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Navegando por Autor "Carrico, Janaína Speglich de Amorim"

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    TCC
    As diferentes demandas etárias na EJA: os conteúdos programáticos e os centros de interesses
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Sousa, Wendia Mary Barbosa de; Carrico, Janaina Speglich de Amorim; Carrico, Janaína Speglich de Amorim; Peixoto, Vanessa Alessandra Cavalcanti
    O presente artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão acerca dos impasses e dos avanços no trabalho pedagógico desenvolvido nas turmas do 2º e 3º período de Educação de Jovens e Adultos – EJA da Escola Municipal Edinor Avelino, considerando a especificidades dos educandos desta modalidade, principalmente as diferentes demandas pedagógicas em função da diversidade etária dos estudantes de uma mesma turma. Assim, pretende-se refletir sobre a organização curricular em relação aos interesses dos alunos, as metodologias e atividades mais interessantes e significativas na visão dos educandos. Para alcançar tal objetivo, foram realizados os seguintes procedimentos: desenvolvida uma pesquisa de campo qualitativa, pesquisa bibliográfica, entrevista com professores e aplicação de um questionário aos alunos. Além desta coleta de dados foram utilizadas fontes documentais de base legal, como: Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (1996), e O Plano de Educação do Rio Grande do Norte (2015-2025). A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Edinor Avelino, localizada em Macau – RN, com as duas turmas de EJA do 2° e 3° períodos. A partir dos estudos realizados, conclui-se que se faz necessário que a escola repense seu currículo para melhor atender a singularidade de seus alunos, o que a obriga a uma parceria com os próprios alunos (pois estes são os mais interessados no currículo), de forma que a instituição consiga atingir seus objetivos educativos.
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    TCC
    Contribuições de um laboratório de inclusão e acessibilidade para o desenvolvimento de uma criança com Transtorno do Espectro Autista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-12) Duarte, Gabriele Ferreira de Oliveira; Carrico, Janaína Speglich de Amorim; https://lattes.cnpq.br/0951168387199849; Santos, Adele Guimarães Ubarana; Diógenes, Clarice Ferreira Guimarães
    A pesquisa aborda as contribuições de um laboratório de inclusão e acessibilidade voltado à educação inclusiva e à acessibilidade. Destaca-se as contribuições do referido laboratório para o desenvolvimento de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir do fomento de ambientes flexíveis e de recursos capazes de potencializar as aprendizagens das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O estudo investiga a importância de estratégias pedagógicas, como o uso de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), materiais flexibilizados e atividades diversificadas, que atendam às necessidades das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além da investigação das estratégias pedagógicas, o estudo faz a análise de documentos elaborados pelos profissionais da instituição e incorpora dados provenientes de observação de campo, realizadas durante o atendimento educacional especializado voltado a uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os resultados sugerem que a criação de um espaço que agrega recursos e estratégias de acessibilidade, na escola, promove a quebra de barreiras de acesso às práticas pedagógicas e, consequentemente, favorece o desenvolvimento das crianças, contribuindo, significativamente, para o desenvolvimento integral de cada um.
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    TCC
    Desafios e possibilidades para inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Queiroz, Thalita Janay Morais de; Carrico, Janaína Speglich de Amorim; Cavalcanti, Adriana de Vasconcelos; Paiva, Amon Evangelista dos Anjos
    A inclusão busca de promover o ensino a todas as pessoas, bem como às pessoas com deficiência. O lúdico na Educação Inclusiva representa uma das atividades mais importantes na escola, considerando os jogos e as brincadeiras como ferramentas de ensino, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social das crianças. A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a importância das experiências lúdicas no processo de ensino e aprendizagem das crianças com TEA. Almejou-se analisar como a ludicidade oferece contribuições para o trabalho pedagógico junto às crianças de maneira geral e, em especial, junto às crianças com TEA. Considerou-se, como problemática de pesquisa as possibilidades do trabalho com a ludicidade nas práticas pedagógicas desenvolvidas com as crianças com TEA. Esta pesquisa teórica mostra que as práticas lúdicas podem contribuir com a superação de barreiras enfrentadas pelas crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista-TEA. O estudo foi desenvolvido a partir de pesquisas de cunho bibliográfico referentes ao tema. A partir desse estudo, constatamos os benefícios da ludicidade no desenvolvimento das crianças, mediante a adoção de práticas pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento escolar na infância.
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    Dissertação
    Desafios e possibilidades para uma prática pedagógica inclusiva em uma escola da infância durante a pandemia da Covid-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-21) Ferreira, Maria José Campos; Cenci, Adriane; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7383148053596046; http://lattes.cnpq.br/9828410515704583; http://lattes.cnpq.br/3881375234112453; Mosca, Maristela de Oliveira; Vieira, Francileide Batista de Almeida; https://orcid.org/0000-0002-7980-1155; http://lattes.cnpq.br/0771033292637600; Carrico, Janaína Speglich de Amorim; Silva, Saimonton Tinoco da
    Possibilitar práticas pedagógicas inclusivas na Educação Infantil durante o período da pandemia da covid-19 se tornou um grande desafio para professores, gestores, pais e toda a comunidade escolar. As motivações para a pesquisa surgem de experiências e inquietações pessoais e profissionais atuando como docente no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN), no contexto da pandemia da covid-19, durante os anos de 2020 e 2021, e no desejo em compartilhar as práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas nesse período e, assim, contribuir com os estudos relacionados à educação das infâncias e ao fazer docente. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo geral descrever como foram (re)organizadas as práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas com as crianças, regularmente matriculadas da Educação Infantil do NEI-CAp/UFRN, no contexto do ensino remoto e híbrido. E como objetivos específicos: mapear os fatores que impactaram na efetivação das práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas com as crianças da EI durante o ensino remoto e híbrido; identificar as estratégias inclusivas de ensino remoto e híbrido utilizadas pelos professores da EI; conhecer os materiais e recursos didáticos inclusivos utilizados pelos professores da EI com as crianças durante o ensino remoto e híbrido e desenvolver um portfólio digital colaborativo com estratégias pedagógicas inclusivas e recursos didáticos que contribuam para a aprendizagem de todas as crianças independente do contexto de ensino remoto, híbrido ou presencial. Para subsidiar a pesquisa foram estabelecidos diálogos com as atuais políticas de educação inclusiva e práticas pedagógicas na perspectiva inclusiva na EI, estudos e discussões voltadas para o ensino durante a pandemia, a contextualização do NEI-CAp/UFRN e os conceitos da Teoria Histórico-Cultural. A investigação adota abordagem qualitativa e de natureza descritiva. Foram utilizados como procedimentos de coleta e produção dos dados: a análise de fontes documentais da instituição relacionados à inclusão e ao período de ensino remoto emergencial e híbrido e entrevistas semiestruturadas, realizadas online pela plataforma Google Meet, com 3 professoras e 2 coordenadoras da instituição que atuaram na EI durante o período de 2020 e 2021. Os dados foram analisados com base na análise textual discursiva. Na análise destacamos como categorias a organização do trabalho pedagógico e as mediações. No período, a investigação identificou quatro diferentes momentos de ensino que foram base para produzir, em colaboração dos docentes que participaram da pesquisa, um portfólio digital compartilhando estratégias pedagógicas e recursos didáticos que foram utilizados para contribuir com a aprendizagem de todas as crianças. Acreditando na necessidade e na importância de compartilhar práticas pedagógicas exitosas, o estudo almeja socializar como elas foram desenvolvidas e vivenciadas na EI, durante o período de ensino remoto e híbrido, e como elas podem contribuir com a inclusão de todas as crianças em outros contextos.
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    Livro
    Educação das infâncias em tempos de esperança: entre telas, desafios e invencionices.
    (2022) Bezerra, Ana Karla Ana Karla Pessoa Peixoto; Souza, Danielle Medeiros de; Carrico, Janaína Speglich de Amorim; Melo, Murilo Oliveira
    Este ebook possui diferentes temáticas que refletem os avanços e as dificuldades do trabalho docente. Diferentes vozes, ideias e perspectivas são articuladas e refletem a competência dos professores e das professoras que compartilham um mesmo desejo: esperançar por uma educação das infâncias de qualidade.
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    Dissertação
    (Trans)formação colaborativa com profissionais da educação infantil para um trabalho pedagógico em uma perspectiva inclusiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-19) Câmara, Maria Eduarda Capistrano da; Medeiros, Blenda Carine Dantas de; https://orcid.org/0000-0002-4091-3897; http://lattes.cnpq.br/6246411297862967; https://orcid.org/0000-0001-5641-5932; http://lattes.cnpq.br/1729171065084740; Cenci, Adriane; Carrico, Janaína Speglich de Amorim; http://lattes.cnpq.br/0280706946746715; Carvalho, Maria de Fátima; Mosca, Maristela de Oliveira
    Essa pesquisa é vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEESP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e se debruça sobre a temática do trabalho pedagógico inclusivo (TPI) na educação infantil. Teve como objetivo identificar concepções e práticas dos profissionais da Educação Infantil no contexto de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da grande Natal (Rio Grande do Norte) em relação ao trabalho pedagógico inclusivo através de uma formação colaborativa. A investigação adotou abordagem qualitativa e de natureza exploratória e se organizou a partir dos pressupostos da pesquisa colaborativa. O trabalho estabelece diálogos com a Teoria Histórico-Cultural, discussões sobre Trabalho Pedagógico, Inclusão, História e Políticas. Foram utilizados como procedimentos de coleta e produção dos dados: questionários online; quatro encontros reflexivos gravados em áudio com os profissionais da instituição e análise do projeto político pedagógico do CMEI. A análise dos dados foi fundamentada na metodologia da Análise textual discursiva. As categorias de análise emergiram diretamente do escopo teórico da pesquisa. O trabalho organizou-se em três categorias principais. A primeira, intitulada "Compreendendo o Trabalho Pedagógico Inclusivo: Perspectivas e Práticas em um Centro Municipal de Educação Infantil", explorou as diferentes concepções e práticas do TPI entre os profissionais da educação infantil, destacando a intencionalidade no fazer pedagógico, a importância do olhar atento, a rotina e as condições concretas de trabalho, para possibilitar um trabalho na perspectiva inclusiva. A segunda categoria, "Diálogos sobre o Trabalho Pedagógico: Percepções dos Profissionais da Educação Infantil no CMEI acerca das Crianças com e sem Deficiência", discutiu compreensões iniciais sobre o TPI, concepções de deficiência e os sentidos e significados atribuídos a ela, além de exemplos de práticas no TPI. A terceira categoria, "Avaliação e Reflexões dos Encontros: pensando a Prática Colaborativa para um Trabalho Pedagógico Inclusivo", discutiu os resultados da formação colaborativa e como esta foi percebida como uma prática importante para pensar, discutir e organizar o trabalho pedagógico. Ao final da pesquisa, evidenciou-se a necessidade de práticas colaborativas e de espaços para discussão contínua sobre o trabalho pedagógico no CMEI, essenciais para a inclusão, mas também se destacou a carência de recursos, tempos e espaços disponíveis para essas reflexões. Além disso, foi sistematizada uma e-book para promover a formação colaborativa e a reflexão sobre o trabalho pedagógico inclusivo na Educação Infantil.
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