Navegando por Autor "Oliveira, Maria do Socorro"
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Dissertação Análise crítica da (des)(re)construção identitária em produções de narrativas de mulheres vítimas de violência de gênero(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-05-14) Cunha, Danielle Brito da; Pedrosa, Cleide Emilia Faye; ; http://lattes.cnpq.br/0743019098101887; ; http://lattes.cnpq.br/3681072564958172; Sousa, Andréia da Silva Quintanilha; ; http://lattes.cnpq.br/9086814725183565; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/2466431637840602A violência tem sido utilizada como instrumento de manutenção do regime Patriarcal que ainda assombra nossa sociedade. Inserido e legitimado em/por nossa cultura, o regime patriarcal considera a mulher como um ser inferior que deve ser subjugado e dominado, inclusive, pela força. Neste contexto, O objetivo dessa pesquisa é investigar, no âmbito das práticas discursivas e sociais, os processos de (des)(re)construção identitária em produções de narrativas de mulheres vítimas de violência de gênero, contra a mulher. Para tanto, buscaremos verificar estudos de outras áreas, tais como, Estudos Culturais, Sociologia, Feminismo, dentre outros. Por isso, entendemos que essa dissertação está situada nos estudos de Linguística Aplicada e apresenta uma perspectiva indisciplinar (MOITA-LOPES, 2006). Além das áreas já mencionadas, dialogaremos com a Análise Crítica do Discurso, a Sociologia para Mudança Social, e a Linguística Sistêmico-Funcional. Para análise em torno de a postura indisciplinar em Linguística Aplicada, utiliza-se a metodologia qualitativa/interpretativa (MAGALHÃES, 2001). A fim de examinar narrativas do “eu” de mulheres vítimas de violência, recorremos à narrativas expostas na internet, por serem de domínio público. Dessa forma, pesquisamos apenas os relatos presentes nessa ferramenta (comentário) locada em reportagens do site do G1, mais especificamente, as reportagens sobre violência de gênero feitas no ano de 2014, em duas capitais do Nordeste, Piauí e Rio Grande do Norte, e em uma reportagem feita no programa “Profissão Repórter”, em 2011. Para fundamentação da pesquisa, enquanto método de estudo e teoria social, utilizamos a Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso, corrente vinculada aos pressupostos da Análise Crítica do Discurso (PEDROSA, 2012a). Os dados evidenciam que as narrativas do “eu” na ferramenta “comentário” dividem-se em dois grandes grupos: narrativas de desistência e narrativas de persistência. Percebemos também os sujeitos se movimentando nas Esferas identitárias de acordo com os contextos da narrativa. A pesquisa nos permitiu ainda inferir que existe uma possibilidade de mudança social a partir da narrativização das tensões identitárias e reconhecimento das desigualdades nas relações de poder.Dissertação Aquisição, desenvolvimento e apropriação da escrita por alunos do Ensino Fundamental I (5º ano): caminhos e descaminhos(2018-11-29) Araújo, Andréa Silva Andrade de; Oliveira, Maria do Socorro; ; ; Costa, Alessandra Castilho Ferreira da; ; Cabral, Marlucia Barros Lopes;Muitos são os desafios de uma criança até conseguir aprender o código da escrita. Esse é um aprendizado lento e para alguns, o processo de aprendizagem se estende mais que o esperado. Essa foi a realidade encontrada em uma turma de ensino fundamental I de uma escola pública do município de São Gonçalo do Amarante: alunos na faixa etária compreendida entre 11 e 15 anos e que foram sendo promovidos pela escola até chegar ao 5º ano sem conseguir executar atividades de escrita de qualquer natureza e, por isso, muito resistentes às propostas que lhes foram inicialmente apresentadas. Nesse contexto, elegemos como objetivo geral desta pesquisa, analisar que possíveis ações de linguagem podem promover a ressignificação do ensino de LP, com um quadro de alunos fora de faixa e não-alfabetizados, através de uma proposta de escrita com foco nas práticas sociais. O dispositivo didático utilizado foi o projeto de letramento entendido como uma alternativa didática para o trabalho com leitura e escrita. Para alcançarmos tal objetivo geral, trabalhamos com vistas aos seguintes objetivos específicos: i) identificar as necessidades de aprendizagem da língua escrita evidenciadas nos “erros”2 de escrita dos alunos; ii) explicitar os caminhos e descaminhos enfrentados por nós e pelos nossos alunos até alcançarmos a escolha mais adequada das práticas sociais envolvidas na pesquisa iii) observar a contribuição do projeto de letramento para a ressignificação do ensino da leitura e escrita em LP. Juntamente com eles, estabelecemos como atividades de escrita identitárias a produção de sua autobiografia, a qual foi escrita passo a passo, através de áudios, entrevistas, autorretratos, histórias lidas sobre seus ídolos para inspiração pessoal, linha do tempo, aproveitando todas as possibilidades que um projeto de letramento sempre dispõe. Esta pesquisa se ampara, teoricamente, nos estudos de letramento (BAYNHAM, 1995; KLEIMAN, 1995; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011; STREET, 2014), de aquisição da língua escrita (CAGLIARI, 1991; FAYOL, 2014; KOCH, 1995; LEMLE, 1987; MASSINI-CAGLIARI,1997) e na linguística textual (MARCUSCHI, 2008; KOCH, 2011). Metodologicamente, este estudo se insere na área da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006). Trata-se de uma pesquisa qualitativa por meio de uma abordagem denominada de pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986). Nossa compreensão, a partir das análises realizadas é que apesar de alguns “descaminhos” aos quais estamos sujeitos em qualquer prática, existem caminhos e esses, só são possíveis quando nos dispomos a agir de forma colaborativa, nos tornando, professores e alunos, efetivos agentes de letramento (KLEIMAN, 2006; OLIVEIRA, 2010).Tese Arquiteturas pedagógicas como dispositivos de formação de professores em práticas multiletradas por meio das tecnologias digitais(2016-12-12) Santos, Karen Christina Pinheiro dos; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; ; http://lattes.cnpq.br/5010473936468138; Rocha, Ana Virginia Lima da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/6906269867710577; Weck, João Tadeu; ; http://lattes.cnpq.br/0214220780499127; Araújo, Júlio Cesar Rosa de; ; Carvalho, Marie Jane Soares; ; http://lattes.cnpq.br/9416445937935160Esta pesquisa compreende as arquiteturas pedagógicas como dispositivos de formAção de práticas multiletradas de professores que participaram do curso de „Formação Continuada de Professores do Projeto Um Computador por Aluno/UCA‟, realizado na Escola Municipal Prof. Herly Parente, Natal-RN. Seu objeto de estudo consiste no redimensionamento do conceito arquiteturas pedagógicas voltado para o planejamento de professores que utilizam o laptop na sala de aula que tem como objetivo geral compreender as arquiteturas pedagógicas entendidas como dispositivos de formAção, a partir dos quais os professores estruturam práticas multiletradas. O conceito de Arquiteturas Pedagógicas, conforme proposto por Carvalho, Nevado e Menezes (2005), é compreendido como estruturas de aprendizagem que se realizam na confluência de abordagens pedagógicas e tecnológicas. Nesse sentido, tomaremos como análise os seguintes objetivos específicos: (a) discutir como os professores vivenciam práticas multiletradas a partir do uso de arquiteturas pedagógicas desenvolvidas durante o planejamento de atividades curriculares, utilizando o laptop e quais os desafios dessa prática; (b) identificar os impactos das arquiteturas pedagógicas nos modos de ressignificar o espaço-tempo disciplinado pela escola no trabalho do professor; (c) Apreender os recursos educacionais abertos (REA) por meio dos quais as arquiteturas pedagógicas, desenvolvidas na formação do professor, possibilitam a mobilização de estratégias curriculares abertas interessadas na observação de como os alunos melhor se engajam em suas atividades escolares, com o laptop. Estes objetivos serão realizados dentro da perspectiva dos multiletramentos durante a formação de professores que planejam, pesquisam, registram, sistematizam, criam estratégias, utilizam tecnologias e avaliam experiências de aprendizagem de seus alunos sob o ponto de vista da Pedagogia da Incerteza (FREIRE, 2002). Propomos como elemento estruturante dessas arquiteturas, a aprendizagem por design de construção de sentidos proposto pela Pedagogia dos Multiletramentos (COPE & KALANTZIS, 2000) que estrutura os espaçostempos culturais do processo ensino e aprendizagem e dos diferentes modos de significar a linguagem mediada pelas tecnologias digitais. Tomamos como referencial teórico além do conceito de arquiteturas pedagógicas (CARVALHO; NEVADO; MENEZES, 2005), as contribuições dos Estudos de Letramento (GEE 1991; STREET, 1995), a relação estrutura e agência (ARCHER, 2011), os conceitos de agente de letramento (KLEIMAN, 2006), de mediador agentivo (OLIVEIRA, 2010a) e comunidades de prática (WENGER, 1998). O estudo tem como abordagem metodológica a pesquisa-formação, proposta por Josso (2009), que se alinha à perspectiva de pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, adotando como procedimentos de geração dos dados, os instrumentos: observação participante, análise de documentos, questionários e entrevistas. A pesquisa tem como contexto a Escola Municipal Prof. Herly Parente, Natal-RN que foi contemplada com a distribuição de laptops do Projeto UCA e formação de seus professores. Tem como colaboradores 16 professores que participaram dessa formação, fornecendo relatos e produções de suas práticas desenvolvidas na sala, utilizando tecnologias, os quais constituíram o corpus da pesquisa. Nossas premissas em torno dos construtos 'Arquiteturas Pedagógicas‟ e „Pedagogia dos Multiletramentos‟, buscaram, na formação de professores, a conciliação entre práticas abertas e as já consolidadas e disciplinadas na escola (OLIVEIRA, 2010b). As análises evidenciam que os desafios vivenciados pelos professores em suas práticas, ao desenvolverem arquiteturas pedagógicas utilizando o laptop, permitiram não somente a criação de estratégias de atividades para que práticas curriculares abertas sejam possíveis em contexto de ensino tradicional como também ampliaram os repertórios de práticas multiletradas desses professores, impactando a sua formação.Dissertação Assembleia de classe como evento de letramento: entrelaçando saberes e fazeres(2018-06-07) Cabral, Adriana Hanayá Ferreira; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; ; ; Kersch, Dorotea Frank; ; Oliveira, Maria do Socorro;A necessidade de ressignificação no processo de ensino de Língua Portuguesa tem levado professores da educação básica a buscar novas práticas educativas. Uma alternativa advém das que são desenvolvidas em projetos de letramento (KLEIMAN, 2000). É nesse sentido que esta pesquisa de intervenção tem por objeto de estudo a assembleia de classe como evento de letramento. Assim, visando ao objetivo geral de investigar a eficácia da assembleia de classe vista como evento de letramento para a ressignificação das práticas de leitura, escrita e oralidade de estudantes de 7o ano de uma escola pública norte-rio-grandense, postulamos os seguintes objetivos específicos: (i) identificar as atividades desenvolvidas na assembleia de classe que favorecem a ressignificação das práticas de leitura, escrita e oralidade; (ii) investigar como se desenvolvem, em assembleia de classe, atividades de leitura, escrita e oralidade voltadas para a ação e a mudança social. Para tanto, fundamentamo-nos na perspectiva dialógica de língua(gem) do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV [1929] 2006); nos estudos de letramento (KLEIMAN, 1995, 2000, 2005, 2006; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011; STREET, 1984; TINOCO, 2008); nos conceitos de comunidade de aprendizagem (AFONSO, 2001) e de assembleia de classe vista como evento de letramento. Do ponto de vista metodológico, ancoramo-nos nos trabalhos de natureza qualitativo-interpretativista de vertente etnográfica ligados à Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006). Colaboraram nesta pesquisa alunos do 7o ano, professores, equipe gestora, pais de alunos e agentes externos à comunidade escolar. Na análise dos dados, destacamos como a assembleia de classe se configura como evento de letramento, constituindo-se num espaço de ressignificação de práticas de leitura, escrita e oralidade. Nela, ações sociais são deliberadas, possibilitando, assim, o empoderamento dos discentes e a transformação de um estado de coisas a partir do agir da coletividade.Dissertação Ave! Mossoró! : os mecanismos discursivos sobre o episódio da resistência ao bando de Lampião(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-06-22) Amorim, Ana Shirley de Vasconcelos Oliveira Evangelista; Gomes, Adriano Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/7395014510049279; ; http://lattes.cnpq.br/4619507625151662; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; Oliveira, Maria Francinete de; ; http://lattes.cnpq.br/3956088377870069Esta dissertação tem como objetivo investigar as relações interdiscursivas no processo de construção da linguagem em uso nas esferas poética e jornalística, a fim de perceber como o gênero notícia é constituído em diferentes campos de atividade social, bem como, analisar os processos argumentativos que estruturam os discursos escritos sobre o episódio da resistência ao bando de Lampião em Mossoró no ano de 1927. O corpus da pesquisa é constituído pelo noticiário da época veiculado nos jornais impressos Correio do povo e O Nordeste, ambos de Mossoró/RN, assim como, as narrativas presentes nos cordéis de acontecido: Mossoró na resistência ao bando de Lampião; Lampião em Mossoró em 1927 e O ataque de Mossoró ao bando de Lampião, todos de poetas potiguares. A investigação dos textos teve como suporte teórico A Análise do Discurso; A Teoria da Argumentação e os estudos sobre Gêneros do Discurso. Tem como foco o (re)enquadre dado à notícia na perspectiva discursiva da memória sócio-histórica construída nos cordéis a partir de valores ideológicos (político, econômico, religioso) que passam a ser elemento fundamental na constituição da imagem da resistência. Metodologicamente, esta é uma pesquisa de cunho documental, uma vez que faz uso essencialmente do documento escrito. No que tange à natureza dos dados, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa de base interpretativista. As análises revelaram o modo como foi realizada a abordagem do episódio na construção discursiva do texto. Considera as técnicas argumentativas adotadas na defesa da tese, os efeitos de sentido sugeridos e os gêneros abordados, o que revela a maneira como o episódio foi veiculado pelos jornais e pelos cordéis. Assim sendo, a construção do texto aponta determinados padrões de repetição, visto que o contexto linguístico, caracteriza-se no campo jornalístico e no campo poético por assumir, em primeira instância, uma expressão localDissertação Blog PROERD no sertão: letramento e ação social(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-03) Oliveira, Débora Maria da Silva; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; ; http://lattes.cnpq.br/5083006115465138; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; Araújo, Silvano Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9600512668523700Este trabalho contempla eventos e práticas de letramento em contexto de políticas públicas antidrogas, mais precisamente, na atuação de policiais militares do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). Esses formadores desenvolvem ações voltadas para a prevenção ao abuso de drogas lícitas e ao uso de drogas ilícitas, bem como divulgam, através de relatos, suas ações, iniciativas e campanhas de prevenção em uma rede operativa virtual. Assim sendo, a pesquisa proposta tem como objeto de estudo os posts do blog PROERD no Sertão, publicados por policiais militares da região do Seridó/RN. Sua configuração em domínio virtual contempla posts de ações desenvolvidas junto a alunos de escolas públicas do Ensino Fundamental e comunidade, na perspectiva de chamar a atenção para a prevenção quanto ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas. Nesse sentido, a pesquisa objetiva analisar eventos e práticas de letramento implementados por policiais proerdianos no que se refere à produção e à publicação de posts no referido blog. Em termos teóricos, apoia-se nos pressupostos dos Estudos de Letramento como prática social (BARTON; HAMILTON, 1993, 1998, 2000; KLEIMAN, 1995, 2008; STREET, 1984; OLIVEIRA, 2008, 2010; ROJO, 2009), na teoria dos gêneros (OLIVEIRA, 2010; BRONCKART, 2004, 2006), nos estudos dos elementos de dimensão pragmática, esquemática e linguística (KOCH; FÁVERO, 1987), nos estudos da multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006 [1996]; DIONÍSIO, 2006; SANTAELLA, 2012; ALMEIDA, 2011), nos conceitos de agenciamento (BANDURA, 2001), hipertexto e hipermídia (NOJOSA, 2007; KOMESU, 2004; GOMES, 2010; KARWOSKY, 2012; FERRARI, 2007), bem como nos fundamentos que tematizam linguagem e trabalho (SOUZA-E-SILVA, 2002; DUARTE; FEITOSA, 1998; PAZ, 2008, 2010). Metodologicamente, a investigação se insere no campo da Linguística Aplicada (MOITA-LOPES, 1996, 2006; PENNYCOOK, 2006), segue abordagem de natureza qualitativa e assume características da pesquisa explicativa (MOREIRA; CALEFFE, 2006; BOGDAN; BIKLEN, 1994; MINAYO, 2010; CHIZZOTTI, 2005). A geração de dados se desenvolve por meio de técnicas padronizadas (GIL, 1994) que compreendem entrevistas e questionários, as quais possibilitam o “cruzamento” ou a triangulação de informações (COX; ASSIS-PETERSON, 2001). As discussões dos dados convergem para a revisitação das categorias (elementos e componentes) propostas por Hamilton (2000), ao analisar eventos e práticas de letramento, assim como para a focalização dos movimentos verticais (telerrealidade, cibercultura) e horizontais (convivência/televivência; local/global; espaço geográfico/eletrônico) que se presentificam no hiperdomínio (ciberespaço, blogosfera). A relevância da pesquisa situa-se no fato de trazer para o âmbito acadêmico tópicos específicos do domínio do trabalho, mais precisamente do âmbito da política de segurança pública, com vistas a contribuir para a ampliação dos Estudos de Letramento. Igualmente, a importância social da pesquisa constitui-se significativa pelo fato de trazer visibilidade acadêmica para os colaboradores, vislumbrando-os como agentes potenciais da segurança pública, capazes de realizar mudanças sociais em termos de ação instrumental e de ação simbólica ou comunicativa (MAGALHÃES, 1994), tornando a prática de produção de posts uma ação autoconsciente e reflexiva, mesmo em meio às contradições dos processos sociais que dificultam a plena efetivação das Políticas Públicas Antidrogas no Brasil.Tese Cartões de saudações em língua inglesa: uma prática de letramento em análise(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-06-06) Costa, Silvana Moura da; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; ; http://lattes.cnpq.br/1740603087270632; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Oliveira, Alzir; ; http://lattes.cnpq.br/0232304726251799; Santos, Ivoneide Bezerra de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/9947435577598028; Araújo, Silvano Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9600512668523700Esta pesquisa tem como objeto de estudo os cartões de saudação, aqui entendidos como uma prática de letramento largamente utilizada na sociedade americana dos Estados Unidos. Esses cartões configuram-se, na cultura americana, como fontes de informação e de memória sobre os ciclos de vida das pessoas, suas experiências e seus laços de sociabilidade, ativadas por meio dos sentidos que a imagem e a palavra comportam. O principal propósito deste trabalho é descrever como essa prática de letramento se efetiva na cultura americana. Teoricamente, esta pesquisa se fundamenta nos estudos de letramento (BARTON; HAMILTON, 1998; BAYHAM, 1995; HAMILTON, 2000; STREET, 1984, 1985, 1993, 2003), nas contribuições da semiótica social, associadas à gramática sistêmico-funcional (HALLIDAY; HASAN, 1978, 1985; HALLIDAY, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004), e na gramática do design visual (KRESS; LEITE-GARCIA; VAN LEEUWEN, 1997, 2000; KRESS; van LEEUWEN, 2006; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004). Metodologicamente, trata-se de um estudo que se insere no paradigma qualitativo de caráter interpretativista, que adota instrumentos de natureza etnográfica na geração dos dados. Nessa perspectiva, lança mão das “técnicas do olhar e do perguntar” (ERICKSON, 1981 apud CANÇADO, 1994, p. 56), complementadas pela técnica do “registrar”, proposta por Paz (2008). O corpus compreende um contingente de 104 cartões impressos, fornecidos por usuários desse artefato, dos quais selecionamos 24, de 11 cartões eletrônicos, extraídos da internet, assim como de verbalizações obtidas mediante a aplicação de questionário elaborado com perguntas abertas, feitas no intuito de reunir informações acerca das percepções e ações dos usuários desses cartões. A análise dos dados revela aspectos culturais, econômicos e sociais dessa prática e a convicção de que a prática de letramento dos cartões de saudação impressos, a despeito dos virtuais, ainda é muito profícua na sociedade americana. O estudo permite também compreender que os usuários dos cartões se posicionam e constroem identidades que são manifestadas na interação verbo-visual, com vistas a alcançar o efeito pretendido. Em razão disso, entende-se que os cartões de saudação não são despretensiosos, mas carregados de ideologia e de relações de poder, dentre outros aspectos que lhes são constitutivos.Dissertação Comunidade de leitores de textos literários e não literários: identidade, cultura e memória(2016-07-29) Leôncio, Teresa Paula de Carvalho; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; ; http://lattes.cnpq.br/3530651104614975; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Sousa, Henrique Eduardo de; ; http://lattes.cnpq.br/5119880609311149; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; ; http://lattes.cnpq.br/9947435577598028A escolarização da literatura ora privilegiou a ênfase na caracterização das escolas literárias e leitura dos cânones, ora referendou a abordagem da arte pela arte, ora circunscreveu o ensino ao estudo dos gêneros literários com foco no professor. Em abordagens dessa natureza, o universo de cultura e as identidades específicas dos alunos não são enfatizados. Tendo isso em vista, esta dissertação elege como objeto de estudo as práticas de leitura de textos literários e práticas de escrita de textos literários ou não, produzidas por 32 colaboradores (alunos e ex-alunos) na disciplina Língua Portuguesa e Literatura do IFRN, campus Nova Cruz, Macau e São Gonçalo do Amarante, no contexto do projeto de letramento “Divulgando Leituras, Conquistando Leitores” (DLCL). Nessa direção, objetivamos, de modo geral, investigar de que forma as práticas de leitura e escrita desenvolvidas no projeto de letramento DLCL podem construir uma comunidade de leitores/escritores em que se valorize o universo de cultura dos alunos, transformando-os em agentes de letramento literários. Tínhamos como propósitos específicos (i) apontaras práticas de letramento literário realizadas no projeto de letramento “Divulgando Leituras, Conquistando Leitores” (DLCL); (ii) discutir as ações desenvolvidas no contexto escolar para a constituição de uma comunidade de leitores, com foco no universo de cultura dos alunos; (iii) identificar os impactos do projeto de letramento “Divulgando Leituras, Conquistando Leitores” na construção da identidade leitora e escritora de 32 colaboradores (alunos e ex-alunos) na disciplina Língua Portuguesa e Literatura do IFRN, campus Nova Cruz, Macau e São Gonçalo do Amarante. Teoricamente, esta pesquisa fundamenta-se: nos estudos de letramento (KLEIMAN, 1995; STREET, 2014), especificamente nos conceitos de Letramentos Múltiplos (OLIVEIRA; KLEIMAN, 2008), Projetos de Letramento (KLEIMAN, 2000; OLIVEIRA, 2008; 2010a; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011), Comunidades de Aprendizagem (OLIVEIRA, 2010b), Letramentos Silenciados (KEY, 1998). Fundamenta-se, também, em teorias relacionadas ao texto literário (COMPAGNON, 2009; TODOROV, 2009; DERRIDA, 2014, EAGLETON, 2010; ABREU, 2006; LAJOLO, 2001; COELHO, 2000; BOURDIEU, 1996) e à atividade de leitura entendida como compartilhamento (PETIT, 2009a; 2009b, 2013), além de discutir os conceitos de Memórias Coletivas (HALBWACHS, 2006; BOSI, 2003); Cultura (WILLIAMS, 2011A; 2011B; CERTEAU, 2014) e Identidade (BAUMAN, 2005; 2013; FOUCALT, 2014; 2015; PETIT, 2009A; 2009B; 2013; HALL, 2011; LAHIRE, 2002). Metodologicamente, este estudo de natureza etnográfica (STREET, 2014; THOMAS, 1993; CANÇADO, 1994; MAGALHÃES, 1994; MOITA LOPES, 1993; AGAR 2005) se insere no campo da Linguística Aplicada Crítica (KLEIMAN, 2013; MOITA LOPES, 2006 e PENNYCOOK, 2006) e adota a abordagem qualitativa (BAUER; GASKELL, 2002; FLICK, 2004; BIBBS, 2009), com foco na Pesquisa de Fortalecimento (OLIVEIRA, 2004). A análise dos dados permitiu evidenciar que (i) a relação dos colaboradores do DLCL com a leitura literária ultrapassa os limites da escolarização formal; (ii) o texto literário faz parte da vida dos colaboradores e não se restringe ao ambiente escolar; (iii) o texto literário pode contribuir para formação identitária de comunidades alternativas de leitores e escritores; (iv) as experiências de leitura, vivenciadas no transcurso do projeto, são transformadoras de vidas.Tese A constituição discursiva de identidades étnicorraciais de docentes negros/as: silenciamentos, batalhas travadas e histórias (re) significadas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-04-20) Lopes, Francisca Maria de Souza Ramos; Silva, Marluce Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/4463809499714404; ; http://lattes.cnpq.br/4689742175653122; Araújo, Silvano Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9600512668523700; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; Cunha Júnior, Henrique Antunes; ; http://lattes.cnpq.br/3168771550890062; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172Nessa pesquisa em que discuto a constituição discursiva de identidades étnicorraciais de docentes negros e negras, parto da compreensão de que o processo de formação identitária do sujeito abrange tanto a área pessoal/familiar quanto à social/profissional. Nela, proponho-me, a analisar as práticas discursivas presentes em narrativas de quinze professores/as negros/as residentes nas cidades de Assu e Pendências RN quando buscam sua inserção em diversas instâncias sociais, identificando focos de resistências que atravessam seu processo constitutivo de identidades étnicorraciais. A questão fundamental que perpassa a pesquisa investiga: Como será que professores/as negros/as se posicionam discursivamente na construção de identidades étnicorraciais nas diversas instâncias sociais? Os fundamentos que respaldam a pesquisa advêm de campos teóricos que se articulam, entre outros, a AD francesa, teorizações foucaultianas e os estudos culturais. Esses, mesmo com suas singularidades, estão sendo entrelaçados pelo fio condutor que concebe a linguagem enquanto prática social. Metodologicamente, adoto um paradigma qualitativo interpretativista para examinar não apenas os repertórios linguísticos que compõem narrativas escritas por docentes, mas também os dados gerados pelas entrevistas semiestruturadas. Os dados indiciam que os sujeitos colaboradores, ao perceberem as forças contrárias que atravessam seu processo de inserção social, se utilizam de técnicas acéticas para (re) significarem suas histórias de vidaDissertação Curso de letramento laboral para cuidadoras de idosos: uma proposta de intervenção(2016-07-27) Silva, Marta Helena Feitosa; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; ; http://lattes.cnpq.br/3715522445590084; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; Araújo, Silvano Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/9600512668523700Esta pesquisa analisa oficinas realizadas em um curso de letramento laboral para cuidadoras de idosos, cujo público alvo são alunas egressas do Curso de Cuidador de Idoso do Programa Mulheres Mil, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Natal Central. As oficinas de letramento – consideradas como eventos de letramento (HEATH, 1983) – são o objeto de estudo da pesquisa, e os dados gerados no seu transcorrer compõem o corpus desta dissertação. Objetiva avaliar de que forma o curso colaborou no processo de formação profissional das cuidadoras colaboradoras. Em termos teóricos, insere-se no campo da Linguística Aplicada, na área de letramento laboral (PAZ, 2008). As discussões sobre letramento tomam como base os estudos de Street (2014a), em sua ação como prática situada, ancoram-se nos estudos de Barton, Hamilton e Ivanic (2000), e na perspectiva de prática social (KLEIMAN, 1995). As reflexões sobre gêneros textuais se apoiam nas contribuições de Bakhtin (1997) sobre a teoria dos gêneros, nos estudos de gêneros como ação social estabelecidos pela Sociorretórica (SWALES, 1990, 1998; BAZERMAN, 2011a, 2011b, 2015; MILLER, 2012). Metodologicamente, adotam-se as orientações da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), com traços de vertente etnográfica. A abordagem de dados é realizada a partir da perspectiva qualitativa de pesquisa (ANDRADE, 2009; CALEFFE e MOREIRA, 2006; BARBOSA, 2005; GATTI, 2005; WOLCOTT, 1994). Os resultados deste trabalho mostram que o curso de letramento se constituiu em um espaço favorável à ressignificação das práticas letradas das colaboradoras, pois permitiu-lhes compreender a possibilidade de agir socialmente por meio de gêneros que elas utilizam em sua atividade profissional. Essa consciência contribuiu para o empoderamento dessas mulheres em seu ofício como cuidadoras e em sua ação como cidadãs. Nesse sentido, sugere-se pensar na reformulação do programa da disciplina Língua Portuguesa dos cursos profissionalizantes do Programa Mulheres Mil, ofertados pelo IFRN, no sentido de atenderem mais especificamente às necessidades laborais das mulheres contempladas.Tese Desinformação tem tratamento: leitura crítica contra a pandemia de fake news e pós-verdade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-22) Silva, Francisco Geoci da; Medeiros, Glicia Marili Azevedo de; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; http://lattes.cnpq.br/9602651350365971; Silva, José Romerito; https://orcid.org/0000-0002-2507-9742; http://lattes.cnpq.br/3019853017228573; Oliveira, Maria do Socorro; http://lattes.cnpq.br/2466431637840602; Kleiman, Angela Del Carmen Bustos Romero de; http://lattes.cnpq.br/4416353554838830; Kersch, Dorotea Frank; https://orcid.org/0000-0002-9335-4646; http://lattes.cnpq.br/4951080302973564A sociedade está em processo de digitalização acentuada. Com isso, diversas possibilidades de interações instantâneas em espaços virtuais se abrem aos indivíduos, assim como o acesso a informações provenientes de fontes diversas. Não obstante, não se pode desconsiderar que, para além do potencial benéfico dessas interações, isso tem feito emergir novos problemas, agravados pela grande difusão de conteúdos em rede e à formação de espaços de afinidade, as chamadas bolhas, pouco permeáveis a pensamentos divergentes. Um dos resultados disso é a criação de grupos cujos indivíduos, mutuamente, reforçam vieses de confirmação compartilhados, os quais se fundam em aspectos intersubjetivos, como crenças, valores e ideologias. Nesse contexto, torna-se notável a formação de “ecossistemas” em que fake news e pós-verdades se proliferam com maior intensidade justamente por se servirem desses vieses para manipular a percepção das pessoas em relação à realidade, propondo fatos e verdades alternativas sem o lastro de situações concretas. O resultado disso é uma desestabilização do debate público acerca de temas de grande relevância para a sociedade brasileira, como as opções de enfrentamento da pandemia desencadeada pelo SARS-CoV-2, causador da Covid-19, cujo resultado, como se viu, foi o agravamento dos problemas de saúde pública por levarem parte da população a comportamentos de risco nos momentos mais delicados da pandemia. A crença em panaceias e em discursos anticiência - promovida, inclusive, por figuras políticas - motivou, em parte, o relaxamento quanto a medidas de biossegurança, como o distanciamento social e o uso de máscaras, em contrapartida, estimulou a adoção de supostos tratamentos (sem qualquer eficácia comprovada) em detrimento das medidas anteriormente citadas e da vacinação, principal medida profilática para evitar quadros graves de Covid. Dentre outras consequências, o Brasil teve de lidar com um número de perdas bastante expressivo. Diante disso, e visto que fake news e pós-verdades continuam a influenciar negativamente os rumos do país, tomamos como objeto de estudo a assunção de princípios de leitura crítica voltada à identificação de desinformações veiculadas em textos compartilhados em redes sociais e mensageiros. Em decorrência do cenário descrito e do objeto de pesquisa apresentado, nesta tese, temos como objetivo geral investigar, a partir da análise dos dados, a emergência de princípios de leitura crítica responsivos a fake news e pós-verdades. Para alcançá-lo, traçamos dois objetivos específicos: identificar estratégias recorrentes na construção discursiva de pós-verdades e sua articulação com fake news; e analisar de que forma os princípios emergentes dos dados, se houver, podem ser utilizados para desvelar estratégias adotadas na construção de pós-verdades. A fim de alcançarmos esses objetivos, estabelecemos uma interface, no seio da Linguística Aplicada, entre os estudos de letramento de vertente sociocultural, a pedagogia dos multiletramentos, a Nova Retórica e a argumentação como processo interacional. Quanto aos dados do corpus, eles foram gerados com base nas metodologias documental e bibliográfica, contemplando algumas fake news de grande alcance, compartilhadas em redes sociais e em grupos de mensageiros, e a análise dos discursos veiculados se deu com base no paradigma qualitativo e interpretativista. Nosso estudo identificou a emergência de alguns princípios que podem fundamentar o ensino-aprendizagem de leitura crítica, voltados à formação de leitores capazes de identificar conteúdos falsos e de (re)agir responsivamente diante deles. Ademais, com base nos resultados da pesquisa, elaboramos, como produto destacável, um e-book com 10 oficinas de multiletramentos voltadas ao ensino-aprendizagem dos princípios de leitura crítica inferidos a partir da análise dos dados e em consonância com as estratégias identificadas e mapeadas.Tese Os discursos sobre a educomunicação na rádio escolar: um estudo etnográfico e m uma escola pública(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-27) Rodrigues, Edivania Duarte; Gomes, Adriano Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/7395014510049279; ; http://lattes.cnpq.br/3782013001207093; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; Pereira Filho, Sebastião Faustino; ; http://lattes.cnpq.br/2910785578507657; Rocha Neto, Manoel Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/8133980836563371; Sampaio, Maria Lúcia Pessoa; ; http://lattes.cnpq.br/1621513184843973A pesquisa faz uma análise da construção discursiva sobre a Educomunicação, a partir de um curso de formação de educomunicadores, com professores e alunos de uma escola da Rede Pública Estadual, situada geograficamente na cidade do Natal(RN), estudando a constituição dos sentidos que a prática educomunicativa na Rádio Escolar adquire para formadores e cursistas (docentes e discentes). O contexto sócio-histórico que envolve essa investigação corresponde à nova realidade social, mediada pelas tecnologias da informação e da comunicação que, por sua vez, impulsionam a instituição escolar a capacitar os alunos na utilização de diferentes linguagens que permeiam a sociedade. Mas, para tanto, é necessário ter professores também habilitados para trabalharem as tecnologias da comunicação de forma a atenderem os anseios dos jovens e adultos que fazem parte da comunidade educativa. Assim, a investigação problematiza o contexto de produção discursiva sobre a Educomunicação na Rádio Escolar a partir do processo de formação de educomunicadores na instituição escolar focalizada, tendo como objetivos identificar as condições de produção discursiva em torno da prática educomunicativa na Rádio Escolar, analisar a construção discursiva que formadores e cursistas fazem sobre a Educomunicação e suas marcas dialógicas, além de verificar como os cursistas relacionam a prática educomunicativa aos seus contextos educativos, atribuindo sentido aos lugares de professores e alunos. Assim sendo, a pesquisa recorre à Etnografia aplicada ao contexto escolar como opção metodológica, à Análise do Discurso, de vertente pecheutiana, bem como aos princípios da Educomunicação, às reflexões de Paulo Freire e às concepções de Dialogismo em Bakhtin, como aportes teóricos. Enveredamos por três áreas do conhecimento: Linguística, Comunicação e Educação, como forma de produzirmos uma leitura comprometida com os aspectos que envolvem o uso do rádio no ambiente escolar para a promoção de uma prática que seja educomunicativa. Com esta pesquisa, pudemos construir uma teia de sentidos sobre a escola que estamos formando ou que queremos formar no século XXI, pois recorremos aos discursos de formadores e cursistas imersos em novos saberes e práticas na perspectiva de impulsioná-los a se assumirem enquanto sujeitos de comunicação no ambiente educativo em busca de uma transformação qualitativa do ser e do fazer no espaço escolar.Tese Do castelo de Périgord à academia: ensaiando o gênero ensaio na UFRN(2018-08-03) Galvão, Sylvia Coutinho Abbott; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; ; Bessa, José Cezinaldo Rocha; ; Suassuna, Livia; ; Oliveira, Maria do Socorro; ; Amarilha, Marly;O ensaio, que tem resistido a qualquer tentativa de teorização, é considerado por muitos estudiosos como um gênero multifacetado, um não gênero, um antigênero e, até mesmo, um “gênero sem lei”, que se situa fora da norma e da instituição literária. Com tamanha liberdade de forma e de conteúdo, consolidada por sua absoluta irreverência ao cânon, como pode o ensaio, ao ser inserido na esfera acadêmica, negociar seu espaço com o rigor da ortodoxia científica? É possível delinear uma configuração estilístico-composicional do ensaio acadêmico/científico? E em que medida uma prática curricular de escritura de ensaios na universidade, viabilizada por uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), constituiria um elemento mediador entre o saber e o fazer de alunos universitários em sua formação inicial de pesquisadores? Em busca de respostas para esses questionamentos, traçaram-se, nesta tese, os seguintes objetivos: delinear a configuração do gênero ensaio acadêmico (na área de Letras/Linguística), considerando seu conteúdo, a sua seleção de recursos expressivos (estilo verbal) e sua estrutura composicional, a partir da análise de ensaios publicados sob a autoria de membros seniores/pesquisadores experientes da comunidade acadêmica; e investigar e avaliar (tendo como parâmetro, em tal procedimento, os ensaios anteriormente referenciados) a incorporação, por membros neófitos da comunidade acadêmica (alunos da graduação em Letras), das estruturas discursivas e enunciativas do gênero investigado. Os ensaios de autoria dos alunos foram produzidos no decurso de uma sequência didática realizada na disciplina Leitura e produção de texto acadêmico II, componente curricular optativo do Curso de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas da UFRN. Para o alcance dos objetivos perfilados, construiu-se um conceito operacional de ensaio a partir da análise de oito ensaios acadêmicos, escritos por pesquisadores brasileiros consagrados. Definido esse conceito, analisou-se o corpus da pesquisa, constituído por quatro pares de ensaios, escritos por quatro alunos do curso de Letras, sendo quatro textos produzidos em situação inicial do processo de aplicação da sequência didática, e os outros quatro produzidos em situação final desse mesmo processo. Em termos teóricos, esta tese respalda-se nos postulados do Círculo bakhtiniano (conceitos de língua/linguagem, gêneros discursivos, dialogismo); nos do interacionismo sociodiscursivo (construção de sequências didáticas) e nos dos Novos Estudos do Letramento (letramento como práticas sociais). Em termos metodológicos, a pesquisa ampara-se na abordagem interpretativista e no paradigma qualitativo, configurando-se como uma pesquisa-ação, de natureza social empírica. A análise do corpus revela que, ao desenvolver uma prática de leitura e produção de ensaios, a sequência didática, focalizando o ensaio, proporciona aos alunos não só a transformação do seu conhecimento inicial acerca do gênero mas também a apropriação de sua configuração estilístico-composicional, contribuindo, assim, para o domínio de práticas discursivas da comunidade acadêmica.Tese Ecoletramento e desenvolvimento sustentável: o Movimento Escoteiro na Reserva Estadual Ponta do Tubarão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-16) Silva, Priscila do Vale; Oliveira, Maria do Socorro; http://lattes.cnpq.br/2466431637840602; https://orcid.org/0000-0002-1508-3561; http://lattes.cnpq.br/7853562435166124; Paz, Ana Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; Cabral, Marlucia Barros Lopes; Melo, Nadia Maria Silveira Costa de; Camacho, Ramiro Gustavo ValeraA leitura e a escrita, historicamente, parecem ter a sua legitimação circunscrita apenas à instituição escolar, a ponto de muitas práticas de letramento realizadas fora dela serem invisibilizadas socialmente, sobretudo quando os seus agentes também os são. Porém, na sociedade grafocêntrica na qual vivemos, cada vez mais se tornam evidentes as inúmeras formas de interação estabelecidas por meio da linguagem, principalmente em espaços além da escola. Considerando que somos sujeitos de conhecimento e que as nossas relações com o mundo se dão por ações intercambiadas pela leitura, escrita e oralidade, este trabalho visa estabelecer um diálogo profícuo entre os letramentos constituídos no Movimento Escoteiro, especificamente no Grupo de Escoteiros do Mar Alferes Cassiano Martins (GEMACM), e a comunidade na qual ele está inserido, que é Barreiras, distrito de Macau, do interior no Estado do Rio Grande do Norte. Inserido no contexto da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão (RDSEPT), nosso objetivo geral de pesquisa se constitui em compreender de que forma os letramentos situados fora do contexto escolar podem interagir com o letramento escolar e contribuir para o desenvolvimento sustentável na RDESPT. Para tanto, buscamos, como objetivos específicos, identificar tipos de letramentos (re)construídos nas atividades escoteiras que potencializam uma formação crítica e integrada ao meio ambiente e refletir sobre interrelações que podem ser estabelecidas entre agências educativas formais e não formais, como a escola e o Movimento Escoteiro. De abordagem qualitativa, assumimos neste estudo a perspectiva da pesquisa de fortalecimento, a partir da qual desenvolvemos um Projeto de Letramento com foco no Ecoletramento, partindo de uma problemática ambiental importante para os membros do GEMACM e para os demais moradores da comunidade, que era o despejo indevido do óleo de cozinha no solo da reserva. Teoricamente, fundamentamos a pesquisa nos estudos de Letramento e nos estudos ambientais que abordam questões relacionadas à educação ambiental, sustentabilidade, letramento científico e ecoletramento. A partir das discussões emergidas deste estudo, como resultado das ações desenvolvidas por meio do Projeto de Letramento Preservando a nossa RDSEPT: descarte consciente do óleo de cozinha, pudemos depreender diferentes eventos e práticas de ecoletramento realizados pelos escoteiros, como rodas de conversa, reuniões, formações internas, oficinas, dentre outros. No Projeto de Letramento, tais eventos e práticas mobilizaram um conjunto de conhecimentos ligados ao letramento científico, digital, escolar, cívico, familiar, crítico e ao ecoletramento. Com isso, destacamos a necessidade iminente de ações integradoras entre espaços formais e não formais de ensino-aprendizagem, a fim de que sejam estabelecidos diálogos significativos voltados para uma formação crítica, emancipatória, em prol de uma educação ambiental sustentável, favorecendo, assim, práticas de ecoletramento dentro e fora do espaço escolar.Dissertação Em busca dos tesouros de Ceará-Mirim: (re)escrevendo histórias, valorizando culturas(2017-03-30) Silva, Maria José da; Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeiros; ; ; Oliveira, Maria do Socorro; ; Reinaldo, Maria Augusta Gonçalves de Macedo;Este projeto de intervenção vincula-se ao campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996, 2006, 2009) e apresenta vertente etnográfica (ANDRÉ, 1995; ERICKSON, 1989). Desenvolvido em uma comunidade de aprendizagem (AFONSO, 2001), formada por alunos do 9o ano do ensino fundamental II, uma professora de Língua Portuguesa e uma professora-pesquisadora, ambas da Escola Estadual Monsenhor Celso Cicco, em Ceará-Mirim, no Estado do Rio Grande do Norte, além de agentes externos à escola, este projeto tem por objeto de estudo a escrita como prática social, desenvolvida através do estudo da cultura patrimonializada local e estabelece como produto um roteiro de turismo em forma de videolivro, mapeando alguns bens do Patrimônio Histórico e Cultural de Ceará-Mirim. Para a realização deste trabalho, desenvolvemos um projeto de letramento (KLEIMAN, 1995, 2005), entendido como modelo didático (TINOCO, 2008), sustentado no pressuposto da “escrita como prática social”. Ancoramo-nos ainda no conceito de multiletramentos (ROJO, MOURA, 2012), letramentos sociais (STREET, 2014) e na concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN, [1929] 2014). Partindo da cultura de referência dos alunos (CERTEAU, 2014), utilizamos linguagens por eles reconhecidas, trouxemos para a sala de aula a cultura patrimonializada de Ceará-Mirim e desenvolvemos práticas situadas de linguagem que visaram a mapear, sob a perspectiva de jovens ceará-mirinenses, os bens que se configuraram como importantes para a construção do referido roteiro. Nesse processo, tivemos como objetivo geral desenvolver práticas de escrita que visassem a re(descobrir) e, assim, a dar visibilidade a determinados bens da cultura patrimonializada de Ceará-Mirim. Para atingir esse objetivo geral, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: i) mapear, sob a perspectiva dos ceará-mirinenses do grupo, os bens que se configuram como importantes para formação de um videolivro; ii) identificar aspectos das práticas de escrita desenvolvidas nesse projeto como ressignificadoras do ensino e aprendizagem da língua materna; iii) compreender como o projeto de letramento pode ressignificar o processo de ensinar e aprender LP. A rede de atividades (OLIVEIRA; SANTOS; TINOCO, 2014) que foi desenvolvida durante todo o projeto encaminhou para a geração de dados, materializados em forma de textos, vídeos, fotografias que apontaram para a uma nova postura do aluno frente às demandas sociais e econômicas da sociedade grafocêntrica. Durante todo o período de geração dos dados, depreendemos que, ao conhecer sua cultura e a história de seu povo, o aluno se engaja mais em um sentimento de pertencimento à sua comunidade e aos problemas sociais nos quais está envolvido. Em face disso, percebemos que este projeto contribui para a ressignificação de práticas de leitura e escrita que saem do espaço escolar e se projetam para além dos muros da escola. A análise dos dados é feita a partir do processo desenvolvido durante todo o tempo do projeto e tem como categorias de análise: i) a escrita como prática social; ii) a rede de atividades que se desenvolveu durante todo o projeto; e, iii) os gêneros discursivos e sua relação com cada evento de letramento do projeto como um todo, do ponto de vista do gênero discursivo (BAKHTIN [1953] 2011), ação social (BAZERMAN, 2005).Tese O ensaio jornalístico na revista Veja: uma análise multidimensional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-04-14) Medeiros, Maria Assunção Silva; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; ; http://lattes.cnpq.br/8599075451316548; Silveira, Maria Inez Matoso; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735049Y6; Araújo, Antônia Dilamar; ; http://lattes.cnpq.br/0138358532764603; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793534Y1Este trabalho tem como objetivo geral fazer uma análise multidimensional no gênero ensaio jornalístico, gênero discursivo que, além de complexo e multimodal, apresenta características híbridas. Especificamente, com o intento de propor critérios definidores do referido gênero, esta pesquisa procura estabelecer diferenças e semelhanças entre o ensaio e outros gêneros da mesma esfera, a partir da descrição e interpretação de recursos multimodais utilizados. A análise dos recursos formais, esquemáticos e retóricos identificados na formatação do ensaio jornalístico mostra que as análises se enquadram nas abordagens sócio-semióticas e sócio-retóricas. Na dimensão formal, contemplamos elementos que constituem o design do texto, incluindo as formas de representação a partir da tipografia, das cores, imagens, bem como os aspectos lingüístico-discursivos: índices de modalização, os operadores discursivos e a categoria tempo; na dimensão esquemática, apresentamos a estrutura organizacional, considerando os movimentos retóricos postulados por Swales (1990) e na dimensão retórica observamos as categorias: quem escreve, para quem escreve, sobre o que escreve e onde escreve. Os postulados metodológicos adotados são de natureza qualitativa e o procedimento é documental, dado que nos valemos de textos escritos desse gênero como objeto de análise. O corpus é constituído por uma amostra composta por 14 textos extraídos de um conjunto de 173 ensaios jornalísticos veiculados semanalmente pela revista Veja, no período entre agosto de 2004 e janeiro de 2008. A análise dos dados mostrou que o ensaio jornalístico, objeto desse estudo, materializa- se através de múltiplas representações simbólicas e múltiplos temas que versam desde um pequeno episódio do cotidiano a fatos de grande relevância social na atualidade, de natureza histórica e cultural, de âmbito nacional ou internacional. Empregado pela primeira vez por Montaigne em 1580, para designar, no dizer do próprio autor, escritos ligeiros sobre sua vida e sobre acontecimentos históricos, os quais poderiam nem ser lembrados depois , o termo ensaio foi enriquecido com outras especificações, de forma a abranger o que se denominam hoje ensaio científico, ensaio acadêmico, ensaio jornalístico e outros tipos de ensaios específicos. Essas denominações têm a ver com o engajamento dos membros de comunidades de práticas diversas, em virtude da multiplicidade de atividades realizadas nessas estâncias. As conclusões a que chegamos foram as seguintes: 1. o gênero discursivo não é uma entidade pura, em virtude da multiplicidade de situações em que os gêneros se inserem nas ações sociais; 2. as instituições definem a configuração de um determinado gênero, inclusive a sua própria designação, visto que por trás de todo gênero discursivo existe uma voz disciplinar a voz institucional e, no caso dos ensaios por nós analisados, a voz institucional se apresenta, realmente, como um traço definidor; 3. o ensaio jornalístico, por suas múltiplas representações simbólicas, múltiplos temas e por passar opiniões explícitas ou implícitas do seu autor, assemelha-se a outros gêneros, podendo, portanto, ser inserido em uma colônia de gêneros opinativosDissertação Escola e família: práticas de letramento, vivências e memórias(2016-07-27) Brito, Maria Cleidimar Fernandes de; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; ; http://lattes.cnpq.br/9325318205028163; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; ; http://lattes.cnpq.br/9947435577598028Políticas públicas e pesquisas em Letramento Familiar, em vários países desenvolvidos (Austrália, Canadá, Estados Unidos), são uma realidade, desde a década de 1990, que visam, dentre outros objetivos, engajar a família na escola e, com isso, melhorar o desempenho escolar dos educandos. No Brasil, a relevância dessa relação vem sendo discutida em documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI) que mostram a necessária aproximação entre a escola e a família. Apesar desses referenciais, a ausência de políticas públicas nessa perspectiva é latente. Cientes dessa realidade, propusemo-nos, nesta pesquisa, a contribuir com a relação família-escola a partir da perspectiva dos Estudos de Letramento Familiar. Nesse sentido, objetivamos 1) envolver as famílias em práticas e eventos de letramento, fortalecendo a relação família-escola; 2) potencializar o trabalho colaborativo das famílias, estimulando a participação, a leitura e a produção escrita dessas famílias; 3) promover um espaço de reflexão acerca da Educação (dos filhos), valorizando as reflexões das famílias; 4) investigar como as famílias acompanham a Educação dos filhos em casa, considerando suas práticas de letramento, vivências e memórias. Do ponto de vista teórico, esta pesquisa realiza-se à luz dos Estudos de Letramento (STREET, 2003; 2014; KLEIMAN, 1995; 2008; BARTON; HAMILTON; IVANIC, 2000), em particular do Letramento Familiar (CASPE, 2003, PHILLIPS; SAMPLE, 2005; LI, 2003; ANDERSON et al., 2005; CARPENTIERI et al., 2011; TAVARES, 2008; EUZÉBIO, 2011; GOULART, 2012; PEREIRA, 2014; SANTOS, 2015), assumindo os projetos de letramento como um dispositivo didático (KLEIMAN, 2000; OLIVEIRA, 2010, no prelo; TINOCO, 2008; SANTOS, 2012; OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011). Do ponto de vista metodológico, se insere na área da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; ROJO, 2006, 2007; ALMEIDA FILHO, 2008) e adota o paradigma qualitativo interpretativista (MASON, 1997; CELANI, 1998; 2005), com abordagem na etnografia crítica (CARSPECKEN, 1996; COOK, 2005; MAINARDES; MARCONDES, 2011). Como instrumentos para a geração de dados utilizamos notas de campo, sessões reflexivas, questionários, vídeos, fotografias, atividades de leitura e de escrita. Com base nos dados analisados, percebemos que a escola e a família precisam rever alguns aspectos, tais como: 1) observância de que as famílias são potencialmente fortes e podem colaborar, de maneira efetiva, com as ações da escola, por meio de projetos de letramento; 2) entendimento de que as famílias nutrem anseios, preocupações e interesses pela Educação dos filhos e exercem forte influência sobre a vida deles, de modo que, têm muito a partilhar com a escola; 3) reconhecimento de que tanto a escola quanto a família são responsáveis pelo processo educacional dos educandos; 4) percepção de que as ações do projeto de letramento são relevantes para aproximar família-escola e que a escola deveria promover mais ações dessa natureza; consideração de que, por meio das atividades colaborativas, as crianças se sentem acolhidas por suas famílias e os laços afetivos se estreitam. Entendemos, contudo, que o fortalecimento dessa relação perpassa, necessariamente, pelo envolvimento político e pedagógico da escola e que os projetos de letramento podem contribuir com essa relação. Além disso, faz-se necessário políticas públicas em Letramento Familiar, a nível nacional, que priorizem essa relação.Tese A escrita dos professores de língua portuguesa: desvelando dizeres e saberes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-12) Costa, Tania Maria Aires da; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; ; http://lattes.cnpq.br/0614410390498436; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/3154455138181144; Kleiman, Angela Del Carmen Bustos Romero de; ; http://lattes.cnpq.br/4416353554838830; Tinoco, Glícia Marili Azevedo de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/1417959539739192; Santos, Ivoneide Bezerra de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/9947435577598028Esta pesquisa documental, de natureza qualitativa e interpretativista, se insere no campo da Linguística Aplicada e tem por objeto de estudo a escrita de professores em um evento de letramento (concurso público) realizado para professores de Português pela Prefeitura Municipal de Natal - RN, em 2008. De modo geral, objetivamos, nesta pesquisa, investigar a produção textual desses professores, considerando seus saberes sobre a escrita, seus dizeres em relação a si mesmos e suas visões sobre as novas tecnologias e o trabalho docente. De maneira específica, elegemos como objetivos: a) identificar que saberes sobre a escrita emergem do texto escrito dos professores; b) analisar a produção textual escrita dos professores, considerando os saberes que eles revelam sobre si mesmos; c) mapear os dizeres dos professores sobre o trabalho docente e as novas tecnologias. A nossa discussão está ancorada, teoricamente, nos estudos bakhtinianos da linguagem (BAKHTIN [1934], 1990; [1952-1953], 2000; BAKHTIN; VOLOSHINOV [1929], 1999); nos estudos de letramento crítico, tal como formulados por STREET (1984; 1995; 2006; 2010; 2014); KLEIMAN (1995; 2005; 2006; 2008); (BARTON; HAMILTON, 1998; BARTON; IVANIC, 1991); nos estudos sobre formação de professores na perspectiva educacional crítica (GIROUX, 1986; 1987; 1997; 1999) FREIRE, 1999; 2001). O corpus desta pesquisa constitui-se de textos escritos por participantes do referido concurso na Prova de Redação, situação em que lhes foi solicitada a produção de um artigo de opinião. A pesquisa nos permitiu depreender que, em relação à escrita, a despeito do recorrente discurso negativo sobre o letramento dos professores, especialmente os de Língua Portuguesa, estes, na tessitura de seus textos, revelaram ter domínio tanto sobre a estrutura formal, particularmente, no que diz respeito ao esquema prototípico da sequência argumentativa, conforme propõe Adam (1992; 2008) e aos mecanismos de textualização postulados por Bronckart (2007), quanto sobre as estratégias enunciativo-discursivas atinentes ao gênero artigo de opinião. A relevância desta pesquisa justifica-se por buscar compreender a escrita do professor para além do sistema da língua, isto é, a escrita como discurso, assumindo-o como uma contrapalavra (BAKHTIN, [1934], 1990) àquelas vozes que insistem em subestimar o letramento dos professores e que fazem tanto mal à sociedade, na medida em que fomentam um sentimento de descrença na qualificação do trabalho do professor e de desconfiança em relação ao papel social desse profissional na preparação das futuras gerações.Tese Estágio supervisionado em espaços não escolares: projetos de letramento, agência e transformação social(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-10) Santos, Márcia Regina Mendes; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/2466431637840602; ; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; ; http://lattes.cnpq.br/9947435577598028; Azevedo, Josilete Alves Moreira de; ; http://lattes.cnpq.br/2799752911278641; Santos, Cosme Batista dos; ; http://lattes.cnpq.br/6911447761779216; Oliveira, Célia Zeri de; ; http://lattes.cnpq.br/7392823829322057O estágio é um espaço de investigação, reflexão e (re)construção de saberes e identidades. Foi o objeto de estudo desta pesquisa que procurou ressignificar as práticas docentes, a partir da implementação de projetos de letramento, nos espaços educativos não escolares onde acontecem as ações do Estágio Curricular Supervisionado II do curso de Letras da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Focalizam-se os projetos de letramento utilizados pelos estagiários na referida disciplina, observando o potencial desses dispositivos na ação didática nas oficinas de letramento por eles desenvolvidas em espaços não formais de ensino, e os processos de transformação revelados nesse trabalho docente. Teoricamente, a pesquisa está apoiada nos estudos do letramento de perspectiva etnográfica (STREET, 1984; BARTON, HAMILTON, 1993, 1998; KLEIMAN, 1995, 2000, 2006), nas reflexões sobre o conceito de projeto de letramento, entendido como um dispositivo didático que pode contribuir para o redimensionamento das práticas didáticas e para o reposicionamento identitário do professor (OLIVEIRA, 2008; OLIVEIRA, TINOCO, SANTOS, 2011; OLIVEIRA, 2016) e nos estudos sobre formação e profissionalização docente (NÓVOA, 1995; TARDIF, 2002). Metodologicamente, assenta-se na abordagem qualitativa e interpretativista de pesquisa (MOITA-LOPES, 2006). O estudo sinaliza que a prática dos projetos de letramento aponta para uma mudança de postura acadêmica do professor de Língua Portuguesa em formação inicial, bem como para possíveis ressignificações no processo de ensino-aprendizagem da língua materna, uma vez que os projetos de letramento estão sistematicamente associados à noção de problema e enfatizam o caráter emancipatório das práticas letradas, além da transformação agentiva dos seus participantes (OLIVEIRA, 2010). Com essa visão, o momento do estágio representou também um período de apropriação e reelaboração de conhecimentos, em que a reflexão sobre a prática constitui um movimento de busca do conhecimento teórico que possibilitou novas escolhas pedagógicas ao futuro professor. Foi um momento que favoreceu a elaboração dos saberes necessários à ação docente, considerando-se que é na relação entre a teoria e a prática que eles são construídos e ou reelaborados.Tese Estudo crítico dos discursos na fanpage Claudia online: permanências ou rupturas?(2016-04-19) Meira, Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva; Pedrosa, Cleide Emilia Faye; ; http://lattes.cnpq.br/0743019098101887; ; http://lattes.cnpq.br/5636721776449162; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; Faria, Marilia Varella Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; Zambrano, Romana Castro; ; http://lattes.cnpq.br/2483598951299527; Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7530602327122028Os papéis assumidos pelas mulheres na modernidade recente (MOITA LOPES, 2013) despertaram o interesse de inúmeros pesquisadores nacionais e internacionais. O termo emancipação tem sido gerador de discordâncias e polêmicas, tendo-se em conta o fato de que a mulher, mesmo havendo ingressado no mercado de trabalho, continua a exercer os papéis socialmente impostos ─ o de mãe, esposa e dona de casa. Em paralelo, as revistas femininas, em especial a revista Claudia, assumiram o propósito de orientar as mulheres no desempenho de suas muitas funções: como educar os filhos, como cuidar do lar, como agradar o cônjuge, e até como ter sucesso na carreira profissional. Circunscrita nesse contexto, esta tese visa revelar as permanências e as rupturas que se manifestam nos discursos femininos registrados na fanpage Claudia online, testemunhando como os papéis sociais e as relações de poder influenciam na (trans)formação das identidades femininas. Em função desse alcance, buscou-se uma sustentação teórica nos postulados da Análise Crítica do Discurso (ACD); mais especificamente, na Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso (ASCD) ─, que, por sua vez, está sendo desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em concomitância com a Universidade Federal de Sergipe, sob a coordenação da professora Dr.ª Cleide Emília Faye Pedrosa (PEDROSA, 2012). Também se fez ancoragem, neste percurso investigativo, em saberes da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF); especialmente, no que concerne ao Sistema de Avaliatividade; na Sociologia para Mudança Social e nos Estudos Culturais. A ancoragem metodológica firma-se no paradigma qualitativo-interpretativista (MOITA LOPES, 2006), circunscrito às Ciências Humanas e Sociais, com foco na Linguística Aplicada (LA). O corpus compõe-se de vinte e quatro postagens, divididas em seis temáticas recorrentes na fanpage Claudia online. Os resultados indicam que a fanpage Claudia online discute, de fato, os papéis que as mulheres exercem em nosso meio social. Observa-se, ainda, que alguns desses papéis foram solidificados devido aos parâmetros conservadores da sociedade, perpetuando-se por muitas gerações e sendo naturalizados ao sexo feminino. A constatação é, pois, a de que há permanência dos papéis impostos, e de que, na modernidade recente, as mulheres passaram a exercer outros tantos papéis, merecendo destacar o fato de que, hoje, a mulher trabalha fora, investe na formação acadêmica, frequenta academia diariamente, dirige automóvel, participa das reuniões escolares dos filhos, vai ao salão de beleza, administra o próprio salário, delega funções à secretária doméstica; enfim, executa muitas tarefas concomitantemente, configurando-se, assim, o acúmulo de funções exercidas pelas mulheres, o que justifica a atribuição do rótulo de “mulher maravilha”, e leva à ruptura nos padrões e na execução dos papéis femininos.