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Navegando por Autor "Dantas, Cláudio Bezerra"

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    TCC
    Análise das despesas correntes e de capital da maternidade escola Januário Cicco (EBSERH/MEJC): anos 2015 a 2020
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Silva, Josenildo Eugênio da; Carvalho, Anne Emília Costa; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; https://orcid.org/0000-0003-0651-8196; http://lattes.cnpq.br/6006941183181154; https://orcid.org/0000-0002-0191-7115; http://lattes.cnpq.br/6803076056551170; http://lattes.cnpq.br/2926754590217517; Carvalho, Anne Emília Costa; https://orcid.org/0000-0002-0191-7115; http://lattes.cnpq.br/6803076056551170; Dantas, Cláudio Bezerra; http://lattes.cnpq.br/1067538959720837; Bastos, Evangelina de Mello; https://orcid.org/0000-0002-5679-6218; http://lattes.cnpq.br/0951373300978184
    O debate em torno da gestão dos recursos públicos passou, nas últimas décadas, por grandes transformações. No início, o orçamento se limitava a autorizar despesas e prever receitas, a ênfase era apenas no gasto, depois, a integração entre o planejamento e o orçamento ditou as regras do jogo, a ênfase passou a ser nas realizações. Com base nesse contexto, este estudo tem como objetivo geral analisar o comportamento da execução das despesas correntes e de capital e seus possíveis padrões, no âmbito da EBSERH/MEJC, durante os anos de 2015 a 2020. Utilizaram-se informações orçamentárias do Portal e-SIC da Controladoria Geral da União, como fonte de dados. Desenvolveram-se análises exploratórias dos dados orçamentários por meio de gráficos, análise horizontal e a criação de um Índice Orçamentário. Verificou-se que, no âmbito da EBSERH/MEJC, houve decrescimento da execução de despesas orçamentárias, independentemente da categoria econômica, entretanto as despesas de capital, em média, decresceram 57%, já as despesas correntes tiveram um decréscimo médio menor 31%. Em todos os anos analisados, o Índice Orçamentário foi maior do que 1, com isso, notou-se uma preferência dos gestores públicos locais em executar as despesas correntes em detrimento das de capital. Constatou-se que a maioria das inscrições em restos a pagar concentrou-se em despesas de capital, ademais, em média, o cancelamento dos restos a pagar não processados das despesas de capital (3,67%) prevaleceu sobre o das despesas correntes (2,99%).
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    TCC
    Clima organizacional: uma análise de pesquisas no ambiente de trabalho do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Araújo, João Paulo de; Carvalho, Anne Emília Costa; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Carvalho, Anne Emília Costa; Dantas, Cláudio Bezerra; Bastos, Evangelina de Mello
    O presente estudo se propõe a analisar os resultados das pesquisas acerca do ambiente de trabalho no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. A metodologia utilizada para entender os resultados foi a pesquisa documental e, no que se refere ao procedimento, a análise estatística descritiva. O trabalho foi focado na análise dos resultados das pesquisas de clima organizacional realizadas entre os servidores, nos anos de 2017 e 2019. No que se refere à análise da influência do clima organizacional no ambiente de trabalho do TRE/RN, observa-se que, em geral, os servidores do órgão identificaram um bom clima organizacional em seu ambiente de trabalho. Na dimensão “Organização do Trabalho” foi constatada a necessidade de um maior aprofundamento no dimensionamento da força de trabalho no âmbito da instituição, a fim de que o número de colaboradores seja suficiente para a execução das tarefas. Quanto à dimensão “Estilos de Gestão” foi constatada a necessidade de que o TRE/RN realize processos seletivos para a ocupação de cargos em comissão e funções comissionadas, com critérios objetivos e abertos à participação de todos os servidores. Ademais, considerando a revisão de literatura e tomando como base o modelo IMCO apresentado por Coda et. al (2009) e o modelo de clima organizacional publicado por Lima (2018), foi formulado um novo modelo de pesquisa de Clima Organizacional a ser aplicado no âmbito do TRE/RN, conforme o Apêndice B. Por fim, é recomendável que pesquisas futuras sejam realizadas, considerando as dimensões propostas no questionário apresentado no Apêndice B, com o intuito de se confirmar os achados aqui expostos, ou visualizar novos aspectos do ambiente organizacional da referida instituição.
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    TCC
    Comunicação e conhecimento na era da informação: uma avaliação de sistemas informacionais na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Camelo, Kelly Cristina Soares Rodrigues; Carvalho, Anne Emília Costa; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Carvalho, Anne Emília Costa; Dantas, Cláudio Bezerra; Bastos, Evangelina de Mello
    Este estudo tem como objetivo analisar os sistemas informacionais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) a partir da avalição dos seus usuários. A pesquisa trata-se de um estudo de caso, com abordagem analítica estatística descritiva. A população é compreendida por professores e técnicos administrativos da UERN. A amostra é não probabilística por acessibilidade e compreende um universo de 1.222 professores e 902 técnicos. A técnica de coleta de dados foi realizada por meio de questionário. Os dados foram coletados por meio eletrônico, disponibilizado pelo e-mail institucional e analisados através da elaboração de gráficos. O resultado obtido revela que algumas plataformas são mais utilizadas que outras, como é o caso do e-mail institucional e das plataformas SEI e Íntegra. No geral, as plataformas cumprem aquilo a que se propõem de forma isolada, mas a integração entre as mesmas constitui um desafio a ser vencido pela universidade.
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    TCC
    O conselho escolar e suas atribuições na administração da escola pública
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Lima, Fábio Alves de; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/4656904861410705; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Dantas, Cláudio Bezerra; Araújo, Maíra Medeiros de
    Este trabalho apresenta um estudo sobre as atribuições do Conselho Escolar na gestão das unidades de ensino. O objetivo da pesquisa é compreender como atua o Conselho Escolar na gestão da escola. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, direcionada a aspectos que remetem a responsabilidades do Conselho Escolar, sua composição, o perfil de seus membros e como o órgão se relaciona com a equipe administrativa em uma determinada unidade de ensino. Para viabilizar os resultados da pesquisa, foram realizadas entrevistas com os membros titulares do Conselho Escolar de uma escola pública de Ensino Médio. Os dados obtidos foram tratados por meio da técnica de análise de conteúdo. Em síntese, os resultados sugerem que, na unidade de ensino pesquisada, os integrantes titulares do Conselho Escolar demonstraram compreender a importância do trabalho que precisam desempenhar. Na visão dos sujeitos, o órgão é soberano em suas decisões, não sofrendo interferência da equipe diretiva em suas ações, fator que confere ao colegiado liberdade e autonomia para atuar. Todavia, no contexto prático, documentos como Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico são ignorados por alguns conselheiros e membros da comunidade escolar, não há formação prévia para aqueles que ingressam no órgão, a participação dos pais é praticamente nula e a essência da gestão colegiada por meio de uma integração ampla precisa ser aprimorada. De maneira concreta, não ficou claro se cada conselheiro tem conhecimento do conjunto de atribuições e competências delegadas ao Conselho Escolar. Nesse sentido, será preciso educar a comunidade escolar para que ela compreenda a importância dos órgãos colegiados, o que compete a cada um deles e qual o papel que cada membro deve desempenhar, fatores que ainda não são percebidos na realidade da unidade educacional pesquisada.
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    Artigo
    Depreciação no serviço público: reconhecimento e evidenciação nas demonstrações contábeis dos estados e municípios brasileiros
    (2012-05) Dantas, Cláudio Bezerra; Paiva, Antônio Cláudio Noberto; Arruda, Marcelo Paulo de; Paulo, Edilson
    As instituições públicas, assim como outras entidades, se utilizam de diversos ativos para desenvolvimento de suas atividades. Esses ativos são instrumentos que contribuem com a geração de benefícios presentes e futuros. Para os ativos que compõem o Imobilizado, essa perda de geração de benefícios futuros é chamada de Depreciação e deve ser reconhecida como uma despesa no período em que ocorre. Desta forma, considerada como uma despesa, a depreciação tem influência negativa na composição do resultado da entidade, posto que este é resultante do confronto entre receitas e despesas realizadas em um mesmo período. A legislação brasileira normatiza que é necessário reconhecer e evidenciar, nas demonstrações contábeis, todas as situações que interfiram na composição do resultado econômico e financeiro da instituição pública. O objetivo principal deste trabalho foi o de verificar se os estados e municípios brasileiros reconhecem e evidenciam a depreciação em seus balanços patrimoniais. Os dados foram extraídos de bancos de dados da Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda e trabalhados estatisticamente em planilhas eletrônicas. A amostra analisada representa 100% dos Estados (incluindo o Distrito Federal) e 91% dos municípios brasileiros. A pesquisa verificou a evolução histórica da despesa com depreciação, evidenciada nos Balanços Patrimoniais dos municípios brasileiros, nos últimos 10 anos, compreendendo o período de 1999 a 2008. Os resultados encontrados indicam que 10 estados brasileiros (37%) não evidenciaram a depreciação dos bens imobilizados no Balanço Patrimonial do ano de 2008. A situação é ainda mais preocupante em relação aos municípios, pois 4.971 (98,4%) dos 5.050 municípios não evidenciaram a depreciação. As evidências encontradas neste trabalho apontam que as entidades públicas analisadas não reconhecem a despesa com depreciação, podendo indicar que o resultado econômico-patrimonial apresentado nas demonstrações contábeis desses entes públicos não reflete adequadamente a real situação do desempenho institucional.
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    TCC
    Desafios e estratégias em um mercado Oligopolista: análise do setor aéreo comercial brasileiro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-04) Queiroz, Clara Cecília da Silva; Macedo, Marconi Neves; http://lattes.cnpq.br/0789522884294004; Teixeira, Jeanne Christine Mendes; http://lattes.cnpq.br/1559702134384312; Dantas, Cláudio Bezerra; http://lattes.cnpq.br/1067538959720837
    O Brasil é um país de extensas dimensões, garantindo ao avião a posição de um dos meios de transporte mais relevantes no âmbito nacional, o que acarreta o interesse no funcionamento do seu mercado. Diante disso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de análise de dados secundários, na perspectiva de revisão de literatura de caráter exploratório. Ao proceder com a análise do setor aéreo comercial brasileiro, verificou-se que este faz parte da estrutura de mercado oligopolista, dada a disposição das empresas aéreas em operação no quadro atual. Fundamentado nisso, o estudo teve como objetivo examinar a configuração de mercado em oligopólio e verificar quais as principais estratégias financeiras e comerciais na determinação tarifária após a desregulamentação no setor. Considerando diversos fatores pertinentes a essa discussão, é visto como a evolução do setor aéreo brasileiro está intrinsecamente ligada à relação do Estado e a situação econômica, as quais podem influenciar diretamente o mercado e, de modo consequente, os valores que chegam aos consumidores. Perante a história e todas as fases vivenciadas, o marco de desregulamentação trouxe uma nova concepção ao setor, onde é possível perceber muitas mudanças no comportamento da estrutura, assim como na fiscalização do mesmo, a partir da instituição da ANAC. Ao refletir sobre esses aspectos, observa-se ainda as principais políticas desenvolvidas pelas companhias aéreas, que consistem nas estratégias de baixo custo e no investimento em programas de fidelidade, usando o artifício das milhas aéreas.
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    TCC
    Educação a distância: o caso da UFRN polo UAB Nova Cruz/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Lima, Juliane Kelly de Oliveira de; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Dantas, Cláudio Bezerra; Araújo, Maíra Medeiros de
    Tendo em vista a importância da educação a distância ofertada de forma Pública, para um grande número de pessoas que veem nessa modalidade de ensino a oportunidade de acesso a qualificação de qualidade, esta pesquisa objetiva analisar a percepção dos alunos do polo UAB de Nova Cruz/RN, sobre o curso superior de Administração Pública ofertado na modalidade EAD, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A opinião do aluno sobre essa vertente educacional é relevante, pois é ele quem passa por todo processo de aprendizagem e que, por consequência, possui base para opinar e contribuir com feedbacks. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário on-line elaborado no Google Forms, adaptado do estudo de Chagas (2018). A pesquisa classifica-se como um estudo exploratório de natureza aplicada, com caracterização quantitativa; quanto aos procedimentos técnicos, enquadra-se como um estudo de caso. Como resultados foi possível identificar ampla concordância favorável, entre as variáveis pesquisadas, a saber: a preparação oferecida pelo curso, a adequação a metodologia que inclui atuação dos atores da EAD e qualidade dos conteúdos. Assim como a identificação dos aspectos positivos e negativos da formação EAD, por meio da elaboração de duas nuvens de palavras, com destaque a flexibilidade do ensino como aspecto positivo, e literalmente o fator distância física entre os envolvidos no processo de ensino/aprendizagem como aspecto negativo.
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    TCC
    Fiscalização de contratos administrativos com cessão de mão de obra: o caso de um órgão público do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Medeiros, Maíra Florêncio de; Dantas, Cláudio Bezerra; Araújo, Matilde Medeiros de; Medeiros, Marcos Fernando Machado de
    À Administração Pública é conferido o dever legal de fiscalizar e gerenciar os contratos administrativos. No caso dos contratos com cessão de mão de obra a atividade de fiscalização é ainda mais complexa, exigindo do fiscal conhecimento em relação às obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais. Diante disso, este estudo tem como objetivo traçar uma análise comparativa entre os níveis de execução e relevância atribuídos pelos fiscais de contrato às atividades de fiscalização estabelecidas pela IN 02/2008/SLTI/MPOG em um órgão público do RN. Para a coleta dos dados foi aplicado um questionário que aborda oito fatores da atividade de fiscalização e para a análise e interpretação dos resultados coletados foram utilizados métodos clássicos da estatística descritiva. Os resultados apontaram as forças, fraquezas e necessidades da organização estudada.
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    TCC
    Impactos financeiros da pandemia de covid-19 nos gastos com saúde no município de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-14) Rocha, Cássio Vieira da; Dantas, Cláudio Bezerra; http://lattes.cnpq.br/1067538959720837; 0009-0009-0345-188X; http://lattes.cnpq.br/1167254955631449; Costa, Jose Marcione da; 0000-0003-0847-4414; http://lattes.cnpq.br/0239209099995420; Oliveira, Renata dos Santos de; 0000-0001-8088-7278; http://lattes.cnpq.br/7422757770745811
    O presente trabalho tem como objetivo analisar e mapear o dispêndio financeiro do município de Natal/RN decorrente das necessidades oriundas da pandemia de COVID-19. Para isso, foi necessário analisar os relatórios de gestão da secretaria de saúde do município, bem como os dados extraídos do portal de transparência dedicados aos custos com a pandemia. Além disso foi explorado o contexto mundial e nacional da pandemia e as bases legais que regulamentam o Sistema Único de Saúde – SUS. Os procedimentos metodológicos aplicados são de natureza qualitativa e a pesquisa se caracteriza como uma pesquisa aplicada, quanto aos fins é descritiva e quanto aos meios é documental. No resultado, verificou-se que os gastos com saúde no município do Natal/RN apresentavam histórico de redução vertiginosa, que tenderia a se manter, não fosse a influência da situação de emergência imposta pela pandemia. A tendência histórica de queda dos gastos com saúde foi mitigada pela forte necessidade de investimentos e gastos com a pandemia, sem, no entanto, cessarem a queda. Tal constatação levanta demais questões relativas à atenção dada à saúde pelo governo municipal. Conclui-se que, mesmo diante do incremento de preços generalizada e do aumento da demanda por serviços de saúde, os gastos com saúde no município do Natal não sofreram impacto significativo mediante os desafios apresentados durante a pandemia de COVID-19.
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    TCC
    A importância dos Correios como operador logístico no Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-19) Lopes Neto, Antonio Cipriano; Dantas, Cláudio Bezerra; https://orcid.org/0000-0002-5273-3404; Costa, José Marcione da; Oliveira, Renata dos Santos de
    A história dos Correios no Brasil remonta ao período colonial, quando o serviço postal era essencial para a comunicação e a integração do vasto território do país. Ao longo dos anos, os Correios se consolidaram como um importante operador logístico nacional, desempenhando um papel fundamental no transporte e na distribuição de correspondências, encomendas e mercadorias em todo o território brasileiro. Com o advento da globalização e o crescimento do comércio eletrônico, o setor logístico passou por transformações significativas. A competição no mercado de operadores logísticos se intensificou, com a entrada de empresas privadas que também oferecem serviços de transporte e distribuição. Essa concorrência trouxe desafios para os Correios, levando-os a buscar formas de se adaptar às novas demandas e às expectativas dos clientes. Nesse contexto, a importância de analisar a atuação dos Correios como operador logístico nacional ganha voz. Compreender o papel desempenhado pela empresa na oferta de serviços em regiões de difícil acesso, onde a iniciativa privada não possui cobertura, é fundamental para avaliar sua importância social e econômica. Além disso, mapear suas áreas de atuação e avaliar seu desempenho permite identificar pontos fortes e áreas que precisam de melhorias. Este trabalho foi tratado por meio de uma pesquisa de estudo de caso de natureza descritiva, utilizando abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica em documentos relevantes, bem como em sites e intranet dos Correios. A análise dos dados envolveu uma interpretação crítica dos resultados obtidos. Os resultados desta pesquisa destacam a importância dos Correios como operador logístico no Brasil. Através de sua ampla rede de agências e centros de distribuição, os Correios desempenham um papel social relevante, permitindo o acesso a regiões remotas e de difícil alcance, onde a iniciativa privada não possui interesse ou capacidade de atuação. Além disso, a empresa apresenta uma área de atuação abrangente, cobrindo todos os municípios brasileiros, o que fortalece sua posição como operadora logística nacional. No entanto, a avaliação da atuação dos Correios revela desafios a serem superados. Questões como a agilidade operacional, melhoria de gestão e necessidade de melhorias na qualidade dos serviços são pontos de atenção que exigem ações de melhoria contínua por parte da empresa.
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    TCC
    O orçamento público como ferramenta de gestão: um estudo de caso no município de Santo Antônio/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Silva, Jailson Barbosa; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Dantas, Cláudio Bezerra; Araújo, Maíra Medeiros de
    Este trabalho buscou mostrar o orçamento público como processo pelo qual se elabora, expressa, executa e avalia o nível de cumprimento da quase totalidade do programa de governo, para cada período orçamentário, teve como principal objetivo analisar se as contas do município de Santo Antônio/RN são coerentes com a elaboração de suas leis orçamentarias e se estão de acordo com as regras gerais da LRF, considerando o orçamento como um instrumento de planejamento que serve para administração e execução das Políticas Públicas. O trabalho buscou esclarecer como é realizada a elaboração e o desempenho do Orçamento Público, observando que para muitas pessoas ainda é inacessível, devido não só à falta de informações para o público em geral, e por ter uma linguagem técnica que dificulta seu entendimento, como também pela ausência de transparência no trato do recurso público. No entanto, coube apresentar alguns recursos indispensáveis à efetivação dos programas de governo estabelecidos na Administração Pública, procurando satisfazer as necessidades coletivas da sociedade, tais como educação, saúde, segurança, tudo isso através de uma administração realizada com efetividade, buscando ter o cidadão como o principal usuário do Serviço Público, onde esse processo acontece por meio da elaboração e execução orçamentária, tendo o orçamento como peça fundamental para realização de uma gestão eficiente. Os métodos utilizados para pesquisa buscaram descrever a complexidade do problema abordado através de uma abordagem qualitativa, onde foi realizada uma entrevista semiestruturada no setor orçamentário do município, com intuito de obter resultados através das respostas dos entrevistados, além disso, foi realizada uma análise nos Balanços Gerais do referido município dos anos de 2011 a 2013, para obter informações sobre a correta execução do orçamento como o trabalho abordou em seu referencial teórico. Os resultados da pesquisa sinalizam que há um baixo nível de eficiência no processo de planejamento e execução orçamentária deste município, pois apesar dos técnicos assegurarem que o orçamento público é utilizado como ferramenta de gestão em todas as ações de um governo, é visto que muitos instrumentos favoráveis que são fundamentais para realização de uma boa administração, não são utilizados pelos responsáveis da gestão municipal. Diante de tais resultados, pode-se dizer que a prefeitura pesquisada está tentando realizar uma gestão voltada em prol do interesse público, pois busca executar o Orçamento Público conforme a legislação, mas falha quando deixa de lado muitas ferramentas imprescindíveis que poderiam melhorar a qualidade na prestação dos Serviços Públicos, por esse motivo, pode-se afirmar que na teoria o funcionamento do Orçamento Público é perfeito, mas na prática há muito a ser melhorado, uma vez que ele não tem sido utilizado como ferramenta de gestão e como consequência disso, a gestão pode apresentar o descumprimento dos programas de governo prometidos à sociedade, a assunção de compromisso sem disponibilidade financeira, a baixa qualidade dos serviços prestados e o desequilíbrio das contas públicas.
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    TCC
    Tecnologias no serviço público: a possibilidade de melhoria na gestão de filas da UFERSA Angicos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Pordeus, Ana Cecília Barbosa; Carvalho, Anne Emília Costa; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; http://lattes.cnpq.br/6803076056551170; Carvalho, Anne Emília Costa; http://lattes.cnpq.br/6803076056551170; Dantas, Cláudio Bezerra; Bastos, Evangelina de Mello
    Este estudo tem como objetivo analisar se o uso de tecnologias pode auxiliar o gerenciamento de filas em nosso objeto estudo: o campus avançado de Angicos/RN da autarquia UFERSA. Para tanto, pode-se dividir esta pesquisa em três partes. A primeira diz respeito a uma análise documental através de pesquisa bibliográfica e documental do uso de tecnologias no gerenciamento de filas na administração pública brasileira; em seguida, o mapeamento dos processos através de uma pesquisa documental das operações do campus as quais geram filas; em terceiro, realizar uma análise comparativa por pesquisa bibliográfica e documental para propositura de estratégias com objetivo de solucionar as filas. Novamente, os resultados dividem-se em três: em primeiro lugar, foram identificados os agendamentos virtuais, os filômetros, o Google Meu Negócio, o aplicativo Fila Digital e soluções específicas para restaurante universitário e ônibus circular; em segundo lugar, com os processos mapeados, foi possível identificar os gargalos dos processos da referida organização; em terceiro lugar, sugerem-se estratégias de gerenciamento de filas através da simplificação dos processos, a qual perpassa pela automação, identificação dos momentos de pico e os pré-atendimentos virtuais, em contrapartida, também oferece-se a possibilidade da otimização do tempo de espera através do treinamento do cidadão.
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    TCC
    O trabalho socioassistencial nos tempos de Covid-19: mudanças, adaptações e implicações
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Andrade, Pedro Paulo Lima de; Carvalho, Anne Emília Costa; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; http://lattes.cnpq.br/6803076056551170; http://lattes.cnpq.br/6661898270667415; Carvalho, Anne Emília Costa; http://lattes.cnpq.br/6803076056551170; Dantas, Cláudio Bezerra; Bastos, Evangelina de Mello
    O presente trabalho teve como objetivo analisar as atividades, mudanças e os modos de adaptação do ato de trabalho à situação real de trabalho dos trabalhadores do SUAS em meio a pandemia de Covid-19. A pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório com abordagem de métodos mistos exploratório. A amostra contou com a utilização de duas fontes documentais e a participação de 47 trabalhadores de nível superior do SUAS. A amostra foi não probabilística e compreendeu uma amostragem por conveniência. A técnica de coleta de dados compreendeu o uso da pesquisa documental e do questionário. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e de um questionário e analisados por meio da análise de conteúdo e estatística descritiva. Os resultados apontaram que o trabalho prescrito, em maior número, refere-se à recomendação do trabalho direcionado para relação com o público-alvo, enquanto que no âmbito do trabalho real observou-se a maior limitação de atividades voltadas para coletivos e comunidades e menor limitação para atendimentos particularizados. Por um lado, os achados da pesquisa permitem concluir que o trabalho foi principalmente limitado pelas medidas preventivas de propagação da Covid-19, sobretudo aquelas que impedem a reunião de pessoas, e, portanto, afetou a execução de atividades coletivas e comunitárias. Por outro lado, pode-se inferir, que a continuidade da oferta da política de assistência social no contexto da pandemia manteve-se principalmente em função das atividades de acolhimento e dos atendimentos particularizados, visto que estas atividades apresentaram as menores discrepâncias entre o trabalho prescrito e o trabalho real.
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    TCC
    Transparência e controle social no currículo escolar: percepção dos educadores da rede estadual do RN vinculados à 3ª DIREC
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Matias, Flávio Cardoso; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de; https://orcid.org/ 0000-0002-7256-154X; http://lattes.cnpq.br/5294129940090123; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Araújo, Maíra Medeiros de; Dantas, Cláudio Bezerra
    Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a percepção dos educadores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, vinculados à 3ª DIREC, com relação às temáticas Transparência e Controle Social no currículo escolar e na prática pedagógica. Para alcançar este propósito, foram definidos três objetivos específicos, quais sejam, traçar um perfil sócio-profissional dos professores da rede estadual de ensino vinculados à 3ª DIREC, identificar as principais necessidades e eventuais impedimentos que estão relacionados à abordagem da transparência e do controle social na prática pedagógica e, por último, conhecer a opinião dos educadores sobre a utilidade, pertinência e importância da transparência e do controle social como componentes curriculares. O referencial teórico se debruçou, na sua primeira parte, sobre os conceitos, classificações, modalidades e principais mecanismos de transparência e controle social. Na segunda parte, analisou-se o currículo escolar e o conjunto de múltiplas relações (econômicas, culturais, políticas, ideológicas etc.) que o determinam, bem como as normas que regem o currículo formal (especialmente a LDB, a BNCC e as resoluções do CNE) e as possíveis aberturas para o estudo da transparência e do controle social. Por fim, discutiu-se o papel dos educadores do sistema de ensino e traçou-se um rápido perfil destes profissionais, com base em pesquisas prévias. No âmbito da coleta de dados, traçou-se um breve perfil dos educadores da rede estadual de ensino, vinculados à 3ª DIREC e apurou-se, entre outras coisas, uma carência de conhecimento teórico e prático sobre transparência e controle social e ausência de habilidades com TICs. A maioria dos professores não se sente apta ou à vontade para tratar destes temas em sala de aula. A pesquisa também revelou que os docentes consideram estes temas importantes e que deveriam constar no currículo como temas transversais. As propostas de intervenção vão no sentido de, obedecendo as diretrizes nacionais, incluir os temas transparência e controle social entre os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) e capacitar os professores para torná-los semeadores / multiplicadores dos conhecimentos e práticas de controle social e transparência da gestão pública, além de desenvolver parcerias com instituições de controle para planejamento de atividades visando alimentar um hábito de controle social entre os educandos.
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    TCC
    Utilização de ferramentas de comunicação no serviço público: gestão da comunicação interna entre as unidades do Ministério Público do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-16) Costa, José Leandro da; Dantas, Cláudio; Dantas, Cláudio Bezerra; Teixeira, Jeanne Christine Mendes; de Araújo, Matilde Medeiros
    Esta pesquisa tem como objetivo principal diagnosticar a situação atual da comunicação institucional do Ministério Público do Rio Grande do Norte, de forma a contribuir para um funcionamento mais dinâmico e eficiente nos trâmites administrativos da organização. Para tanto foi realizada coleta de dados na instituição através de questionários respondidos pelos colaboradores onde além de buscar avaliar o grau de integração institucional e percepção sobre o ambiente e sua visão sistêmica, buscou-se também descobrir e diagnosticar problemas internos de comunicação, bem como coletar sugestões de soluções e então fazer a análise das possíveis soluções aplicáveis e novos meios de comunicação que podem ser implementados, bem como melhorar os atuais. Na análise dos resultados foi demonstrado que a maioria das respostas dos agentes da pesquisa responderam em uma linha padrão de abandono dos meios de comunicação atuais a fim de intensificar o uso da tecnologia na comunicação. Essa breve pesquisa pode ser tida como marco inicial para futuras pesquisas mais elaboradas nessa área, dentro da instituição ou em outras a fim de comparar seus problemas, suas práticas e suas sugestões de soluções para que possam ser feitas análises futuras mais detalhadas.
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