DPEC - Departamento de Práticas Educacionais e Currículo
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Livro A audiodescrição no contexto escolar: a imagem sendo revelada pela palavra(EDUFRN, 2012) Alves, Jefferson Fernandes; 0000-0003-0808-7115A reflexão que apresentaremos, em torno da audiodescrição e da necessidade de que seus princípios possam orientar a prática docente em contextos escolares que contemplem alunos com deficiência visual, está relacionada com nossa investigação em torno de processos e de práticas pedagógicas na área do ensino de Artes, considerando a educação de pessoas com deficiência visual. Além disso, diz respeito ao desenvolvimento do módulo Inclusão de Alunos com Deficiência Visual, do curso de aperfeiçoamento Formação de Professores do Ensino Fundamental na Perspectiva da Inclusão Escolar: Deficiências e Transtornos Globais de Desenvolvimento, [nota 1] efetivado em 2011, contemplando professores da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte.Livro Teorias e Práticas Curriculares(SEDIS-UFRN, 2014-09-12) Coutinho, Karyne Dias; Pinheiro, Rosa AparecidaEste material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no BrasilLivro Estágio Supervisionado: orientações gerais(SEDIS-UFRN, 2014-09-12) Oliveira, Jacyene Melo de; Costa, Gilberto Ferreira; Paiva, Maria Cristina Leandro deO estágio tem em vista uma formação para a docência de forma plena e não contemplativa, uma prática intencional de investigação da realidade, no sentido de examinar, questionar e avaliar criticamente os aspectos observados/vivenciados, na busca por respostas aos fenômenos e às contradições da realidade educativa. Trata-se de um exercício de compreensão acerca da complexidade das práticas institucionais e das ações praticadas pelos profissionais (PIMENTA; LIMA, 2009)Artigo Reflexões sobre o uso das tecnologias digitais na perspectiva de humanização da tecnologia(UFRN, 2018) Weck, João Tadeu; Cabral, Carla Giovana; Andrade, Adja FerreiraNeste artigo pretendemos refletir sobre o uso das tecnologias digitais na perspectiva do que estamos denominando humanização da tecnologia, embebidos/as, especialmente, nos ensinamentos de Paulo Freire e, em certa medida, Habermas, que defendem uma aliança entre educação, autonomia e emancipação na formação dos sujeitos. A proposta metodológica envolveu uma pesquisa bibliográfica dos trabalhos relacionados pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Meios de Comunicação e Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (COMBASE/CE/UFRN)Artigo As políticas de democratização do acesso e as mudanças no perfil socioeconômico dos estudantes de engenharia na UFRN(Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda, 2018-10-31) Melo, Magda Maria Pinheiro de; Núñes, Isauro Beltran; Santos, Raquel Basílio dosO presente trabalho tem por objetivo analisar e caracterizar mudanças no perfil socioeconômico dos alunos dos cursos de engenharia após a implantação de políticas de democratização do acesso adotadas pela UFRN. Entre elas, destacam-se o Argumento de Inclusão e a Lei n. 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas. Com o objetivo de identificar as possíveis mudanças no perfil socioeconômico dos estudantes de engenharia, foram escolhidos 5 cursos de engenharia (Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Química e Engenharia Têxtil), que ofertaram vagas nos Vestibulares (2005 e 2012) e no Sisu (2016), e analisadas 4 variáveis (tipo de escola do Ensino Médio, raça/etnia, renda familiar e exercício de atividade remunerada) representativas das novas políticas de democratização do acesso. Analisando as variáveis, conclui-se que existiram mudanças significativas no perfil socioeconômico dos estudantes de engenharia que ingressaram nos cursos de graduação da UFRN, nos anos de 2005, 2012 e 2016. Após a adoção das políticas de democratização, percebe-se que os cursos de engenharia avaliados apresentam mais estudantes oriundos do Ensino Médio público, de pretos pardos e indígenas, de trabalhadores e pertencentes à família com renda mensal menor que cinco salários mínimos Em contrapartida, diminuiu o percentual de estudantes oriundos de escolas privadas, de brancos, de não trabalhadores e dos que têm renda familiar mensal maior que 5 saláriosArtigo Innovation and use of new teaching technologies in undergraduate learning and empowerment for the labour market(International Journal Of Emerging Technologies In Learning (Ijet), 2020) Guerra, Eliana Costa; Nascimento, Daniel Beserra do; Brito, Max Leandro de Araújo; Fonseca, Géssica Fabiely; Medeiros Neta, Olívia Morais de; Martins, Cibelle Amorim; Guardia, Mabel Simone de Araujo Bezerra; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Teixeira, Ricardo Luiz Perez; Shitsuka, Ricardo; Silva, Priscilla Chantal Duarte; Junger, Alex PaubelThe present study aims to investigate the perspective of students in the business course on innovation and the use of new teaching technologies in undergraduate learning and empowerment for the labour market in a city in northeastern Brazil.The methodology study is qualitative, conducted through a questionnaire tech-nique with open questions with students from a higher edu-cation institution, graduates of the business course and others who have already completed and are looking for space in the labour market. The results obtained in the present study suggest a greater participation of the university in the artic-ulation of its trained professionals with the local companies, serving as a sup-port platform and in this way enabling some monitoring of these graduates at the entrance of the local market, through networks of contacts that bring togeth-er companies of recent graduates.The conclusion of the study is that there is a complex situation, that despite the difficulties imposed by the economic crisis and lack of local opportunities, the chance of getting a job is better for those who, in fact, absorb as much of the knowledge that the course offers and get their diplomaArtigo Crenças de professores sobre as habilidades no contexto escolar e a teoria histórico cultural(Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2020-01-04) Núñez, Isauro Beltrán; Melo, Magda Maria Pinheiro deA categoria habilidade, assim como a de competência, tem relevância na organização e no desenvolvimento do currículo na educação básica, por isso o interesse de se estudar o pensamento docente sobre o que são habilidades e sua formação. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de natureza exploratória que identificou e caracterizou crenças de professores da educação básica de escolas públicas sobre as habilidades e a sua formação, no contexto escolar, considerando o papel desse tipo de conhecimento para a atividade profissional da docência. A pesquisa teve como referência as contribuições da teoria Histórico-Cultural de L. S. Vigotsky e alguns de seus seguidores. Como instrumento de coleta de dados foi usado um questionário normativo, de escala tipo Likert, convenientemente elaborado e validado pelos pesquisadores. Entre os resultados mais importantes, destaca-se um hiato no modelo de crenças dos professores em relação à matriz teórica de referência, destacando-se, em especial, o entendimento das habilidades como tipo de atividade que implica o domínio não consciente de sua estrutural operacional orientada à aplicação de conhecimentos, assim como apresentar a mesma estrutura das competências. Esse conhecimento das crenças dos professores sobre o referido domínio da atividade profissional é um elemento chave que deve ser levado em conta nos programas de formação e de desenvolvimento profissional dos docentesArtigo As representações de professores universitários sobre trajetória de sucesso acadêmico na universidade(Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda, 2020-04-03) Ribeiro, Raelma Medeiros Dantas; Silva, Sandro Damião Ribeiro da; Santos, Raquel Basílio dos; Melo, Magda Maria Pinheiro de; Núñez, Isauro BeltránDiante do cenário de alto índice de repetência e evasão nos Cursos de Estatística, Física, Matemática e Química do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), esse artigo objetivar identificar e caracterizar a representação dos professores sobre o sucesso acadêmico do estudante em sua trajetória na universidade. O estudo em torno da temática proposta requer a utilização de dados quantificáveis, em consonância com as teorias ou hipóteses de trabalho, considerando a importância que tem o pensamento dos professores enquanto agentes transformadores no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o estudo foi realizado com 48 docentes dos cursos supracitados. Tal pesquisa é de natureza quali-quantitativa, utilizando como instrumento de pesquisa um questionário de perguntas abertas e fechadas. As respostas analisadas referem-se à pergunta relativa ao objetivo deste trabalho. Essas respostas foram categorizadas e organizadas através das Análises Lexical e de Conteúdo e da Nuvem de Palavras. A partir deste estudo, pôde-se constatar que, para os docentes, o sucesso acadêmico está atrelado ao bom aproveitamento, domínio do conteúdo, habilidades e competências voltadas à profissãoArtigo Como opinam os professores acerca da prova do Enem? o caso da disciplina biologia(Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda, 2020-04-03) Santiago, Heloiza Cristina Costa Felipe; Lopes, Francêsco de Araújo; Farias, Naisandra Bezerra da Silva; Dantas, Raelma Medeiros; Melo, Magda Maria Pinheiro de; Núñez, Isauro BeltránO ENEM é uma avaliação nacional com objetivo de diagnóstico da educação básica no Brasil e via de acesso as universidades públicas a partir de 2009, dessa maneira influenciou no processo de ensino, refletindo em modificações nas ações discentes e principalmente na prática dos docentes de Biologia. A repercussão na Biologia, foi a gradual substituição de uma análise ambiental para uma abordagem interdisciplinar e socioambiental. O presente artigo procura analisar a opinião de professores de Biologia do Ensino Médio acerca das questões dessa disciplina nas provas do ENEM. Compreendendo o ENEM como um instrumento avaliativo dos estudantes que finalizam ou finalizaram o Ensino Médio, investigou-se a adequação do deste exame como instrumento avaliativo, a relação entre o conteúdo exigido no ENEM e o lecionado durante o ensino médio, o grau de dificuldade das questões de Biologia e as dificuldades dos alunos para resolução das questões de Biologia. A metodologia usada foi de caráter exploratório e descritivo, no que concerne as análises quantitativas e qualitativas dos dados, aplicou-se um questionário com questões formuladas previamente a um grupo de professores, possibilitando a coleta das respostas, em consonância irrestrita com o referencial teórico norteador. Nos resultados, se demonstra a inadequação do ENEM como instrumento avaliativo da aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, somente parte dos conteúdos previstos no exame, que apresenta dificuldade média, principais dificuldades dos estudantes apontadas pelos docentes foram a aplicação dos conhecimentos científicos às situaçõesproblemas, interpretação de figuras, diagramas, tabelas, gráficos e compreender os enunciados das questõesArtigo As questões de ciências humanas na prova do enem. O que pensam os alunos sobre elas?(Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda, 2020-04-03) Silva, Sandro Damião Ribeiro da; Santos, Raquel Basílio dos; Melo, Magda Maria Pinheiro de; Núñez, Isauro BeltránO Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado em 1998, foi reformulado algumas vezes e se tornou o principal exame, em grande escala, do contexto educacional brasileiro. Servindo como um instrumento avaliador de discentes de diferentes realidades, o ENEM se utiliza de competências e habilidades pré-estabelecidas para o processo de avaliação. Contudo, tal exame é, hoje, também, a principal ferramenta de ingresso em grande parte das universidades brasileiras, além de propor reflexões que apontam para uma aprendizagem mais voltada aos anseios da contemporaneidade, cujos princípios básicos são a interdisciplinaridade e a cidadania. Assim, partindo desta assertiva, este artigo buscou analisar a opinião de discentes, que ingressaram nos anos de 2016 e 2017 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, acerca das questões da prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias. Esta análise buscou respaldo em premissas centrais do exame, como extensão da prova, clareza, grau de dificuldade e objetividade das questões, desempenho dos discentes e dificuldades encontradas ao responder as questões. A análise se baseou em uma metodologia exploratória e descritiva, a qual possibilitou a análise dos dados numa relação direta com as proposições teóricas que nortearam o trabalho. Como principais resultados, salientam-se a satisfação dos alunos quanto à extensão do exame; à clareza quanto aos itens da prova e ao desempenho na resolução das questões; o grau de dificuldade, apontado como “mediano”, dos itens; e, as principais dificuldades enfrentadas na resolução da prova, que giraram em torno da aplicação dos temas à uma realidade concretaLivro A autorregulação por estudantes com deficiência intelectual(SEDIS-UFRN, 2021) Viana, Flávia Roldan; Gomes, Adriana Leite LimaverdeNeste livro, as propostas repousam sobre as condutas mediativas em situações de aprendizagem para o desenvolvimento do processo de autorregulação pelos estudantes com deficiência intelectual. Tomamos por base uma importante área de pesquisa para o desenvolvimento cognitivo do sujeito com essa deficiência, a metacognição (considerada, nas discussões trazidas ao longo de todo o livro, como o ato de conhecer e monitorar a construção do seu próprio conhecimento), com ênfase no processo da autorregulação de sujeitos com esse tipo de deficiência. É necessário desmistificar (pré) conceitos acerca da capacidade cognitiva de sujeitos com deficiência intelectual. Por essa razão, é preciso encorajar profissionais da educação e de áreas afins a utilizarem os princípios de mediação e criarem atividades que estimulem a promoção da autorregulação da aprendizagem e, consequentemente, a gênese do seu desenvolvimento cognitivo.Artigo Os desafios da formação problematizadora para profissionais de saúde em um programa de residência multiprofissional(FapUNIFESP (SciELO), 2021) Almeida Júnior, José Jailson de; Maroja, Maria Clara Santana; Noronha, Claudianny AmorimPretende-se refletir sobre as dificuldades e potencialidades na aplicação da Educação Problematizadora em um programa de residência multiprofissional em Saúde, na perspectiva do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da qualificação das ações pedagógicas nesse campo. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, participativa e com abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso, realizada em um programa de residência multiprofissional em Saúde Mental. Entre os elementos pedagógicos freireanos identificados, destaca-se o ciclo retroalimentado ação-reflexão-ação – capaz de potencializar o próprio processo educativo –, enquanto as limitações à proposta educacional problematizadora apresentaram-se relacionadas às contradições com os modelos formativos e práticos vigentes no campo da saúde. Uma melhor apropriação dos fundamentos educacionais que sustentam as residências multiprofissionais em Saúde, por parte de tutores, preceptores e residentes, é capaz de potencializar o processo de ensino-aprendizagem para os trabalhadores do SUSLivro Caderno Técnico GIRD+10 Gestão Integrada de Riscos e Desastres(2021-10-15) Sulaiman (Coord), Samia NascimentoA Gestão de Riscos e Desastres numa perspectiva integrada. A diversidade de cenários de risco no Brasil. Os mapeamentos de riscos e as Soluções baseadas na Natureza para reduzir riscos e desastres. A Comunicação e a Educação em torno da Governança e Participação Social. Esses são os quatros eixos que organizam este Caderno Técnico com o intuito de ampliarmos a cultura de prevenção e proteção à vida, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil do Brasil (Sinpdec).Livro Artes cênicas e acessibilidade cultural: contextos de desaprendizagem - Vol. 2(SEDIS-UFRN, 2024-08-21) Alves, Jefferson Fernandes (Org.); Silva, Carlos Alberto Ferreira da (Org.); Berselli, Márcia (Org.)Estudos, relatos e ensaios na interface das artes cênicas com a acessibilidade cultural expõem diversos posicionamentos de artistas, professores e pesquisadores com e sem deficiência que se orientam por uma perspectiva anticapacista e problematizadora das percepções e representações da participação das pessoas com deficiência nas artes da cena. Tais incursões reflexivas emergem da realização do Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural: práticas e desaprendizagens que, em 2023, compreendeu a 4ª edição, o qual é promovido pela Universidade Federal do Acre (UFAC), com o apoio das Universidades Federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Santa Maria (UFSM)Livro História e Filosofia da Ciência(SEDIS-UFRN, 2024-09-12) Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo; Martins, André Ferrer PintoEste material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber E REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no Brasil