Navegando por Autor "Santos, Raimunda Fernanda dos"
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TCC A atuação do bibliotecário em órgãos oficiais de perícia criminal: novos cenários para o desempenho de serviços de informação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Bezerra, Lehi Aguiar; Santos, Raimunda Fernanda dos; Carvalho, Andrea Vasconcelos; Carvalho, Luciana MoreiraDiscorre acerca da importância do reconhecimento das habilidades e das atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional Bibliotecário em outros cenários informacionais que necessitem dos processos de organização, representação, difusão, recuperação, acesso, uso e preservação da informação para fins específicos– transcendendo os espaços das bibliotecas, os quais se configuram como ambientes tradicionais de sua atuação. Tem como Objetivo geral apresentar as atividades que podem ser desenvolvidas por esse profissional em Órgãos Oficiais de Perícia Criminal, com base em suas competências e habilidades. Objetiva especificamente: evidenciar as competências e habilidades do Bibliotecário no que se refere ao desempenho das suas atividades enquanto profissional da informação; apresentar os objetivos e as funções dos Órgãos Oficiais de Perícia Criminal; destacar os principais serviços que podem ser desempenhados pelo profissional Bibliotecário em Órgãos Oficiais de Perícia Criminal. Utiliza como metodologia pesquisa bibliográfica, exploratória, documental e descritiva com dados extraídos da Classificação Brasileira de Ocupações do Perito Criminal e do Bibliotecário, realizando também a aplicação de entrevista semiestruturada com dois profissionais que atuam no campo da Perícia Criminal. Apresenta como resultado diversas atividades que podem ser desempenhadas pelo Bibliotecário no intuito de contribuir com as tarefas desempenhadas pelos Peritos Criminais nesses órgãos, cujos serviços estão incluídos nas seguintes classes gerais: Gerenciamento de Redes, Sistemas e Unidades de Informação; Desenvolvimento de Recursos Informacionais; Realização de Pesquisas e Estudos; Prestação de Serviços de Assessoria e Consultoria; Disseminação da Informação em Qualquer Suporte; e Tratamento Técnico dos Recursos Informacionais. Ressalta ainda que muitas das atividades a serem desempenhadas por profissionais Bibliotecários nessas instituições estão relacionadas com o fazer desse profissional em unidades de informação, sobretudo no que concerne à sua atuação em uma Central de Custódia, atendendo aos requisitos que a mesma propõe. Conclui destacando que todas as incumbências apresentadas anteriormente precisam estar atreladas ao saber fazer do bibliotecário para atender aos aspectos da profissão nesses cenários, cabendo a esse profissional agregar as dimensões da competência – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes – em qualquer ambiente de trabalho, inclusive em Órgãos Oficiais de Perícia Criminal.TCC A biblioteca escolar e a Lei 12.244/10: uma análise de sua aplicabilidade em duas escolas da cidade do Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Nascimento, Kadja Leandro do; Santos, Raimunda Fernanda dos; Freitas Neta, Antônia de; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino deEstuda as concepções da Lei 12.244/10, criada no intuito de fortalecer o espaço da biblioteca escolar nas escolas públicas e privadas, além de reconhecer a importância do bibliotecário como agente colaborador para o processo de ensino e aprendizagem. Tem como objetivo geral analisar a aplicabilidade da lei 12.244/10 em duas escolas da cidade do Natal/RN. Objetiva especificamente: estudar aspectos relativos à essa lei que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país; averiguar a situação das bibliotecas das escolas analisadas e a contribuição dessas unidades de informação para o processo de ensino e aprendizagem no contexto em que estão inseridas; identificar o impacto da atuação do profissional bibliotecário e as principais atividades desenvolvidas no âmbito de uma das escolas analisadas; estabelecer comparações entre ambas as instituições analisadas em relação aos esforços empreendidos para a aplicabilidade da lei e a contribuição do profissional bibliotecário no cumprimento do seu papel enquanto agente fomentador das boas práticas de uso da biblioteca no contexto escolar. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, seguida de um estudo de caso exploratório e descritivo de caráter quali-quantitativo – cuja pesquisa foi realizada mediante a aplicação de questionários e a utilização do método comparativo com duas unidades de informação inseridas em instituições de ensino privadas. Destaca reflexões através da comparação realizada entre as duas escolas, enfatizando as diferenças entre elas no que diz respeito à biblioteca escolar. Conclui enfatizando a importância da atuação do profissional bibliotecário como agente mediador no processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar, bem como agente contribuinte para a melhoria da qualidade dos produtos e serviços da unidade de informação em instituições de ensino.TCC A contribuição da Arquitetura da Informação Pervasiva para a Encontrabilidade da Informação em Repositórios Institucionais: uma análise do Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Dayane Nunes da; Vechiato, Fernando Luiz; Santos, Raimunda Fernanda dos; Marques, Clediane de Araújo GuedesOs ambientes de informação como objetos de estudo da Arquitetura da Informação tem sofrido mudanças referentes à adaptação aos avanços da tecnologia. Nesse contexto, emergiu a Arquitetura da Informação Pervasiva como uma nova abordagem da Arquitetura da Informação a qual segue a vertente da transmissão da informação nos ambientes de informação híbridos (analógico e/ou digital). A vista disto buscou-se encaminhar esta pesquisa para o ambiente de informação do Repositório Institucional da UFRN, pois este se caracteriza como um ambiente de informação com acesso nacional e internacional que pertence a academia científica, portanto a adaptação deste ambiente de informação às novas demandas tecnológicas deve ser considerada prioridade. A pesquisa tem por objetivo compreender como a Arquitetura da Informação Pervasiva pode auxiliar na encontrabilidade da informação no referido repositório institucional. A pesquisa trata-se de um estudo de caso com aplicação da técnica de análise da interface e observação através de atributos da Encontrabilidade da Informação e Arquitetura da Informação Pervasiva dispostas em checklist criado para análise de ambientes híbridos. Diante disto, os resultados obtidos destacam que o Repositório da UFRN possui poucos aspectos da Arquitetura da Informação Pervasiva, o que pode comprometer a encontrabilidade da informação no contexto tecnológico atual. Conclui-se que em face da importância deste ambiente para a instituição, a Arquitetura da Informação Pervasiva deve ser trabalhada neste ambiente pelos profissionais responsáveis, uma vez que seu bom funcionamento pode influenciar significativamente na Encontrabilidade da Informação disponível. Todavia, são necessários estudos com usuários para validar os resultados obtidos na análise apresentada neste trabalho.TCC A importância do profissional bibliotecário como mediador da informação para o desenvolvimento da competência informacional dos usuários com dislexia e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Santos, Rosa Milena dos; Farias, Ronnie Anderson Nascimento de; Bevilaqua, Lia Rejane Müller; Santos, Raimunda Fernanda dosDescreve a importância do profissional bibliotecário como mediador da informação e formador da competência informacional de usuários com distúrbios neurológicos de aprendizagem que, consequentemente, tem necessidades educacionais especiais, no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Utilizando como cenário da pesquisa a Comissão de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE) e o Laboratório de Acessibilidade (LA) da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) nessa instituição. Tem como objetivo geral pesquisar quais as contribuições do bibliotecário para atuar como mediador da informação para usuários com/ou que apresentam distúrbio neurológico de aprendizagem, no qual a CAENE e o Laboratório de acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede auxiliam na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem como objetivos específicos pesquisar as características dos indivíduos com distúrbios neurológicos de dislexia e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade nos estudos associados à sua competência informacional e analisar a estrutura curricular do curso de biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com o intuito de avaliar se o profissional bibliotecário tem uma formação profissional que possibilite mediar informação e construir a competência informacional dos usuários com distúrbios neurológicos de aprendizagem. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica e exploratória realizando duas entrevistas semiestruturadas com a psicóloga escolar da CAENE e com a bibliotecária-documentalista do Laboratório de Acessibilidade da BCZM. Apresenta como resultado a descrição das funções que o bibliotecário possui como mediador da informação em relação à formação da competência informacional de usuários, principalmente, com distúrbios ou transtornos neurológicos de aprendizagem, além de utilizar estratégias informacionais e tecnologias assistivas para auxiliar, orientar, acompanhar e ajudar os usuários que tenham dificuldades no seu processo de ensino e aprendizagem. Conclui que na estrutura curricular do curso de Biblioteconomia da UFRN do ano de 1998 a 2002 e no ano de 2014 a 2017, faltam disciplinas capazes de formar um profissional bibliotecário que auxiliem em sua formação do profissional em relação a exercer atividades que contribuam para a inclusão informacional, a acessibilidade e a necessidade educacional especial.TCC A viabilidade da metodologia de Sara Shatford para a indexação de fotografias: o acervo fotográfico da Escola de Música da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Brizolara, Martina Luciana Souza; Felipe, Carla Beatriz Marques; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Santos, Raimunda Fernanda dosApresenta conceitos de imagem e documento iconográfico e discorre sobre seu uso ao longo da história da humanidade. Procura apresentar definições de fotografia, comentando seu uso para fins de registro e transmição de informações e seu papel na sociedade. Narra brevemente a história e evolução da fotografia, comentando as circunstâncias de seu surgimento, os diversos processos fotográficos descobertos ao longo da história, e sua crescente popularização até os dias atuais. Comenta sobre os diferentes usos e funções da fotografia. Discorre sobre a fotografia como documento, destacando a necessidade do tratamento informacional de acervos fotográficos. Oferece conceitos de análise documentária e indexação; discorre sobre os objetivos da indexação, apresentando as etapas do processo, destacando o estágio de análise de assunto. Fala sobre as diferenças entre a indexação de documentos textuais e iconográficos, ressaltando a necessidade da utilização de metodologias mais adequadas à forma do documento, apresentando metodologias adaptadas ao tratamento informacional de imagens. Apresenta pesquisa exploratória realizada no acervo fotográfico da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Objetiva testar a viabilidade da metodologia de Sara Shatford (1994) para a indexação de fotografias em acervos reais, relatando e avaliando o processo de indexação de fotografias selecionadas da referida unidade seguindo a metodologia proposta. Conclui confirmando a viabilidade da metodologia testada, propondo um questionamento sobre sua baixa popularidade.TCC Analise da atuação do bibliotecário universitário de Natal/RN no Serviço de Referência Virtual (SRV)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Martins, Elder Thafarel da Câmara; Felipe, Carla Beatriz Marques; Santos, Raimunda Fernanda dos; Carvalho, Luciana MoreiraAborda a atuação do bibliotecário universitário de Natal no serviço de referência virtual em unidades de informação. Apresenta o serviço de referência virtual os seus conceitos e seu histórico que se deu a partir da introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação nas bibliotecas, mas precisamente com internet quando se tornou comum às bibliotecas disponibilizarem os seus catálogos na rede Descreve as varias atividades realizadas pelo bibliotecário no serviço referência virtual. Menciona o novo perfil do bibliotecário esse deve tomar a postura de um Moderno Profissional da Informação, uma vez que o mesmo precisa se adequar às exigências do mercado. Analisa as competências, habilidades e a competência informacional que o bibliotecário de serviço de referência virtual deve ter. Utiliza como procedimentos metodológicos, pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo com questionário com a abordagem quantitativa e qualitativa com alguns bibliotecários universitários atuantes em unidades de informação. Tem como objetivo geral analisar a atuação do bibliotecário universitário de Natal/RN no serviço de referência virtual (SRV). Conclui e Constata-se através da pesquisa bibliográfica e do questionário com bibliotecários que apesar de em sua educação institucional ele não ter disciplinas de serviço de referência virtual e de ter que se manter sempre atualizado devido ao avanço tecnológico com novas ferramentas informacionais que surgem, o bibliotecário universitário de natal está apto para atuar no serviço de referência virtual na unidade de informaçãoTCC Análise da Biblioteca Estadual Câmara Cascudo à luz das Diretrizes do Desenho Universal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-07) Silva, Mateus Eduardo Tavares da; Santos, Raimunda Fernanda dos; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Campos, Arthur FerreiraCompreende que a Biblioteca Pública é uma instituição que, quando é acessível para toda a população, possui um grande potencial transformador na sociedade. Estuda aspectos relacionados à Biblioteca pública e ao Desenho Universal. Tem como objetivo geral analisar o espaço físico da Biblioteca Estadual Câmara Cascudo, levando em conta as concepções dos seus usuários e os princípios de Desenho Universal. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva com abordagem quali-quantitativa e observação não-participante. Destaca a falta de acessibilidade que a instituição sofre devido a problemas como: espaço limitado entre as estantes, espaços inutilizados devido a alocação de móveis e outros materiais, elevador sem funcionar, sinalização ineficiente e outros. Constata a necessidade de maior aplicação de recursos humanos, informacional e tecnológico, uma vez que a Biblioteca não recebe investimento o suficiente para funcionar em seu máximo potencial, o que acaba limitando seu poder de transformação na sociedade. Conclui destacando a necessidade das bibliotecas, independente de suas tipologias, estarem em consonância com os critérios de Desenho Universal, assim como seus bibliotecários.TCC Análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Tinôco, Bianca Jatobá Bezerra; Carvalho, Luciana Moreira; Felipe, Carla Beatriz Marques; Santos, Raimunda Fernanda dosEsta pesquisa tem como tema de estudo, a análise dos produtos e serviços de informação da Biblioteca Central Zila Mamede. O objetivo geral deste estudo foi identificar como os alunos ingressantes no curso de Biblioteconomia da UFRN, enquanto usuários iniciantes nesse espaço utilizam e avaliam os serviços oferecidos pela BCZM, e como o gestor do setor de informações e referências também vê estes serviços prestados, perspectivando apresentar contribuições a essa unidade de informação. O resultado deste estudo pode trazer contribuições relevantes para os dirigentes desta instituição, ao ser avaliado os serviços que esta presta a comunidade de estudantes, podendo encontrar lacunas que por ventura apareçam nesta avaliação, e, consequentemente, melhorar os serviços prestados neste espaço. O tipo de pesquisa foi a descritiva com abordagem qualitativa, tipo estudo de caso, uma vez que estudamos uma instituição, a Biblioteca Zila Mamede, em uma perspectiva que se insere nos estudos descritivos. O grupo investigado foi composto por 26 alunos do curso de Biblioteconomia da UFRN, e um bibliotecário em função técnica na BCZM. E como técnica de coleta de dados, dois tipos de questionário. Após essa visão dos alunos pesquisados, podemos constatar aspectos negativos e positivos do papel da biblioteca universitária no contexto acadêmico desses alunos. Porém, afirmamos que a BCZM, para eles, necessita de poucos ajustes para atender plenamente suas necessidades enquanto usuários. Para o bibliotecário pesquisado as condições estruturais da BCZM são boas, tanto os aspectos físico-espaciais, quanto os mobiliários. Apenas ele considera a climatização regular, uma vez que ainda existem espaços na parte antiga que necessitam de um projeto de climatização. Os serviços oferecidos ele avalia como ótimos, e não apresenta nenhuma sugestão em relação a esses serem ampliados, ou um novo a ser implantado. O quadro funcional para esse bibliotecário foi considerado um dos pontos mais limitantes da BCZM. Conclui, portanto, a partir da realidade do processo informacional do usuário, que cresce a necessidade de novos serviços, como também, o papel social da biblioteca e do bibliotecário como elementos que conjuntamente, se associam, espaço e agente mediador na busca de informação, apoiado pelos recursos tecnológicos no favorecimento da aprendizagem de estudantes.TCC Análise dos serviços oferecidos no módulo biblioteca do SIGAA na perspectiva dos discentes do curso de Biblioteconomia da UFRN: sugestões de melhorias e funcionalidades a serem implementadas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Gomes, João Victor de Moraes; Santos, Raimunda Fernanda dos; Carvalho, Andrea Vasconcelos; Vechiato, Fernando LuizEstuda questões concernentes à importância da interação entre os usuários e os sistemas de informação. Discorre acerca dos Serviços de Referência Virtual em Bibliotecas Universitárias e a satisfação das necessidades informacionais dos usuários. Tem como Objetivo geral avaliar o módulo Biblioteca do SIGAA na perspectiva dos discentes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Objetiva especificamente: a) identificar os serviços oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas da instituição (SISBI/UFRN); b) averiguar quais desses serviços são disponibilizados no módulo Biblioteca do SIGAA; c) identificar o grau de satisfação desses discentes em relação aos serviços disponibilizados no módulo em questão; d) propor sugestões de melhorias a serem implementadas no módulo Biblioteca do sistema, levando em conta as perspectivas dos discentes avaliados. Utiliza como metodologia a pesquisa de caráter bibliográfico, documental, exploratório, descritivo e estudo de caso mediante a realização de um estudo de uso e de usuário no intuito de avaliar o módulo Biblioteca do SIGAA na perspectiva dos informantes citados anteriormente. Identifica que os serviços da biblioteca conseguem contemplar de maneira satisfatória as necessidades de informação dos usuários avaliados, ficando provado tal fato nas respostas dos informantes cujos conceitos atribuídos foram, na maioria das avaliações, “Bom” e “Ótimo”. Apresenta a observação de que, embora os discentes avaliados estejam em processo de formação acadêmica na área de Biblioteconomia e possuem conhecimentos acerca dos serviços a serem disponibilizados potencialmente e virtualmente pelas unidades de informação, constatou-se a pouca utilização dos serviços disponíveis no menu Biblioteca do sistema tradicional e no SIGAA Mobile. Conclui apontando sugestões de melhorias e funcionalidades a serem incluídas no menu estudado, dentre as quais: um menu com chat para a interação do usuário com o(s) Bibliotecário(s) do Setor de Informação e Referência das unidades de informação da instituição; a possibilidade de o usuário visualizar a imagem da capa dos livros consultados através do catálogo da Biblioteca no SIGAA; inclusão do serviço de reserva via módulo Biblioteca do sistema; serviço de alerta personalizado das novas aquisições que chegaram na unidade de informação com base nas solicitações de cada usuário e da Biblioteca em que o mesmo solicitou a compra do material; menu com acesso integrado ao Repositório de Informação Acessível (RIA) visando atender as demandas informacionais da comunidade acadêmica com deficiência visual dos cursos de Graduação e Pós-Graduação; inclusão de uma aba que possibilite o usuário solicitar o serviço de Comutação Bibliográfica por intermédio da Biblioteca através de formulário online próprio para solicitação desse serviço e entre outras sugestões. Ressalta que as sugestões apresentadas na pesquisa se configuram como ideias de serviços e funcionalidades que visam satisfazer as necessidades de informação dos usuários, entretanto o Sistema de Bibliotecas e a Superintendência de Informática da instituição devem avaliar a viabilidade de implantar tais sugestões.TCC Arquitetura da Informação no âmbito da saúde: Análise do portal do Ministério da Saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-13) Oliveira, Lais Nascimento de; Souza, Jacqueline Aparecida de; Vechiato, Fernando Luiz; Santos, Raimunda Fernanda dosCom o fácil acesso à internet, cada vez mais pessoas utilizam a rede para a busca de informações sobre saúde. Desse modo, destaca-se o portal do Ministério da Saúde como um canal de comunicação entre profissionais da saúde, gestores e a população de um modo geral. Entretanto, para que haja uma troca eficaz de informações, é necessário que essas informações sejam disponibilizadas de forma que o usuário consiga navegar pelos sites de forma fácil e intuitiva. A arquitetura da informação é uma ferramenta que auxilia na disposição das informações em ambientes digitais. Dessa forma, com vistas a contribuir para um melhor uso da informação na área da saúde, este trabalho tem o objetivo de analisar a Arquitetura da Informação do site do Ministério da Saúde, assim como a sua Usabilidade. Especificamente, analisar o sistema de rotulagem, navegação, organização e busca, assim como aplicar as heurísticas da usabilidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que, além da revisão bibliográfica, utilizou como instrumento de coleta de dados dois formulários composto pelos critérios da arquitetura e da usabilidade. Ao final, foi possível identificar e avaliar o uso da Arquitetura da Informação no site, bem como alguns critérios da sua Usabilidade. A análise demonstra a presença dos elementos da Arquitetura da Informação e atende a maioria dos critérios de usabilidade, mas pode ser melhorado em relação a clicabilidade, relevância dos resultados de pesquisa e alguns elementos visuais.TCC As ferramentas 2.0 e o serviço de referência: estudo de caso na Biblioteca Central Zila Mamede(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Fernandes, Monaliza de Melo; Santos, Raimunda Fernanda dos; Vechiato, Fernando Luiz; Oliveira, Ivanny Rhavena Medeiros deEstuda questões relativas às ferramentas da Web 2.0 e a importância da sua utilização para o Serviço de Referência oferecido no âmbito das bibliotecas universitárias. Tem como objetivo geral analisar as ferramentas utilizadas pela Biblioteca Central Zila Mamede na prestação e divulgação dos seus serviços para comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem como universo da pesquisa a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Utiliza metodologia de caráter bibliográfico, exploratório e monográfico (estudo de caso), mediante a aplicação de questionário e análise qualitativa das ferramentas da Web 2.0 utilizadas por essa unidade de informação. Identifica através da pesquisa que a Biblioteca Central Zila Mamede não utiliza as ferramentas da Web 2.0para a realização do Serviço de Referência Virtual, uma vez que esses recursos são utilizados apenas em forma de divulgação e marketing da unidade de informação e da instituição, apesar da existência de ideias que se concretizarão em esforços para desenvolver outras iniciativas nesse contexto. Apresenta sugestões de novas atividades a serem desenvolvidas pela BCZM para o uso das ferramentas da Web 2.0 como canais de comunicação para a prestação efetiva do serviço de Referência Virtual. Conclui destacando a importância que o serviço de referência virtual tem, juntamente com o auxílio das ferramentas da Web 2.0, exercem nas bibliotecas universitárias como um grande pilar para o incentivo à pesquisa, ao ensino e à extensão.TCC Avaliação da qualidade das bases de dados BRAPCI e PERI da área de ciência da informação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Arruda, Welze Rocha; Felipe, Carla Beatriz Marques; Felipe, Carla Beatriz Marques; Santos, Raimunda Fernanda dos; Noronha, Malkene Wytiza Freire de MedeirosEste trabalho aborda sobre a avaliação das Bases de Dados em Ciência da Informação, BRAPCI e PERI quanto aos critérios de qualidade. Em consequência disso, conceitua fontes de informação e descreve as suas tipologias. Dessa forma, descreve o que vem a ser Bases de Dados e sua função relacionadas à produção cientifica. Descreve também, as bases na área de Ciências da Informação, e demonstra sua relevância para a consolidação da área. Apresenta o procedimento metodológico descritivo e comparativo pra avaliar as Bases. Por conta disso, utiliza a observação como método para a obtenção dos objetivos propostos e apresenta os resultados de acordo com os critérios adotados por Sayão. Após a análise verifica-se que as duas Bases se encontram dentro dos critérios propostos exceto no item apresentação na Base de Dados PERI, onde houve sugestões para sua adequação.TCC O Bibliotecário líder e o reflexo da sua liderança na equipe: estudo nas bibliotecas públicas e privadas de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-12) Oliveira, Marjorye Isidio de; Noronha, Malkene Wytza de Medeiros; Souza, Jaqueline Aparecida de; Santos, Raimunda Fernanda dosApresentar os principais tipos de liderança e a forma como eles impactam no desenvolvimento, bem-estar e motivação da equipe que compõem uma unidade de informação. Tendo como objeto de estudo uma pesquisa desenvolvida em Natal onde foi aplicado um instrumento de coleta de dados para bibliotecários em atuação, estagiários e bolsistas. Os objetivos do trabalho são reforçar a importância de estudos na área de gestão para bibliotecários, fornecer dados relevantes para o desenvolvimento de futuras pesquisas cientificas sobre o assunto, bem como demonstrar qual o tipo de liderança predomina nas unidades de informação em Natal e como a liderança pode influenciar no comportamento de integrantes das equipes em unidades de informação. A metodologia da pesquisa baseou-se em pesquisas bibliográficas, aplicação de questionário impresso e digital para a coleta de dados. E a partir da tabulação dos dados, a pesquisa mostra que a maioria dos bibliotecários entrevistados não apresentam uma autovalorização quanto a sua posição dentro da organização, bem como não se sentem motivados em seus locais de trabalhos para buscar conhecimentos que possam agregar a sua profissão, além disso a maioria dos profissionais apresentam uma liderança autocrática. Já por parte da equipe, a pesquisa aclarou a ânsia de serem ouvidos e poderem participar de forma ativa na tomada de decisões.TCC As bibliotecas escolares no contexto da sociedade em rede: os nativos digitais em cena(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-11) Silva, Jorgianne de Souza Morais; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Vechiato, Fernando Luiz; Santos, Raimunda Fernanda dosO volume de informação e o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação causaram uma revolução na sociedade e no modo como os indivíduos buscam, produzem e apropriam das informações (analógicas e digitais). Desde os primórdios a informação é o elemento fundamental para a sociedade e para as relações sociais, pois transmite ideias e possibilitam a construção do conhecimento. Os avanços da tecnologia alteraram a forma como a informação é produzida e transmitida ocasionando o surgimento da sociedade da informação. A era digital fez surgir a sociedade em rede e as novas gerações, como, por exemplo, os imigrantes digitais e os nativos digitais. Dessa forma, o desafio da sociedade da informação é que os sujeitos possuam habilidades, conhecimentos e competências adequadas dentro deste novo ambiente eletrônico e virtual. Este trabalho objetivou destacar as características da sociedade pós-industrial, bem como a importância da biblioteca escolar e do bibliotecário no processo de aprendizagem nas escolas em meio a esse contexto instaurado a partir da segunda metade do século XX. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho bibliográfico das publicações da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação acerca destas temáticas. Investigou as mudanças ocorridas nas bibliotecas escolares durante o processo de evolução tecnológica, visando discutir sobre as competências informacionais que são cada vez mais convocadas. Conclui-se que as bibliotecas escolares e os bibliotecários – mediadores – devem ser incluídos no planejamento pedagógico das instituições escolares com a finalidade de aprimorar e potencializar o aprendizado dessa nova geração que lida com a informação de maneira diferente das gerações anteriores. A competência informacional também passou a ter um destaque mais significativo com vistas ao processo de busca, análise e uso das informações de maneira mais crítica.TCC A biblioterapia como fonte medicinal: um estudo sobre a prática da leitura no Hospital Infantil Varela Santiago - Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-23) Costa, Sonay Deyse Borges da; Silva, Eliane Ferreira da; Silva, Eliane Ferreira da; Santos, Raimunda Fernanda dos; Carvalho, Andrea VasconcelosApresenta um estudo sobre a aplicação da biblioterapia em clínicas médicas do Hospital Infantil Varela Santiago – Natal/RN, cujo foco são os benefícios oferecidos pela terapia. O objetivo geral desse estudo é investigar de quais maneiras o uso da biblioterapia pode melhorar na recuperação dos pacientes. Já os objetivos específicos são: analisar o papel do bibliotecário como mediador da leitura no ambiente hospitalar; mostrar como o uso da biblioterapia pode proporcionar lazer e diversão aos pacientes internados; e despertar o conhecimento sobre a prática biblioterapêutica na sociedade. Para isso, emprega os métodos indutivo e funcionalista, além da pesquisa bibliográfica sobre as seguintes temáticas: a história da biblioterapia; seus campos de atuação; os benefícios oferecidos pela sua aplicação em hospitais; e o papel do bibliotecário clínico nesse contexto. Além disso, para a coleta de dados, utiliza a entrevista realizada com a pedagoga Andréia Nunes (coordenadora da classe hospitalar do hospital Varela Santiago). Por fim, conclui que a presença da biblioterapia no Hospital Varela Santiago resulta em uma perspectiva positiva no desenvolvimento emocional, pessoal e social dos pacientes, como também sugere a participação de bibliotecários terapêuticos no ambiente hospitalar e o conhecimento sobre esse tema por parte desses profissionais, juntamente com o desenvolvimento da terapia em outras esferas da sociedade.TCC Desafios e implicações da organização da informação em bibliotecas escolares na ausência de bibliotecários(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Fernandes, Deise Varela; Moura, Ana Patricia Silva; http://lattes.cnpq.br/8407540554707895; https://orcid.org/0000-0001-8866-6787; https://lattes.cnpq.br/6700045826070405; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; http://lattes.cnpq.br/0229537475582012; Santos, Raimunda Fernanda dos; https://lattes.cnpq.br/6543436156553138A pesquisa trata sobre a organização e disseminação do informação na Biblioteca Elizete Mendes, frente a ausência de bibliotecários. Objetiva-se investigar como é feita a Organização da Informação na Biblioteca Elizete Mendes, visando identificar oportunidades de melhoria que aprimorem a experiência dos usuários e a eficiência do acervo. A metodologia usada foi a pesquisa de campo, por meio da observação direta, bem como a pesquisa bibliográfica com uso de fontes de informação pertinentes ao assunto. A pesquisa se justifica, pois dado a hipótese de que devido à ausência de bibliotecários e a consequente atuação de professores readaptados nas bibliotecas da rede estadual de ensino, afetam negativamente o acesso e uso da informação. Os professores readaptados não se encontram capacitados para gerir sozinhos uma biblioteca escolar, visto que exige domínio de competências específicas que não dizem respeito à formação deles. Conclui-se que, a falta de profissionais qualificados, os bibliotecários, compromete a organização e disseminação da informação nas bibliotecas da rede estadual de ensino. Sendo imprescindível, portanto, a valorização e priorização da presença desses profissionais nas bibliotecas, visando garantir uma gestão eficiente das bibliotecas escolares e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento educacional dos alunos.Dissertação Diagnóstico de competência e comportamento informacional dos discentes dos cursos técnicos da Escola Agrícola de Jundiaí - Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-02) Silva, Valéria Maria Lima da; Moreira, Luciana de Albuquerque; ; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; ; http://lattes.cnpq.br/9241322940232951; Gallotti, Monica Marques Carvalho; ; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618; Santos, Raimunda Fernanda dos; ; http://lattes.cnpq.br/6543436156553138No ambiente escolar a competência em informação está relacionada ao aprender ao longo da vida, enquanto o comportamento informacional pode ser visto como, a habilidade em saber buscar as informações necessárias ao desenvolvimento do indivíduo. Diante desta perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa consiste em diagnosticar a competência e o comportamento informacional dos discentes, dos cursos técnicos da Escola Agrícola de Jundiaí - EAJ. Para a consecução deste, desenvolveu-se um aporte teórico a partir de pesquisadores e teóricos sobre a competência em informação e o comportamento informacional apresentando um panorama geral; descreveu-se as habilidades necessárias para o uso das fontes de informações, bem como os obstáculos observados pelos indivíduos nas atividades de acesso a informação e construção do conhecimento; utilizou-se o modelo Information Search Process - ISP de Kuhlthau o qual caracteriza-se por analisar o comportamento dos usuários nos campos emocional, cognitivos e físicos, a partir de seis estágios: iniciação, seleção, exploração, formulação, coleta e apresentação. Quanto a metodologia trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quali-quantitativa, de natureza aplicada por meio de um estudo de caso com aplicação de um questionário eletrônico aos docentes, que serviu de subsídio para a construção do questionário aplicado aos discentes, os sujeitos desta pesquisa, são os alunos dos cursos técnicos da EAJ. Com relação as informações coletadas, utilizou-se a técnica de estatística descritiva com a utilização de percentuais. Observou-se que os pesquisados de modo parcial apresentavam características inerentes a competência em informação, e isto foi detectado a partir das questões relacionadas as habilidades no uso das fontes, acesso, avaliação e uso da informação, as quais foram comprovadas através das características observadas no Desenvolvimento de Habilidades em Informação - DHI a qual fazem parte do padrão desenvolvido pela International Federation Library Association - IFLA. Diante do resultado obtido elaborou-se uma proposta de intervenção com vista a desenvolver ações que contribuam para o desenvolvimento de habilidades em acesso, avaliação e uso da informação de forma crítica e eficaz.TCC Empreendedorismo nos currículos dos cursos de Biblioteconomia do Brasil: uma análise da bibliografia adotada nas disciplinas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Paiva, Alline Heloise Valle; Carvalho, Andrea Vasconcelos; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho; Santos, Raimunda Fernanda dosA abordagem de empreendedorismo na academia contribui para preparar o profissional para se inserir mercado de trabalho. A adoção da disciplina de empreendedorismo nos cursos auxilia no desenvolvimento das habilidades e atitudes empreendedoras do futuro profissional. Tem como objetivo geral analisar a bibliografia adotada nas disciplinas sobre empreendedorismo ofertadas nos cursos de Biblioteconomia no Brasil. Como objetivos específicos, esta pesquisa tem: a) Identificar a bibliografia base sobre empreendedorismo adotada nos cursos de Administração; b) Mapear os cursos de bacharelado em Biblioteconomia no Brasil que oferecem disciplinas sobre empreendedorismo; c) Comparar a bibliografia das disciplinas de empreendedorismo ofertadas nos curso de Biblioteconomia com as que são ofertadas em Administração; d) Identificar a adoção de literatura específica sobre empreendedorismo no campo informacional nas disciplinas sobre empreendedorismo ofertadas nos cursos de Biblioteconomia. Para tal, os procedimentos metodológicos adotados foram a pesquisa bibliográfica e os métodos de pesquisa estruturalista e comparativos utilizados na elaboração da monografia. Como resultado foi inferido que: são poucos os cursos de Biblioteconomia brasileiros que disponibilizam a disciplina empreendedorismo na sua estrutura curricular; que as disciplinas existentes apresentam indicações bibliográficas semelhantes às publicações adotadas nos cursos de Administração embora poucas são as universidades que buscam adaptar as indicações bibliográficas com as produções que relacionam a área de empreendedorismo com a de Biblioteconomia. Por fim, conclui que a área precisa perceber o ensino do empreendedorismo como suporte na formação de futuros profissionais aptos a empreender em qualquer ambiente.TCC Encontrabilidade da informação em ambientes informacionais digitais sobre perfumaria: uma análise do web site Fragrantica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-16) Lima, Felipe Henrique Ferreira de; Vechiato, Fernando Luiz; http://lattes.cnpq.br/1727550604163016; http://lattes.cnpq.br/6802891097746153; Santos, Raimunda Fernanda dos; http://lattes.cnpq.br/6543436156553138; Campos, Arthur Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2631917363783106Considerando o contexto atual em que a Sociedade em Rede gera um grande volume de dados cotidianamente em diversos setores, a presente pesquisa avalia o tema da Encontrabilidade da Informação (EI) em ambientes informacionais digitais, com foco no setor da Perfumaria. Foi utilizado como objeto de estudo o web site do Fragrantica, sendo este um importante site nessa temática. Desse modo, tem-se como objetivo da pesquisa investigar a utilização dos atributos de Encontrabilidade da Informação no web site Fragrantica. Para isso, foi realizada pesquisa exploratória e descritiva e de abordagem qualitativa, complementada por uma pesquisa documental, utilizando a técnica de observação sistemática para a coleta e a análise dos dados, tendo como instrumento o checklist dos atributos da EI, de modo a analisar tais atributos no referido web site. Os resultados evidenciaram que, apesar do Fragrantica obter desempenho satisfatório, algumas funcionalidades e atributos ainda necessitam de melhorias, como: a inconsistência terminológica e a falta de padronização nos metadados demonstram que a consistência da informação pode ser aprimorada; a ausência de recursos de folksonomia indica uma carência de colaboração por meio da atribuição de termos que representem as fragrâncias pelos usuários; a falta de trilhas de navegação adequadas e a ausência de recursos de acessibilidade digital revelam pontos críticos que necessitam de atenção para garantir uma navegação intuitiva e inclusiva. Portanto, o estudo conclui que, embora o Fragrantica atenda a maioria dos atributos da EI, ainda há necessidade de melhorias, e que este trabalho contribui significativamente para a Ciência da Informação ao abordar a EI no campo da Perfumaria, uma área pouco explorada, abrindo caminhos para pesquisas futuras que possam expandir esse conhecimento neste e em outros setores específicos.TCC Encontrabilidade da informação em ambientes informacionais: diálogo teórico entre os conceitos intencionalidade e affordance(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Trindade, Alessandra Stefane Cândido Elias da; Vechiato, Fernando Luiz; Carvalho, Luciana Moreira; Santos, Raimunda Fernanda dosOs ambientes informacionais devem ser estruturados de forma que atendam às necessidades informacionais de seus usuários, por isso precisam adotar mecanismos que viabilizem a encontrabilidade da informação – como, por exemplo, as affordances –, bem como considerar a Intencionalidade dos sujeitos. As affordances são elementos presentes nos objetos/ambientes e representam possibilidades de ação aos sujeitos. A Intencionalidade, por sua vez, compreende as experiências, as competências, as vivências, as habilidades e os conhecimentos dos sujeitos no momento de interação com objetos/ambientes. A partir dessas premissas e tendo o método quadripolar (polos epistemológico, teórico, técnico e morfológico) como respaldo metodológico, questiona-se como os estudos dos conceitos Intencionalidade e affordance podem contribuir para os ambientes informacionais, tendo em vista a encontrabilidade da informação disponível. O contexto epistemológico dessa problemática está relacionado ao paradigma pós-custodial da Ciência da Informação em diálogo interdisciplinar com a Psicologia e com a Fenomenologia (polo epistemológico). Com base na problemática, objetiva-se, em linhas gerais, compreender teoricamente (polo teórico) a relação entre os conceitos de affordance e Intencionalidade como contribuição para a encontrabilidade da informação em ambientes informacionais, a partir de pesquisa bibliográfica e exploratória (polo técnico). Os resultados (polo morfológico) evidenciam o diálogo efetivo entre esses conceitos e possibilitaram a elaboração de recomendações para o projeto e para a avaliação de ambientes informacionais analógicos, digitais e/ou híbridos. Conclui-se que ambas as teorias podem ser refletidas no projeto de ambientes informacionais, sejam analógicos, digitais ou híbridos, pois elas contribuem com a encontrabilidade da informação, bem como que a Intencionalidade dos sujeitos influencia no processo de detecção de affordances.