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Navegando por Autor "Ribeiro, Cynara Teixeira"

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    TCC
    A importância da inteligência emocional para os processos de ensino e aprendizagem: impactos pedagógicos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-23) Costa, Indara Lima; Ribeiro, Cynara Teixeira; Ribeiro, Cynara Teixeira; Silva, Luzia Guacira dos Santos; Melo, Elda Silva do Nascimento
    O presente trabalho objetiva discutir as contribuições do conceito de inteligência emocional para o ofício do pedagogo, considerando tanto sua formação acadêmica quanto sua prática profissional. Trata-se de tema considerado extremamente relevante para a Pedagogia na medida em que atualmente diversas pesquisas e experiências educacionais revelam as influências desse tipo de inteligência sobre o processo de ensino e aprendizagem. Para alcançar o objetivo supracitado foi empreendido um estudo teórico para situar o contexto de surgimento deste conceito e os avanços teóricos e metodológicos alcançados até o presente momento: desde a concepção unitária de inteligência apresentada por Alfred Binet (1905 apud 2011) até a sua pluralização proposta por Howard Gardner (1995) e posteriormente por Daniel Goleman (2011).Tal estudo revelou também as possíveis contribuições do professor com vistas ao desenvolvimento desse tipo de inteligência; algumas práticas já existentes nessa perspectiva e os elementos que estão relacionados à incorporação da inteligência emocional nos currículos escolares. A partir de tais elementos, constatou-se que o trabalho pedagógico com a inteligência emocional potencializa o processo educativo desde o seu planejamento até a intervenção didático-pedagógica, tanto no que diz respeito aos processos mentais quanto às interações ocorridas no ambiente educacional. Nesse sentido, ressalta-se que esse deve ser um objeto de estudo permanente na formação e atuação docente.
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    TCC
    A importância do brincar na educação infantil: uma análise teórica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-27) Oliveira, Janielle Neves de; Azevedo, Barbara Raquel Coutinho Toscano; Azevedo, Barbara Raquel Coutinho Toscano; Ribeiro, Cynara Teixeira; Araújo, Lucineide da Cruz
    Este artigo tem como objetivo e desenvolvimento compreender como o ato de brincar pode influenciar na aprendizagem das crianças e que local ele ocupa na rotina das instituições infantis. Utilizamos como procedimentos metodológicos a análise bibliográfica aliada as experiências obtidas ao longo da graduação. E a partir disso foi possível compreender de que modo os documentos oficiais, juntamente com outras fontes destacam a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e a responsabilidade dos professores em organizar suas rotinas considerando que o brincar é de grande relevância na educação da infância juntamente com o cuidar e ensinar. Palavras-chave: Educação Infantil, Brincadeiras, Criança
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    TCC
    A influência da família na educação de crianças que frequentam a escola em tempo Integral: reflexões a partir de uma experiência de estágio não obrigatório
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-12) Lima, Ana Paula Silva de; Ribeiro, Cynara Teixeira; Fonseca, Géssica Fabiely; Araújo, Jaciene Melo de Oliveira
    O presente trabalho consiste em um relato de experiência vivenciada enquanto estagiária nos anos de 2014 e 2015 em uma escola privada no município de Natal/RN, que também dispõe do ensino integral, com o objetivo de discutir, a partir da experiência vivenciada, a influência das famílias no processo de escolarização dessas crianças matriculadas no tempo integral. A revisão de literatura evidenciou que não é recente o interesse de inúmeros pesquisadores sobre as relações entre escola e família nem os apontamentos sobre a influência da família na escolarização de crianças, sendo esta considerada a principal aliada da instituição escolar. Especificamente no que tange ao ensino integral, que surgiu como uma alternativa para as famílias modernas que por inúmeros fatores precisam deixar seus filhos na escola por um período de tempo estendido, foi possível, ao longo da experiência enquanto estagiária, vivenciar situações que deixavam sugerida uma desresponsabilização das famílias em relação a aspectos relacionados ao cuidado e educação de seus filhos bem como uma ausência de diálogo entre família e escola. Por acreditar que tanto o contexto familiar quanto o escolar exercem significativa influência no processo de formação do indivíduo, o presente trabalho descreveu a rotina do estágio em uma turma de 4º ano matriculada no ensino integral e analisou algumas situações vivenciadas à luz do referencial teórico escolhido. A partir das análises realizadas, constou-se como o distanciamento entre família e escola pode repercutir no desempenho educacional do aluno, assim como em todo o desenvolvimento da criança.
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    TCC
    Ações integradas de psicologia e educação em uma ONG voltada para o desenvolvimento da cidadania
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-15) Mafra, Rayssa Pinheiro Emerenciano; Ribeiro, Cynara Teixeira; Medeiros, Cynthia Pereira de; Calado, Vânia Aparecida
    Trata-se de relato de experiência acerca de projeto de extensão cujo objetivo foi integrar ações de psicologia e educação em uma ONG voltada ao desenvolvimento da cidadania em Natal/RN. A partir da inserção de estudantes de Pedagogia e Psicologia, foram empreendidos esforços para a articulação entre o trabalho de escuta dos professores e alunos da ONG, realizado pela psicóloga da instituição e pelos estagiários de psicologia respectivamente, e o trabalho pedagógico, o qual envolve o planejamento sistemático e coletivo de estratégias didáticas favorecedoras da aprendizagem da leitura e da escrita. A articulação entre pedagogia e psicologia permitiu alcançar como resultados uma mudança de rumo na ONG no que diz respeito à importância atribuída à organização do trabalho pedagógico de maneira coletiva e democrática, o qual passou a considerar as especificidades dos próprios profissionais e alunos que formam a instituição. Concluiu-se que o planejamento configura-se como importante momento de formação continuada, gerando impactos pedagógicos e subjetivos nos professores e beneficiando os processos de ensino e aprendizagem, com consequências para a formação cidadã.
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    TCC
    A afetividade nas práticas pedagógicas no contexto da classe hospitalar e sua relevância na aprendizagem infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-04-12) Oliveira, Aizlha Rhaymara Souza de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7383148053596046; http://lattes.cnpq.br/5708311872367062; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7383148053596046; Vieira, Giane Bezerra; http://lattes.cnpq.br/2925723173520321; Ribeiro, Cynara Teixeira; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730775U7
    O acesso à educação no contexto hospitalar é um direito reconhecido pela Constituição Federal de 1988 (BRASIL, 1988) e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (BRASIL, 1996). Logo, as crianças que se encontram hospitalizadas não podem ter seu atendimento educacional negligenciado ou interrompido. Visando ao cumprimento destas duas normativas, a educação no contexto hospitalar busca atender as necessidades cognitivas, físicas e emocionais de crianças que estão passando por um período de tratamento médico e impedidas de frequentar a escola regular. O objetivo deste artigo é analisar, à luz de Fonseca (1999; 2008) e Ceccim (1997); Ferreira e Acioly-Régnier (2010), Junqueira (2010) e Mahoney e Almeida (2005) e Galvão (2002), Costa e Pinheiro (2013), Freire (2014), Ludke e André (1986) e Severino (2016), a importância da afetividade para o processo de ensino e aprendizagem de crianças inseridas em uma classe hospitalar em Natal-RN. Para este estudo foi utilizada a abordagem qualitativa da Pesquisa Educacional na construção e análise dos dados. Tal investigação tem o intuito de apresentar as análises de experiências sobre as práticas pedagógicas no contexto de uma classe hospitalar, possuindo como foco a afetividade no processo de ensino-aprendizagem. No presente trabalho foi observado que a classe hospitalar estudada apresenta práticas pedagógicas que utilizam o afeto e a escuta pedagógica como ferramentas indispensáveis, pois respeitam as especificidades do seu público alvo e proporcionam, além do desenvolvimento cognitivo, o individual, o emocional, o físico e o social das crianças internadas. Logo, é fundamental que os educadores desenvolvam habilidades emocionais e sociais para lidar com as necessidades das crianças e suas famílias, além de adaptar as estratégias de ensino para atender às especificidades do seu público alvo.
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    Dissertação
    Angústia e inibição: considerações a partir de um caso clínico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-06-27) Lima, Adir Ferreira de; Medeiros, Cynthia Pereira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779809E6&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/6233451151581920; Ribeiro, Cynara Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/1018577427983026; Lima, Maria Celina Peixoto; ; http://lattes.cnpq.br/2533233311539090
    Este trabalho tem como objetivo discutir, a partir de um caso clínico, a articulação entre a Angústia e a Inibição, à luz da psicanálise. Partindo do trauma como fator fundante do psiquismo e desencadeador do estado de desamparo, destacamos a castração, como marca de um perigo a ser recalcado, até chegar à angústia primitiva, afeto que prepara o caminho para a emergência do sujeito. No primeiro momento, abordamos a evolução do conceito de angústia em Freud, ressaltando o modo como ele a articulou à inibição e ao sintoma, marcando, ainda, a diferença entre a angústia, como consequência direta do momento traumático, e como sinal de uma reprodução do trauma originário. Em seguida, investigamos o conceito de angústia em Lacan, enfatizando os avanços conceituais promovidos para o mesmo, notadamente no Seminário X; destacando-se a introdução do conceito de objeto a e os desdobramentos dessa invenção teórica. No segundo momento, focamos no conceito de inibição em Freud, seguido pela leitura lacaniana a esse respeito. Finalmente, refletimos acerca da delimitação que o conceito de objeto a dá às possíveis relações entre sujeito e objeto, buscando extrair algumas consequências clínicas das respostas que o sujeito constrói frente ao enigma do desejo do Outro, entre as quais a inibição e a angústia, articulando, desse modo, o caso clínico às discussões levantadas
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    TCC
    O atendimento educacional hospitalar e o trabalho pedagógico com a linguagem oral na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-23) Vieira, Maria Aparecida; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Cenci, Adriane; Ribeiro, Cynara Teixeira
    A presente pesquisa trata do atendimento educacional hospitalar e tem como objetivo principal discutir as práticas pedagógicas que estimulam a linguagem oral de crianças de zero a cinco anos de idade desenvolvidas em uma classe hospitalar do Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL/EBSERH/UFRN. A escolha da temática se deu pela minha experiência como bolsista voluntária de iniciação científica no projeto de pesquisa intitulado “Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil: analisando práticas pedagógicas no âmbito de uma classe hospitalar”. Utilizamos como referência metodológica a Abordagem Qualitativa da Pesquisa Educacional, e para realizar o processo investigativo utilizamos os seguintes procedimentos: análise documental, análise bibliográfica e observação participante. A investigação se deu em três momentos distintos, devido à pandemia da Covid-19: antes do período pandêmico, de forma presencial; durante o período pandêmico, de forma remota; e após a retomada gradual, de forma presencial. A pesquisa nos possibilitou identificar que a classe hospitalar do HUOL assegura o acesso ao atendimento pedagógico educacional das necessidades do desenvolvimento psíquico e cognitivo da criança hospitalizada. Com relação à oralidade, pudemos observar que as práticas pedagógicas com a linguagem oral são efetivadas na classe hospitalar do HUOL. Além disso, nesse espaço educacional o diálogo é constante. Em diversos momentos as crianças interagem, discutem e expõem suas opiniões, ideias, pensamentos e sentimentos. As crianças têm oportunidade de se expressarem oralmente durante as brincadeiras livres; as rodas de conversa; e nos momentos de contação e recontação de histórias, nos quais a literatura se faz presente.
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    Dissertação
    Atravessamentos da psicanálise na formação de professoras
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-31) Freitas, Amanda do Nascimento Barreto; Ribeiro, Cynara Teixeira; http://lattes.cnpq.br/1018577427983026; Ferreira, Adir Luiz; https://orcid.org/0000-0002-6102-9769; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; Nascimento, Zaeth Aguiar do
    O trabalho objetiva analisar os efeitos produzidos pelo atravessamento da psicanálise nas trajetórias de formação docente inicial e continuada de professoras atuantes em diferentes instituições educativas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca das interfaces entre psicanálise e formação docente, bem como entrevistas com três pedagogas que possuem suas trajetórias profissionais marcadas pelo encontro com o referencial psicanalítico. A pesquisa bibliográfica empreendida considerou os artigos publicados nos últimos 10 anos no Portal de Periódicos da Capes e na Plataforma Scielo, sendo selecionados particularmente as publicações referentes aos processos formativos de professores. As análises destes artigos privilegiaram a discussão sobre possíveis contribuições da psicanálise nas trajetórias formativas das docentes, indicando que tais subsídios se materializam basicamente em três eixos: (1) o professor enquanto sujeito; (2) as relações transferenciais entre professores e estudantes; e (3) os efeitos dos imperativos educacionais contemporâneos nas relações pedagógicas. Por sua vez, os resultados das entrevistas apontam o caráter singular dos encontros das pedagogas entrevistadas com a psicanálise, ratificando que esse atravessamento é considerado por elas como essencial em suas trajetórias formativas, sendo da ordem de uma escolha que ocorre no entrelaçamento entre as dimensões profissional e pessoal, guiada sobretudo pelo desejo. Nas trajetórias formativas destas pedagogas, o encontro com a psicanálise deu-se, via de regra, ao longo da formação continuada, pela via da análise pessoal, sendo a busca pelo atendimento psicanalítico motivada por questões emanadas da prática docente com crianças. De acordo com as entrevistadas, a docência é considerada desafiadora do ponto de vista subjetivo, por demandar processos de escuta e acolhimento que exigem considerar a criança e o adolescente enquanto sujeitos que são protagonistas dos seus próprios processos de aprendizagem, o que exige a ressignificação das idealizações existentes nas relações com os pares, com os estudantes e com as famílias. A partir dos dados levantados e das análises resultantes, conclui-se que a presença da psicanálise na formação docente é atualmente lacunar na formação inicial, geradora de resistências por remeter a práticas históricas que precisam ser superadas, sendo, por essa razão, que o encontro docente com o referencial psicanalítico se dá majoritariamente na formação continuada. Adicionalmente, ficou evidenciado que a escolha das docentes pela psicanálise como um dos referenciais que fundamentam suas posturas e práticas permite lidar de forma diferenciada com desafios inerentes à prática profissional em seus entrelaçamentos com a dimensão pessoal.
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    TCC
    Atuação pedagógica no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-05) Amaral, Micaele Saldanha Toscano do; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Mendes, Sarah de Lima; Ribeiro, Cynara Teixeira
    Este artigo apresenta conceitos e situações inerentes a atuação do profissional de pedagogia no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O objetivo da pesquisa busca investigar sobre as contribuições da atuação do pedagogo nesse âmbito, descrevendo e analisando as ações educativas que permeiam as práticas pedagógicas, e expondo aspectos educacionais que estão ligados aos cuidados de vulnerabilidades dos indivíduos. Tais teorias na forma como serão mostradas aqui, ganham relevância em face das instituições que cuidam do bem-estar social das pessoas representarem espaços importantes utilizados para vivências e práticas educativas. Cuidados sociais básicos aplicados em conjunto com as questões educacionais, e aliados as práticas pedagógicas, serão abordados neste estudo dando ênfase aos aspectos críticos exigidos para construção de uma nova perspectiva no processo de ensino-aprendizagem. Para se ter uma melhor compreensão do estudo, o presente trabalho utilizou pesquisa bibliográfica e documental, tendo como principais fontes: livros, artigos e documentos oficiais do governo federal que preconizam sobre educação e assistência social, para que se possa obter maiores informações sobre o assunto. Em visita a uma unidade do CRAS, foram coletados dados através de entrevista semiestruturada, realizada com uma pedagoga que atua na instituição. Dessa forma, todo o aporte teórico serviu como base para a análise qualitativa sobre o campo de atuação do pedagogo no âmbito do CRAS, espaço não-formal de ensino em que as práticas não escolares são vistas como grandes aliadas na questão da mobilidade e transformação social.
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    Dissertação
    Avaliação institucional via SINAES: um estudo sobre representações sociais dos Técnicos em Assuntos Educacionais da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-27) Nascimento Júnior, Reinaldo Tamandaré do; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/1296070757502494; ; http://lattes.cnpq.br/4826720142184991; Ferreira, Adir Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; Ribeiro, Cynara Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/1018577427983026; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4779942540702598; Ribeiro, Márcia Maria Gurgel; ; http://lattes.cnpq.br/3426259793325875
    O presente estudo busca analisar a atuação do Técnico em Assuntos Educacionais das Unidades Institucionais e Acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no que diz respeito à avaliação institucional via Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e as suas relações estabelecidas com o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa tem como foco a problemática da avaliação institucional, num prisma de representação social atribuída por parte dos agentes envolvidos, em especial, os Técnicos em Assuntos Educacionais. É um estudo de caráter qualitativo, realizado com base na observância de referenciais bibliográficos e produções da área, com destaque para autores como Moscovici (2002, 2003), Jodelet (1989, 2002) e Arruda (2002, 2005), no que diz respeito à representação social, além do emprego de questionários, aplicação de entrevista e da Técnica de Associação Livre de Palavras para fins de análise descritiva e de conteúdo, conforme aponta Bardin (1977). Como resultado, aponta não haver uma representação social sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior em si, visto que há apenas um mero discurso circulante no trabalho ou, no máximo, uma representação individual e de profissional da área. No processo de avaliação, parece predominar apenas um atendimento ao marco legal; carecendo de ser mais aprimorado. A pesquisa também evidencia que o tema carece de um melhor aporte teórico.
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    TCC
    Bullying escolar: alguns caminhos para prevenção e enfrentamento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) JUSTINO, YVES; Ribeiro, Cynara Teixeira; 1018577427983026; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730775U7; Sampaio, Marisa Narcizo; 6513575623499803; http://lattes.cnpq.br/6513575623499803; Silva, Francisco Geoci
    O Bullying na escola ocorre como um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas sem motivação evidente, adotadas por um ou mais alunos contra outro(s). Trata-se de um fenômeno que perpassa o espaço da escola e acarreta consequências para toda a sociedade. Falar e refletir sobre este fenômeno é importante para a criação de uma cultura preventiva e de enfrentamento, bem como para conscientizar toda comunidade educativa. Neste artigo faz-se uma discussão inicial sobre o fenômeno do bullying, a origem do termo, os primeiros estudos fora e dentro do Brasil, suas consequências e personagens envolvidos. Faz-se também um apanhado de alguns dados da pesquisa do IBGE sobre a saúde escolar envolvendo esse tipo de violência. O objetivo é refletir sobre alguns caminhos para a prevenção e enfrentamento ao bullying a partir do exemplo de três projetos de intervenção desenvolvidos em instituições de ensino no Brasil. A metodologia utilizada foi baseada em revisão bibliográfica qualitativa no sentido de eleger um referencial teórico que propiciasse uma visão qualificada sobre a temática. As discussões realizadas permitem concluir que ações de prevenção podem contribuir para o desenvolvimento de políticas mais eficientes dentro das escolas.
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    TCC
    As cisões entre afetividade e cognição na educação escolar: um estudo de revisão de literatura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-12) Oliveira, Naiara Barbosa de; Nóbrega, Danielle Oliveira da; Nóbrega, Danielle Oliveira da; Ribeiro, Cynara Teixeira; Freire, Kátia Regina Lopes Costa
    O presente estudo tem como objetivo identificar explicações sobre a cisão entre afetividade e cognição no campo educacional a partir de estudos na literatura científica. Tendo como base a Psicologia Histórico-cultural, realizamos uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória, no lócus do Google Acadêmico, utilizando os descritores “afetividade e educação, bem como “afetividade e ensino”. Durante uma semana foram encontrados 200 trabalhos envolvendo os dois descritores, no entanto cinquenta foram selecionados, tendo em vista os critérios de inclusão e exclusão na amostra. Desse quantitativo, cinco deles foram analisados por meio de análise de conteúdo, por tratarem especificamente do objetivo geral deste estudo. Os resultados apontam a importância da relação sujeito-objeto-mediador e as razões da cisão entre afeto e cognição na educação. Buscou-se entender como a Psicologia Histórico-cultural a partir do pensamento dialético do homem pode contribuir para a superação da dicotomia entre a afetividade e cognição nos processos educativos. Esse trabalho contribui para ampliar o conhecimento acadêmico sobre o tema e aprimorar as práticas educacionais em diversos níveis de ensino.
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    TCC
    Classe popular no ensino superior: um estudo acerca da vulnerabilidade socioeconômica e seus impactos para o acesso e permanência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Pereira, Juliana Santiago; Ribeiro, Cynara Teixeira; Ribeiro, Cynara Teixeira; Pranto, Aliny Dayany Pereira de Medeiros; Lima, Juliana de Melo
    O presente artigo objetiva discutir o acesso e permanência de estudantes de origem popular em universidades públicas brasileiras. A literatura aponta desigualdades sociais enfrentadas por universitários que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, salientando a necessidade de políticas afirmativas para promover maior democratização do Ensino Superior. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, com a busca por produções acadêmicas realizada através do Google Acadêmico, com recorte temporal de 2012 a 2024 de trabalhos de língua portuguesa. Os descritores de busca foram: lei de Cotas para o Ensino Superior; universidade pública; classe popular nas universidades públicas do Brasil; acesso e permanência no ensino superior; bolsa auxílio permanência na universidade pública. A partir dessa busca foram selecionados sete textos, com base na análise dos títulos e leitura dos resumos, a fim de identificar aqueles com maior proximidade com o objeto deste estudo. Os resultados evidenciam que as desigualdades educacionais são consequências históricas do processo de institucionalização do Ensino Superior no Brasil, uma vez que o acesso à educação sempre foi privilégio da elite econômica. Assim, o País desenvolveu-se legitimando as desigualdades sociais e, consequentemente, educacionais. Nos últimos anos, porém, o Ensino Superior público brasileiro vem ganhando avanços no que diz respeito à inclusão de uma classe social historicamente excluída. Adicionalmente, na discussão dos dados, serão indicadas interseções entre os resultados da pesquisa e a vivência pessoal da autora enquanto pertencente ao grupo social estudado. Concluímos, assim, que o acesso e permanência de estudantes de classe popular nas Universidades ainda é repleto de desafios, demandando ações políticas e institucionais sistemáticas para efetivamente garantir a democratização do Ensino Superior.
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    Livro
    Compartilhando Saberes na Construção da Docência no PIBID/UFRN
    (Editora da UFRN, 2017-11-01) Sá Júnior, Lucrécio de Araújo; Ribeiro, Cynara Teixeira; Gonçalves, Marta Aparecida Garcia
    Esta obra, resultado de um trabalho contemporâneo, faz circular relatos de práticas e de experiências formativas no PIBID/UFRN nos mais diferentes campos do saber. As dimensões das reflexões adensam-se no desafio de comportar o saber teórico com o saber prático. Os trabalhos desenvolvidos suscitam uma renovação da epistemologia das práticas formativas iniciais no âmbito da docência e trazem uma série de contribuições, desde o debate histórico-crítico que se centra em: 1) relatar a prática de ações coordenadas, por um conjunto de professores formadores que constituem verdadeiras matrizes de intelecção desse tempo determinado; 2) os escritos se situam numa região mediana entre teoria e experiência, e determinam estes dois campos de atuação, Universidade e Escola; 3) expressão de que as matrizes formativas no âmbito das licenciaturas se desenvolvem atualmente com êxito de grandes transformações, que, ao longo desses anos, têm moldado e modificado a configuração do saber docente. Isso faz com que o professor, nesses espaços formativos, assuma diferentes camadas de discursos e práticas que se superpõem (uma vez que são produtos da influência de diferentes matrizes enunciativas), o que torna possível que estas obras sejam estratos, posteriores, de uma arqueologia do saber. Os livros se compõem deste modo de variações e experiências formativas distintas que revelam percepções vividas e associadas a teorias, com estatuto de cientificidade. Sem utilizar os critérios de causalidade histórica tradicional, estas obras, apresentam, de forma não exaustiva, uma descrição de diferentes configurações de saber, que se apresentam em contextos variados.
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    TCC
    Concepções acerca dos ciclos de vida e sua importância para a formação e atuação do pedagogo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-03) Pinto, Lorrine Borges; Ribeiro, Cynara Teixeira
    O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos licenciandos de Pedagogia da UFRN acerca dos processos de ensino e aprendizagem nos ciclos de vida, ressaltando a importância dos conhecimentos provenientes do estudo da periodização do desenvolvimento psicológico para a formação e atuação profissional do Pedagogo. A revisão de literatura revela que o desenvolvimento humano é objeto de investigação de diferentes teorias psicológicas, sendo priorizado, para fins desse trabalho, as contribuições oriundas do campo histórico-cultural, com ênfase nas teorizações de Vygotsky, Leontiev, Luria e Elkonin. Para a realização da pesquisa empírica, foram aplicados questionários semiestruturados com 113 licenciandos do curso de Pedagogia presencial da UFRN, sendo 59 que não haviam cursado componentes de Psicologia Educacional e 54 que já haviam cursado, entre o primeiro e quinto período do referido curso. Adicionalmente, foram realizados dois grupos focais com 5 estudantes que haviam respondido aos questionários e se disponibilizaram a colaborar com a continuidade da pesquisa. Por fim, procedeu-se também a análise das ementas das disciplinas de Psicologia Educacional que integram o currículo do curso de Pedagogia ora investigado. Os dados oriundos dos questionários foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin, subsidiando a formação de categorias a posteriori. Os resultados dos questionários demonstram que 43,9% dos estudantes que não cursaram e 28,3% dos que já cursaram componentes de Psicologia Educacional apresentaram concepções de ensino e aprendizagem centradas no professor; enquanto 50,8% dos que não cursaram e 52,8% dos que já cursaram expressaram concepções incoerentes entre si. Em relação aos ciclos de vida, 47,5% dos discentes que não cursaram e 65,4% dos que cursaram não diferenciaram os ciclos; enquanto 49,1% dos estudantes que não cursaram e 25% dos que cursaram os diferenciou com base em estereótipos. Na continuidade da pesquisa, as categorias extraídas da análise dos questionários foram objeto de discussão dos grupos focais, o que confirmou algumas constatações, mas também trouxe novas informações que enriqueceram a discussão, como o uso de vivências pessoais para explicitar as concepções de ensino, aprendizagem e ciclos de vida. Em relação aos processos de ensino e aprendizagem, percebe-se que a maioria dos participantes dos grupos focais se encontra em uma fase de transição entre as concepções empirista e sociointeracionista. E a maior dificuldade desses está relacionada aos ciclos de vida, seja para diferenciar os processos de ensino e aprendizagem de acordo com a infância, adolescência, juventude e vida adulta, seja para determinar recursos e estratégias de acordo com esses ciclos de vida. É possível compreender melhor tais resultados à luz da análise das ementas das disciplinas de Psicologia Educacional dos estudantes respondentes, pois nestas há lacunas quanto ao estudo do desenvolvimento humano e dos ciclos de vida. Nesse sentido, estar pensando e repensando o papel da Psicologia Educacional nos cursos de formação do Pedagogo é imprescindível, pois esta favorece que o futuro professor possa refletir acerca de suas próprias concepções, bem como planejar e atuar de acordo com os momentos dos ciclos de vida e as características dos indivíduos de cada etapa do ensino, desse modo contribuindo para a formação de profissionais mais preparados e para processos de ensino e aprendizagem contextualizados e de qualidade.
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    TCC
    Concepções de pedagogos acerca da indisciplina escolar na educação infantil e no ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-13) Leite, Tuanny Cavalcanti; Fonseca, Géssica Fabriely; Ribeiro, Cynara Teixeira; Cenci, Adriene
    O objetivo desse artigo foi analisar, investigar e descrever sobre as concepções de pedagogos acerca do conceito de indisciplina escolar na educação infantil e no ensino fundamental. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa classifica-se como qualitativa. Utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados. Os participantes da pesquisa foram 4 professoras da Educação infantil e Ensino fundamental de uma escola privada. O estudo apresenta as principais concepções das professoras acerca do comportamento das crianças na escola e os significados atribuídos à noção de disciplina e indisciplina. Aponta-se para a relação família e escola e suas implicações para a compreensão das crianças acerca das regras e convenções sociais. Como conclusão apresentam-se diversos olhares sobre a disciplina e indisciplina na educação infantil e no ensino fundamental e seus rebatimentos para os processos de ensino e aprendizagem
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    TCC
    Concepções de pedagogos acerca da violência doméstica contra crianças e adolescentes e suas relações com o processo de ensino-aprendizagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-21) Souza, Indhyane Gomes de; Thomé, Renata Viana de Barros; Ribeiro, Cynara Teixeira; Soares, Júlio Ribeiro
    O presente artigo é um estudo sobre as concepções dos pedagogos, atuando em sala de aula ou nas demais funções que podem lhes ser atribuídas nas instituições de ensino, diante da violência doméstica sofrida pelas crianças e adolescentes e a relação dela com o processo de ensino-aprendizagem. Para obtenção dos dados, foram aplicados questionários com questões fechadas e abertas à seis pedagogos de três instituições públicas municipais da cidade do Natal/RN. Vale salientar que, a abordagem tenderá à uma reflexão acerca do fazer docente e pedagógico, além do papel desempenhado por ele na sociedade, para assim, possibilitá-lo pensar a sua formação e suas atitudes ante as crianças e jovens que vivem em meio a violência cotidiana, reinventando os seus métodos, buscando desenvolver ações voltadas para o crescimento social e cognitivo desses alunos. Os resultados serão elaborados a partir da interpretação crítica dos depoimentos dos pedagogos e da observação dos cenários escolares.
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    Dissertação
    Concepções e práticas de professoras da Educação Infantil de um CMEI de Natal/RN em relação à sexualidade das crianças: reflexões sobre a formação docente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-25) Souza, Maria de Fátima Dantas de; Ribeiro, Cynara Teixeira; ; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Oliveira, Jacyene Melo de; ; Soares, Júlio Ribeiro; ; Nascimento, Zaeth Aguiar do;
    O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções das/os professoras/es em relação à sexualidade infantil e seus modos de agir diante de situações que envolvem manifestações sexuais das crianças nas escolas de educação infantil. O referencial teórico utilizado foram os estudos de Freud e de Foucault acerca dos temas sexualidade infantil e sexualidade, respectivamente, além de documentos norteadores da educação, da educação infantil e de referências para um trabalho com a sexualidade no âmbito educacional. Foi realizada uma investigação que contemplou uma etapa de pesquisa bibliográfica, realizada no Portal de Periódicos CAPES, com o intuito de investigar trabalhos que discutem práticas de professores de educação infantil no tocante às manifestações da sexualidade das crianças no contexto escolar, publicados entre os anos de 2008 e 2018; e outra de levantamento empírico com catorze professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Natal/RN, sendo este último caracterizado como do tipo descritivo e de natureza qualitativa. No levantamento empírico, foram utilizadas como técnicas de pesquisa uma roda de conversa, a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam concepções das docentes em relação à sexualidade infantil majoritariamente pautadas em valores religiosos e pessoais, bem como a ideia preconcebida de que crianças não devem apresentar manifestações sexuais. Quando as docentes se deparam com tais manifestações, muitas vezes recorrem a ameaças e punições, tratando a questão fortemente no âmbito individual, sem incluir toda a turma no debate. Além disso, a relação entre escola e família para a abordagem desse tema é insuficiente, sendo o âmbito familiar encarado como último recurso para situações que a escola não consegue resolver. Houve consenso acerca das lacunas formativas existentes para a realização de um trabalho pedagógico com a sexualidade das crianças e acerca da ausência de discussões sobre tal temática na própria instituição. Esse último dado aponta para a necessidade de repensar os currículos dos cursos de formação inicial e as ofertas de formação continuada, colocando em evidência este objeto de estudo relativamente pouco visibilizado no meio educacional. As conclusões apontam que o trabalho pedagógico com a sexualidade das crianças no âmbito escolar torna-se ainda mais relevante diante do contexto atual que estamos vivendo no Brasil, em que testemunhamos graves retrocessos políticos no que tange à implementação de uma educação não sexista e que respeite a diversidade em todas as suas formas.
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    Dissertação
    A construção do jogo "Explorando a Paisagem": contribuições para o ensino de geografia
    (2017-11-23) Araújo, Elisabeth Cristina Dantas de; Troleis, Adriano Lima; Locatel, Celso Donizete; ; ; ; Ribeiro, Cynara Teixeira; ; Morais, Ione Rodrigues Diniz; ; Assis, Lenilton Francisco de; ; Goulart, Ligia Beatriz;
    O estudo que ora se apresenta tem como objetivo a criação do jogo intitulado “Explorando a Paisagem”, e a análise das suas contribuições para o ensino de geografia. A proposta é resultado das práticas docentes desenvolvidas em classes de 6º ano do ensino fundamental II, e se constitui um recurso didático inovador no processo de ensino e aprendizagem da ciência geográfica. Os pressupostos teóricos que envolvem a construção desse estudo e do jogo se pautam em autores que discutem o processo de alfabetização cartográfica, o conceito de paisagem e suas transformações ao longo do tempo, assim como faz uso das discussões sobre a teoria da Aprendizagem Significativa, a teoria das Inteligências Múltiplas, e os estudos sobre a importância do uso de jogos como importantes recursos didáticos no ensino de geografia. Em relação aos procedimentos metodológicos, o estudo e o jogo foram precedidos pelas pesquisas bibliográficas, observações de aulas de geografia em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município de Natal/RN, assim como pela aplicação de questionários diagnósticos para o público discente, que nortearam o processo criativo do recurso. Assim, propomos que o jogo pode servir como uma ferramenta de aprendizagem importante para o ensino da ciência geográfica, auxiliando professores e alunos em suas construções conceituais e no desenvolvimento das suas habilidades em interpretar os diversos fenômenos cotidianos. Da mesma forma, concluímos que o jogo pode ser utilizado por professores de diferentes níveis de ensino, trazendo contribuições para a formação do raciocínio geográfico.
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    TCC
    A contribuição da educação não-formal para o desenvolvimento das interações sociais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-03) Costa, Nadja Cristiana Rufino Santos; Aguiar, Alexandre da Silva; Aguiar, Alexandre da Silva; Ribeiro, Cynara Teixeira; Fonseca, Géssica Fabiely
    O presente trabalho trata de uma análise do desenvolvimento social de crianças participantes de projetos de educação não-formal, tendo como base as atividades do Projeto Arte na Calçada: Um Show de talentos, que acontece no bairro do Planalto, na cidade do Natal, Rio Grande do Norte. Através da realização de entrevistas com participantes do projeto, em especial crianças que nele estão inseridas desde o seu início, o presente trabalho teve como objetivo compreender a relação entre o desenvolvimento social destas crianças e sua participação em projetos de educação não-formal. Após a coleta, os dados obtidos foram analisados de forma qualitativa e apontaram a existência de tal relação bem como a importância das interações sociais para o desenvolvimento de tais crianças.
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