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Navegando por Autor "Costa, Ângelo Gustavo Mendes"

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    Tese
    Contribuições dos saberes de astronomia para a formação do professor de matemática: um estudo na perspectiva da teoria da objetivação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-28) Costa, Gerson Eugênio; Morey, Bernadete Barbosa; Sousa, Giselle Costa de; https://orcid.org/0000-0003-0213-4179; http://lattes.cnpq.br/1300121866958282; https://orcid.org/0000-0003-3253-0383; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; https://orcid.org/0000-0003-2117-5558; http://lattes.cnpq.br/9291457153825869; Silva, Ana Paula Bispo da; Gomes, Severino Carlos; Gobara, Shirley Takeco; Costa, Ângelo Gustavo Mendes
    O objetivo desta pesquisa é investigar, a partir da Teoria da Objetivação, as características de um curso introdutório de Astronomia para o professor de Matemática, que contribua para a aprendizagem de saberes de Astronomia e de Matemática e proporcione uma experiência educacional coletiva, enriquecedora e inclusiva. A Teoria da Objetivação foi o referencial teórico para direcionar as decisões didáticas e pedagógicas do curso, influenciando na elaboração das atividades de ensino-aprendizagem e no planejamento das aulas, inclusive, na coleta e análises dos dados. Nesse sentido, realizamos uma investigação com foco na abordagem qualitativa. Procuramos inicialmente, identificar os conceitos essenciais de Astronomia que poderiam ter relevância para professores de Matemática. Com isso, organizamos o curso introdutório de Astronomia utilizando a perspectiva da Teoria da Objetivação. Esse curso foi ministrado presencialmente e direcionado aos professores da rede municipal de Macaíba/RN, entre os dias 7 de abril e 4 de maio de 2022, com cinco encontros e duração de 3h cada. Os participantes foram convidados através de telefonemas e abordagens pessoais. Escolhemos estes professores devido à nossa experiência profissional ter uma grande aproximação com esse público e pela importância desses saberes para a vida desses educadores. Decidimos focar o curso nas temáticas relacionadas ao Sistema Solar, aos movimentos dos planetas, estações do ano, sistemas de medidas astronômicas, órbitas e informações sobre cometas e asteroides. Para coleta dos dados, foi realizado o registro em gravações de áudio e vídeo de cada encontro. Na análise dos dados, optamos por seguir a abordagem da análise multimodal. Verificamos a partir dos modos semióticos verbais, gestuais e visuais possíveis contribuições que o curso trouxe para esses professores. Como resultado obtido, revelamos, a partir das concepções iniciais dos professores de Matemática, indícios da tomada de consciência dos saberes astronômicos por esses docentes, ou seja, indícios dos processos de Objetivação e Subjetivação dos saberes astronômicos no tocante a natureza dos astros, os movimentos da Terra, as estações do ano, os planetas do Sistema Solar, as dimensões e distâncias do Sistema Solar e na interpretação de fenômenos e informações sobre cometas e asteroides. Por fim, enunciamos que conseguimos comprovar a tese que o desenvolvimento e implementação de um curso em Astronomia, com uma abordagem sociocultural fundamentada na Teoria da Objetivação, pode contribuir de forma significativa para o professor de Matemática da Educação Básica ao vivenciar uma experiência educacional coletiva, enriquecedora e inclusiva.
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    Tese
    A teoria da objetivação e o processo de tomada de consciência sobre o pensamento algébrico: uma experiência de ensino remoto com futuros professores de matemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-10-31) Costa, Ângelo Gustavo Mendes; Noronha, Claudianny Amorim; https://orcid.org/0000-0002-4238-065X; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; http://lattes.cnpq.br/3555614050819756; Morey, Bernadete Barbosa; https://orcid.org/0000-0003-3253-0383; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; Silva, Marcia Gorette Lima da; Santos, Maria José Costa dos; Gomes, Severino Carlos
    O objeto de estudo da presente pesquisa foi a concepção de pensamento algébrico de futuros professores de matemática. Nesse sentido, analisamos como se dá o processo de tomada de consciência sobre o pensamento algébrico de licenciandos do curso de Matemática, a partir de uma abordagem da relação álgebra-aritmética na perspectiva da Teoria da Objetivação. De início, procuramos identificar as concepções de pensamento algébrico de futuros professores de matemática; em seguida passamos a identificar possíveis contribuições da Teoria da Objetivação na atualização do saber dos licenciandos sobre pensamento algébrico em uma perspectiva não alienante. Para alcançar esses objetivos, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa na perspectiva da Teoria da Objetivação (TO). Para tanto, ministramos um curso de extensão a alunos do curso de licenciatura a distância em matemática de uma universidade pública federal do semiárido potiguar, que participavam do programa de Residência Pedagógica naquela instituição de Educação Superior. O mencionado curso de extensão foi ministrado de forma online, modalidade remota, com uma carga horária de vinte horas-aulas (20 h/a), dividido em cinco (5) “Encontros” de quatro horas-aulas (4h/a) para cada encontro. As tarefas desenvolvidas foram pensadas para serem executadas em momentos síncronos e assíncronos do citado curso. Para subsidiar o presente estudo, buscamos referenciais como Radford (2010, 2011, 2012, 2014, 2015, 2016, 2017, 2021, 2022), Kaput (2008), Lins e Gimenez (1997), Filloy e Rojano (1989), D’amore e Radford (2017), Abbagnano (2007), Al-Jwarizmi (2009). A análise dos dados produzidos foi realizada na perspectiva multisemiótica. Como resultado alcançado pelo presente estudo, observamos uma progressiva e gradual tomada de consciência por parte dos futuros professores de matemática, por meio da mudança, transformação e refinamento da concepção teórica que possuíam em relação ao que poderia ou não ser considerado como uma expressão de um pensamento tipicamente algébrico, desenvolvido de forma remota numa atividade não alienante em labor conjunto na perspectiva da Teoria da Objetivação. Além, de indícios de mudanças na concepção do papel do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem, ou como a TO preceitua, indícios de mudança no “ser”, como fruto da atividade (no sentido defendido pela TO) realizada.
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    Dissertação
    Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) como possibilidade para o ensino de função polinomial do 1º grau: uma experiência no ensino médio
    (2015-07-30) Costa, Ângelo Gustavo Mendes; Bandeira, Francisco de Assis; ; ; Silva Junior, Carlos Neco da; ; Oliveira, Rosalba Lopes de;
    O presente trabalho discute aspectos relacionados a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) aplicada ao ensino e aprendizagem de Função Polinomial do 1° Grau. Para tanto objetivamos desenvolver uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), que proporcionasse sentido e significado no ensino e aprendizagem de Função numa turma do 1º ano do ensino médio noturno. De início fizemos um levantamento dos conhecimentos prévios que os alunos tinham sobre Função, e, com base nos resultados obtidos elaboramos e aplicamos uma sequência de atividades que visavam apresentar e discutir os elementos que compunham uma Função Polinomial do 1º Grau, bem como a relação existente entre tais elementos. Todos esses passos culminaram no nosso produto educacional que foi a elaboração e aplicação de uma UEPS. Após a aplicação do nosso produto percebemos uma melhora acentuada na compreensão e manipulação algébrica e aritmética de uma Função Polinomial do 1º Grau por parte dos alunos; ensejando a viabilidade em pautar o processo de ensino e aprendizagem numa forma de aprender que seja significativa.
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