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Navegando por Autor "Oliveira, Rosalba Lopes de"

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    Dissertação
    Diálogos entre a etnomatemática e a resolução de problemas na EJA
    (2017-07-26) Pereira, Maria Isabel da Costa; Bandeira, Francisco de Assis; http://lattes.cnpq.br/7600840360005863; Sousa, Giselle Costa de; http://lattes.cnpq.br/1300121866958282; Oliveira, Rosalba Lopes de; http://lattes.cnpq.br/0644580391172404
    O presente trabalho de pesquisa, realizada em uma das escolas do município da cidade do Natal/RN, teve como objetivo investigar conhecimentos matemáticos produzidos e/ou utilizados pelos estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA em suas profissões. Para alcançar tal objetivo, apoiadas nas concepções d’ambrosianas de Etnomatemática e na Resolução de Problemas na concepção de Lourdes Onuchic (2015). Para tanto, fez-se necessário ao longo do corpo desta pesquisa, partir dos conhecimentos empíricos, bem como, conhecimentos adquiridos a partir do senso comum, por vezes baseados na experiência desses alunos, os quais devem permanecer em sintonia com os conhecimentos escolares. Quanto à abordagem metodológica, fez-se uso dos procedimentos da Etnografia, como o diário de campo, a entrevista semiestruturada, aplicação de questionários e a observação participante, os quais nos auxiliaram nas análises das concepções dos conhecimentos matemáticos utilizados e/ou produzidos pelos estudantes da EJA em suas profissões. A partir das análises dos dados coletados, produzimos um material didático, denominado de Produto Educacional, produção técnica indispensável para a conclusão do Mestrado Profissional em Ensino do PPGECNM – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN, devendo ser uma ferramenta de natureza educacional, que deverá ser disseminado, analisado e utilizado por outros professores. Esse produto foi composto por situações-problema relacionados à vivência profissional de um dos discentes da escola com o qual se realizou a pesquisa, uma vez que nela foi possível perceber ideias matemáticas presentes, em diversos momentos na execução de sua atividade profissional.
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    Tese
    Ensino de matemática, história da matemática e artefatos: Possibilidade de interligar saberes em cursos de formação de professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-10-16) Oliveira, Rosalba Lopes de; Morey, Bernadete Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; http://lattes.cnpq.br/0644580391172404; Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2910183324330182; Dezotti, Cláudia Helena; http://lattes.cnpq.br/5696610183846775; Mendes, Iran Abreu; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; Noronha, Claudianny Amorim; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169
    O trabalho situa-se no campo de pesquisa que advoga o uso da História da Matemática, calcada na utilização de artefatos históricos, em atividades de ensino, na sala de aula de Matematica, em cursos de formação de professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo geral é examinar a possibilidade de utilização de artefatos históricos, em atividades de ensino, nos cursos de formação de professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Artefato, no nosso trabalho, é compreendido como objetos, documentos, monumentos, imagens, fotografias e outros materiais que dão sentido às ações do homem no passado e que representam o dito e o feito na história da humanidade. Na construção do caminho teórico-metodológico da pesquisa pautamonos nas ideias dos autores que tratam da formação de professores; em pesquisadores adeptos ao uso da História da Matemática (HM) como recurso metodológico e em estudos realizados que esclarecem o papel do artefato na história e como elemento mediador da aprendizagem. Defendemos a tese de que a utilização de artefatos históricos, em atividade de ensino, possibilita ampliar saberes, desenvolver competências e habilidades essenciais à atuação docente, bem como integrar diferentes áreas do conhecimento, o que propicia uma concepção de formação em que o professor aperfeiçoa seu saber, saber-fazer e o saber-ser. Adotamos a abordagem da pesquisa qualitativa com caráter de um estudo teórico e prático sobre os elementos que contribuem para o trabalho do professor na sala de aula, destacando o papel da HM na formação docente e como recurso didático na sala de aula de matemática; os saberes, competências e habilidades necessários às ações do professor e o significado dos artefatos históricos como elo de integração entre as áreas do conhecimento. Como resultados, destacamos que a proposta de utilizar HM, por meio de atividades de ensino, nos cursos de formação de professores é relevante, uma vez que permite a investigação das ideias que deram origem ao conhecimento gerado em cada contexto social, considerando as contribuições dos aspectos socioculturais, políticos e econômicos nesta construção, favorecendo um diálogo entre as áreas e no interior de cada uma. O artefato histórico constitui fonte de pesquisa que poderá ser decifrado, compreendido, questionado, extraindo dele informações sobre o conhecimento do passado, traços e vestígios da cultura na qual foi criado, constituindo-se testemunho de uma época. Esses aspectos lhe concedem significado para ser explorado como elemento mediador da aprendizagem. Os artefatos incorporados em atividades de ensino nos Cursos de Formação de Professores promovem mudanças na visão sobre o ensino de Matemática, tendo em vista que privilegia a participação ativa do aluno na construção do seu conhecimento, reflexão sobre a ação que está sendo realizada, promovendo estímulos para que os professores possam criar seus próprios artefatos, como também oferece pistas de articulação da Matemática com outras áreas do conhecimento.
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    Dissertação
    Etnomatemática da feira livre: contribuições para uma proposta didáticopedagógica de ensino-aprendizagem em matemática na educação básica
    (2016-06-09) Morais, José Nilson; Bandeira, Francisco de Assis; ; ; Sousa, Giselle Costa de; ; Sousa, Giselle Costa de; ; Oliveira, Rosalba Lopes de;
    Este trabalho tem como objetivo analisar indícios de conhecimentos matemáticos, implícitos nas operações comerciais de três feirantes da feira livre localizada no Conjunto Habitacional de Nova Natal em Natal/RN. Para alcançar tal objetivo, buscou-se apoio nas concepções de D’Ambrosio (2002) sobre Etnomatemática, nas propostas dos documentos oficiais, além da pesquisa qualitativa. Na parte empírica, usou-se procedimentos da Etnografia, como o diário de campo, a entrevista semiestruturada e a observação participante. A partir das análises dos dados coletados, elaborou-se um Caderno de Atividades como proposta para subsidiar o processo de ensino–aprendizagem em Matemática, norteada pelos pressupostos da Metodologia de ensino–aprendizagem–avaliação através da Resolução de Problemas, nas concepções de Allevato e Onuchic (2009) que auxiliaram na constituição do Produto Educacional ao nível da Educação Básica. As situações–problema, inseridas no Produto Educacional, surgiram das interpretações dos conhecimentos matemáticos, tomando como ponto de partida as compras realizadas pelos feirantes junto aos fornecedores até as vendas destas mercadorias aos clientes na feira livre. Nesse contexto sociocultural nota-se ideias matemáticas presentes, pois os feirantes fazem uso de um tipo de matemática específica para solucionar seus problemas, inerentes nas compras e nas vendas: ao passar o troco e ao escolher a melhor ferramenta para quantificar as mercadorias, sem utilizar instrumentos aferidos, como a balança analógica ou digital. O Produto Educacional consiste em uma proposta alternativa para o processo de ensino–aprendizagem em Matemática, na intenção de promover a ampliação das habilidades voltadas para o cálculo estimativo e a apropriação dos conceitos matemáticos aplicados em diversas situações, como também, nas outras áreas do conhecimento além de ser, de fato, uma proposta para que os docentes implementem ações didáticos-pedagógicas em sala de aula em Matemática.
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    Dissertação
    Etnomatemática no garimpo: uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem de matemática na perspectiva da resolução de problemas
    (2018-07-30) Lima, Freudson Dantas de; Bandeira, Francisco de Assis; ; ; Sousa, Giselle Costa de; ; Oliveira, Rosalba Lopes de;
    O presente estudo visa compreender os saberes e fazeres de um grupo de garimpeiros que desenvolvem suas atividades laborais em dois garimpos localizados na zona rural do município de Parelhas/RN, objetivando investigar, à luz da Etnomatemática, os indícios de conhecimentos matemáticos que são utilizados por esses trabalhadores, durante o processo de extração e comercialização de minerais, com o intuito de elaborar uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica. Para contemplar esses objetivos, nos fundamentamos nos pressupostos da Etnomatemática, na concepção de Ubiratan D’Ambrosio, além de outros pesquisadores alinhados à essa temática e na metodologia de ensino e aprendizagem por meio da Resolução de Problemas. No campo metodológico, foram utilizados alguns elementos da Etnografia, tais como, o diário de campo, a gravação de vídeos, a entrevista semiestruturada e a observação participante. A partir das análises dos dados coletados, foi elaborado um Produto Educacional (Caderno de Atividades) intitulado Saberes e Fazeres no Garimpo: situações-problema para o ensino de Matemática na Educação Básica. Nesse contexto, a referida proposta de ação pedagógica foi aplicada em uma turma da terceira série do Ensino Médio da Escola Estadual Monsenhor Amâncio Ramalho, localizada na cidade de Parelhas/RN, sob a ótica da metodologia de ensino e aprendizagem por meio da Resolução de Problemas. Como resultado da intervenção, os alunos passaram a ter uma participação ativa e efetiva na construção dos conceitos matemáticos durante o processo de resolução das situações-problema inerentes ao contexto sociocultural do garimpo, compreendendo e valorizando as diferentes formas de entender e lidar com as matemáticas que se manifestam em ambientes extraescolares. Diante dos resultados, podemos sinalizar que é possível inserir no âmbito da Educação Matemática, propostas de ação pedagógica que vinculem os conhecimentos etnomatemáticos de grupos sociais distintos com situações-problema a serem trabalhadas através da metodologia de ensino e aprendizagem por meio da Resolução de Problemas.
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    Dissertação
    Geometria e aritmética numa visão multicultural: uma experiência pedagógica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-12-04) Batista, Maria Betania Soares da Silva; Morey, Bernadete Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; ; http://lattes.cnpq.br/8182357002192868; Bandeira, Francisco de Assis; ; http://lattes.cnpq.br/7600840360005863; Oliveira, Rosalba Lopes de; ; http://lattes.cnpq.br/0644580391172404
    O presente trabalho tem como objetivo a construção de um caderno de atividades que possa auxiliar o professor de matemática do ensino fundamental. Os tópicos abordados são geometria e aritmética sendo que as atividades aqui propostas foram desenvolvidas buscando imprimir nelas um caráter multicultural. Tomamos como base a linha de multiculturalismo desenvolvida por Claudia Zaslavsky e refletida em seus livros Jogos e atividades do mundo inteiro e Mais jogos e atividades do mundo inteiro . Estruturamos nosso trabalho em torno de quatro temas: o símbolo dos jogos olímpicos, as pirâmides do Egito, o ábaco russo e o ábaco Chinês. Os dois primeiros temas permitem explorar conceitos básicos da geometria enquanto que os dois últimos temas nos possibilitam explorar notação numérica e operações aritméticas
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    Dissertação
    O laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-07-31) Teixeira, Sidney Farias; Morey, Bernadete Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/7554818862651491; ; http://lattes.cnpq.br/2147656973573306; Jesus, Odirlei Silva; ; http://lattes.cnpq.br/8218251445636856; Oliveira, Rosalba Lopes de; ; http://lattes.cnpq.br/0644580391172404
    O presente trabalho apresenta uma proposta de construção de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) centrado em atividades de investigação com uso da História da Matemática e um caderno de atividades interdisciplinares fundamentada na implementação de um LEM centrado nos instrumentos de navegação e localização antigos. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, desenvolvida no próprio ambiente escolar. Os instrumentos utilizados na coleta dos dados pesquisados foram: a observação, caderno de anotações e questionários. Os dados coletados através das atividades foram tratados, analisados e apresentados através de tabelas e gráficos. A análise mostrou que a implementação de um LEM temático pode contribuir para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares e propiciar a participação dos alunos em atividades de investigação.
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    Dissertação
    A matemática aplicada à apicultura: uma proposta de ação pedagógica na perspectiva da teoria da objetivação e da pedagogia freireana
    (2018-07-19) Costa, Gerson Eugênio; Morey, Bernadete Barbosa; Radford, Luis; Bandeira, Francisco de Assis; Oliveira, Rosalba Lopes de
    O presente estudo tem como objetivo principal a elaboração de uma proposta de ação pedagógica de Matemática voltada para apicultura. Para efetivar nosso estudo, optamos pela pesquisa de natureza qualitativa, pesquisa bibliográfica e uma entrevista semiestruturada. Como teorias educativas, elegemos a Teoria da Objetivação e a Pedagogia Freireana para orientação em nossa proposta, sendo os principais referências dessas teorias Luis Radford e Paulo Freire. Realizamos, inicialmente, estudos acerca da apicultura para atualização dos problemas mais prementes, relativos a esta atividade econômica, que apontaram o desaparecimento das abelhas como um problema que pode afetar a humanidade num futuro próximo. Sendo assim relevante, o referido tópico foi incorporado em nossa proposta. Após isso, sistematizamos o produto educacional intitulado Matemática Aplicada à Apicultura: na perspectiva da Teoria da Objetivação e Pedagogia Freireana. Na conversa com os apicultores, deram-nos indícios de que a Matemática necessária a tal proposta deveria ser aquela relacionada com noções para contabilizar a produção apícola, como medidas, porcentagem, despesas, receita e lucro. O produto foi aplicado no formato de minicurso, em que podemos avaliar positivamente a proposta de ação pedagógica de Matemática para apicultura usando os seguintes argumentos: o minicurso foi bem aceito pelos participantes e a realização das tarefas Matemáticas foi cumprida; a proposta foi fundamentada em teorias de aprendizados compatíveis e complementares; a dinâmica do curso seguiu o que propõe as teorias educativas adotadas; a integração dos temas geradores, leituras de textos acadêmicos, desenvolvimento das atividades de Matemática foi alcançada. Esperamos fornecer elementos para novas reflexões sobre o ensino, abrindo novas possibilidades para se pensar na sala de aula e colaborar com o avanço nas pesquisas relacionadas ao Ensino da Matemática.
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    Dissertação
    A modelagem matemática como alternativa de ensino e aprendizagem da geometria na educação de jovens e adultos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Oliveira, Rosalba Lopes de; Dezotti, Cláudia Helena; ; http://lattes.cnpq.br/5696610183846775; ; http://lattes.cnpq.br/0644580391172404; Bassanezi, Rodney Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/6541957090000783; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8
    Este trabalho se insere no campo da Educação Matemática da Educação de Jovens e Adultos e visa contribuir para a ação educativa dos profissionais da área de Matemática, que atuam com essa modalidade de ensino, tomando como parâmetro o enfoque da Modelagem Matemática. Constituiu objetivo da pesquisa a elaboração de uma proposta de utilização da Modelagem Matemática como alternativa de ensino e aprendizagem da Geometria na EJA. A pesquisa foi desenvolvida em três turmas do nível III (5ª e 6ª séries), da EJA, em uma escola municipal da periferia da cidade do Natal/RN. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque na observação participante, tendo em vista a nossa atuação direta no ambiente da pesquisa, como professora de Matemática dessas turmas. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados questionários, notas de aula e análise de documentos oficiais. Os resultados apontam que as atividades em que se utiliza a Modelagem Matemática valorizam o saber fazer do aluno no processo de construção do conhecimento, na medida em que procuram desenvolver métodos de aprendizagem significativa, auxiliando o aluno a construir relações da Matemática com outras áreas do conhecimento e dentro da própria Matemática. Amplia também a visão de mundo do aluno, ajudando sua participação em outros espaços sociais, além de propiciar mudanças na postura do aluno e do professor, em relação à dinâmica da sala de aula de Matemática
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    Dissertação
    Os saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir de Jaguaruana/CE e o contexto educacional: entrelaçando uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática com a teoria da objetivação
    (2019-06-19) Lima, Edney Araújo; Bandeira, Francisco de Assis; Morey, Bernadete Barbosa; Sousa, Giselle Costa de; Oliveira, Rosalba Lopes de
    A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar as contribuições dos saberes etnomatemáticos dos tecelões de redes de dormir do município de Jaguaruana/CE que favoreçam a elaboração de uma proposta de ação pedagógica para o ensino de Matemática na Educação Básica, destacando os relatos orais dos artífices em sintonia com os objetos do conhecimento, habilidades e Unidades Temáticas de Matemática do Ensino Fundamental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É uma pesquisa de ordem qualitativa, com abordagem etnográfica, centrada na concepção de Etnomatemática de D‟Ambrosio (2011) e na condução metodológica didática dos princípios da Teoria sociocultural de aprendizagem da Objetivação de Radford (2006). Perante os dados coletados na pesquisa de campo realizada com o grupo cultural dos tecelões de Jaguaruana/CE, edificou-se o Produto Educacional os saberes etnomatemáticos dos tecelões: tecendo redes de ensino e aprendizagem da Matemática com a Teoria da Objetivação, que foi aplicado e validado pelos professores de Matemática do Ensino Fundamental da rede municipal em uma formação continuada. O deferimento da proposta de ação pedagógica surge mediante o percentual de 93% dos professores que avaliaram o trabalho acima do parâmetro bom, com tendência para a excelência, bem assim, considerando o Produto Educacional aplicado como aprovado. Destarte, é perceptível a riqueza de saberes matemáticos advindos desse labor, como procedimentos de equivalência, proporcionalidade, interdependência, variação e aproximação, ademais a relevância da escola respeitar os elementos do contexto cultural dos alunos, pois, tal reconhecimento proporciona a edificação de uma relação de confiabilidade e valorização dos seus conhecimentos.
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    Dissertação
    Unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) como possibilidade para o ensino de função polinomial do 1º grau: uma experiência no ensino médio
    (2015-07-30) Costa, Ângelo Gustavo Mendes; Bandeira, Francisco de Assis; ; ; Silva Junior, Carlos Neco da; ; Oliveira, Rosalba Lopes de;
    O presente trabalho discute aspectos relacionados a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) aplicada ao ensino e aprendizagem de Função Polinomial do 1° Grau. Para tanto objetivamos desenvolver uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), que proporcionasse sentido e significado no ensino e aprendizagem de Função numa turma do 1º ano do ensino médio noturno. De início fizemos um levantamento dos conhecimentos prévios que os alunos tinham sobre Função, e, com base nos resultados obtidos elaboramos e aplicamos uma sequência de atividades que visavam apresentar e discutir os elementos que compunham uma Função Polinomial do 1º Grau, bem como a relação existente entre tais elementos. Todos esses passos culminaram no nosso produto educacional que foi a elaboração e aplicação de uma UEPS. Após a aplicação do nosso produto percebemos uma melhora acentuada na compreensão e manipulação algébrica e aritmética de uma Função Polinomial do 1º Grau por parte dos alunos; ensejando a viabilidade em pautar o processo de ensino e aprendizagem numa forma de aprender que seja significativa.
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