ; ; Cunha, Eva Carolina da; ; Weissheimer, Janaina; ; Amorim, Marcelo da Silva; ; Vetromille-Castro, Rafael;Nossa pesquisa surgiu do interesse de alinhar a prática de sala de aula de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) ao cenário global atual, que estabelece a necessidade de comunicação em ambientes multiculturais onde, além da troca de informações, negociam-se valores simbólicos e posicionamentos. Para tanto, adotamos uma perspectiva ecológica do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e privilegiamos a promoção da competência simbólica (CS). Considerando que a CS diz respeito a como os estudantes devem posicionar-se e a sua habilidade para produzir e trocar bens simbólicos no mundo complexo e globalizado atual (KRAMSCH, 2006), então, promover a CS por meio do ensino-aprendizagem de línguas apresenta-se como uma alternativa coerente, ao passo que os estudantes podem beneficiar-se dos significados contextuais da língua. A CS apenas pode ser desenvolvida se, além de estruturas e seus significados, os estudantes tiverem a oportunidade de compreender o jogo de poder intrínseco à comunicação (o qual se arraiga na relação entre a interação imediata e o contexto cultural estratificado), de reenquadrar (reframe) esse jogo de forma a alcançar resultados positivos e, ainda, de preservar a própria imagem. Com base na compreensão de algumas noções linguístico-discursivas, propomos quatro princípios que podem servir como entradas para promover a CS: i- reframing, ou a habilidade de sair de determinado frame (um modelo situacional baseado na experiência) de modo a perceber algo de forma diferente; iiindexação, isto é, a habilidade de produzir sentido de forma indireta; iii- dessincronização, ou a habilidade de lidar com os vários estratos históricos do discurso; iv- estetização, isto é, a habilidade de posicionar-se no discurso de modo a influenciar a percepção dos coenunciadores. Por compreendermos que o senso de humor apresenta aspectos comuns aos referidos princípios, elaboramos atividades de ensino-aprendizagem a partir de textos humorísticos. Com isso, nosso problema de pesquisa é: como a CS pode ser promovida por meio de atividades de ensinoaprendizagem baseadas em textos humorísticos? Daí temos que nosso objetivo é investigar como a CS pode ser promovida por meio de atividades de ensino-aprendizagem de ILE elaboradas a partir de textos humorísticos, observando os quatro princípios supracitados. Nesta pesquisa aplicada e participativa, adotamos a metodologia da pesquisa-ação e uma abordagem qualitativa para tratar os dados. Nossos resultados sugerem, dentre outros benefícios, que os aprendizes compreenderam várias noções abordadas, construíram posicionamentos em meio à negociação de valores simbólicos e aprimoraram-se no tocante à interpretação. O contexto de aplicação foi o do Ensino Médio em um Instituto Federal. Por aporte teórico principal, temos algumas discussões sobre: competência simbólica (KRAMSCH, 2006, 2009a, 2009b, 2011); humor (ATTARDO, 2001; RASKIN, 1979; POSSENTI, 2010); frames (FILLMORE, 1982; LAKOFF, 2010); indexicalidade (OCHS, 1996; JOHNSTONE, 2008); simultaneidade estratificada e sincronização (BLOMMAERT, 2005); condições divergente e convergente (WIDDOWSON, 1992); e alguns aspectos do discurso literário (MAINGUENEAU, 2016).Tese O conto policial de Conan Doyle na aula de língua inglesa(2018-06-18) Patriota, Luís Ferdinando da Silva; Canan, Ana Graça; ; ; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; ; Amorim, Marcelo da Silva; ; Cunha, Eva Carolina da; ; Pereira, Maria Teresa Gonçalves;Esta pesquisa busca propiciar o desenvolvimento da competência comunicativointercultural dos alunos do Ensino Médio da rede pública, por meio da utilização do texto literário, especificamente, quatro contos policiais originais de Conan Doyle. Partimos da premissa de que o texto literário pode trazer muitos benefícios ao processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa, como, por exemplo, o enriquecimento linguísticocultural, o envolvimento pessoal, o desenvolvimento das habilidades interpretativas dos alunos (KRAMSCH, 2015; CORBETT, 2010; COLLIE; SLATER, 1987; LAZAR, 2005; DUFF; MALLEY, 2003). Nosso trabalho tem características de uma pesquisa qualitativa, como também de uma pesquisa documental, uma vez que aplicamos um questionário com questões abertas aos participantes da pesquisa, alunos do Ensino Médio do IFRN - Campus Zona Norte, a fim de investigar como eles compreendiam a relação entre língua e cultura da língua-alvo e se era possível melhorar seu conhecimento de inglês pela leitura de quatro contos policiais. O resultado da nossa pesquisa demonstrou que os alunos em questão ainda possuem uma visão estruturalista, uma vez que acreditam que o estudo de uma língua se limita à aquisição de léxico. Por fim, elaboramos e propomos oito atividades de cunho intercultural, para serem utilizadas em salas de aula de língua inglesa, sobre os aspectos da língua e cultura presentes nos contos policiais selecionados, objetivando corroborar os benefícios do texto literário na aprendizagem da língua inglesa.Dissertação Contos da África anglófona: uma proposta para o desenvolvimento da competência intercultural crítica na formação de professores de inglês no Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-06-15) Guil, Marcelle Feigol; Canan, Ana Graça; ; ; Amorim, Marcelo da Silva; ; Cunha, Eva Carolina da;O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a Competência Intercultural Crítica e seu desenvolvimento na formação de professores de inglês como língua adicional (ILA) no Brasil. Com o intuito de contribuir para a prática da Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e cultura da África e afro-brasileira em todo o currículo escolar, elaboramos uma proposta didática utilizando contos africanos anglófonos como instrumento pedagógico. Essa perspectiva oferece amplas possibilidades em sala de aula para que estudantes da graduação em Letras/Inglês nas universidades brasileiras possam se conscientizar sobre a importância dessa Lei (MUNANGA, 2015) por meio de uma abordagem intercultural crítica, proporcionando o contato com conteúdos que viabilizam uma maior compreensão acerca dos processos históricos e da multiplicidade de culturas de países africanos que possuem o inglês como língua oficial, tais como Nigéria e África do Sul. A metodologia de nossa pesquisa baseia-se no paradigma qualitativo de caráter crítico-interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2008), devido ao seu compromisso social na defesa de um ensino de ILA preocupado com a educação para as relações étnico-raciais e ao seu interesse em produzir conhecimento e transformação, almejando aprimorar as práticas docentes para além do ensino da língua para fins comunicativos. Nosso referencial teórico apoiase, primeiramente, em teorias críticas voltadas para a educação, com ênfase nas ideias de Adorno (1971/1975), na Pedagogia Crítica de Freire (1968/1998) e Giroux (2011), na Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 2001; MOITA LOPES, 2006) e na Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1989). Ao tratarmos de uma abordagem intercultural crítica no ensino de línguas (BYRAM, 1997; DERVIN, 2010) através do texto literário, levamos em conta os conceitos de identidade, alteridade e representação (EAGLETON, 2003; BHABHA, 1998; SANTOS, 2002; DERVIN, 2010,), bem como de letramento literário e gêneros discursivos (BAKHTIN, 1992; KRAMSCH, 1993). Nossa proposta didática baseia-se na Sequência Básica para o Letramento Literário (COSSON, 2006) em associação à Teoria Dialética do Conhecimento (VASCONCELLOS, 1992) e inclui dois contos: “The Time Story”, de Chimamanda N. Adichie (2006/ 2010) e “The Ultimate Safari”, de Nadine Gordimer (1989/ 2008). Consideramos que o trabalho com textos literários a partir de uma abordagem intercultural crítica abre espaço para o reconhecimento das desigualdades, das diferenças e ideologias presentes em diversas culturas e sociedades, possibilitando uma reflexão acerca de nossas próprias atitudes e uma ação transformadora no contexto da educação. Assim, acreditamos que esta proposta poderá contribuir para uma conscientização acerca da educação para as relações étnico-raciais e para o desenvolvimento da competência intercultural crítica do futuro docente de ILA, bem como de suas capacidades interpretativas e discursivas.TCC O debate na aula de língua inglesa como meio para desenvolver a oralidade: uma revisão bibliográfica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-16) Nicácio Júnior, Nilson Hermínio; Canan, Ana Graça; https://orcid.org/0000-0003-3419-1944; http://lattes.cnpq.br/1212672321267679; http://lattes.cnpq.br/4393479902321523; Faria, Marília Varella Bezerra de; https://orcid.org/0000-0002-5832-891X; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; Assis, Luis Alfredo Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/4764231711247036Dentre os diversos métodos e ferramentas que auxiliam no desenvolvimento da produção oral de inglês como língua estrangeira, a prática de debates em sala de aula ganha notoriedade no campo de ensino-aprendizagem do idioma. Isso se dá, sobretudo, devido ao fato de que o ato de se debater favorece a interação e possibilita a criação de um ambiente cujo foco esteja na figura do aprendente – aspectos primordiais no âmbito da Abordagem Comunicativa (Almeida Filho, 2011; Brown, 2000; Cassemiro, 2013). Além disso, essa atividade também promove o engajamento do educando no que se refere à utilização de suas habilidades cognitivas e linguísticas (Krieger, 2005; Rodrigues, 2010; Dantas, 2020). Nesse sentido, o nosso estudo, de natureza qualitativa (Denzin; Lincoln, 2018; Laville; Dionne, 1999) e de cunho bibliográfico (Gil, 1991), buscou investigar como o uso de debates em aulas de inglês como língua estrangeira contribui para o desenvolvimento da oralidade no idioma. Para isso, recorremos à análise dos trabalhos de Cinganotto (2019), Fauzan (2016), Alegrete (2014), Lustigová (2011) e Hrp, Harefa e Siregar (2021). Como resultados, a nossa pesquisa revelou que a prática de debates tem um impacto significativo na produção oral, mas é primordial que a realidade dos participantes seja levada em consideração durante essa atividade. Por fim, esperamos que os achados da nossa pesquisa possam contribuir para outros estudos no assunto.Dissertação O desenvolvimento da oralidade em língua inglesa através de Role-playing games(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-20) Silva, Claudinere Araújo da; Canan, Ana Graça; http://lattes.cnpq.br/1212672321267679; http://lattes.cnpq.br/6816191029267897; Cunha, Eva Carolina da; http://lattes.cnpq.br/3575831122455566; Cooper, Jennifer Sarah; http://lattes.cnpq.br/6919670149148157As experiências como professor de inglês e estudos acerca da prática da oralidade em língua inglesa (doravante LI) nos levam a perceber como o ensino comunicativo no Brasil ainda possui dificuldades em sua implantação. Pensando em como poderíamos promover a oralidade na aula de inglês, este trabalho de pesquisa propõe três jogos de Role-playing Game (RPG) para fomentar a prática da oralidade nessa língua, bem como desenvolver competências relacionadas. A fim de cumprir com esses objetivos, aprimoramos três jogos de RPG que vinham sendo usados na nossa sala de aula e para dar suporte teórico a esta pesquisa, nos baseamos em elementos constituintes da Competência Interacional (CELCEMURCIA, 2007) e Fala em uma Segunda Língua (GOH e BURNS, 2012; BURNS, 2013). Esses estudos possibilitam, dentro de um Método Ativo de ensino (SCHANK, 1995; WELTMAN, 2007) como é o RPG, produzir um feedback que auxilia o acompanhamento do aprendizado e o desenvolvimento da oralidade no decorrer da pesquisa. Além disso, através da reflexão sobre leituras vinculadas ao uso de RPGs na educação e ao design de jogos (JÄRVINEN, 2008; KAPP, 2012), conseguimos aprimorar os três jogos citados para alcançar os objetivos desta pesquisa. O nosso arcabouço teórico é baseado em estudos que defendem o uso de RPGs na educação (FAIRCHILD, 2004; VASQUES, 2008; FLOYD D. e PORTNOW 2008) e no ensino de LI (LUIZ, 2011; LEFFA, BOHN, DAMASCENO e MARZARI, 2012). Esperamos que ao aplicar em aula a nossa proposta de uso de nossos três jogos de RPGs, usando os aspectos relacionados a oralidade disponíveis em nosso arcabouço teórico metodológico, possamos estimular o aluno a desenvolver sua oralidade em LI, bem como incentivar a aplicação de metodologias de base comunicativa no ensino de línguas, contribuindo com estudos acerca desses dois temas.Dissertação O discurso argumentativo em sentenças judiciais(2015-02-27) Silva, Sérgio Augusto de Lima e; Silva Neto, João Gomes da; ; http://lattes.cnpq.br/6754214478770594; ; http://lattes.cnpq.br/7387481597596889; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1239053356970371; Canan, Ana Graça; ; http://lattes.cnpq.br/1212672321267679; Amorim, Marcelo da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4995000816782449; Silva, Celia Maria Medeiros Barbosa da; ; http://lattes.cnpq.br/4710381196001278; Sousa, Gilton Sampaio de;Este trabalho consiste na investigação sobre o discurso argumentativo em sentenças judicias condenatórias. Para identificar, descrever, analisar e interpretar os aspectos textuais e argumentativos, recorremos aos estudos sobre Linguística textual (LT) e as categorias de análises da Análise Textual dos Discursos (ATD) (cf. Adam, 2011; Soares, Silva Neto, Passeggi, 2010), e aos estudos do texto (Maingueneau, 2001, Marcuschi, 2008), e os estudos sobre argumentação (cf. Koch, 2009). Propõe-se, pois, analisar como os aspectos argumentativos são construídos discursivamente, em sentenças judiciais, por meio de categorias de análise como os operadores argumentativos, as expressões modalizadoras e, por último, a configuração textual da sequência argumentativa. A análise, metodologicamente, seguiu o paradigma de abordagem qualitativa (Chizzotti, 1991; Nelson et al, 1992), de natureza documental (Severino, 2007), a fim de interpretar o conjunto dos dados empíricos presentes nos textos analisados. Nesta pesquisa, analisamos um corpus formado por um exemplar do gênero sentença judicial publicado no ano de 2012, proferido por juiz ou desembargador e coletado diretamente da página inicial, no campo consulta de julgados de 1º grau, do sítio do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). Verifica-se, portanto, que são construídas, no corpus analisado, diversas marcas linguísticas da argumentação, como recursos para textualização e construção da configuração argumentativa no gênero sentença judicial. Essas categorias permitem reconstruir textualmente a argumentação nesses textos. Dessa forma, a análise aponta para um discurso argumentativo constituído por diferentes e variadas marcas linguísticas e configurações argumentativas, que fundamentam a decisão final julgadora do mérito.Dissertação O ensino de língua inglesa em um instituto federal : uma análise das recomendações documentais e da perspetiva dos professores(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-04-16) Lima, Bruno Ferreira de; Canan, Ana Graça; ; http://lattes.cnpq.br/1212672321267679; ; http://lattes.cnpq.br/5277289850796300; Martins, Selma Alas; ; http://lattes.cnpq.br/1471852102360947; Barbosa, José Roberto Alves; ; http://lattes.cnpq.br/6863902903753881Este trabalho tem como objetivo compreender o ensino de Inglês em um Instituto Federal considerando as recomendações dos documentos oficiais e técnicos para o Ensino Médio Integrado e a perspectiva dos professores da disciplina lotados em um dos campi da referida instituição. Também constitui objetivo desta pesquisa depreender até que ponto a perspectiva dos professores se articula com as recomendações documentais. Para isso, realizamos um levantamento de vários documentos oficiais e técnicos (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), tais como os PCNEMs (BRASIL, 2000), as OCNEMs (BRASIL, 2006) e o Projeto Político-Pedagógico Institucional (IFRN, no prelo), e aplicamos um questionário por via eletrônica a seis professores de Inglês de um dos campi do Instituto. O referencial teórico da pesquisa apoia-se, entre outros, em Bakhtin (1997; 1999), Widdowson (1991), Almeida Filho (2011; 2004), Celani (1988; 2009), Hutchinson e Waters (1987) e Dudley-Evans e St. John (1998). Os resultados mostram que o ensino de Inglês segundo os documentos prevê o uso instrumental da língua estrangeira, mas preconiza o desenvolvimento de competências e habilidades como práticas sociais contextualizadas, visando à formação integral do aluno como um profissional-cidadão. A perspectiva dos professores, por sua vez, aponta para uma preocupação que o ensino de Inglês sirva como ferramenta de melhoria de vida do aluno a partir do uso instrumental da língua como forma de acesso a informações e qualificação profissional. Tal constatação releva que a articulação entre as recomendações documentais e a perspectiva dos professores não vai além do que se refere ao ensino instrumental de língua, já que os docentes não evidenciam, no relato de suas práticas, o ensino de língua como prática social, conforme inscrito nos textos legaisTese Experiência intercultural mediada pela internet: o ensino de línguas via telecolaboração(2017-03-24) Lima, Bruno Ferreira de; Canan, Ana Graça; ; http://lattes.cnpq.br/1212672321267679; ; http://lattes.cnpq.br/5277289850796300; Cunha, Eva Carolina da; ; http://lattes.cnpq.br/3575831122455566; Assis, Luis Alfredo Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/4764231711247036; Amorim, Marcelo da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4995000816782449; Ifa, Sérgio; ; http://lattes.cnpq.br/5731503098918984Este trabalho tem como objetivo geral promover uma experiência intercultural via telecolaboração assíncrona no ambiente escolar. Também são objetivos específicos desta pesquisa elaborar e implementar um protocolo de atividades preparatórias para a telecolaboração assíncrona e identificar aspectos que denotem o desenvolvimento da Competência Comunicativa Intercultural (CCI) nas produções dos alunos brasileiros participantes. Com base nisso, realizamos uma pesquisa qualitativa interpretativista (BORTONI-RICARDO,2008) que contou com a participação 30 alunos brasileiros do Ensino Médio do IFRN Campus Natal Zona Norte que se corresponderam via e-mail com cerca de 110 alunos universitários da Universidade da Califórnia em Davis durante seis semanas. O corpus analisado foi composto por um questionário aplicado aos alunos brasileiros como parte de sua preparação para a telecolaboração, e pelos e-mails escritos por eles ao longo das semanas da parceria. Apoiamo-nos, principalmente, nos estudos de Byram (1997; 2008) e Kramsch (1993; 1996; 1998), no que diz respeito ao desenvolvimento da Competência Comunicativa Intercultural, ao ensino intercultural de línguas e à relação entre língua e cultura; em Belz (2003), Menard-Warwick et al (2013) e O´Dowd (2003; 2011) que discorrem sobre a telecolaboração como recurso para o ensino de línguas. Os resultados relevam que os alunos brasileiros aproveitaram a experiência intercultural para discutir assuntos complexos como preconceito, diversidade cultural e as noções atreladas à língua inglesa no Brasil. O protocolo de atividades mostrou-se consistente na preparação dos alunos para a colaboração. Dele, destacam-se as simulações de envio e resposta de mensagens e a exposição de e-mails reais com o propósito de debater a correção gramatical, a adequação dos níveis de formalidade e discutir aspectos culturais. Ademais, através de análise linguística aplicada aos e-mails, em que se utilizaram os Sistemas de Avaliatividade, ficaram evidenciados os indicadores do desenvolvimento de todos os componentes da CCI, quais sejam, atitude, conhecimento, habilidades e consciência cultural crítica.Dissertação As fábulas em aula de língua inglesa: uma proposta de intervenção(2019-06-10) Almeida, Karla Rodrigues de; Canan, Ana Graça; ; ; Cunha, Eva Carolina da; ; Weissheimer, Janaina;Este trabalho tem como objetivo geral oportunizar o desenvolvimento da habilidade de leitura em LI contemplando aspectos culturais por meio das fábulas de Esopo. Também constitui objetivo dessa pesquisa elaborar uma sequência didática, aplicá-la e verificar os efeitos dessa aplicação. Com base nisso, realizamos uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005; THIOLLENT, 2011) que contou com a participação de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada na cidade de Natal - RN. Para intervenção na sala de aula, utilizamos sequências didáticas baseadas na sequência básica de Cosson (2018) para o letramento literário. Os dados foram coletados por meio da análise de documentos como Projeto Político-Pedagógico, planos anuais de ensino e material didático utilizado no contexto pesquisado. Além disso, aplicamos um questionário e contamos também com a observação e reflexão de todo o processo de intervenção. Nosso referencial teórico tem por base os estudos de Cosson (2018), Dezzoti (1989), Ferreira (2014), Portella (1983), Almeida Filho (2001), Zilberman (2009), Byram (1989), Kramsch (1996), entre outros. A análise dos documentos mostra que o ensino de inglês não possui orientações claras, tal constatação revela que não há articulação entre os documentos analisados. Os questionários aplicados na fase pós intervenção indicam que as fábulas constituem-se como texto rico para o ensinoaprendizagem de língua inglesa que possibilitam ilustrar usos de linguagem e refletir sobre os valores morais que permeiam a vida social a partir da reflexão de nossas atitudes.TCC Gamificação em sala de aula de EFL/ESL: uma revisão teórica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-14) Silva, Lília Paula varela da; Faria, Marília Varella Bezerra de; https://orcid.org/0000-0002-5832-891X; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; http://lattes.cnpq.br/8605791382835186; Weissheimer, Janaina; https://orcid.org/0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; Canan, Ana Graça; https://orcid.org/0000-0003-3419-1944; http://lattes.cnpq.br/1212672321267679Enquanto docente, é necessário que haja uma reflexão constante da própria prática em sala de aula a fim de vencer os desafios que se lançam cotidianamente. Nesse contexto, o(a) professor(a) deve buscar estratégias que o(a) auxiliem e a gamificação surge como um recurso atraente para esses profissionais que buscam uma aula engajadora e inovadora. Assim, para além dos meios corporativos e de comércio, notamos que a gamificação tem crescido avassaladoramente no meio educacional e preenchido, cada vez mais, as salas de aula. Tendo isso em vista, esse trabalho busca identificar e analisar os efeitos que a gamificação tem no desempenho de alunos de EFL/ESL, para que se possa, enquanto docentes, melhorar a prática de ensino com o uso dessa metodologia inovadora, com a finalidade de ajudar tais aprendizes no processo de aprendizado da língua inglesa, na medida em que se encontram frente ao desconhecido de uma língua adicional. Para isso, foi conduzida uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, a partir de quatro artigos que apresentam a aplicação da gamificação em sala de aula de EFL/ESL. Como resultados preliminares das análises, observou-se efeitos positivos no desempenho de alunos de EFL/ESL com a aplicação da gamificação, ainda que não tenha se provado eficaz no ganho lexical da língua inglesa.Dissertação O gênero joke em atividades de inglês: uma proposta intercultural de ensino-aprendizagem para o ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-04-18) Campos, Paulo Rodrigo Pinheiro de; Canan, Ana Graça; ; http://lattes.cnpq.br/1212672321267679; ; http://lattes.cnpq.br/7607002217877693; Weissheimer, Janaína; ; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; Barbosa, José Roberto Alves; ; http://lattes.cnpq.br/6863902903753881Nossa pesquisa surgiu do interesse de alinhar a prática de sala de aula de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) a discussões atuais no âmbito do processo de ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LEs). Tendo em vista a necessidade de integrar o desenvolvimento linguístico ao desenvolvimento de noções atreladas à prática da cidadania, adotamos uma perspectiva cultural. Percebemos as jokes como um solo fértil para a discussão de aspectos culturais em sala de aula. Com base nesses fatores, nossa pergunta de pesquisa é: como explorar os aspectos culturais de jokes com vistas à elaboração de atividades de ILE que objetivem o desenvolvimento da competência intercultural e a interação? Portanto, nosso objetivo geral é explorar os aspectos culturais de jokes na elaboração de atividades de ensinoaprendizagem de ILE e nossos objetivos específicos são: (I) estudar direcionamentos oficiais (LDB, 1996; PCNEM, 2000; PCN+EM, 2002; OCEM, 2006) referentes à cultura no ensinoaprendizagem de LE; (II) selecionar 05 (cinco) jokes e analisá-las enfocando seus aspectos culturais; (III) identificar possíveis interpretações das jokes; (IV) elaborar atividades de ILE que privilegiem os aspectos de cultura das jokes analisadas. Esta investigação é descritiva e documental e apoia-se no paradigma qualitativo (CHIZZOTTI, 2010; FLICK, 2009; CHAROUX, 2006; BOGDAN; BIKLEN, 1994; 1992). O corpus é constituído por jokes provenientes de sítios da Internet e por documentos oficiais (LDB, 1996; PCNEM, 2000; PCN+EM, 2002; OCEM, 2006). Para a elaboração das atividades, privilegiamos a abordagem por conteúdos (Content-based instruction CBI), em uma versão mais fraca, em que os conteúdos são aspectos culturais nas jokes, e empreendemos uma reflexão sobre métodos, abordagens e perspectivas, em que se incluem noções sobre o pós-método e sobre o CBI, que falam ao ensino-aprendizagem de ILE. Temos por aporte teórico discussões sobre abordagem e metodologia de ensino-aprendizagem de LE (BELL, 2003; KUMARAVADIVELU, 2003; WESCHE; SKEHAN, 2002; PRABHU, 1990), a perspectiva cultural (KRAMSCH, 1998, 1996, 1993; BYRAM; FENG, 2004), alguns trabalhos em Linguística sobre piadas (POSSENTI, 2010, 1998; CHIARO, 1992); noções sobre implícitos (MAINGUENEAU, 2004, 1996; CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2012) e sobre ambiguidade (KEMPSON, 1977; CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2012; TRASK, 2011), tendo a adoção de tais categorias emergido da análise de algumas jokesDissertação Intercompreensão de línguas românicas: uma proposta para a leitura literária plurilíngue no ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-09-02) Lima, Carmelia Pereira de; Martins, Selma Alas; ; http://lattes.cnpq.br/1471852102360947; ; http://lattes.cnpq.br/4567215851514554; Canan, Ana Graça; ; http://lattes.cnpq.br/1212672321267679; Sampaio, Maria Lúcia Pessoa; ; http://lattes.cnpq.br/1621513184843973A pesquisa desenvolvida consistiu em investigar como os alunos do Ensino Fundamental se comportam diante de uma proposta plurilíngue, baseada na intercompreensão de línguas românicas com textos literários em sala de aula. A fundamentação teórica prioriza autores que consideram a leitura do texto literário como uma ferramenta essencial para a formação das habilidades de leitura e escrita dos alunos, tais como: Amarilha (1997; 2003; 2007), Resende (1993), Kleiman, (1999), Villardi (1997), Aguiar (1991), Perrone-Moisés (2000), Lajolo (1993), Zilberman (1991), Cosson (2006), além de Andrade, Melo-Pfeifer, Santos, (2009), Sá; De Carlo; Antoine (2011), Alas Martins (2014), Doyé (2005), Gomes-Sousa, (2013), entre outros no âmbito da Intercompreensão de línguas e do plurilinguísmo. Como recursos metodológicos para a pesquisa, utilizamos questionários e o desenvolvimento e aplicação de atividades de intercompreensão de textos literários representativos de três línguas românicas (Espanhol, Francês e Italiano), além da observação participante das aulas com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da cidade do Natal (RN). Os alunos puderam ler e (inter)compreender alguns textos da literatura clássica nas referidas línguas latinas e em Português, cujos títulos abrangeram “D. Quixote de la mancha” de Miguel de Cervantes; “O pequeno príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry; e “Pinóquio” de Carlo Collodi. A análise dos dados obtidos mostra que os alunos compreenderam as aulas com textos plurilíngues como algo além do ensino da estrutura da língua, despertando para o conhecimento de novas línguas e culturas, tendo a diversidade linguística como motivação no momento da compreensão e a literatura como elemento transformador para a formação cidadã dos alunos.Tese Letramento literário na escola: o poema na aula de língua portuguesa no ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-08-26) Sousa, Henrique Eduardo de; Silva Neto, João Gomes da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708857E2; ; http://lattes.cnpq.br/5119880609311149; Mota, Rildo José Cosson; ; http://lattes.cnpq.br/0491110931973019; Canan, Ana Graça; ; http://lattes.cnpq.br/1212672321267679; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; Alves, José Helder Pinheiro; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794120A3Esta pesquisa se insere na discussão sobre as relações entre literatura e ensino, recortando o lugar das escritas poéticas na aula de Língua Portuguesa no Ensino Médio. Em termos epistemológicos, o percurso da nossa reflexão problematiza, dentre outras questões, o deslocamento que ocorre quando as manifestações literárias se apartam de seus suportes originais e adentram as cenas de aula de língua materna, transformando-se em objeto de ensino e conteúdo didático.No âmbito das práticas escolarizadas da leitura literária no Ensino Médio, nossa reflexão tem como objeto a didatização do gênero textual poema. Nessa etapa de ensino, o poema enquanto componente curricular ainda não está definido. Tal indefinição é ocasionada, de modo geral, por duas razões: pela natureza específica do gênero e pelos procedimentos didático-pedagógicos utilizados quando da leitura do poema em sala de aula.Em relação ao modelo consagrado do ensino de literatura no Ensino Médio, apoiado na descrição da história da literatura brasileira através de esquemas cronológicos de movimentos estético-culturais, pretendemos operacionalizar um deslocamento relativo a essa abordagem e situar o letramento literário a partir das formas líricas recorrentes na produção literária no Brasil, na perspectiva do ensino da língua mediado pelo estudo do texto. Para tanto, utilizaremos como fundamentação teórica as seguintes áreas do conhecimento: a teoria literária, a linguística aplicada e a pedagogia do ensino de língua maternaTCC A música no ensino-aprendizagem de ESL: uma proposta usando o álbum Thriller(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-03) Torres, Larissa Lorena Quirino; https://orcid.org/0000-0002-5832-891X; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; https://orcid.org/0009-0009-6122-2321; https://lattes.cnpq.br/3912874891285764; Canan, Ana Graça; https://orcid.org/0000-0003-3419-1944; http://lattes.cnpq.br/1212672321267679; Contiero, Lucineia; http://lattes.cnpq.br/3161259827335104Este trabalho tem como objetivos destacar a importância da música no ensino de inglês, explorar os benefícios do uso da música e propor planos de aula baseadas no álbum Thriller, do cantor e compositor Michael Jackson. Argumenta-se que a música pode motivar os alunos, desenvolver habilidades linguísticas e criar um ambiente de aprendizagem descontraído. A necessidade de encontrar formas mais criativas e prazerosas de ensinar a língua inglesa utilizando música justifica a relevância deste estudo. A pesquisa busca investigar, em um primeiro momento, quais são os benefícios do uso da música no ensino-aprendizado de inglês como segunda língua, e, em seguida, de que maneira as músicas do álbum Thriller do Michael Jackson podem ser utilizadas como ferramentas de ensino-aprendizagem. Dessa forma, propostas de ensino foram elaboradas a partir das nove músicas presentes no álbum e os conteúdos das propostas foram selecionados com base nas recomendações da BNCC (2018) para o ensino de língua estrangeira no Brasil. A abordagem metodológica adotada neste trabalho é qualitativa e está amparada nas teorias da Linguística Aplicada (PENNYCOOK, 2009; MOITA LOPES, 2009). Autores como Krashen (1982), Murphey (1992), Brown (2001), Larsen-Freeman (2011) e Levitin (2006) fornecem evidências sobre o uso da música no ensino de línguas. Os resultados obtidos indicam que o uso da música na sala de aula é capaz de criar um ambiente propício para a aprendizagem, promovendo um clima de conforto e redução do estresse. O álbum Thriller revelou-se uma ferramenta eficaz para o ensino-aprendizagem de ESL, contribuindo para a prática pedagógica, pois pode servir como apoio para a elaboração de planos de aula. Portanto, este estudo reforça a importância de incorporar a música como recurso didático no ensino de inglês, fornecendo subsídios para que professores e educadores possam planejar e implementar estratégias de ensino mais atrativas e envolventes, promovendo uma experiência de aprendizagem enriquecedora e prazerosa para os alunos.