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Navegando por Autor "Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira"

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    Dissertação
    Aliança entre história da matemática e tecnologias digitais via octante reflexivo dos irmãos Hadley para o ensino de geometria na formação de professores
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-25) Gomes, Anna Beatriz de Andrade; Sousa, Giselle Costa de; https://orcid.org/0000-0003-0213-4179; http://lattes.cnpq.br/1300121866958282; http://lattes.cnpq.br/1763718340246024; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; Batista, Antônia Naiara de Sousa; Oliveira, Gisele Pereira
    Essa dissertação propõe um estudo histórico-matemático respaldado na aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais por meio do uso do instrumento Octante Reflexivo, que resulta em um Produto Educacional direcionado para formação de professores. Desse modo, se vincula a linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática do PPGECNM-UFRN e busca responder à questão-foco: Como a aliança entre HM e TD pode contribuir com a produção/elaboração do Produto Educacional, Octante Reflexivo, para formação de professores de matemática acerca do ensino de geometria? Nesta ótica, o objetivo da pesquisa é desenvolver um estudo histórico-matemático em torno do uso do Octante fundamentado na aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais para formação de professores para a produção de um PE. Para isso, utilizamos uma abordagem metodológica que se caracteriza consoante a pesquisa qualitativa, com procedimentos bibliográficos e documentais e ainda experimentais. Esclarecendo, foi realizado levantamento de dados sobre o Octante e os irmãos Hadley, na intenção de contextualizar o período em que o instrumento foi desenvolvido e compreender os conhecimentos de natureza matemática por trás do seu uso. Para tanto, utilizou-se dados bibliográficos e documentais de modo a catalogar as fontes e realizar estudo histórico-matemático. A partir desta caracterização, foi produzido um Produto Educacional, que buscou viabilizar a compreensão acerca das influências dos irmãos Hadley e da The Royal Society no desenvolvimento do Octante, bem como, entender como funciona a dupla reflexão, que depende da estrutura do instrumento e os conhecimentos de natureza matemática para acontecer, permitindo que tomadas de ângulos e distâncias sejam obtidas e direcionem a navegação. Além disso, num procedimento experimental foi realizada a aplicação do Produto Educacional em uma turma da Licenciandos em Matemática. Durante a aplicação na formação inicial de professores, foi possível perceber alguns pontos que podiam ser melhorados no PE, como erros de digitação e reformulação das questões para melhor entendimento, bem como as possíveis relações que surgem a partir da aliança entre HM e TD com conexões para o uso do instrumento Octante Reflexivo, fazendo assim sua validação e refinamento. Mais ainda, dados extraídos de instrumentos como questionário, diário de campo, fotos e outros nos mostraram que os licenciandos perceberam uma possibilidade de uso da HM aliada a TD; compreenderam que a construção e manipulação do Octante Digital permitiu mobilizar conceitos como ponto, reta, semirreta, relação entre ângulos internos e externo de triângulos, bissetrizes, retas perpendiculares, e entre outros; também indicaram que o PE possa ser usado na graduação, educação básica; entre outros pontos que consideramos resultados desta pesquisa. Desta forma, esse estudo buscou contribuir na formação inicial de professores, bem como com pesquisas no âmbito da aliança entre HM e TD e o uso de Instrumentos Matemáticos.
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    Tese
    Uma análise epistemológica dos trabalhos de Lazare Carnot sobre geometria de e suas potencialidades para o ensino
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-16) Gonçalves, Francisco Djnnathan da Silva; Mendes, Iran Abreu; ; http://lattes.cnpq.br/4490674057492872; ; http://lattes.cnpq.br/4349221885144328; Powell, Arthur Belford; ; http://lattes.cnpq.br/3998471745530201; Pereira, Ana Carolina Costa; ; http://lattes.cnpq.br/1062497580478584; Morey, Bernadete Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229
    Este texto é resultante de uma pesquisa que objetivou analisar os fundamentos e os métodos que foram estabelecidos por Lazare Carnot em suas obras sobre geometria, com a intenção de identificar suas potencialidades didáticas para uma abordagem conceitual da geometria nos Ensinos Fundamental (Anos Finais) e Médio. Para alcançar as metas planejadas tomamos o aporte teórico relacionado aos conceitos de Saberes a ensinar e Saberes para ensinar, a partir de nossa reinterpretação de modo a identificar conceitos, métodos e abordagens epistêmicas emergentes da escrita de Carnot sobre geometria, bem como possíveis contribuições históricas e os desdobramentos para uso no ensino de matemática da atualidade sobre as construções geométricas na Educação Básica. Para tanto, fizemos um recorte temático na investigação, no âmbito de quatro publicações de Lazare Carnot, escritos entre 1800 e 1806, com o aparato da pesquisa documental, dos aspectos, direcionados à análise histórico-epistemológica, apoiada na análise de conteúdo. Dessa forma, a partir de uma interpretação analítica dos problemas descritos na referida geometria foi possível apontar potencialidades para uma abordagem didática integrada, desde as construções geométricas conectadas aos aspectos de generalização, modelos representativos na resolução de problemas e expressões de correlação entre figuras. E assim, pode-se oportunizar uma abordagem de ensino com possibilidade de diálogo entre história da geometria, conceitos geométricos e tecnologias da informação e comunicação.
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    Tese
    A criatividade matemática de John Wallis na obra Arithmetica Infinitorum: contribuições para ensino de cálculo diferencial e integral na licenciatura em matemática
    (2017-02-24) Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/4490674057492872; ; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; Morey, Bernadete Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; Silva, Carlos Aldemir Farias da; ; http://lattes.cnpq.br/7226908910873590; Noronha, Claudianny Amorim; ; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; Quaresma, João Cláudio Brandemberg; ; http://lattes.cnpq.br/3873561463033176; Fossa, John Andrew; ; http://lattes.cnpq.br/2466525106349625; Sad, Ligia Arantes; ; http://lattes.cnpq.br/1714140036102231
    A pesquisa que originou este texto de tese de doutorado teve como objetivo examinar de que forma as ideias de John Wallis, emergentes na obra Arithmetica Infinitorum, datada de 1656, apresentou inovações que podem contribuir para o encaminhamento conceitual e didático de noções básicas da componente curricular de Cálculo Diferencial e Integral, no curso de Licenciatura em Matemática. Nesse sentido, avaliamos o potencial pedagógico da referida obra para subsidiar o ensino de conceitos matemáticos, em particular as noções de integrais, com vistas ao melhoramento do entendimento dos estudantes acerca dessas ideias matemáticas, tratadas nos Cursos de Formação de Professores de Matemática. Por admitirmos que os alunos necessitam ampliar o número de trajetórias que levam ao desenvolvimento de uma ideia Matemática é que, neste trabalho, nos propusemos a responder a seguinte questão: como a exploração didática do exercício criativo de um matemático na história pode contribuir na abordagem pedagógica para o ensino de conteúdos de Cálculo e Análise na Licenciatura em Matemática? Para tal, apoiamo-nos em princípios de criatividade elaborados por Mihaly Csikszentmihalyi, que propôs um modelo para criatividade que leva em consideração o contexto social e cultural. Por considerarmos fundamental a explicação do ciclo do pensamento referente à invenção matemática, associamos a esses princípios os processos do Pensamento Matemático Avançado, proposto por Tommy Dreyfus, de modo que destacamos como esses processos se conectam com as noções de criatividade. Assim, formulamos um modelo para examinarmos a obra Arithmetica Infinitorum, indicando seus potenciais pedagógicos para subsidiar o ensino de conceitos matemáticos baseado em um caráter investigativo. De maneira que foi possível estabelecermos uma proposta de conexão entre conhecimento matemático desenvolvido historicamente por diferentes matemáticos e seus potenciais conceituais epistemológicos, com a possibilidade de ser implementada na ação do professor de Matemática formador de professores de Matemática, com vistas a desenvolver competências e habilidades para uma futura atuação do professor em formação.
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    Dissertação
    A educação financeira como disciplina eletiva no novo ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-24) Oliveira, Francisco José Marinho de; Lopes, Jaques Silveira; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; http://lattes.cnpq.br/1605698945852448; http://lattes.cnpq.br/5575266297595467; Assis, Márcia Maria Alves de; Duarte, Ronaldo César
    Diante de tantos desafios enfrentados na sociedade contemporânea, temos a questão das finanças. Durante a Pandemia ocorreram varias transformações sociais e entre elas a perda de emprego, os auxílios governamentais, a ampliação de mercados financeiros digitais, empresas falindo e outras crescendo. Aqueles que estavam organizados financeiramente sofreram menos durante todo o período da Pandemia, porem, os demais sofreram muito e tinham até que esperar auxílio do governo. Pensando numa melhor organização financeira para os estudantes e suas famílias a partir da escola, a nossa pesquisa tem como foco realizar um estudo sobre a Educação Financeira e Matemática para desenvolver uma proposta de sugestão ao de uma disciplina eletiva em Educação Financeira na 1ª serie do Ensino Médio. Para atingir o nosso objetivo, utilizamos o documento da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio em nosso país, dentre outras pesquisas realizadas no âmbito da Educação Financeira. Trazemos problemas relacionados a vida financeira cotidiana, bem como ferramentas matemáticas para auxiliar nas resoluções, sempre fazendo a interligação entre Educação e Matemática Financeira.
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    Dissertação
    Educação financeira: uma proposta para uma formação crítica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-11) Alves, Larissa Cristina; Cury, Fernando Guedes; https://orcid.org/0000-0002-2941-4456; http://lattes.cnpq.br/6258771568808939; http://lattes.cnpq.br/4883470917036899; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; Biotto Filho, Denival
    A Educação Matemática Crítica e a Educação Financeira vêm se destacando como temas frequentes nas pesquisas em Educação Matemática, ambas propõem reflexões sobre os conteúdos de matemática do Ensino Básico e suas formas de apresentação em sala de aula. Dessa forma, esta pesquisa surgiu a partir de uma inquietação com os temas presentes no Ensino de Matemática e com a percepção de uma dicotomia entre a matemática ensinada em sala de aula e aquela utilizada no cotidiano. Diante disso, foi possível perceber que a Educação Financeira ganha papel de destaque por promover um letramento financeiro por meio de uma conscientização em relação às finanças. Neste trabalho, discutiremos como o ensino envolvendo Educação Financeira pode se beneficiar das ideias da Educação Matemática Crítica e apresentaremos um relato de uma intervenção em sala de aula sobre Educação Financeira, inspirada nos cenários para investigação propostos por Skovsmose (2000), com uma sequência de três atividades sobre métodos de compra. Dessa maneira, buscamos responder à seguinte questão foco: Quais reflexões são produzidas por alunos do Ensino Médio, ao longo da aplicação de uma sequência de atividades, que propiciam cenários para investigação envolvendo Educação Financeira? Os alunos participantes da pesquisa tiveram seus backgrounds e foregrounds investigados por meio de diálogos e atividades desenvolvidas durante todas as aulas da disciplina eletiva sobre Educação Financeira, em uma escola de ensino médio pública, que foi cenário para esta pesquisa.
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    Tese
    Ensino e aprendizagem de Geometria na perspectiva da teoria de objetivação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-10-28) Justino Júnior, Pedro; Morey, Bernadete Barbosa; https://orcid.org/0000-0003-3253-0383; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; Radford, Luís; Lopes, Maria Maroni; Nobre, Sérgio Roberto; Gomes, Severino Carlos
    O presente estudo, intitulado Ensino e Aprendizagem de Geometria na perspectiva da Teoria da Objetivação, procura trazer algumas respostas sobre questões de caráter epistemológico e metodológico, nesta ordem: Como a Teoria da Objetivação pode subsidiar a elaboração de uma proposta de ensino e aprendizagem da Geometria Euclidiana no curso de formação de professores na Uni Púnguè (Moçambique)? A pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na linha de pesquisa “Cultura, Epistemologia e Educação em Ciências e Matemática”. Tem como finalidade: apontar os parâmetros essenciais para desenhar uma proposta de ensino e aprendizagem de Geometria, fundamentada na Teoria da Objetivação (TO), no curso de formação de professores de Matemática (Licenciatura em Matemática), na Universidade Púnguè, em Moçambique. Assim sendo, a pesquisa é de natureza teórica e a metodologia construída está assente na Teoria da Objetivação de Luís Radford. Partindo do programa da Geometria Euclidiana, já em voga na Uni Púnguè, e de documentos moçambicanos sobre o currículo da Geometria Escolar, fiz a primeira aproximação do currículo do curso de Geometria proposto. À medida que o referencial teórico da TO foi se constituindo como pilar e bússola de meus estudos, tanto nos aspectos didáticos como pedagógicos e epistemológicos, tive de rever o currículo do curso. As atividades de sala de aula seguem as recomendações da TO, permitindo que o processo de ensino e aprendizagem agregue ao mesmo tempo um conjunto organizado de princípios teóricos, uma metodologia e algumas questões paradigmáticas de investigação. Tendo a visão da TO sobre o ensino e aprendizagem de matemática revelado a necessidade de incluir questões de Etnomatemática e História da Matemática no currículo do curso de Geometria para futuros professores de Matemática. Portanto, concluo que a TO, pode oferecer aos professores que ensinam e aprendem Geometria em formação inicial e/ou continuada oportunidades para pensar, dialogar e produzir reflexões úteis para a continuação da atividade docente. Então, recomendo a divulgação da TO para os colegas professores e alunos em Moçambique, com o intuito de que possam fortalecer as práticas na sala de aula e não só.
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    Dissertação
    Estudo das cônicas: uma proposta didática com uso de GeoGebra para o Ensino Médio
    (2017-08-31) Severiano, Thiago Pardo; Ferreira, Débora Borges; http://lattes.cnpq.br/8894486682278789; http://lattes.cnpq.br/7895416695297288; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; Freitas, Joaquim Elias de; http://lattes.cnpq.br/6051109030233375
    Este trabalho tem o objetivo de abordar o conceito de cônicas, suas deduções, caracterizações e representações gráficas. Está dividido em três capítulos. No primeiro capítulo serão abordados o contexto histórico de cônicas e a dedução da sua equação geral. No capítulo seguinte, abordaremos a caracterização das cônicas a partir da equação geral e defiiremos uma cônica por 5 pontos dados. O último capítulo apresenta sugestões de aulas sobre cada tipo de cônica, com construções no GeoGebra.
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    Dissertação
    Um estudo das relações entre os lados e os ângulos de um triângulo, inseridas em uma carta escrita por al-Biruni, com direcionamentos à formação do professor de matemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-23) Souza, Francisco Neto Lima de; Sousa, Giselle Costa de; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; https://orcid.org/0000-0003-0213-4179; http://lattes.cnpq.br/1300121866958282; http://lattes.cnpq.br/5879049059825469; Pereira, Ana Carolina Costa; Saito, Fumikazu
    Centrado no estudo da história da matemática (HM), precisamente na história da matemática islâmica do período medieval, este trabalho teve como base para sua elaboração um documento escrito por al-Biruni, no século XI, que carrega em seu âmago uma saudação inicial, cinco demonstrações sobre algumas relações entre lados e ângulos em triângulos na esfera e no plano e uma saudação final. A partir do estudo desse documento e da seleção do nosso objeto de pesquisa, que corresponde a primeira demonstração da carta, consideramos a proposição de uma interface entre história e ensino por meio da aliança entre HM e tecnologias digitais (TD) via investigação matemática (IM). A presente dissertação foi norteada pela seguinte interrogação: como os conhecimentos matemáticos, mobilizados pelo estudo da carta de al-Biruni, podem ser usados para uma articulação entre HM e ensino via aliança na formação de professor? Almejando responder tal questionamento, temos como objetivo geral desenvolver uma articulação entre história da matemática e ensino direcionada à formação de professores de matemática. Ressaltamos que no contexto dessa pesquisa, foram combinamos procedimentos metodológicos e instrumentos de coleta distintos para compor os dados, são eles: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa-ação, questionários semiestruturados, fotografias, diário de campo, filmagens, gravações e os registros dos participantes nas atividades propostas com o Produto Educacional. Como resultado, apresentamos um Produto Educacional refinado, a partir de uma aplicação que foi realizada no âmbito do componente curricular Didática da Matemática I do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
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    Tese
    Um estudo histórico acerca de métodos de resolução de equações diferenciais: método das separáveis e método das lineares
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-03) Nascimento, Anna Karla Silva do; Mendes, Iran Abreu; https://orcid.org/0000-0002-5036-8765; http://lattes.cnpq.br/1354334181468522; Morey, Bernadete Barbosa; https://orcid.org/0000-0003-3253-0383; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; Gonçalves, Francisco Djnnathan da Silva; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; Sousa, Giselle Costa de; Moura, Roseli Alves de
    Este trabalho doutoral tem como objeto de pesquisa uma busca pelo desenvolvimento dos métodos de resolução de Equações Diferenciais, propostos por Gottfried Wilhelm Von Leibniz (1646 –1716), Christiaan Huygens (1629-1695), Jakob Bernoulli (1655- 1705) e Johann Bernoulli (1667-1748), em meio às correspondências trocadas por esses estudiosos e/ou em suas publicações nas Actas Eruditorum, na última década do século XVII. Desse modo, procura responder à questão: Quais foram os métodos de resolução de Equações Diferenciais desenvolvidos por Huygens, Leibniz e os irmãos Bernoulli para solucionar problemas que provocaram o desenvolvimento de estudos das matemáticas, posteriormente? Diante dessa indagação, tem-se como objetivos analisar problemas que formaram a constituição de modelos e soluções para Equações Diferenciais, como um conhecimento matemático do campo do Cálculo Diferencial, de modo a identificar e explicar suas potencialidades conceituais e didáticas para o ensino desse assunto no curso de Matemática da atualidade. Para esse propósito, utilizamos a abordagem metodológica qualitativa, com o recurso da análise de conteúdo, proposta por Bardin (2016), para investigar informações de fontes primárias exploradas no decorrer do texto, além de tecer comentários sobre o contexto histórico do século XVII. Nesse caminho, apontamos estudiosos responsáveis por tais trabalhos no período histórico examinado, com suas respectivas problemáticas. Finalizamos com algumas sugestões e encaminhamentos que podem ser explorados em sala de aula durante a disciplina de Equações Diferenciais (ou nomenclaturas que abordem o assunto) e/ou em História da Matemática. Com isso, defendemos a tese de que essa análise histórica e sociocultural das Equações Diferenciais e seus métodos de resolução pode oferecer insights sobre o desenvolvimento da Matemática e suas aplicações práticas. Bem como que a observação de padrões pode ser utilizada no ensino de Equações Diferenciais, promovendo o entendimento histórico e o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem mais eficazes. Concluímos que esta pesquisa pode contribuir com o ensino de Equações Diferenciais ordinárias, no que tange ao trabalho investigativo da temática.
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    Tese
    Um estudo histórico-epistemológico e matemático do Tratado Aritmético de al-Khwarizm
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Albuquerque, Suziê Maria de; Morey, Bernadete Barbosa; https://orcid.org/0000-0003-3253-0383; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; http://lattes.cnpq.br/0591544931701409; Mendes, Iran Abreu; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; Pereira, Ana Carolina Costa; Saito, Fumikazu
    Este trabalho constitui um estudo histórico-epistemológico e matemático da obra de al-Khwarizm, escrita no início do século IX, em Bagdá. A obra discorre sobre o sistema decimal posicional usado pelos indianos, o seu conteúdo começa apresentando os algarismos e a sua regra de escrita para formar os números e continua mostrando os algoritmos das operações aritméticas; em suma, é um manual para os que querem aprender a aritmética indiana. No decorrer de nosso estudo, referimo-nos à obra como Tratado Aritmético de al-Khwarizm. Não se tem notícia do texto árabe original e a obra conservou-se apenas em um manuscrito em latim, datado do século XIV, conservado e catalogado na Biblioteca da Universidade de Cambridge, sob o número I.i.6.5. O manuscrito de Cambridge foi traduzido para a língua russa por A. P. Yushkiévitch e, da tradução russa de Yushkiévitch (1983), fizemos uma tradução para o português, a fim de ser usada em nosso estudo. Adotando-se uma perspectiva historiográfica que contextualiza os saberes do passado em seu tempo e espaço de elaboração, analisamos o Tratado Aritmético de al-Khwarizm com foco nos algarismos e nos algoritmos utilizados pelo autor na obra. Para tanto, realizamos um detalhado estudo bibliográfico-documental composto pela leitura, tradução e compreensão dos procedimentos do documento principal, o Tratado Aritmético de al-Khwarizm e, a partir disso, foram elencados os elementos contextuais da obra que precisavam ser aprofundados. Realizamos o estudo histórico epistemológico e matemático do Tratado e concluímos que, apesar de o sistema de numeração decimal e posicional apresentado por al-Khwarizm ter características em comum com o sistema de numeração moderno, os algoritmos de cálculo se diferem devido às condições materiais e aos saberes disponíveis na época no oriente próximo.
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    Dissertação
    Exploração de medidas descritivas na plataforma digital do IBGE sob o olhar da educação estatística
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-28) Silva, Gisalmir Nascimento da; Lopes, Jaques Silveira; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; ; ; ; Fernandes, Alcione Marques; ; Pereira, Edgar Silva;
    A estatística está presente em várias notícias transmitidas pelos mais diversos meios de comunicação. Seja por TV, rádio, jornais, revistas, ou redes sociais, a informação ganha força com o apoio dessa área e pode influenciar, manipular ou embasar as decisões que uma sociedade precisa tomar em qualquer situação. No Brasil, o ensino de Estatística na Educação Básica foi reforçado quando inseriu-se, formalmente, já na década de 90, em documentos oficiais que traziam novas diretrizes, que foi o que ocorreu com a publicação dos PCN’s. Com essa inserção, surgem as dificuldades no ensino dessa disciplina e, por conseguinte, as necessidades de se estudar e refletir acerca dos processos de ensino e aprendizagem em Estatística culminando no campo de atuação pedagógica intitulado Educação Estatística. Este trabalho visa discutir a Estatística e a Educação Estatística na Educação Básica fazendo uma conexão desse conteúdo com três aspectos pesquisados nesse campo de atuação - a Literacia, o Pensamento e o Raciocínio Estatístico. Nesse sentido, como resultado dessa pequisa, foi desenvolvido um produto educacional composto por: um manual de orientação e uma sequência de atividades. O manual é destinado para professores da Educação Básica, com o intuito de explorar o ambiente virtual da plataforma do IBGE no que se refere a coleta de dados e o estudo da Estatística considerando os três aspectos já mencionados. A sequência de atividades foi elaborada para aplicação com estudantes da Educação Básica, em ações de pesquisa e de coleta de dados, que potencializem a compreensão das medidas de tendência central e de dispersão para resumir dados a partir dos dados coletados, além de ações de interpretação de medidas resumo, por meio da plataforma do IBGE.
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    Dissertação
    Explorando operações: o uso do Construct 3 para produção de jogos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-21) Souza, Adriano Marques de; Duarte, Ronaldo César; Borjas, Santos Demetrio Miranda; http://lattes.cnpq.br/0322664441555339; http://lattes.cnpq.br/8128192359735977; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; Assis, Márcia Maria Alves de
    Este trabalho propõe uma metodologia de ensino para a aprendizagem de matemática utilizando o jogo ”Explorando Operações”, que envolve o cálculo das quatro operações básicas. A proposta para aplicação do jogo é realizada de maneira gamificada, inserida em uma sequência didática estruturada. Esta proposta surge como resposta aos baixos índices de proficiência em matemática no ensino básico, enfatizando a validade das metodologias ativas como uma alternativa eficaz de ensino para os estudantes. O trabalho apresenta a engine1 Construct 3 como uma ferramenta para a produção de jogos educativos ou como uma proposta de atividade pratica com os alunos. Além disso, e relatada uma experiência bem-sucedida de utilização do Construct 3 em sala de aula, demonstrando os benefícios e a eficácia desta abordagem no processo de ensino-aprendizagem.
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    Dissertação
    Geometria e números construtíveis: história e prática
    (2018-10-23) Souza, Gibran Medeiros de; Lopes, Jaques Silveira; ; ; Medeiros, Francisco Batista de; ; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; ; Pereira, Marcelo Gomes;
    Este trabalho tem como maior objetivo a busca pela valorização de práticas básicas e fundamentais como o uso de régua e compasso em sala de aula. Algo tão negligenciado em várias de nossas escolas quase sendo abolido de vários currículos escolares. O uso da régua e compasso em sala de aula nada mais é que a forma mais concreta e visual do aluno ver como pode-se construir formas complexas geométricas e construir segmentos de retas com devidas medidas a partir de um segmento pré-fixado anteriormente como unidade. As demonstrações das construções também é de extrema relevância para o aprofundamento do conteúdo. Então é bem-vindo que o aluno saiba alguma fundamentação da geometria plana como semelhança de triângulos, teorema de Pitágoras, potência de ponto, teorema de Tales, etc. O trabalho em si também não exclui o uso do programa poderosíssimo do GeoGebra. Na verdade, a junção da régua e compasso com o GeoGebra seria o ideal em sala de aula. O trabalho é dividido em três partes: A primeira parte são construções básicas como realizar transferência de ângulos, soma a subtração de ângulos, traçar a bissetriz de um ângulo dado e construir a mediatriz de um segmento dado entre outras. A segunda parte é a inscrição de polígonos regulares dado uma circunferência dada com as devidas justificativas. A terceira parte é a construção dos números racionais.
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    Dissertação
    Jogo digital BomberPick: uma proposta para o ensino-aprendizagem do Teorema de Pick
    (2020-04-13) Almeida Júnior, Francisco Erivan de; Pereira, Marcelo Gomes; ; ; Lima, Annaxsuel Araújo de; ; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira;
    Com o advento das tecnologias digitais surgem os chamados nativos digitais, pessoas que nasceram e cresceram na era digital e, portanto, representam grande parte do público escolar. E como os nativos digitais aprendem? Uma das formas é por meio de tecnologias digitais, incluindo os jogos digitais ou eletrônicos, os quais podem ser aliados no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, o jogo digital BomberPick foi criado com o propósito de auxiliar a compreensão do Teorema de Pick, de forma lúdica e prazerosa. Este trabalho abordará a biografia de George Alexander Pick, apresentará o Teorema de Pick e sua demonstração, discutirá sobre a utilidade e importância de jogos digitais no contexto educacional e, por fim, proporá o game BomberPick.
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    Dissertação
    O jogo senha e o princípio fundamental da contagem: uma aplicação no ensino médio
    (2018-05-30) Silva, Eriky César Alves da; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; ; ; Lopes, Jaques Silveira; ; Assis, Márcia Maria Alves de;
    Esta dissertação apresenta uma abordagem do jogo Senha para uma turma de segunda série do Ensino Médio, no Laboratório de Matemática da Escola Estadual de Tempo Integral Winston Churchill, do ano de 2017. Para isso, apresentaremos o contexto do professor, da escola e dos alunos. Exporemos a fundamentação teórica, a história, as regras, as versões do jogo Senha e o conteúdo matemático utilizado nessa aplicação, o Princípio Fundamental da Contagem. Por fim, mostraremos como foram feitos o planejamento e a execução da atividade, finalizando com uma discussão sobre o questionário aplicado para os estudantes. Para a construção desse trabalho, foram feitas pesquisas bibliográfica, documental e experimental. Como sugestão, uma lista de exercícios é proposta aos professores, com questões que abordam o conteúdo do Princípio Fundamental da Contagem, extraídas, principalmente, do Exame Nacional do Ensino Médio, da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e do livro didático da segunda série do Ensino Médio, dos autores Gelson Iezzi et al., do ano de 2016, Matemática: ciência e aplicações. Verificou-se que trabalhar com jogo em sala de aula é importante e interessante, pois faz com que o estudante compreenda melhor o conceito abordado em sala, mesmo que o jogo ocorra antes ou depois da apresentação desse conceito, além de gerar outras habilidades nesse sujeito, e também possibilita ao professor uma aula diferente do tradicional quadro e giz, saindo da rotina diária que há muito tempo vem tomando conta das nossas salas de aula.
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    Dissertação
    Matemática recreativa de Kaprekar na educação básica
    (2020-03-25) Silva, Arthur Henrique da; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; ; ; Pereira, Edgar Silva; ; Lopes, Jaques Silveira; ; Assis, Márcia Maria Alves de;
    O presente texto tem como tema central a Matemática Recreativa. Logo, procuramos expor o que alguns matemáticos falam sobre sua definição, destacar a sua importância para o âmbito escolar e como ela apareceu ao longo da história. Também abordaremos grandes nomes da Matemática Recreativa, como Martin Gardner, o principal nome da Matemática Recreativa no mundo. E aqui no Brasil, falaremos de Malba Tahan e sua contribuição para a Matemática Recreativa. Em uma das publicações feita por Martin Gadner, ele aponta um matemático indiano chamado Kaprekar. E justamente este matemático indiano que iremos destacar no nosso trabalho. Contaremos um pouco sobre sua história, passando pela infância, adolescência, até a sua fase adulta. Destacaremos o contexto histórico e geográfico em que ele vivia na época e abordaremos suas duas pesquisas mais conhecidas: A Constante de Kaprekar e os Números de Kaprekar. O nosso principal enfoque matemático será os Números de Kaprekar, adotamos a forma como o Iannucci (2000) demonstra a dinâmica do número em seu artigo. Mas para poder fazer toda a abordagem matemática contida nos Números de Kaprekar, juntamente com o artigo do Iannucci (2000), dedicaremos um espaço da dissertação para poder explanar a matemática contida no trabalho, que brasicamente é Aritmética. Na nossa pesquisa ultilizaremos as ideias de Chaquiam e Mendes (2016) para explorar a História de Kaprekar e como resultado propomos um produto educacional que aborda a Matemática Recreativa associada a História da Matemática. Esse produto educacional é um livreto de atividades para ser ultilizado em sala de aula por professores do Ensino Fundamental II.
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    Dissertação
    Metodologias ativas: a sala de aula invertida aplicada ao ensino de trigonometria
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-27) Barros, Rosângela Alves de Aquino; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; ; ; http://lattes.cnpq.br/7622262464383012; Santana, Fagner Lemos de; ; Silva, Élida Alves da;
    Neste trabalho, abordaremos o uso da sala de aula invertida no ensino de trigonometria tendo em vista que nas aulas tradicionais tanto os alunos encontram problemas em entender o conteúdo como os professores também possuem dificuldades em compartilhar esse conteúdo e encontrar meios de facilitar a compreensão da matéria por parte dos alunos. A trigonometria é um dos assuntos que os alunos enfrentam maior dificuldade durante o ensino médio e por conta disso muitos criam barreiras para seu aprendizado. Sendo assim, através da utilização das metodologias ativas de ensino, como por exemplo a sala de aula invertida, podemos assim como a própria metodologia diz inverter a situação e tentar diminuir as dificuldades que os alunos encontram na disciplina de matemática, em especial na trigonometria. O trabalho tem como objetivo ajudar os professores desta disciplina no âmbito de auxiliar em sua prática trazendo um produto educacional para o ensino de matemática utilizando a metodologia ativa da sala de aula invertida. Além disso, o trabalho também trará um relato de uma experiência de aplicação de sala de aula invertida durante o ensino remoto emergencial no ano de 2020 durante a pandemia do coronavírus e um produto educacional que surgiu a partir dessa experiência.
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    Dissertação
    Metodologias ativas: propostas pedagógicas no ensino de matemática
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-28) Silva, Alexandre Kenyson Oliveira da; Silva, Esteban Pereira da; https://orcid.org/0000-0001-9002-4919; http://lattes.cnpq.br/8085933568620489; http://lattes.cnpq.br/2542816167596349; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; Clemente, Rodrigo Genuino
    Neste trabalho, abordaremos as Metodologias Ativas como Propostas Pedagógicas no Ensino de Matemática. Diante da desmotivação evidente dos alunos nas aulas convencionais e das dificuldades no ensino/aprendizagem da disciplina, indicamos a exploração de caminhos que levam em consideração a atual dinâmica educacional, considerando a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como parte inerente e que desempenha um papel fundamental. Este trabalho tem por objetivo auxiliar os professores de matemática a enfrentarem os desafios da atualidade, oferecendo suporte em sua prática, ao apresentar as metodologias ativas como uma abordagem revitalizadora, combinada com estratégias de comunicação e informação. Isso permite a oferta de intervenções concretas no processo de ensino/aprendizagem do qual enfatizamos a importância do engajamento ativo dos alunos nesse cenário transformador, fornecendo propostas práticas para tornar a educação matemática mais acessível e estimulante.
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    Dissertação
    Motivações matemáticas por meio de resolução de problemas de probabilidade geométrica
    (2017-11-29) Silva, Antonio Roberto da; Lopes, Jaques Silveira; http://lattes.cnpq.br/1605698945852448; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; Freitas, Joaquim Elias de; http://lattes.cnpq.br/6051109030233375
    Alicerçado em uma abordagem diferenciada, expondo cenários históricos, com ênfase nos conceitos essenciais de Probabilidade e de Geometria admissíveis no Ensino Médio, além de esclarecimentos teóricos aprofundados e resoluções de problemas motivadores de probabilidade geométrica, o presente trabalho tem por objetivo fazer uma conexão entre o binômio probabilidade e geometria no sentido de abordar determinados teoremas da geometria euclidiana plana, analítica e espacial, resolvendo problemas – que não são poucos – de probabilidade, utilizando somente a sua definição clássica. A abordagem é uma via de mão dupla, pois possibilita a interação entre os temas supracitados, facilitando e estimulando de modo concreto e prático a compreensão e aprendizagem dos temas estudados. Em função do ensinamento dessa temática, propõe-se potencializar sua aprendizagem com recursos resolutivos realmente funcionais e motivadores, uma vez que, devido a necessidade de possuir amplo conhecimento em vários âmbitos educacionais, o estudo de Probabilidade se torna um tópico imprescindível nas diversas áreas da engenharia, na medicina, administração, e, inclusive, no dia-a-dia.
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    Dissertação
    Pontos notáveis de um triângulo e geometria das provas do ENEM com o geogebra
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-13) Costa, Adriano de Andrade; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; Lopes, Jaques Silveira; http://lattes.cnpq.br/1605698945852448; Bezerra, Maria da Conceição Alves; http://lattes.cnpq.br/7049377093050808
    O foco principal deste trabalho é investigar a construção e a análise dos pontos notáveis de um triângulo (baricentro, incentro, circuncentro e ortocentro), explorando-os com o auxílio do GeoGebra Classic para tornar o aprendizado mais intuitivo. Além disso, busca-se resolver questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) utilizando o software, com o objetivo de facilitar a compreensão dos problemas sem recorrer a cálculos complexos, por meio de uma abordagem visual. O estudo também discute a relevância do uso de tecnologias digitais na educação básica, conforme previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e ressalta o papel do professor na integração dessas ferramentas ao processo de ensinoaprendizagem. O GeoGebra apresenta-se como um recurso valioso para explorar conceitos matemáticos como congruência, semelhança e propriedades dos triângulos, promovendo uma aprendizagem mais significativa e acessível aos alunos. O objetivo geral é investigar como a tecnologia pode contribuir para a compreensão de conceitos matemáticos, promovendo um aprendizado mais dinâmico, visual e atrativo no ensino da matemática.
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