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Navegando por Autor "Mendes, Sarah de Lima"

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    TCC
    A importância da afetividade no desenvolvimento da criança: relatos de uma experiência na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-05) Rodrigues, Juliana da Silva; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Mendes, Sarah de Lima
    Este relato reflexivo foi produzido a partir das experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado numa turma de Educação Infantil, na Escola Lápis de Cor, localizada no bairro Lagoa Nova, em Natal-RN. Parte-se da compreensão de que o estágio contribui para a formação docente ao propiciar a reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem e essas relações (PIMENTA; LIMA, 2004). Nesse sentido, utiliza-se como estratégia metodológica o recurso das narrativas e/ou relatos autobiográficos (JOSSO, 2004; SOUZA, 2006), com o intuito de refletir sobre o processo de formação que percorrido durante o estágio supervisionado. Assim, discorre-se brevemente sobre a trajetória de (auto) formação, sobre a atuação no estágio diante da proposta de se conceber um planejamento aberto para trocas de saberes e experiências entre professor e alunos, levando-se em consideração, sobretudo, a importância da afetividade nesse processo. Com isso, enfatizam-se as contribuições de Henri Wallon para o campo educacional no que concerne às relações intrínsecas entre afetividade e cognição, além de se considerar o desenvolvimento psíquico da criança como algo movido por uma interação entre fatores biológicos e sociais. Essa concepção norteou as experiências do estágio, que, de certa forma, conseguiram superar muitos desafios apresentados inicialmente pela turma da educação infantil.
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    TCC
    Atuação pedagógica no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-05) Amaral, Micaele Saldanha Toscano do; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Mendes, Sarah de Lima; Ribeiro, Cynara Teixeira
    Este artigo apresenta conceitos e situações inerentes a atuação do profissional de pedagogia no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O objetivo da pesquisa busca investigar sobre as contribuições da atuação do pedagogo nesse âmbito, descrevendo e analisando as ações educativas que permeiam as práticas pedagógicas, e expondo aspectos educacionais que estão ligados aos cuidados de vulnerabilidades dos indivíduos. Tais teorias na forma como serão mostradas aqui, ganham relevância em face das instituições que cuidam do bem-estar social das pessoas representarem espaços importantes utilizados para vivências e práticas educativas. Cuidados sociais básicos aplicados em conjunto com as questões educacionais, e aliados as práticas pedagógicas, serão abordados neste estudo dando ênfase aos aspectos críticos exigidos para construção de uma nova perspectiva no processo de ensino-aprendizagem. Para se ter uma melhor compreensão do estudo, o presente trabalho utilizou pesquisa bibliográfica e documental, tendo como principais fontes: livros, artigos e documentos oficiais do governo federal que preconizam sobre educação e assistência social, para que se possa obter maiores informações sobre o assunto. Em visita a uma unidade do CRAS, foram coletados dados através de entrevista semiestruturada, realizada com uma pedagoga que atua na instituição. Dessa forma, todo o aporte teórico serviu como base para a análise qualitativa sobre o campo de atuação do pedagogo no âmbito do CRAS, espaço não-formal de ensino em que as práticas não escolares são vistas como grandes aliadas na questão da mobilidade e transformação social.
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    TCC
    A banalização da violência na escola: um estudo de caso em um CMEI da zona sul de Natal-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-14) Gusmão, Arícia Medeiros de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Mendes, Sarah de Lima; Teixeira, Cynara Ribeiro
    O presente trabalho cosiste em um relato de prática educativa referente ao Estágio Supervisionado na Formação de Professores I com uma turma do nível IV (4-5 anos) em um Centro Municipal de Educação Infantil de Natal-RN, tendo como finalidade trabalhar os Direitos Fundamentais da Criança, com descrição detalhada das atividades desenvolvidas, bem como os referenciais bibliográficos usados para elaboração e discussão teórica desta prática, são eles: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), teorias de Paulo Freire (2014, 2015, 2015) o conteito de contexto de Urie Bronfenbrenner (2011), além dos documentos oficiais que normatizam a educação brasileira: Base Nacional Comum Curricular (2017), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil(2009) e Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998). O desenvolvimento deste trabalho dividido em três pontos principais: discussão sobre o projeto de intervenção, violação de direitos da criança e a banalização da violência no contexto escolar.
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    Livro
    Banho de grude
    (2023-12-08) Ferreira, Beatriz Marques; Mendes, Sarah de Lima; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira
    O livro Banho de Grude é um convite para adentrar em um universo estético de beleza, criatividade e ludicidade das crianças do Centro Infantil Dona Liquinha Alves. É por meio de lentes – teóricas e de uma câmera digital – que as autoras, a partir de um conjunto de 41 fotografias, nos revelam concepções de crianças, infâncias, funções e trabalho pedagógico na Educação Infantil. É uma obra que contribui para reduzir a perspectiva adultocêntrica sobre as crianças e suas infâncias, possibilitando enxergar o mundo, interações e experiências a partir das crianças, de suas perspectivas. São as fotografias e suas sequências, junto com os textos das crianças, que deslocam nossos prismas de adultos e nos colocam mais próximos dos prismas das crianças. Em que outra óptica – que não a das crianças – seria possível tomar banho de/na areia? O livro é a própria materialização do respeito por princípios estéticos (valorização da sensibilidade, da criatividade e da ludicidade), éticos (valorização da autonomia, do meio ambiente e da singularidade) e políticos (exercício da criticidade) promulgados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.
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    TCC
    Brincadeiras de quintal: os direitos das crianças e a relação com a natureza na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) França, Maria Priscila Rodrigues de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Mendes, Sarah de Lima; https://lattes.cnpq.br/7034873004544346; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Mendes, Sarah de Lima; Calixto, Thayanne Guilherme
    A consolidação da Educação Infantil como direito social das crianças no Brasil, reconhecida pela Constituição Federal de 1988, resultou de movimentos comunitários de redemocratização protagonizados por mulheres e trabalhadores, os quais estabeleceram o dever do Estado com a educação. Apesar dos avanços legais relacionados aos direitos das crianças, observa-se uma crescente inserção em rotinas escolares urbanas que as afastam do ambiente natural. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo investigar o papel do projeto “Quintais Brincantes” na Educação Infantil das crianças atendidas pelo CIM Liquinha Alves, em Parnamirim/RN. Teoricamente, o estudo fundamenta-se nas contribuições de Horn (2022), Louv (2016), Piorski (2016), Tiriba (2023) e Vigotsky (2007). Metodologicamente, adota-se uma abordagem qualitativa (Minayo, 2008), com um estudo de caso (Godoy, 1995) e pesquisa bibliográfica (Gil, 2008), desenvolvida de forma crítica e reflexiva. Os resultados evidenciam que o projeto promove o direito de brincar e o desenvolvimento integral das crianças, valorizando o aprendizado por meio da exploração dos elementos naturais. O estudo reforça a relevância do contato com a natureza para o desenvolvimento infantil.
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    TCC
    Contação de histórias para bebês e crianças bem pequenas: um relato de experiência na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-06) Paiva, Ana Beatriz Fernandes de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Vieira, Giane Bezerra; Mendes, Sarah de Lima
    O presente trabalho configura-se como um relato de experiência, com foco nas atividades vivenciadas durante o componente curricular obrigatório Estágio na Educação Infantil, realizado no segundo semestre de 2022 em uma escola pública municipal situada na cidade de Natal/RN. Este estágio foi desenvolvido em uma turma de Berçário II, composta por crianças bem pequenas. O objetivo principal deste estudo é apresentar e analisar as experiências obtidas, especialmente no que tange à prática da contação de histórias, que foi incorporada como uma atividade permanente na rotina das crianças pela professora regente. Este relato visa refletir sobre a importância da contação de histórias no desenvolvimento infantil, alinhando-se aos documentos oficiais que orientam a Educação Infantil, como a Base Nacional Comum Curricular (2017), as Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Infantil (2009) e o Referencial Curricular para a Educação Infantil (1998), e às teorias apresentadas pelas autoras Sônia Kramer (2011, 2007, 2005, 1994) e Fanny Abramovich (2009). Estas autoras destacam a relevância da leitura e da narração de histórias desde os primeiros anos de vida, evidenciando como tais práticas contribuem significativamente para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. A contação de histórias, conforme discutido, não só promove o desenvolvimento da linguagem e da comunicação, mas também estimula o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas. O relato de experiência busca ressaltar como a contação de histórias, ao ser integrada de maneira consistente na rotina das crianças, reforça a importância desse recurso pedagógico para o desenvolvimento integral dos pequenos. Os resultados obtidos demonstram que a prática contínua da narração de histórias contribui para o enriquecimento do ambiente de aprendizagem e favorece o crescimento emocional e intelectual das crianças, promovendo uma abordagem educacional mais completa e eficaz.
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    TCC
    Criança e infância: uma construção histórica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-07-05) Jácome, Paloma da Silva; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Mendes, Sarah de Lima; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Mendes, Sarah de Lima
    O presente trabalho orienta-se na perspectiva da História social da infância e da criança, cujo tema entrelaçasse entre criança, infância e políticas públicas, apontando as concepções históricas da criança e suas infâncias. A preocupação com esse assunto surge da necessidade de investigar a origem dos conceitos levando em conta o contexto produção e suas relações sociais, históricas, culturais, políticas e econômicas, correlacionando com as políticas de assistência e educação à infância brasileira. Sendo assim, temos como finalidade, analisar as diferentes concepções de criança presentes nas políticas públicas brasileira para a infância, com base nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Para atingir os objetivos do estudo, foram realizadas leituras exploratórias, seletivas, analíticas e interpretativas de textos e documentos. Assim, utilizamos de uma pesquisa de cunho bibliográfico alicerçados nos estudos sobre a infância: Ariès (1981), Heywood (2004), Kuhlmann. Jr (2004), Sarmento (2007), e Kramer com o estudo sobre as políticas educacionais. E como aporte documental, na analisamos a Constituição Federal (Brasil,1988), Estatuto da Criança e Adolescente (ECA,1990), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 4024/61, 9394/96), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998, 2002) e Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (DCNEI,2009,2010). Concluindo assim, que a interpretação que a sociedade faz sobre a concepção que se há da criança e infância, contribui para a formulação de políticas públicas educacionais, permitindo compreender a inserção da Educação Infantil no sistema educacional brasileiro.
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    Tese
    A criança pela lente da fotografia: representações e culturas no jardim de infância modelo de Natal (1953-1965)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-24) Mendes, Sarah de Lima; Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de; Paiva, Marlucia Menezes de; ; ; ; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; ; Nascimento, Jose Mateus do; ; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; ; Stamatto, Maria Ines Sucupira; ; Momo, Mariangela;
    Durante muito tempo a história da criança e a infância foi considerada a história dos sujeitos excluídos socialmente, ocasionando um processo de ocultação, definida por Sarmento (2007) de “invisibilidade” social da infância. A modernidade faz emergir a necessidade de se conhecer a criança e suas necessidades, assegurando o seu lugar social. O presente estudo tem por objetivo analisar as representações de crianças e infâncias nas imagens fotográficas produzidas no e pelo Jardim de infância Modelo de Natal, em meados de 1953 a 1965. A fotografia escolar constitui-se em instrumento de visibilidade social e no texto discute-se a sua presença na produção da identidade cultural do Jardim de Infância Modelo de Natal. Assim, a análise centra-se nas representações de crianças e infâncias em contexto escolar, partindo de uma perspectiva cultural. Defende-se a fotografia como um documento, rico em informações e que releva múltiplos significados sociais e culturais; e ao mesmo tempo, um monumento, que projeta socialmente imagens representativas de uma concepção de criança construída num cenário educativo e da constituição de uma cultura infantil escolar. Para aprofundamento teórico acerca da Infância, utiliza-se: Farias, Kuhlmann, Freitas, Sarmento, Gouvea, Corsaro. Quanto à leitura fotográfica, destacamos: Kossoy, Dubois, Leite, Ciavatta e Mauad. No contexto da realidade educativa privilegiamos: Kramer, Kishimoto, Souza, Benconstta, Saviani. O corpus documental é composto de fotografias arquivadas no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy de Natal e acervo pessoal. Já as Mensagens Governamentais, a Legislação (Leis e Decretos), Jornais e entrevistas, auxiliam na contextualização da época. Por fim, percebe-se que há a produção de uma cultura para a infância, alicerçada em diferentes discursos e práticas que motivam os modos de ser e viver a infância.
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    TCC
    Despertando o olhar: a fotografia e suas possibilidades na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-13) Ferreira Marques, Beatriz; Momo, Mariangela; Mendes, Sarah de Lima; http://lattes.cnpq.br/0111275646256516; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917; https://lattes.cnpq.br/4566874239773627; Momo, Mariangela; Mendes, Sarah de Lima; Batalha, Esthephania Oliveira Maria; Pires, Vládia Maria Eulalio Raposo Freire
    O presente trabalho de conclusão de curso é uma Produção Audiovisual com duração de 15 minutos e 16 segundos realizada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de Parnamirim/RN, no ano de 2023. Tal produção teve como objetivo abordar a temática da fotografia na Educação Infantil, evidenciando as possibilidades existentes para o trabalho com a fotografia nesta etapa educativa, de forma que seja possível compreender e apresentar a versatilidade da mesma. A escolha dessa temática decorreu do reconhecimento, cada vez maior, do uso da fotografia como uma ferramenta importante para acompanhar o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças na Educação Infantil, assim como, configura-se um artefato fundamental para a documentação escolar. As discussões teóricas desta produção foram baseadas nas reflexões de Kossoy (1989), Kubrusly (2006) e Ciavatta (2004) sobre fotografia. Buscando fazer relações entre a fotografia e a Educação Infantil, fez-se necessário realizar leituras relacionadas a área, aproximando-nos dos estudos de Fochi (2019) considerando as práticas pedagógicas possíveis a partir das fotografias. Assim, para a construção da produção audiovisual a metodologia adotada envolveu a escrita de um roteiro para a realização de um vídeo. Além de lançar mão das fotografias registradas durante os anos de 2021 e 2022, a produção audiovisual incluiu entrevistas com quatro professoras, com a diretora administrativa e pedagógica, a coordenadora pedagógica e dois familiares das crianças. As entrevistadas abordaram a temática da fotografia na Educação Infantil considerando as experiências das entrevistadas no CMEI lócus da produção audiovisual. Além das entrevistas, foram gravadas cenas fílmicas das crianças no ambiente escolar, registrando as vivências nas atividades propostas pelas professoras. Com essa produção audiovisual, intenciona-se ampliar a discussão sobre o uso da fotografia na Educação Infantil, compartilhando caminhos e estratégias, que possam colaborar para viabilizar práticas pedagógicas referentes à temática. O vídeo pode ser acionado para a formação inicial e continuada de professoras da Educação Infantil, bem como em reuniões pedagógicas envolvendo as famílias e a comunidade escolar, estimulando a reflexão e o debate sobre a potencialidade das fotografias na Educação Infantil.
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    TCC
    Do entretenimento à aprendizagem: estratégias para o uso pedagógico de mídias televisivas na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Medeiros, Adrielle da Rocha; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7383148053596046; http://lattes.cnpq.br/0279103716204590; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7383148053596046; Calixto, Thayanne Guilherme; http://lattes.cnpq.br/5451874124583672; Mendes, Sarah de Lima; http://lattes.cnpq.br/0111275646256516
    O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a utilização de telas, especialmente vídeos para crianças pequenas, com foco em uma turma com idade de 2 à 3 anos da Educação Infantil da zona oeste de Natal/RN. A pesquisa explora as concepções de infância e a relação entre mídia e desenvolvimento infantil, fundamentando-se nas teorias de Vygotsky e Piaget. A investigação metodológica incluiu revisão bibliográfica, entrevistas qualitativas semiestruturadas e análise de práticas pedagógicas em sala de aula. Os resultados mostraram que o uso excessivo de telas pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. No entanto, quando as tecnologias são utilizadas de forma controlada e supervisionada, podem oferecer benefícios para o aprendizado. O artigo destaca a importância de criar ambientes estimulantes e interativos, nas quais o uso de mídias educativas seja orientado e mediado por adultos. Por fim, ressalta-se que, mesmo com as preocupações referentes à exposição às telas, é possível integrá-las de maneira construtiva na Educação Infantil, promovendo a criatividade e o pensamento crítico, desde que utilizado de forma consciente e responsável.
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    TCC
    A educação infantil e as possibilidades do brincar na natureza e com a natureza
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-12) Peixoto, Lohana Nascimento; Brandão, Lucila Carvalho Leite; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Mendes, Sarah de Lima
    A Educação Infantil é definida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010) como a primeira etapa da Educação Básica, sendo um período de desenvolvimento essencial para as crianças de 0 a 5 anos de idade. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral evidenciar as potencialidades do brincar na/com a natureza para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças da Educação Infantil. Para atender a este objetivo geral, foram traçados como objetivos específicos: 1. Compreender o papel do brincar na Educação Infantil; 2. Identificar os benefícios do brincar na/com a natureza para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. No que se refere ao aporte teórico, este estudo se fundamenta nas contribuições de diferentes autores, tais como Brougére (2001), Oliveira (2005), Piorski (2016) e Tiriba (2010, 2017, 2018). No que diz respeito ao procedimento metodológico, este trabalho é de natureza qualitativa, de caráter crítico e reflexivo (Severino, 2013), analisando-se diversas fontes bibliográficas. Os resultados indicam que o contato da criança com a natureza enriquece as aprendizagens e experiências lúdicas das crianças, bem como sua sensibilização ambiental e cuidado com a natureza, ampliando o conhecimento sobre si mesmas, sobre os outros e o mundo ao seu redor. O estudo reforça a importância do brincar na/com a natureza como prática essencial para o desenvolvimento integral das crianças e para a oferta de um ambiente educativo envolvente e significativo.
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    TCC
    Educação Infantil no Brasil: aspectos históricos e os avanços efetivados a partir da Constituição Federal de 1988
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04) Rodrigues, Cintia Karina Nascimento das Chagas; Nascimento, Maria Cláudia Lemos Morais do; Nascimento, Maria Cláudia Lemos Morais do; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Mendes, Sarah de Lima
    A presente pesquisa trata da Educação Infantil em seus aspectos históricos e legais, com o objetivo de identificar e analisar a normatização do direito à educação das crianças e as contribuições efetivadas a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988 (CF/88) para o atendimento destas no Brasil, com base nas legislações, políticas públicas e documentos oficiais aplicáveis à Educação Infantil, tais como: CF/88, LDB (BRASIL, 1996), RCNEI (BRASIL, 1998), DCNEI (BRASIL, 1999; 2010), PNE (BRASIL, 2001; 2014) e BNCC (BRASIL, 2017). O processo investigativo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica de revisão de literatura sobre o tema, baseada, principalmente, em: Oliveira (2002; 2020), Filipim; Rossi; Rodrigues (2017); Guimarães (2017); Marques; Pegoraro; Paschoal; Machado (2009), Mendes (2015) e Nunes; Corsino; Didonet (2011). A conquista do reconhecimento no texto constitucional do direito à educação das crianças em creches e pré-escolas como sendo um dever do Estado foi o resultado da soma de lutas pela democratização da escola e de movimentos sociais de luta por creches. A CF/88 trouxe avanços para a Educação Infantil, inaugurando o processo de institucionalização dessa etapa de educação, como direito universal inerente à cidadania, proclamando o direito das crianças à educação em creches e pré-escolas, abrindo portas para regulamentação desse direito. A Educação Infantil foi incorporada ao sistema de ensino e à educação básica, figurando como a sua primeira etapa, cuja finalidade é o desenvolvimento integral do sujeito, nos aspectos social, físico, afetivo e cognitivo, conferindo, de uma vez por todas, caráter educativo ao processo de ensino e aprendizagem das crianças. Após a CF/88 a identidade da Educação Infantil veio sendo construída com um olhar para a criança como sujeito histórico, contudo, o processo de consolidação e concretização do direito das crianças à educação ainda não está acabado, esbarramos nos minguados investimentos financeiros dimensionados e aplicados nessa etapa de educação. O direito social e universal à educação das crianças só será concretizado quando não houver nenhuma delas fora das instituições de ensino, seja em creches ou pré-escolas. Ao realizar retrospectiva histórica no Brasil, identificamos que o atendimento dispensado às crianças se ligou diretamente tanto ao cenário político, econômico e social de cada época, quanto à concepção de criança e infância de cada período. Tal atendimento foi iniciado com caráter caritativo, teve viés assistencialista, higienista e compensatório até se chegar ao direito à educação expresso na Lei Maior brasileira, quando o atendimento passou para a responsabilidade do setor educacional, com um caráter educativo.
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    TCC
    A Escola Doméstica de Natal/RN e o ensino de puericultura no cuidado com a infância (1919 / 1929)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-31) Miranda, Vanessa Souza de; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; Rodrigues, Andreia Gabriel Francelino; Mendes, Sarah de Lima
    Esse trabalho retrata a criação do Instituto de Puericultura da Escola Doméstica de Natal/RN e evidencia seus primeiros anos de atuação no cuidado com a infância (1919-1929). Objetiva identificar a importância do Ensino da Puericultura, a partir da educação feminina na Escola Doméstica de Natal. Justifica-se pela importância da Instituição Escola Doméstica para a sociedade natalense e a educação feminina, além de ser uma temática de relevância para o campo da História da educação e da mulher potiguar. Conclui que, com o desejo em proporcionar uma educação moderna e laica às jovens moças do Estado do Rio Grande do Norte, o ensino de Puericultura foi materializado com esforço em conjunto, promovendo uma formação científica com conhecimentos teóricos e práticos necessários a incentivar os ensinamentos adequados à época a fim de mostrar zelo à saúde feminina e promover crescimento saudável para as crianças. Trata-se de pesquisa no campo da História Cultural fundamentada teórico-metodologicamente a partir de fontes documentais e bibliográficas sobre a Escola Doméstica de Natal. Para fundamentação, trabalhou-se com os conceitos de Puericultura; Cultura Escolar; Currículo; Infância e Higienismo; Contexto Social, Cultural, Histórico e Político que marcaram a época analisada; Educação feminina.
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    TCC
    A expansão das creches da rede municipal de ensino de Natal-RN entre os anos de 2010 e 2018
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-05) Santos, Alline Silva Medeiros dos; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Lopes, Denise Maria de Carvalho; Mendes, Sarah de Lima
    Mediante o processo de expansão e de implementação de políticas públicas no cenário da Educação Infantil no Brasil, faz-se primordial discutir o atendimento das creches na esfera municipal. Este artigo objetiva analisar a inserção e expansão das creches na rede municipal de ensino de Natal-RN, no período de 2010 a 2018, no intuito de também desvelar como a Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014 - 2024) e do Plano Municipal de Educação, que tratam da ampliação da oferta de EI em creches, atendendo, no mínimo 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos, vem sendo cumprida. A pesquisa teve como subsídio os autores Azevedo & Santos (20118), Didonet (2003, 2015), Gamboa (2003, 2013), Kuhlmann Júnior (2011), Luz (2018), Mendes (2015), entre outros; e dispôs de uma abordagem metodológica quanti-qualitativa, utilizando-se da análise documental do PNE (2014 - 2024), do PME (2015 - 2025) e do Censo Escolar/INEP (2010 - 2018). Os dados demonstraram que o número de matrículas, em creches, aumentou aproximadamente 84%, enquanto o número de CMEI no município obteve um decréscimo de 12,5%. O aumento do atendimento foi marcado pela transição das creches de responsabilidade da SEMTAS e SETHAS para a SME, sendo a diminuição do número de CMEI, a predominância da oferta de atendimento em tempo parcial. Os resultados indicam que a expansão das creches no município apresenta indícios de que a Meta 1 está sendo atendida, mas ao mesmo tempo é preciso atentar para as desigualdades no acesso bem como para a qualidade dos serviços oferecidos pela rede de ensino.
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    TCC
    A importância da afetividade no processo de transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: Um relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-06) Guedes, Celline Louise Alves; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Vieira, Giane Bezerra; Mendes, Sarah de Lima
    O presente trabalho caracteriza-se como um relato de práticas educativas, realizado durante um estágio supervisionado não obrigatório para formação docente, em uma escola da rede privada do município de Natal/ RN. O objetivo deste é compartilhar as experiências vivenciadas dentro do campo de estágio, em uma turma do primeiro ano dos anos iniciais do ensino Fundamental I, acerca da importância da afetividade no processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O trabalho está organizado em quatro partes: uma análise breve da instituição (aspectos físicos/estruturais e caracterização da sala de aula); perspectivas teóricas sobre o conceito de afetividade; o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, conforme alguns documentos oficiais; e, por fim, um relato sobre a importância da afetividade nesse processo de transição. A metodologia utilizada para desenvolver o presente trabalho se enquadra na abordagem qualitativa de pesquisa. Ademais, para a consecução do objetivo proposto, as reflexões foram discorridas a partir das observações feitas em sala, das conversas com a professora regente, do diário de campo por meio dos relatos auto biográficos e a luz das contribuições de Costa (2022); Kramer, Nunes e Corsino (2011); Macedo e Silva (2015); Machado e Elias (2021); Martinati e Rocha (2015); Oliveira (2023); Tassoni (2019) e Vieira (2021) e dos documentos oficiais como o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (Brasil, 1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil, 2010) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) que serviram como fonte para a realização deste. Por fim, pode-se entender a importância de uma prática pedagógica baseada em uma educação com um olhar mais atento às necessidades das crianças, promovendo a confiança e tornando esse processo de transição mais flexível, prazeroso e agradável.
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    TCC
    A importância das brincadeiras nas práticas pedagógicas da educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Silva, Laize Carolina Francisco da; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Oliveira, Jacyene Melo de; Mendes, Sarah de Lima
    Este presente trabalho consiste em uma pesquisa de cunho bibliográfico, tendo como objetivo principal discorrer sobre a importância da brincadeira nas práticas de Educação Infantil à luz de teóricos como Maluf (2004); Horn (2017); Redin (2013); e outros. Faz- se ainda uma abordagem sobre a criança e o brincar de acordo com os documentos oficiais da Educação Infantil, RCNEI (1998); DCNEI(2010). Ressalta-se o papel das brincadeiras no contexto de primeira infância. Busca-se apresentar sobre a importância das brincadeiras como propulsoras das práticas pedagógicas da Educação Infantil. Investiga-se ainda o papel das instituições de Educação Infantil. Explana-se sobre o papel do professor. Faz- se uma abordagem sobre a importância do planejamento, levando-se em consideração o tempo e o espaço nesse contexto educativo. Dessa forma o estudo expõe a conclusão de que as práticas pedagógicas devem ser norteadas pelas brincadeiras. Mas para isso, precisam-se criar espaços e materiais adequados, bem como, o professor considerar a sua ação educativa por meios de planejamentos e mediações para desenvolver aprendizagens significativas.
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    TCC
    Ludicidade na educação infantil: um relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Santos, Carolaine Barros dos; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Lima, Juliana de Melo; Mendes, Sarah de Lima
    Este presente Trabalho de Conclusão de Curso refere-se às experiências compartilhadas durante a atuação na Educação Infantil, apresentado no formato de Relato de Práticas Educativas, que tem por objetivo tratar de forma reflexiva a importância da ludicidade nas práticas pedagógicas docentes. A experiência se deu em uma turma de nível V, com crianças de 5 a 6 anos de idade, em uma escola privada na Zona Norte de Natal/RN, nos meses de setembro a novembro de 2023. A metodologia utilizada está ancorada na abordagem qualitativa de pesquisa na educação, com base em uma análise de uma sequência didática. Para a construção deste trabalho, identificamos como principais autores e documentos: Kishimoto (2010); Luckesi (2002); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil, 2010); Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). A experiência possibilitou relacionar as teorias aprendidas às práticas docentes, considerando a ludicidade e afetividade indispensáveis e essenciais para a Educação Infantil, tendo em vista os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, no brincar e nas interações. No presente trabalho, foi observado que as práticas pedagógicas de forma lúdica e afetiva contribuíram de forma significativa nas aprendizagens das crianças, promovendo autonomia e participação ativa. Desta forma, é fundamental que o professor tenha conhecimentos aprofundados e olhar atento às intencionalidades em seus planejamentos, práticas e mediador.
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    Dissertação
    O modelo de educação do jardim de infância natalense (1908-1953)
    (2015-07-27) Mendes, Sarah de Lima; Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de; ; ; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; Nascimento, José Mateus do;
    Os conhecimentos produzidos acerca da História Social da Infância nos permitem dialogar com as especificidades de cada instituição de acolhimento à infância e, concomitantemente, com as vivências culturais desenvolvidas no seio escolar, possibilitando conhecer os sujeitos, as práticas pedagógicas e os espaços compreendidos como locus do saber. Embora a área da História da Educação venha demonstrando uma grande intensificação nas pesquisas sobre Instituições Escolares, observamos uma pequena parcela referente às instituições de Educação Infantil e sua história. Nessa perspectiva, objetivamos analisar como se deu o processo de implantação do Jardim de Infância de Natal nos anos de 1908 a 1953, refletindo acerca do modelo educacional proposto pela Instituição. A escolha do Jardim de Infância se deu pelo pioneirismo na educação destinada aos pequenos infantes, em promover uma formação integral da criança da sociedade norte-rio-grandense. Assim, ao dialogarmos sobre a História do Jardim de Infância Modelo de Natal, estaremos abordando quais seriam os principais aspectos constituintes de um cotidiano escolar. Optamos por utilizar como critério de análise a Cultura Escolar, tendo como fios condutores Julia, Chervel, Frago e Escolano; e na apreciação Iconográfica, Kossoy e Dubois. Porquanto, acreditamos que, através das imagens, é possível conceber a escola como um espaço de produção de saberes, de formação de hábitos e comportamentos civis. Compondo os procedimentos metodológicos, debruçamo-nos sobre as fontes históricas coletadas no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGO/RN), no Acervo Histórico do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IESP), as Mensagens Governamentais, a Legislação (Leis e Decretos), fotografias, planta baixa e arquivos pessoais de ex-alunos. Por fim, constatou-se que o Jardim de Infância Natalense, apesar de alicerçar-se em métodos educativos modernos, permanecia condutas conservadoras em evidências nas práticas cotidianas da instituição.
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    TCC
    Pedagogia hospitalar: contribuições e desafios das práticas pedagógicas desenvolvidas no Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-05) Leocádio, Liliane Maria da Câmara; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Mendes, Sarah de Lima; Ribeiro, Cynara Teixeira
    A Pedagogia hospitalar é uma das modalidades do processo educativo inclusivo que visa favorecer a aprendizagem da criança. Considerando a importância de explanar sobre essa modalidade a fim de expandir o conhecimento acerca de seu conceito, esta pesquisa teve por finalidade identificar qual a atuação pedagógica desenvolvida na instituição Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte (GACC-RN) que contribui para o processo de ensino-aprendizagem das crianças em tratamento. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa a partir da visita à instituição, bem como a realização de uma entrevista com a coordenadora pedagógica que atua no GACC-RN para que dessa forma pudesse haver um levantamento sobre a contribuição e os desafios da atuação pedagógica nesse contexto. Foram utilizados como fontes documentos que discorrem sobre o Direito à educação, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBE), e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). E como aporte teórico autores como: Libâneo (2010;2006) e Esteves (2016) que discorrem sobre a importância de uma educação inclusiva. Dessa forma, foi possível identificar qual a visão do pedagogo acerca da importância de desenvolver o trabalho pedagógico na Classe Hospitalar e discutir sobre os desafios que existem nesse contexto. Através da criação dos documentos oficiais houve uma expansão da atuação pedagógica nas Classes Hospitalares, objetivando que o aluno sinta-se acolhido e mantenha relação com o ato educativo. Contudo, a pesquisa demonstrou a necessidade de haver um maior debate sobre o tema, para que esse se torne mais conhecido pela sociedade.
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    TCC
    Reflexões educacionais: experiências e desafios na adaptação à educação infantil, sob perspectiva de professora em uma escola privada de Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Pessoa, Lady Clara Santos Tavares; Araújo, Jacyene de Melo Oliveira; Momo, Mariangela; Mendes, Sarah de Lima
    A adaptação escolar na Educação Infantil é um processo fundamental que vai além da simples inserção da criança no ambiente escolar. Hoje, mais do que nunca, é um momento crucial que exige atenção cuidadosa das famílias e dos docentes. Este processo envolve uma escolha consciente por parte das famílias, que buscam instituições que respeitem e valorizem as particularidades e necessidades de cada criança. O objetivo deste trabalho é explorar como a adaptação escolar se transforma em um processo de desenvolvimento integral, fundamentado em abordagens pedagógicas modernas como a de Reggio Emilia, influenciada por educadores como Loris Malaguzzi e colaboradores, e pela teoria sociointeracionista, baseada nos conceitos de Lev Vygotsky.Para alcançar esse objetivo, a metodologia adotada inclui uma pesquisa qualitativa baseada em observações diretas em sala de aula e entrevistas semi-estruturadas com professores e pais. A observação permite capturar as interações diárias das crianças durante o processo de adaptação, enquanto as entrevistas fornecem insights sobre as percepções dos adultos envolvidos. Além disso, a análise de documentos pedagógicos e planos de aula complementa a compreensão das estratégias aplicadas pelas instituições educacionais. A adaptação é abordada não apenas como uma etapa inicial, mas como uma fase contínua e dinâmica que deve respeitar e responder às emoções e ritmos individuais das crianças.Serão discutidos aspectos essenciais para uma adaptação bem-sucedida, incluindo a importância de ambientes acolhedores, o papel das famílias e o impacto de estratégias pedagógicas como o uso de ateliês de aprendizagem. O trabalho também refletirá sobre como a adaptação pode ser melhorada com base em práticas observadas e teorias educacionais, oferecendo uma visão abrangente e prática sobre como promover uma integração positiva e enriquecedora para as crianças em seus primeiros anos escolares.
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