Programa de Pós-Graduação em Administração
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Dissertação Setor informal: um estudo sobre os camelôs do Shopping Popular em Cuiabá - MT/2003(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003-09-30) Silva, Rosana Aparecida de Andrade; Tinoco, Dinah dos Santos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781518Y1; ; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5O fenômeno da informalidade tem sido comum nas discussões que envolvem as Ciências Humanas e Sociais. Primeiro por não corresponder a um fenômeno passageiro e isolado, e por outro lado por se tratar de uma situação presente na maioria dos centros urbanos brasileiros. No município de Cuiabá, o comércio alternativo emergiu como resposta social aos problemas ocasionados pela crise econômica do país, e parece estar cada dia mais arraigado à paisagem urbana. O foco desse trabalho foram os camelôs , exclusivamente àqueles que desenvolvem suas atividades em um local específico na Baixada Cuiabana. A pesquisa pretendendo preencher uma lacuna de informação sobre o tema compreendeu os níveis teórico e empírico. A nível de teoria buscou-se levantar dados pertinentes a informalidade de maneira geral, e a nível prático através de pesquisa de campo buscou-se analisar aspectos relevantes sobre a situação econômica e ocupacional de uma amostra composta por duzentos e três trabalhadores que desenvolvem a prática do comércio informal no Shopping Popular em Cuiabá/MT . A análise dos dados obtidos permitiu apreciar alguns aspectos relevantes com relação à atividade do camelô, como: procedência, formação, rendimento, perspectivas com relação a atividade entre outros. Em última análise, permitiu ainda verificar que fatores condicionam à permanência desses trabalhadores, nesse tipo de atividade informalDissertação Relações entre mecanismos de coordenação e controle com desempenho organizacional: um estudo nas instituições públicas de ensino médio de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Damore, Ticiano Maciel; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; ; Medeiros, Carlos Alberto Freire; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799499A7; Vieira, Marcelo Milano Falcão; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780014D9A presente pesquisa teve por objetivo estudar a relação entre mecanismos de coordenação e controle com o desempenho organizacional, sendo um estudo multicaso aplicado em duas instituições públicas de ensino médio em Natal, o Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte e o colégio Floriano Cavalcanti. Para tanto, foi feita uma análise qualitativa e foram analisados mecanismos de coordenação e controle citados por diversos autores, assim como foi utilizado o modelo de desempenho de Sander (1984) que divide o desempenho organizacional em critérios instrumentais (eficiência e eficácia) e substantivos (efetividade e relevância). Existiu a preocupação em explicitar a importância de se balancear tais critérios, de forma que na escola, os segundos se sobressaiam sobre os primeiros. Do exame dos dados constatou-se que a utilização de mecanismos de coordenação mais burocráticos influencia na avaliação dos critérios instrumentais, assim como percebeu-se que a utilização de mecanismos que primem pela autonomia da escola e de seu quadro tem relação com os critérios substantivos. Considera-se que os objetivos da pesquisa foram plenamente atendidosDissertação A satisfação dos clientes internos e o comprometimento organizacional: um estudo à luz do modelo ASH nas indústrias alimentícias do RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Bertoldo, Marisa Rios; Oliveira, José Arimatés de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020Z0; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4282984D5; Medeiros, Carlos Alberto Freire; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799499A7; Sant'anna, Anderson de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7010289279838019Atualmente as organizações estão passando por contínuos ciclos de mudanças devido à necessidade de sobrevivência no mercado de trabalho. A administração do futuro aponta como caminho às organizações de hoje e de amanhã: a busca da competitividade a partir da lealdade e motivação do seu pessoal. Dessa forma, o modelo da Auditoria do Sistema Humano (ASH), desenvolvido por pesquisadores espanhóis e que agora está sendo aplicado no Brasil, contempla uma série de dimensões sobre a gestão da qualidade dos Recursos Humanos nas empresas e a efetividade organizacional, tais como o ambiente em que a empresa está inserida, as estratégias utilizadas, o desenho organizacional, os processos psicológicos e psicossociais, e os resultados alcançados. Nesse sentido, o presente estudo analisou os fatores de satisfação no trabalho e comprometimento organizacional, fazendo, inclusive, uma relação de causalidade entre os mesmos. A pesquisa foi de cunho quantitativo-descritiva e teve como população os clientes internos de vinte e três indústrias alimentícias do Estado do Rio Grande do Norte, registradas na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte. A coleta dos dados ocorreu entre os meses de outubro de 2005 a março de 2006, mediante a aplicação de questionário do modelo ASH. A amostra ficou composta por 197 sujeitos, porém observou-se a presença de cinco outliers, que foram excluídos da análise dos dados. Para extrair as dimensões da satisfação e do comprometimento e identificação, foi utilizada a análise fatorial, com método de extração de componentes principais, rotação varimax e normalização Kaiser. As dimensões obtidas foram avaliadas com o cálculo do coeficiente Alpha de Cronbach. A análise fatorial dos indicadores do comprometimento organizacional e identificação extraíram dez fatores. Desses, quatro obtiveram significância dentro das análises: comprometimento afetivo, comprometimento de valores, comprometimento instrumental e comprometimento de necessidade. O resultado da análise fatorial com os indicadores de satisfação no trabalho indicou quatro fatores: extrínsecos, motivacionais, relação com os companheiros e auto-realização. Para tratar os dados da relação entre satisfação e comprometimento organizacional, utilizou-se a técnica de regressão múltipla. A correlação entre comprometimento e satisfação foi satisfatória, destacando o comprometimento afetivo com maior índice de correlação, seguido do comprometimento de valoresDissertação Motivação e satisfação à luz do modelo ASH: estudo de caso em indústria de alimentos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Porto, Carlos Humberto; Oliveira, José Arimatés de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020Z0; ; Medeiros, Carlos Alberto Freire; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799499A7; Añez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; Silva, Antonia Solino da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787160D5Neste estudo, foram examinadas as relações existentes entre a motivação e a satisfação do trabalhador no espaço laboral. O estudo empírico foi conduzido em uma única etapa, por meio da qual buscou-se conhecer as dimensões latentes identificadas e, a partir das dimensões validadas, buscou-se estabelecer relações com características motivacionais, como antecedentes, e satisfação pelo trabalho realizado, como conseqüência do atendimento das necessidades manifestadas pelo trabalhador. Foram entrevistados 38 (trinta e oito) funcionários da empresa Água Mineral Cristalina, incluindo-se os que ocupam cargos de chefia. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada parte do complexo da Auditoria do Sistema Humano ASH, criado por Quijano (1999), que se trata de um modelo de pesquisa na área de Psicologia Social, incluindo a Administração de Recursos Humanos, que analisa os processos psicológicos e psicossociais nas organizações. Para esta pesquisa, foram utilizados dois formulários sugeridos pelo autor citado, (anexos 01 e 02). O primeiro denomina-se condições para a motivação , com 15 (quinze) questões do tipo likert. O segundo, "trabalho bem feito e satisfação de necessidades", tem 22 (vinte e duas) questões, também do tipo likert. O instrumento foi respondido por colaboradores, independente da posição hierárquica, em aproximadamente 10 (dez) a 15 (quinze) minutos. A aplicação foi realizada diretamente pelo pesquisador nas unidades de produção e de administração da empresa. Por meio de modelagem de equações estruturais, foi estabelecido um modelo de relações causais entre as dimensões latentes relacionadas à motivação e o desempenho do empregado quando tem satisfeitas as suas necessidades. Quanto ao tratamento dos dados, este ocorreu de forma quantitativa. Quanto à análise, aconteceu após os dados terem sido tratados. Nesta pesquisa, os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas, atualizando-se os recursos de softwares específicos como Statistic ou SPSS Statistic Package for Social Sciences. Usou-se a técnica de Análise de Regressão, na qual foi utilizado o método STEPWISE que inclui na equação de explicação de uma variável dependente somente aquelas que auxiliam ou incrementam sua explicação. Como variáveis dependentes, foram utilizadas as variáveis do formulário "trabalho bem feito e satisfação de necessidades" e como variável independe as variáveis do questionário "condições para motivação". Sob o ponto de vista prático, este estudo mostrou que um determinado conjunto de características motivacionais influi positivamente na satisfação do trabalhador, que poderá realizar um trabalho bem feito; do lado teórico, a pesquisa verificou explicitamente a hipótese de que os aspectos motivacionais contribuem para que o empregado, sentindo-se satisfeito, desempenhe melhor as atribuições que lhe são conferidasDissertação Educação superior em turismo: o profissional de turismo frente às competências exigidas pelo mercado de trabalho do setor hoteleiro em Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Fornari, Ivanna Schenkel; Tinoco, Dinah dos Santos; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; http://lattes.cnpq.br/8538092783362714; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781518Y1; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730687J2; Ansarah, Marília Gomes dos Reis; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723166Y8O atual contexto de globalização econômica e financeira marcado pelas inovações científicas e tecnológicas tem levado as organizações a um contínuo repensar de suas estratégias, visando alcançar melhores níveis de competitividade e de excelência. Nesse contexto se aprofunda o debate sobre a gestão de competências e sua inserção na formação curricular e/ou profissional. O presente trabalho tem por objetivo verificar em que medida as competências desenvolvidas pelos cursos superiores de turismo atendem as exigências do mercado de trabalho do setor hoteleiro de Natal, no que se refere as competências necessárias para o profissional do setor. Apresenta uma retrospectiva histórica dos cursos superiores de turismo no Brasil, uma visão do mercado de trabalho, a formação profissional em turismo e as normas do Ministério da Educação para os cursos superiores de turismo. O método adotado foi o exploratório-descritivo. Como instrumento de pesquisa foram aplicados formulários aos gestores de recursos humanos do setor hoteleiro de Natal (nove hotéis pertencentes ao Pólo Turístico Via Costeira) e aos três coordenadores dos cursos de Turismo das três Universidades pesquisadas. Foi possível apreender quais as competências consideradas mais importantes para o profissional da área, a partir do ponto de vista desses dois atores distintos ligados ao turismo. Os resultados mostraram que um número elevado de gestores desconhecem a formação profissional desenvolvida pelas universidades, refletindo em um índice muito baixo de inserção de profissionais graduados em Turismo no mercado de trabalho do setor hoteleiro de Natal. Como conclusão tem-se que as competências desenvolvidas pelos cursos superiores de turismo atendem parcialmente às exigências do mercado de trabalho do setor turístico de Natal, no que se refere as competências necessárias para o profissional do setor. Torna-se imprescindível uma maior aproximação entre o mercado de trabalho e a academia, visto que o dinamismo do mundo do trabalho do setor turístico exige profissionais preparados para atender às crescentes exigências em termos de formação e experiênciaDissertação Comportamento do consumidor: um estudo do mercado imobiliário em condomínios verticais fechados na região metropolitana de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-06-02) Campos Júnior, Geraldo Bezerra; Infante, Vidal Sunción; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783415P7; ; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7Este trabalho procurou estabelecer a relação entre a motivação (do proprietário de imóveis) para se mudar de um imóvel para um outro, em condomínio vertical fechado (mobilidade residencial) no estágio de reconhecimento da necessidade, e a satisfação com o imóvel no estágio da avaliação de pós-consumo. O universo ou a população escolhida para o desenvolvimento do estudo foi a de proprietários de imóveis em condomínios verticais localizados na região metropolitana de Natal. A análise de dados foi feita utilizando-se as técnicas de regressão linear e regressão não linear logística entre variáveis. A regressão linear encontrou relações entre as motivações para mudança de moradia e a satisfação no pós-consumo com alguns atributos dos imóveis. A regressão não linear logística mostrou que existem relações entre as motivações para mudança de moradia e a satisfação geral relativos aos imóveis como um todo, no estágio de pós-consumo. Com relação à motivação para se mudar de um imóvel para outro, alguns motivos se mostraram mais motivadores do que outros. A satisfação, no estágio de pós-consumo com os atributos dos imóveis em condomínios verticais fechados, encontrou graus diferentes de satisfação com certas características dos imóveis e graus de insatisfação com outras. Por fim os resultados da pesquisa contribuíram para a resposta do problema que norteou o presente estudo, pois conseguiram encontrar relações tanto lineares quanto não lineares logísticas entre os dois estágios de compra (reconhecimento da necessidade e avaliação de pós-consumo) e elucidaram como se dá o processo que vai desde a escolha do produto até a satisfação das necessidades do consumidor de imóveis de condomínios verticais fechadosDissertação Processo de implantação de um sistema integrado de gestão em uma organização pública à luz da teoria da hospitalidade :um estudo de caso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-07-17) Amorim, Josibergh Magno Ferreira; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2; ; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null; Idrogo, Aurélia Altemira Acunã; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783354T2No presente, as organizações públicas têm apostado cada vez mais em soluções que fazem uso da tecnologia da informação (TI) em vistas a oferecer maior transparência de sua gestão e melhores serviços aos cidadãos. Sistemas integrados de gestão são tecnologias que trazem em seu bojo características de integração e utilização de banco de dados único para onde devem convergir todas as informações de uma organização, eliminando assim os sistemas legados fragmentados. Estes sistemas carregam consigo diversos benefícios e alguns obstáculos que dificultam a sua adoção. É sabido que implantações de sistemas integrados podem levar anos e, assim, o estudo da adoção desta TI em organizações do setor público tornase bastante estimulante devido às diversas peculiaridades do setor somadas às peculiaridades que caracterizam esta tecnologia. Inicialmente são oferecidas informações acerca do sistema e do processo de implantação alvo da pesquisa. Posteriormente o pesquisador se deteve a levantar a configuração da implantação levantamento das categorias de agentes envolvidos em que tarefas, ou fases e as ferramentas utilizadas para favorecer o processo com o intuito de elaborar a metodologia da implantação, compreendida como sendo o conjunto de procedimentos e das ferramentas utilizadas em todas as fases da implantação. Posteriormente foram levantadas, junto aos membros envolvidos no processo de implantação do sistema, os fatores positivos e negativos que envolveram o projeto. Finalmente, estes fatores puderam ser analisados sob a ótica da Teoria da Hospitalidade que, na opinião do pesquisador, serviu sobremaneira para compreender os elementos, os acontecimentos e os momentos que interferiram no andamento do processo. Os resultados puderam consolidar e esclarecer empiricamente os pressupostos da Teoria da Hospitalidade, apontando ainda uma limitação desta teoria para o caso estudadoDissertação A liderança e suas relações com o comprometimento organizacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-07-17) Ferreira, Glenda Michelle Marques Fonsêca; Medeiros, Carlos Alberto Freire; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799499A7; ; Oliveira, José Arimatés de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020Z0; Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt; ; http://lattes.cnpq.br/3264748971027585Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa de campo de caráter exploratório-descritivo que buscou identificar as dimensões latentes da liderança, e do comprometimento organizacional, bem como encontrar relações existentes entre esses dois conjuntos de indicadores. Na pesquisa foram entrevistados 236 respondentes, sendo 84 gerentes ou proprietários de lojas e 152 vendedores. A pesquisa foi realizada em 84 lojas localizadas em cinco shopping centers do município de Natal, capital do Rio Grande do Norte, e utilizou dois questionários diferentes. Um deles foi desenvolvido por Bass e Avolio, 1992 (apud NORTHOUSE, 2004), contou com 21 indicadores de liderança e foi respondido pelos gerentes de lojas. O outro instrumento, respondido pelos vendedores das lojas, foi desenvolvido por Medeiros, Albuquerque, Marques e Siqueira (2003), e conta com um total de 28 indicadores do comprometimento organizacional. Para a análise dos dados, foram utilizadas as técnicas de análise fatorial e a modelagem de equações estruturais. Utilizando a análise fatorial, foram encontradas cinco dimensões da liderança e sete dimensões do comprometimento organizacional, todas elas com respaldo teórico em suas explicações. Através da Modelagem de equações estruturais, foi estabelecido um modelo de relações entre a liderança e o comprometimento organizacional, em que foi possível observar que determinados estilos de liderança influenciam positivamente o comprometimento do empregadoDissertação Qualidade dos empregos e a carcinicultura marinha nos laboratórios da praia de Barreta/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-07-19) Okino, Michelle Yumi Felipe; Araújo, Maria Arlete Duarte de; ; http://lattes.cnpq.br/8538092783362714; ; http://lattes.cnpq.br/0466434930669433; Borges, Djalma Freire; ; http://lattes.cnpq.br/3216184364856265; Sá, Maria Auxiliadora Diniz de; ; http://lattes.cnpq.br/0029801994632322A presente pesquisa teve por objetivo estudar a qualidade do emprego nos laboratórios de maturação e larvicultura da Praia de Barreta/RN, adotando para tanto os critérios utilizados por Reinecke (1999) para caracterizar um emprego de qualidade: renda, benefícios não salariais, regularidade e confiabilidade de trabalho e do salário, status contratual, proteção social, jornada de trabalho, intensidade do trabalho, risco de acidentes e de doenças ocupacionais, envolvimento em decisões ligadas ao setor de trabalho, possibilidade para o desenvolvimento de qualificações profissionais. Do exame dos dados constatou-se que os empregos gerados são empregos considerados de boa qualidade. No entanto, este resultado deve ser analisado à luz de um contexto de extrema informalidade e de precarização do trabalho. Logo, os resultados devem ser relativizados. Importa reter que uma das limitações do estudo reside na impossibilidade de generalizar os dados para todo o setor da carcinicultura marinha. Apesar desse fato, considera-se que os objetivos da pesquisa foram plenamente atendidos e que a caracterização do perfil do emprego gerado pelo setor da carcinicultura é extremamente importante para o desenho de políticas públicas voltadas para fomentar esta atividade.Dissertação Estratégias competitivas genéricas nas empresas comerciais varejistas de shopping centers: um estudo a partir do modelo de Porter(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-07-21) Bacurau, Francisco Braulio da Fonseca; Medeiros, Carlos Alberto Freire; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799499A7; ; http://lattes.cnpq.br/2100500356040246; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; Costa, Benny Kramer; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782176P6Os shoppingcenters são grandes instituições repletas de empresas quecompetem entre si formas de como melhor satisfazer as necessidade dosclientes. Sendo assim, cada empresa utiliza-se de estratégias com o intuito deatingir a maior parcela de compradores possíveis sem comprometer suaexistência e sua vantagem competitiva. Este estudo está baseado na teoria dasestratégias competitivas genéricas de Porter (1980; 1985) o qual estabeleceem seu modelo que todas as empresas existentes no mercado possuam pelomenos uma das três abordagens estratégicas (diferenciação, liderança emcusto e enfoque). Desta forma, este trabalho identifica de que maneira estádistribuída as estratégia competitiva nas empresas de shoppingcenters deNatal/RN. Primeiramente buscou-se levantar a relação das estratégias destasempresas com a teoria proposta por Porter (1985) e sua alocação de acordocom os agrupamentos resultantes da combinação das estratégias. Nestemomento, foram aplicados questionários com 89 gerentes de lojas de shoppingcenters que resultou após análises estatísticas em cinco agrupamentos comabordagens válidas. Em seguida foram selecionadas as empresas quepossuíam maior afinidade com cada agrupamento e que melhor representavamos resultados dispostos em cinco clustersacerca da teoria proposta e nestaamostragem foi aplicada entrevista com os gerentes. Os resultados obtidos com as entrevistas validaram a análise dos dados encontrados nosquestionários anteriormente aplicados estando em conformidade com aproposta teoria. Identificou-se também duas modalidades de empresas queutilizavam simultaneamente mais de uma estratégia competitiva (meio-termo),sendo uma dentro e outra fora do modelo proposto pelo autor. Embora omodelo das estratégias competitivas genéricas tenha sido instituído comaspectos voltados as organizações industriais, os resultados obtidos nestetrabalho validaram a aplicação desta teoria em empresas comercias deshopping centers que vem se adequando para obter resultados financeirosmais satisfatórios e melhor posicionamento em relação à concorrênciaDissertação Comunicação e imagem organizacional: um estudo de suas relações no comércio varejista de shopping centers(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-07-21) Souza, Karlla Kathyane Galdino de; Medeiros, Carlos Alberto Freire; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799499A7; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4167257Y1; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; Costa, Benny Kramer; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782176P6Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa de campo de caráter exploratório-descritiva que teve por objetivo identificar as dimensões latentes da comunicação, bem como encontrar relações entre tais dimensões com a imagem organizacional. A amostra contou com um total de 267 respondentes, sendo 89 gerentes ou proprietários de lojas e 178 vendedores de lojas de vestuário e calçados situadas nos cinco principais shopping centers de Natal, capital do Rio Grande do Norte. A coleta dos dados foi feita mediante a utilização de dois instrumentos estruturados e validados, com respostas medidas em escala likert de 6 pontos. Para a mensuração da comunicação foi utilizado o instrumento desenvolvido por Downs e Hazen (2002), composto de 8 dimensões latentes e 32 indicadores. Para a imagem foi utilizado o modelo de Mael & Ashforth (1992), com 5 indicadores. A análise dos dados foi realizada mediante a utilização das técnicas estatísticas de análise fatorial e modelagem de equações estruturais. os resultados da análise fatorial demonstraram a comunicação como sendo formada por cinco dimensões latentes. Já a modelagem demonstrou existir positivamente relações entre a comunicação com a imagem da empresa, cujos resultados revelaram que a imagem é influenciada pela comunicação com o supervisor, integração organizacional e sendo mais fortemente explicada pela comunicação verticalDissertação Implementação de software livre na administração pública: um estudo de múltiplos casos no Estado do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-07-21) Silva Filho, José Martins da; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762947H5; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2; Marques, érico Veras; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782719A7&dataRevisao=nullSabe-se que novas tecnologias surgem a todo momento e entende-se que seu uso pode resultar em benefícios incontáveis não só para os que usam dela diretamente como também para toda a sociedade. Neste sentido, o Estado também pode se utilizar das tecnologias da informação e comunicação para melhorar o nível de prestação de serviços aos cidadãos, dar mais qualidade de vida à sociedade e otimizar o gasto público, centrando-o nas principais necessidades. Para este mister, há muitas pesquisas sobre políticas de Governo Eletrônico (e-Gov) e seus principais efeitos para o cidadão e a sociedade como um todo. Este estudo parte do conceito de Governo Eletrônico e objetiva compreender o processo de implementação de Softwares Livres nos órgãos da Administração Direta no Rio Grande do Norte. Além disso, aprofunda a análise para identificar se sua implantação resulta em redução de custo para o erário estadual e pretende mapear a participação dos Softwares Livres na Administração e as bases da política de Governo Eletrônico neste Estado. Através de entrevistas qualitativas com coordenadores e gestores de TI em 3 Secretarias de Estado pôde-se levantar os caminhos que vêm sendo trilhados pelo Governo a fim de dotar o Estado de capacidade tecnológica. Percebeu-se que o Rio Grande do Norte ainda é um Estado imaturo em relação a práticas de governo eletrônico (e-Gov) e a implementação de Softwares Livres, posto que poucos órgãos têm iniciativas factuais e viáveis nesta área. Carece ainda de uma definição estratégica do papel da TI e de mais investimentos em infra-estrutura de pessoal e equipamentos. Observou-se também avanços como a criação do órgão normativo, o CETIC (Conselho Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação), o Plano Diretor de TI que proveu um diagnóstico preciso da situação quanto a TI no Estado e propôs diversas metas para a área, a realização de um curso de pós-graduação para gestores de TI e o treinamento em BrOffice para 1120 servidores públicosDissertação Estrutura de organizações sociais: adaptação aos projetos sociais ou às pressões institucionais?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-07-28) Santos, Leane Mota Araújo dos; Añez, Miguel Eduardo Moreno; Lopes, Fernando Dias; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701722H7; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789466Z5; ; Carvalho, Cristina Amélia Pereira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727319A1Este é um estudo a respeito da estrutura de organizações não governamentais, a partir de uma análise da perspectiva institucional de estudos organizacionais. Tem como objetivo analisar se a estrutura de uma organização social apresenta coerência com seu projeto social ou se expressa adaptação às pressões institucionais do ambiente organizacional. Como suporte teórico, foram utilizados os pressupostos da teoria institucional de estudos organizacionais e estudos sobre a estrutura social das organizações. Para atingir os objetivos, foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva e exploratória, utilizando como método o estudo de caso, com base nos procedimentos técnicos utilizados. Foi escolhido como objeto de estudo a Casa Renascer, uma OSCIP (Organização da sociedade civil de interesse público) que trabalha no enfrentamento à violência e exploração sexual infanto-juvenil. A coleta de dados foi realizada através da utilização das técnicas de pesquisa documental, observação e entrevista semi estruturada, orientadas pelos processos organizacionais propostos por Serva (1996) e pela teoria institucional. Foi realizada uma análise qualitativa dos dados coletados. A apresentação dos dados analisados está dividida em três partes, de acordo com os objetivos específicos estabelecidos para a pesquisa. A caracterização do projeto social demonstrou a existência de três fases principais: a primeira caracterizada pelo trabalho com meninas e mulheres, com foco em educação e saúde; a segunda com meninas em situação de risco social, com ênfase na prevenção e terceira com o atendimento a vítimas de violência e exploração sexual. A partir da caracterização dos processos organizacionais e da análise frente aos mecanismos isomórficos propostos pela da teoria institucional, os resultados demonstraram haver coerência entre estrutura e influências ambientais, e pouca coerência entre estrutura e projetos sociais, indicando como principal determinante da estrutura um aspecto pouco abordado pela teoria institucional, o poder. Dentre os mecanismos que mais influenciaram as mudanças estruturais na organização, o mecanismo normativo foi destacado, mas também foi verificada a presença de mecanismos coercitivos e miméticosDissertação A comunicação interna numa organização pública(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-07-31) Medeiros, Rildeniro; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; ; Tinoco, Dinah dos Santos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781518Y1; Lucena Filho, Severino Alves de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770951U5O presente estudo constitui uma análise do processo de comunicação interna numa organização pública, construída através do levantamento de dados originários da conduta administrativa, da observação do padrão cultural da organização e de como se apresentam os relacionamentos interdepartamentais e interpessoais. A pesquisa, do tipo exploratório-descritiva, teve sustentação teórica em duas áreas do conhecimento Ciências Administrativas e Comunicação Social e foi desenvolvida no Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente IDEMA, no Rio Grande do Norte. Na coleta de dados, foi aplicado um questionário direcionado aos servidores de duas unidades da instituição. Da análise e interpretação dos dados chegou-se a conclusão que o processo de comunicação interna numa organização pública depara-se com peculiaridades que atraem a atenção do olhar científico especialmente, no que diz respeito à postura assumida pelos administradores frente ao papel da comunicação dentro da organização, ao perfil do ator social e aos canais de comunicação utilizados. Embora a comunicação organizacional desempenhe cada vez mais sua função estratégica, como ferramenta de gestão, o que a pesquisa permitiu observar é que na organização pública estudada a comunicação limita-se ao seu caráter administrativo e com o objetivo maior de dar publicidade aos atos e ações institucionaisDissertação O marketing e a atuação social das empresas: uma relação possível?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-08-03) Santos, Elitânia Tavares dos; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; Almeida, Sônia Trigueiro de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798563J0O presente trabalho consiste em uma abordagem sobre a relação do marketing com a atuaçãosocial das empresas, dentro de uma nova tendência do mundo dos negócios de valorização deassuntos relacionados à sociedade e ao meio ambiente. O seu objetivo principal consiste emcompreender como se dá relação do marketing com a atuação social empresarial no contextode três empresas localizadas no Estado do Rio Grande do Norte que realizam investimentossociais. Para isso, busca-se analisar os tipos e características das ações sociais desenvolvidas,avaliar as motivações e objetivos da realização de ações sociais, verificar a importância einfluência da atuação social na dinâmica das empresas, verificar o nível de conhecimento einformaçãoespecíficos nas áreas de marketing e de atuação social nas empresas e avaliar oprocesso de comunicação (promoção e divulgação) da atuação social realizado pelasempresas. O trabalho possui ênfase qualitativa, realizado através de um estudo de casosmúltiplos com perspectiva exploratória e descritiva. Seu campo de estudo é constituído portrês empresas locais com histórico de atuação social, com enfoque na entrevista pessoal comos dirigentes. Constata que há uma imbricação do marketing com o social em todas asempresas analisadas, sendo que a empresa A associa diretamente as suas atividades sociais eambientais com benefícios de diferenciação, competitividade, criação de valor, fidelidade,relacionamentos, imagem, prestígio, posicionamento da empresa, retorno de vendas efinanceiro, além de benefícios no nível interno como maior motivação de seus funcionários eretenção de talentos, não existindo rejeição ao entrelaçamento dos conceitos relacionados aomarketing e ao social. Já na empresa B há rejeição em relacionar suas práticas sociais aomarketing, sendo observado, após questionamentos posteriores, que existe a relação de formadireta e indireta e que são realizadas divulgações dessas ações, contradizendo os argumentosdos dirigentes de que as ações não seriam realizadas para gerar mídia. Mostra que na empresaC, há também rejeição e contradição com relação aos conceitos relacionados ao marketing,alegando-se que a imagem da empresa atrelada à sua atuação social não é utilizada embenefício próprio, constatando-se que essa empresa divulga suas ações e beneficia-emercadologicamente delas. Assim, o estudo conclui que há uma tensão entre os conceitos queenvolvem o marketing e o social, na medida em que os discursos sejam enfáticos em negá-lose a prática mostre contradição, tratando-se de uma questão de estudo complexaDissertação Gestão do marketing de relacionamento: um estudo em empresas hoteleiras de Natal - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-08-03) Silva, Tarcyla Costa Medeiros da; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; Almeida, Sônia Trigueiro de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798563J0O presente estudo analisa a Gestão do Marketing de Relacionamento como diferencial estratégico em empresas hoteleiras da cidade de Natal - RN. Para esse fim, foram realizadas entrevistas com gestores, bem como a observação direta de processos, documentos, ações e estratégias desenvolvidas pelos hotéis, com o intuito de conhecer o nível de percepção e valoração do relacionamento com clientes, verificar recursos e tecnologias utilizadas na Gestão do Marketing de Relacionamento, identificação, segmentação e diferenciação de clientes, personalização de produtos e serviços, e resultados da ênfase no relacionamento com clientes para as empresas hoteleiras. A pesquisa pode ser classificada como exploratória - descritiva, e seu universo é limitado à cidade de Natal, abrangendo hotéis que tenham realizado atividade turística em 2005 e 2006. Ainda sobre os critérios de seleção da amostra, o estudo investigou empresas hoteleiras que se enquadrassem na categoria luxo superior, ou seja, hotéis cinco estrelas, pertencentes a redes nacionais e internacionais. Quanto ao tratamento e análise dos dados foi feito á partir do suporte teórico dos autores que trabalham a temática e da análise das entrevistas com gestores, documentos e processos observados pela pesquisadora nos hotéis estudados. A pesquisa mostra que, os entrevistados compreendem a importância de trabalhar a Gestão do Marketing de Relacionamento nas empresas hoteleiras, no intuito de obter vantagem competitiva sustentável. Constatou-se ainda que, os hotéis pesquisados usam instrumentos e estratégias de Gestão do Marketing de Relacionamento, porém sem amplo conhecimento teórico, tendo como base apenas a experiência dos gestores e processos já disseminados, gerando uma vantagem competitiva momentânea e não relacionamentos á longo prazoDissertação Atuação e desempenho do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte no contexto da gestão pública: perspectiva estratégica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-08-04) Bezerra, Paulo Rogério dos Santos; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4164717J6; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; Cavalcanti, Elmano Pontes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703686E4A presente dissertação analisa a atuação e desempenho do Ministério Público do Rio Grande do Norte, na perspectiva estratégica, enquanto Instituição responsável pela defesa dos direitos coletivos. A compreensão desta temática insere-se num contexto de modernização da administração pública, no qual está inserido, bem como suas mudanças funcionais e estruturais, numa realidade de inovações por que vêm passando as organizações públicas, buscando resgatar a legitimidade das organizações governamentais, alinhando-as aos valores democráticos da sociedade. Destaca a gestão estratégica e a gestão pública e expõe a atuação estratégica como o ponto central do estudo, com foco no desenvolvimento da organização nos últimos quatro anos, e outras questões relativas ao desempenho. Trata-se de um estudo de caso único, enquadrado nas características das abordagens qualitativas descritivas e exploratórias. A análise mostrou, através do método de análise de conteúdo, mediante o critério de categorização temática, que o MP/RN PGJ vem se desenvolvendo de forma intensa, e destaca que as mudanças já ocorridas refletem um bom desempenho estratégico da Instituição, especialmente nas áreas estrutural e funcional, e demonstra a consciência estratégica desta, porém isto ainda não é o suficiente para considerá-la uma organização estratégica, e conclui que ainda há muito por fazer, e que a ocorrência de uma gestão tipicamente estratégica no âmbito do MP/RN PGJ é possível, com a consciência e participação de todos, membros e servidoresDissertação Qualidade de vida no trabalho da Emater-RN: validação de um instrumento síntese de pesquisa e diagnóstico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-05-04) Medeiros, Jássio Pereira de; Oliveira, José Arimatés de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020Z0; ; http://lattes.cnpq.br/6332747005450345; Sousa, Washington José de; ; http://lattes.cnpq.br/2387611219688981; Kilimnik, Zélia Miranda; ; http://lattes.cnpq.br/9071165705666744A fundamentação teórica do presente estudo parte da constatação de que o trabalho ocupa um espaço importante na vida do homem, de modo que a maioria das pessoas trabalha e passa grande parte do seu tempo dentro das organizações. Verifica -se, contudo, que a relação do homem com o trabalho está se tornando crescentemente conflituosa, uma vez que trabalhadores passaram a reclamar de rotinas do trabalho, stress, subutilização de potencialidades e condições inadequadas de trabalho, o que pode ser ilustrado pela via de estudos realizados por Dejours (1994). Nesse sentido, como contribuição para os estudos de qualidade de vida no trabalho (QVT), a pesquisa aqui desenvolvida objetivou caracterizar a qualidade de vida no trabalho dos servidores públicos estaduais lotados na EMATER -RN, tomando como referência um instrumento de pesquisa sintetizado a partir da literatura acadêmica típica do tema. A síntese de um instrumento mais amplo é uma necessidade, até então, não atendida pela literatura que trata sobre o tema, mas já percebida por alguns estudos como os de Moraes et al (1990); Rodrigues (1989); Siqueira e Coleta (1989); Moraes et al (1992); Carvalho e Souza (2003); El-Aouar e Souza (2003) e Mourão, Kilimnick e Fernandes (2005); Adorno, Marques e Borges (2005) dentre outros. Tais estudos salientam pontos fracos dos modelos existentes na literatura de QVT, assim co mo recomendam a elaboração de um modelo que seja mais flexível, que contemple características culturais brasileiras e que agrupe ou contemple todas as variáveis trabalhadas nos principais modelos já existentes. Para o alcance de tal objetivo a metodologia adotada caracterizou-se por se tratar de um estudo de caso de natureza quali -quantitativa, exploratório -descritiva, que utilizou questionários e observações como fontes de evidências. Essas evidências foram tratadas, principalmente, através do pacote estatístico SPSS (Statistical Package for Social Science), no qual a principal técnica de análise multivariada utilizada foi a análise fatorial exploratória. Em termos de resultados alcançados, foi verificado o agrupamento dos indicadores de qualidade de vida no trabalho em 11 fatores quais sejam: Execução do trabalho, Auto -realização, Equidade no trabalho, Relação com a organização, Organização do trabalho, Adequação da remuneração, Relação chefe-subordinado, Efetividade da comunicação e da aprendizagem, Relação trabalho e vida pessoal, Participação e Efetividade dos processos de trabalho. Quanto à caracterização da qualidade de vida no trabalho da organização, ficou claro que, à medida que a avaliação da satisfação com a QVT na organização caminha, de fatores intrínsecos para fatores extrínsecos, esse nível de satisfação vai diminuindo o que aponta para a relevância de se trabalharem tais fatores extrínsecos na instituição. Em resumo, pelo conjunto de dados obtidos, é possível concluir que à organização a qual s e vinculam os profissionais integrantes do presente estudo tem oferecido, de forma significativa, um conjunto de variáveis referentes à qualidade de vida no trabalho do indivíduoDissertação A Tecnologia da informação como fator de competitividade em um APL: o caso do APL da carcinicultura do RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-07-21) Medeiros, Marcos Fernando Machado de; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716406H2; Baldi, Mariana; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799698J2; Costa, Benny Kramer; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782176P6Este estudo aborda a utilização da tecnologia da informação de forma competitiva em um Arranjo Produtivo Local (APL). Realizou-se no APL da carcinicultura no Estado do Rio Grande do Norte e teve por objetivo buscar a compreensão de como o uso da tecnologia da informação (TI) contribui para o aumento da competitividade na atividade do APL citado. APL pode ser conceituado como uma aliança entre organizações que possuem um projeto coletivo, para elevar a sua competitividade e participação no mercado. Para atingir este objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, através da utilização de múltiplos casos selecionados dentre as empresas que compõem o APL da carcinicultura no RN. Os dados coletados foram analisados qualitativamente. Os resultados da pesquisa indicaram que as empresas percebem a importância do uso da TI, mas que, na prática, a sua utilização é limitada, principalmente em se tratando de Sistemas Integrados de Gestão e Comércio Eletrônico. Outro resultado encontrado foi que as empresas, embora façam parte do APL, ainda não colaboram entre si, seja através da troca de informações, ou através de Sistemas de Informação Interorganizacional. As principais recomendações diante destes resultados é que as empresas atuem ativamente para o fortalecimento do APL. No que se refere ao uso da TI faz-se necessário que elas invistam na aquisição de sistemas integrados de gestão e sistemas de informação interorganizacional para o melhor gerenciamento das informações ao longo da cadeiaDissertação BURNOUT: analisando a síndrome do ramo das indústrias alimentícias do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-08-24) Lima, Naíla Kelly do Nascimento; Oliveira, José Arimatés de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020Z0; ; http://lattes.cnpq.br/6452281279356291; Medeiros, Carlos Alberto Freire; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799499A7; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5Este estudo objetiva verificar a possibilidade de incidência da síndrome de burnout, encontrando as dimensões formadoras e comparando com as características sóciodemográficas dos profissionais pesquisados. A pesquisa de cunho quantitativodescritiva tem como população 197 funcionários de 23 empresas do setor alimentício do Estado do Rio Grande do Norte e é predominantemente masculina, com idade inferior a 28 anos, solteira, relativamente culta (57,07% possuem ensino médio completo) e com pouco tempo no emprego, já que 79% dos entrevistados estão na empresa a menos de seis anos. O modelo da Auditoria do Sistema Humano (ASH), instrumento de investigação utilizado que foi desenvolvido pelos espanhóis Quijano e Navarro em 1999, possui várias dimensões sobre a gestão da qualidade dos Recursos Humanos e a efetividade organizacional, mas só fizeram parte da pesquisa as 19 questões referentes ao burnout. Com intuito de definir as dimensões formadoras da síndrome, foi utilizada a análise fatorial com método de extração, rotação varimax e normalização Kaiser, sendo avaliadas, após a extração, com o coeficiente Alpha de Cronbach. As dimensões encontradas através da análise fatorial foram: exaustão emocional, esgotamento e vitalidade, tendo o valor da explicação acumulada atingido 65,30% da variação total. Os dados sóciodemográficos não justificaram o aparecimento da síndrome, pois o Teste T e a ANOVA apresentaram valores irrelevantes. Observou-se também que as dimensões encontradas no trabalho foram diferentes da perspectiva social-psicológica de Maslach (exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional) permitindo assim a comparação com outros estudos e a possibilidade de desenvolvimento de novas pesquisas com funcionários de áreas diferentes da assistencial. Essas novas pesquisas são importantes, uma vez que a síndrome refere-se à conseqüência do estresse laboral crônico e qualquer profissional está propício ao burnout, prejudicial tanto para empresa quanto para os colaboradores