EDUFRN - Ciências da Saúde
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Livro Gestão do trabalho e da educação na saúde(EDUFRN, 2014) Castro, Janete Lima de; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; Liberalino, Francisca NazaréLivro didático do curso de especialização e aperfeiçoamento em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, oferecido pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC), em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN)Livro Subsídios educativos para prevenção e combate a incêndio e pânico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Liberato, Daniel José de Matos; Souza, Maria de Fátima deEsta cartilha objetiva o uso em atividades de educação ambiental dirigidas para prevenção de incêndio e pânico, e faz parte da proposta final de um trabalho de conclusão de curso. Ela é direcionada aos residentes dessas edificações verticais com altura variando aproximadamente entre 5 a 23 andares (15 a 60 metros de altura), por serem mais comuns na cidade do Natal, uma vez que os prédios mais altos possuem outros quesitos a serem avaliados, além destes. Este material busca contribuir na orientação desses moradores para tornar a sociedade mais informada no quesito prevenção contra incêndio e pânico.Livro Ciências no Futebol Potiguar(Editora da UFRN, 2015-04) Liparotti, João RobertoA coletânea reúne relatos de experiência de diferentes profissionais que atuaram no futebol norte-rio-grandense. Em suas páginas, são apresentados registros importantes do processo de “treino científico” que eles conseguiram incluir em suas ações profissionais. Da preparação técnica-tática à tecnologia no esporte, a obra contribui para a reflexão e o aperfeiçoamento da prática do futebol.Livro Guia prático de cuidado à saúde da pessoa idosa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Piuvezam, Grasiela; Nunes, Vilani Medeiros de Araújo (Org.)A obra surgiu a partir da iniciativa, por parte das organizadoras, de reunir um grupo multidisciplinar de profissionais e estudantes de vários cursos de graduação e pós-graduação da UFRN em torno de um ideal comum: a formação dos cuidadores de idosos. Com base nesse projeto, o grupo desenvolveu, entre os anos de 2013 e 2015, Oficinas de Formação destinadas a cuidadores de idosos, que originaram este livro, o qual fornece subsídios para o trabalho do cuidador.Livro Copa do Mundo 2014: debates sobre mídia e cultura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Araújo, Allyson Carvalho de. (organizador)Esta coletânea, cujos textos foram produzidos por pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, além de convidados de outros países, é resultado dos debates dentro do Seminário Internacional em Megaeventos Esportivos (SIME), o qual teve como tema central das reflexões a “Visibilidade dos Impactos dos Megaeventos Esportivos: Mídia e cultura debatendo os legados da Copa do Mundo 2014” e foi realizado em novembro de 2014, na UFRN.Livro Diálogo entre Educação Física e Comunicação: compartilhando saberes e práticas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Araújo, Allyson Carvalho de. et al (organizadores)A presente coletânea tem o objetivo de problematizar aspectos como veiculação, consumo, apropriação e análise crítica dos diversos discursos midiáticos por meio das experiências pedagógicas da Educação Física Escolar, a partir da constatação do inegável consumo massivo da mídia pelos diversos atores sociais que compõem o cenário escolar. Discute a apropriação dessas informações, por parte do alunado, e propõe intervenções pedagógicas que desencadeiem um consumo mais crítico da informação midiática.Artigo Protocolo clínico para confecção de próteses removíveis(2016-08-12) Carreiro, Adriana da Fonte Porto; Calderon, Patrícia dos Santos; Duarte, Antônio Ricardo Calazans; Medeiros, Annie Karoline Bezerra de; Tôrres, Ana Clara Soares Paiva; Melo, Laércio Almeida de; Farias, Danielle Bezerra deEsta obra objetiva esclarecer dúvidas existentes a respeito dos passos necessários para a reabilitação com próteses totais e parciais removíveis convencionais. Essas alternativas de tratamento são modalidades terapêuticas consagradas na literatura e podem devolver função mastigatória, estética, fonação e conforto ao paciente quando confeccionadas de maneira satisfatória. A abordagem do protocolo clínico está dividida em duas partes: a primeira parte ilustra a reabilitação com próteses totais convencionais; e a segunda, a reabilitação com próteses parciais removíveis convencionais em arcos inferiores com extremidade livre bilateral.Livro Megaeventos esportivos e seus legados: reflexões sobre Copa do Mundo 2014 a partir da Mídia-Educação(2016-10-13) Araújo, Allyson Carvalho de; Batista, Alison Pereira; Sousa, Dandara Queiroga de Oliveira; Barros, Joyce Mariana Alves; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; Tinôco, Rafael de GoisEsta obra é tributária das reflexões acerca da dimensão educacional dos legados da Copa do Mundo 2014. Como um tipo de legado imaterial, os processos educacionais decorrentes da Copa, ou de outros megaeventos esportivos, têm tido pouco relevo nos debates sociais. Na contracorrente do fluxo, o texto apresentado é fruto da pesquisa "Mídia-Educação Física em tempos de megaeventos esportivos: impactos sociais e legados educacionais", realizada pelos pesquisadores do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM) da UFRN. Nesse sentido, é no diálogo entre conceitos e prática pedagógica que se constroem as ideias aqui expressas.Artigo Metropolização e megaeventos: impactos da Copa do Mundo 2014 em Natal-RN(2016-10-21) Silva, Alexsandro Ferreira Cardoso da (Org.)O presente livro pretende apresentar, destacar e analisar uma série de dados, informações e referências sobre a Copa do Mundo 2014 na Cidade do Natal-RN, entre os anos de 2007 e 2014. Objetiva contribuir para a avaliação dos processos de adequação e reestruturação da cidade, a partir dos projetos elencados à realização da Copa do Mundo, articulando metodologias quantitativas e análises da conjuntura sobre as políticas urbanas e o contexto local. Visa, também, contribuir com o debate sobre os Megaeventos, oferecendo mais elementos na avaliação dos possíveis legados ou dos riscos associados a este tipo de projeto urbano.Livro Nutrição e sabor: dicas e receitas para o dia a dia(2016-10-21) Maciel, Bruna Leal Lima; Freitas, Erika Paula Silva; Alves, Amara Kizzi de Almeida; Bezerra, Danielle Viviane Fernandes; Neves, Renata Alexandra Moreira das; Silva, Anne Kaline Correia da (colaboradora); Silva, Isabelle Ferreira da (colaboradora); Sousa, Sara Estéfani Soares de (colaboradora)Esta obra foi desenvolvida a partir do projeto de extensão do Departamento de Nutrição do campus central da UFRN, chamado Nutrição com Sabor: Alimentando o conhecimento e a saúde, realizado entre 2011 e 2014. O projeto desenvolvia receitas adequadas às Doenças Crônicas Não Transmissíveis juntamente com as pessoas da comunidade, tendo como objetivo principal fortalecer o elo entre a universidade e a comunidade. O livro representa a compilação de todas as receitas desenvolvidas e das dicas discutidas durante o projeto. Voltado para o público em geral, visa contribuir para a saúde dos leitores.Artigo UFRN na Copa apresenta o que sabemos sobre o Futebol(2016-12-08) Liparotti, João RobertoA cartilha busca ampliar os conhecimentos sobre o futebol. São temas abordados: as habilidades, as regras do jogo e sua história; as expressões do "futebolês" no seu dia-a-dia; as funções dos jogadores na equipe; a democratização desse esporte, entre outros.Livro Temas e práticas sobre saúde, sexualidade e interação social(2017-02-23) Mota, Maria Teresa da Silva; Lopes, Fívia de AraújoEste livro é produto da I Jornada "Meu corpo fala, mas será que entendo?" ,realizada no mês de novembro de 2014, como parte do projeto de extensão de mesmo nome cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da UFRN, com apoio financeiro do Programa de Extensão Universitária MEC/SESu. Visa suprir a necessidade da oferta de atividades de atualização e capacitação a respeito de saúde, sexualidade e interação social, para os profissionais que atuam na educação básica do estado do Rio Grande do Norte.Livro Caderno de histologia: texto e atlas(Editora da UFRN, 2017-05-31) Camillo, Christina da Silva; Moura, Sérgio Adriane Bezerra de; Cardoso, Camilla Carla do Nascimento Dantas; Medeiros, Fabiano Barros deEsta obra é mérito do trabalho conjunto de professores e monitores da disciplina Histologia, do Departamento de Morfologia da UFRN, e surge como um recurso didático com o objetivo de enriquecer o estudo prático do aluno durante as aulas de Histologia e nos momentos extraclasse, servindo como um guia para orientar e direcionar os fundamentos teóricos aplicados às atividades práticas.Livro As redes sociais no cotidiano da Estratégia Saúde da Família: aspectos sociológicos(Editora da UFRN, 2017-08-03) Melo, Ricardo Henrique Vieira de; Vilar, Rosana Lúcia Alves deO livro oferece elementos fundamentais para se entender os limites e possibilidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) a partir da análise de uma Unidade de Saúde da Família (USF) situada na cidade de Natal. A partir deste caso, ele propõe uma rica descrição das complexas teias de redes profissionais e humanas, revelando familiaridade com as nuances da sociologia fenomenológica, que tem papel fecundo para o desenvolvimento de um entendimento científico mais profundo da vida cotidiana, durante o século XX e neste século XXI. Assim, antes de entrar em comentários mais específicos sobre o trabalho, gostaria de situar algumas questões mais gerais que norteiam os desafios do autor na sua busca de decifrar os meandros das práticas de cuidado e dos modos de gestão das instituições em saúde no nosso país, a partir do estudo de uma USF. [Trecho retirado do prefácio da obra]Livro Gestão de recursos humanos em saúde mediada por tecnologia: seguindo a trilha da inovação(Editora da UFRN, 2017-11-01) Alves, Robinson Luis de Souza; Papaiz, Fabiano; Araújo, Bruno Gomes de; Guerra Neto, Custódio Leopoldino de Brito (Org.); Coutinho, Karilany Dantas (Org.); Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros (Org.)Este livro traz uma leitura que permite um aprofundamento sobre a inovação para o tema da gestão e regulação do trabalho na saúde. Para tanto, abordando duas dimensões que são essenciais a gestão dos recursos humanos no Brasil: o mundo do trabalho e da educação em saúde. Essencialmente o livro apresenta capítulos que tem como objeto de estudo o uso das tecnologias da informação e comunicação para mediar o processo de gestão e educação permanente em saúde. A ideia do livro nasceu de um grupo de pesquisadores do Núcleo Avançado Inovação Tecnológica do Instituto Federal Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, que tem desenvolvido a Plataforma do Mercosul para Livre-Trânsito de Profissionais de Saúde, bem como, o Sistema da Mesa de Negociação do SUS e um Sistema para a Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde. Neste contexto, e diante desses projetos desenvolvidos, logo sentiu a necessidade de compilar todo o conhecimento produzido, e assim, também de convidar outros pesquisadores no Brasil que pudessem contribuir para o compartilhamento do conhecimento nessa área. Essa tão relevante para o desenvolvimento dos sistemas de saúde no Brasil.Livro HIV-AIDS: histórias contadas na atenção básica(Editora da UFRN, 2017-12-04) Freitas, Marise Reis de; Souza, Elizabethe Cristina F. de; Melo, Celeste Maria R.As cinco histórias aqui apresentadas fazem parte do conteúdo que compõe o curso Manejo do HIV na Atenção Básica, na modalidade a distância e autoinstrucional, para livre acesso a profissionais do SUS, em especial, para aqueles inseridos na Atenção Básica. As histórias foram elaboradas com base em situações vivenciadas por profissionais que cuidam de pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA) em serviços hospitalares, especializados e de Atenção Básica. A construção de cada história se deu de forma coletiva, com uma equipe multiprofissional composta por docentes e profissionais de saúde – médico, enfermeiro, odontólogo, psicólogo e assistente social. Nessa construção, consideramos os diversos contextos vivenciados nos encontros produzidos entre usuários e profissionais da saúde nos serviços de saúde, para que o material produzido pudesse ser disparador dos conteúdos desenvolvidos no curso. Neste, as histórias são utilizadas como casos problemas para discutir temas diversos, tais como vulnerabilidade às IST/HIV, sexualidade, estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV, entre outros. A reunião das cinco histórias em uma coletânea, agora disponibilizada em formato impresso, tem o propósito de servir como uma ferramenta para educação permanente das equipes de saúde frente ao desafio de acolher e cuidar das pessoas com HIV na Atenção Básica. Ao final de cada história apresentamos algumas questões que podem servir para essa reflexão.Livro Um olhar estético sobre o telespetáculo esportivo: contribuições para o ensino do esporte na escola(Editora da UFRN, 2017-12-31) Araújo, Allyson Carvalho deA obra é fruto de pesquisa desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, no ano de 2006. A primeira edição, publicada pela Editora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em 2010, encontra-se esgotada. A segunda edição desta obra ora publicada possibilita a continuidade de um profícuo debate entre Mídia e Educação Física, amplia o debate inicial, além disso revisa e propõe reflexões.Livro Nascer, envelhecer e morrer: os desafios do Nordeste(EDUFRN, 2018-01-23) Barbosa, Lara de Melo (Org.); Spyrides, Maria Helena Constantino (Org.)A coletânea reúne reflexões dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sobre três temas: nascer, envelhecer e morrer. A obra divide-se nessas temáticas para tratar da saúde da população do Nordeste, em especial, do Rio Grade do Norte, e revela-se como contribuição científica importante para compreensão das condições de vida dessa região e para subsidiar a formulação de políticas públicas.Livro Representações sociais do envelhecimento e da saúde(Editora da UFRN, 2018-02-05) Silva, Antonia Oliveira (Org.); Camargo, Brigido Vizeu (Org.)Este livro oferece estudos teóricos e pesquisas recentes, produzidas por pesquisadores brasileiros, portugueses, argentinos, italianos e franceses, sobre o pensamento cotidiano a respeito da saúde, do envelhecimento e de temas correlatos. O ponto em comum é a utilização de um dos legados que Serge Moscovici nos deixou: a teoria das representações sociais. Nessa, contempla-se uma das principais características do trabalho científico desse importante pensador: a pluralidade de referências e recursos para se trabalhar com ciência, ou seja, o cuidado para a ortodoxia epistemológica não empobrecer a busca de respostas para as dúvidas que caracterizam o trabalho da ciência. Os próprios trabalhos de Serge Moscovici envolveram influências epistemológicas diversificadas; teorias oriundas não apenas de diferentes disciplinas, mas também de tradições teóricas plurais; delineamentos metodológicos que envolveram experimentos, surveys, análise documental, estudo de casos, dentre outros; e análises tanto quantitativas como qualitativas. Essa posição não ortodoxa contribuiu para que ele aprofundasse sua reflexão no âmbito da Filosofia da Ciência. [ Trecho retirado da apresentação da obra.]Livro Educação e sensibilidade: o brincar e o se movimentar da criança pequena na escola(Editora da UFRN, 2018-05-23) Surdi, Aguinaldo CesarOs atos de “brincar e se-movimentar” abrangem uma gama de acontecimentos que fazem com que todos nós, e principalmente a criança, consigamos ter uma relação direta e autêntica com o mundo, relação essa que é fundada na corporeidade. Nessa relação de construção, o movimento humano produz sempre algo novo, como uma expressão artística. Este livro compõe um estudo, que teve como objetivo, investigar acerca das maneiras como o brincar e o se-movimentar são proporcionados no espaço escolar e como eles contribuem para a educação da sensibilidade da criança pequena. Foi detectado, que nas escolas investigadas, o incentivo à construção de situações que possibilitem o desenvolvimento da sensibilidade recebe pouca importância, o que compromete significativamente a educação da sensibilidade dessas crianças e limita o poder de criação e de autonomia em relação ao mundo, dificultando assim, que sejam elas mesmas.