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Navegando por Autor "Pereira, Débora Mara"

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    Dissertação
    Análise dos efeitos de um plano educacional individualizado no desenvolvimento acadêmico e funcional de um aluno com transtorno do espectro do autismo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-06) Pereira, Débora Mara; Nunes, Débora Regina de Paula; ; http://lattes.cnpq.br/1188086132826132; ; http://lattes.cnpq.br/0589207455705890; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307
    Diante do paradigma da Educação Inclusiva, a presença de alunos com transtorno do espectro do autismo no ensino regular tem se tornado mais expressiva nos últimos anos. Estudos têm revelado, no entanto, uma deficitária participação acadêmica desses educandos na sala de aula comum. Dentre os fatores que contribuem para esse fenômeno destacam-se a precária formação docente e a escassez de estratégias que promovam o acesso desses educandos ao currículo regular. O objetivo do presente estudo foi desenvolver um instrumento que favorecesse a inclusão acadêmica de um educando com autismo por meio de procedimentos que pudessem, simultaneamente, dar poder ao professor. Nessa perspectiva, o estudo visou analisar os efeitos de um Plano Educacional Individualizado (PEI), elaborado de forma colaborativa com os professores, no desenvolvimento acadêmico e funcional de um aluno com autismo no contexto da educação infantil. Os dados foram coletados em uma escola particular, localizada na cidade de Natal, estado do Rio Grande do Norte, no decorrer do ano letivo de 2012. Além do educando com autismo, participaram do estudo uma professora titular, uma professora de apoio pedagógico e quatro professores auxiliares. A pesquisa utilizou delineamento quase experimental intrassujeito do tipo A-B (linha de base e tratamento), assim como procedimentos qualitativos de análise. O estudo foi realizado em três etapas: caracterização, linha de base e intervenção. A primeira compreendeu entrevistas com os pais e professoras do aluno, bem como a identificação de duas rotinas focos de intervenção. A segunda contemplou a análise do tempo de permanência do educando nas rotinas selecionadas na fase de linha de base. Na terceira o pesquisador elaborou, de forma colaborativa com os professores, um plano educacional individualizado (PEI) para o aluno. Por fim, o PEI foi implementado pelos professores. Os resultados indicaram mudanças qualitativas e quantitativas na participação do estudante nas tarefas acadêmicas e funcionais após o programa de intervenção
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    Tese
    Construção e validação de um protocolo de PEI: contributos de uma formação docente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-02) Pereira, Débora Mara; Nunes, Debora Regina de Paula; http://lattes.cnpq.br/1188086132826132; http://lattes.cnpq.br/0589207455705890; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; http://lattes.cnpq.br/6848746516562543; Medeiros Neta, Olivia Morais de; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; Magalhães, Rita de Cassia Barbosa Paiva; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307; Pletsch, Márcia Denise; http://lattes.cnpq.br/5622440291569151; Schmidt, Carlo; http://lattes.cnpq.br/7185372980306847; Camargo, Síglia Pimentel Höher; http://lattes.cnpq.br/1925189093877793
    As singularidades dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm provocado intensos desafios às escolas regulares, principalmente quanto à oferta de um ensino de qualidade a esses estudantes. A deficitária formação docente tem sido um dos principais fatores contribuintes na qualidade desse ensino, associada à ausência de diferenciações curriculares promovidas pelas escolas. Desse modo, o Plano Educacional Individualizado (PEI) é estimado como chave de acesso e aprendizagem curricular para os estudantes em situação de deficiência, como também instrumento norteador da práxis docente. Nessa perspectiva, o objetivo geral desse estudo foi construir e validar os conteúdos de um protocolo de PEI, de forma colaborativa, durante um programa de formação continuada. Essa tese foi estruturada em três estudos: (1) uma revisão integrativa da literatura sobre o PEI; (2) uma pesquisa-ação de cunho colaborativo do PEI, envolvendo 23 professores do ensino fundamental I e II do Estado do Rio Grande do Norte e (3) a validação do PEI elaborado durante o estudo 2. Os resultados do primeiro estudo indicaram que das 17 pesquisas de intervenção analisadas, 7 tratavam da formação docente para a elaboração do PEI no ensino regular, 4 envolviam a elaboração do PEI de estudantes com TEA e 6 investigações abordavam temáticas variadas sobre o instrumento. Foram analisados aspectos colaborativos, avaliativos, formativos e conteudistas do PEI. O segundo estudo indicou que os principais desafios que os professores sentiam em relação ao processo de escolarização de estudantes com TEA eram as dificuldades de participação nas atividades escolares, que podem estar diretamente relacionadas à falta de um PEI. A formação continuada de 90 horas permitiu a construção colaborativa de um inventário de PEI para estudantes com TEA. Ademais, os professores avaliaram o programa formativo como satisfatório e importante para suas atividades profissionais. Os resultados do estudo 3 indicaram confiabilidade e viabilidade de aplicação do PEI construído no segundo estudo.
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    TCC
    A importância da intervenção multidisciplinar na mediação do aluno com transtorno do espectro autista
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-24) Rodrigues, Girlayne Viviane Jeronimo; Nunes, Débora Regina de Paula; Nunes, Débora Regina de Paula; Silva, Christiane Ferreira Duarte da; Pereira, Débora Mara
    Pesquisas indicam que o processo de escolarização de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas regulares tem sido um grande desafio. Para viabilizar a aprendizagem desses educandos, estudos revelam ser de fundamental importância a atuação de equipes multidisciplinares no contexto escolar. O objetivo dessa pesquisa é descrever atividades colaborativas desenvolvidas entre docentes da classe regular e os professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado, responsáveis pela escolarização de alunos com TEA. Definido como um estudo de caso, a presente pesquisa teve como participantes dois professores que lecionam em uma escola da rede pública de ensino no município de Natal/RN. Os dados da pesquisa, produzidos por meio de questionários, revelam a importância da adequação curricular para a aprendizagem de alunos com TEA em contextos regulares de ensino.
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