Navegando por Autor "Soares, Soraia Shellyda Lins Tarquino"
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Dissertação Educação financeira nos anos iniciais: uma proposta de sequência didática na perspectiva da educação inclusiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-29) Soares, Soraia Shellyda Lins Tarquino; Pontes, Mércia de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-5048-220X; http://lattes.cnpq.br/2837543031766434; http://lattes.cnpq.br/2739379967301000; Sousa, Ana Cláudia Gouveia de; Kranz, Cláudia Rosana; http://lattes.cnpq.br/9780536669387272Propor práticas pedagógicas em Educação Matemática coerentes com a Educação Inclusiva é cada vez mais imprescindível no âmbito escolar. Assim, esta pesquisa tem como propósito discutir as possibilidades pedagógicas de uma Sequência Didática que contemple a Educação Financeira, na perspectiva inclusiva, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, o presente estudo se insere na abordagem qualitativa da pesquisa educacional, configurando-se como uma pesquisa colaborativa. O referencial teórico pensado baseia-se em estudos sobre a Educação Inclusiva, o Desenho Universal Pedagógico, a Resolução de Problemas e a Educação Financeira. A proposta sustenta-se também em estudos alusivos ao conceito de mediação presentes na Teoria Histórico-Cultural. Por se tratar de um Mestrado Profissional há a exigência da elaboração de um Produto Educacional, no caso da pesquisa em evidência resultará em uma sequência didática. Como conteúdos centrais abordados no material didático, teremos a Educação Financeira, com base no Desenho Universal Pedagógico. A metodologia escolhida baseou-se na pesquisa colaborativa e contou com três professores. Para coleta de dados, utilizamos entrevistas, registros fotográficos, análises de documentos e questionários que foram aplicados com os professores participantes da pesquisa, focando em sua formação e suas experiências profissionais. Em seguida, foram realizados encontros formativos que versaram sobre a prática docente, estratégias de ensino, a sequência didática e sua construção. Nosso Produto Educacional foi aplicado numa turma de 4° ano de uma escola da rede municipal de ensino, na cidade de Natal/RN, localizada na Zona Leste, no bairro Cidade Alta. Compreendemos que a proposição cumpriu seu papel de promover o ensino da Educação Financeira, com elementos da Educação Inclusiva, focando na interação social por meio da comunicação, e na construção de um conhecimento matemático de forma coletiva e colaborativa. Ademais, todo o curso da pesquisa, buscou também repensar o significado dos materiais utilizados durante as aulas e a mediação pedagógica no contexto escolar.Produto Educacional Educação financeira nos anos iniciais: uma proposta de sequência didática na perspectiva da educação inclusiva(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-29) Soares, Soraia Shellyda Lins Tarquino; Pontes, Mércia de OliveiraApresenta-se aqui uma sequência didática elaborada como Produto Educacional da Dissertação de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, área de concentração no eixo temático de Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática. A pesquisa realizada teve como propósito discutir as possibilidades pedagógicas de uma Sequência Didática que contemple a Educação Financeira, na perspectiva inclusiva, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico pensado baseia-se em estudos sobre a Educação Inclusiva, o Desenho Universal Pedagógico, a Resolução de Problemas e a Educação Financeira. A proposta sustenta-se também em estudos alusivos ao conceito de mediação presentes na Teoria Histórico-CulturalLivro Tenho um aluno com deficiência visual! E agora? O que fazer? Guia orientador para educadores(SEDIS-UFRN, 2024-12) Silva, Luzia Guacira dos Santos; Varella, Maria da Conceição Bezerra; Soares, Soraia Shellyda Lins Tarquino; https://orcid.org/0000-0001-8180-119XO Guia orientador para educadores,"Tenho um aluno com deficiência visual! E agora, o que fazer?", tem o objetivo de contribuir para que os educadores possam, de forma articulada e planejada, construir caminhos didático-pedagógicos multissensoriais para auxiliar no processo de escolarização e inclusão dos estudantes com cegueira e baixa visão, de forma a favorecer o acolhimento, a permanência e o sucesso na aprendizagem desse público. Sucesso esse que passa pela boa qualidade do ensino que, necessariamente deve considerar os sentidos remanescentes (tato, audição,paladar, olfato, cinestésicos e vestibulares) para aquisição dos conhecimentos.