Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
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Dissertação O papel dos bancos estaduais no desenvolvimento do RN: o BANDERN e o BDRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2000) Santos, Marígia Mádje Tertuliano dos; Beaugrand, Eleonora Tinoco de Melo; Aranha, Maria Lúcia Machado; http://lattes.cnpq.br/9728938504795066; Tinoco, Dinah dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8281386555414820; http://lattes.cnpq.br/5365494745364838; http://lattes.cnpq.br/0727676805553982; Lindoso, José Antônio SpinelliPropomos analisar o papel dos principais Bancos Estaduais do Rio Grande do Norte, BANDERN - Banco do Estado do Rio Grande do Norte S/A e BDRN - Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Norte - no período de 1970 a 1990, os quais permitiram a intermediação de financiamentos para projetos, a implementação e o acompanhamento dos mesmos. Justifica-se esta pesquisa, pela importância da atuação dessas instituições bancárias, ao longo do período escolhido, identificando linhas de crédito, origem e natureza dos recursos para financiamento dos projetos implantados. As reformas do Sistema Financeiro Nacional tiveram início nos anos 60, entretanto, elegeu-se como ponto inicial para essa análise os anos 70, por considerar, ter sido neste período que houve multiplicação de agências bancárias por todo o País. No Rio Grande do Norto, em função dos programas da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE, são definidas prioridades e planos de desenvolvimento para o Estado. Os anos 70 e 80, deram um novo perfil ao sistema financeiro brasileiro, tendo em vista as mudanças do cenário mundial, redefinindo as políticas monetárias que balizaram os investimentos.Dissertação Vilas e becos: o espaço em Igapó - sociabilidade e migração(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2001) Nadson Gutemberg Gomes dos Santos; Julie Antoinette Cavignac; https://orcid.org/0000-0003-0192-1103; http://lattes.cnpq.br/2111200163433960; http://lattes.cnpq.br/4254122210386037; Marilda Aparecida de Menezes; https://orcid.org/0000-0001-5815-975X; http://lattes.cnpq.br/9822634790399791; Eleonora Tinoco BeaugrandEste trabalho apresenta a análise de uma realidade pouco estudada; a dos migrantes que moram nas vilas, tendo-se como exemplo o Bairro de Igapó, situado na Zona Norte da cidade do Natal (RN), cidade de porte médio da região Nordeste do Brasil. Pequeno espaço habitacional, a vila é vista como uma morada clandestina pelos organismos públicos. Negando essa idéia, a nossa pesquisa tem como objetivo o estudo sócio-antropológico das formas de migração e de moradia no espaço vila. Formadas por migrantes, as vilas inscrevem no seu espaço as experiências migratórias dos seus habitantes. A ocupação territorial do bairro de Igapó, principalmente das moradias populares formadas por becos, vilas e fundos de quintais, deve-se principalmente a migrantes oriundos do interior do estado, trazidos para a cidade por problemas econômicos como a mecanização da região salineira do Rio Grande do Norte. Ocupada por pessoas nascidas nas mesmas regiões, as vilas refletem formas de ocupação do espaço, práticas culturais e costumes das populações rurais do interior do estado. Os migrantes de retorno, que tiveram experiências de vida nos grandes centros urbanos do Sudeste, exercem um controle hierárquico sobre o espaço das vilas. Descrevemos enfim, as especificidades sócio-ecocômicas das vilas, que é um lugar de vida, mas também um espaço de trabalho familiar e de sociabilidade intensa fundada na interrelação entre vizinhosDissertação Retratos do cotidiano: as mulheres do assentamento rural Santa Vitória(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2002-02-18) Souza, Janete Monteiro de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787912U6; ; Teixeira, Maria Lina Leão; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792670A9; Dantas, Antônio Ribeiro; ; http://lattes.cnpq.br/6729093020374558O presente trabalho mostra trajetórias de vida de mulheres assentadas rurais, com o objetivo de apreender aspectos ligados à vivência de sua sexualidade. O cotidiano da mulher assentada é construído em um espaço novo, chamado de assentamento rural cuja formação se apresenta com singularidades próprias a um contexto socioeconômico e político do Rio Grande do Norte. Os seus percursos de vida são permeados por diferentes violências sofridas em seu cotidiano e sua sexualidade é tecida por um conjunto de regras que mantém a naturalização da subordinação da mulher em relação ao homem. As sociedades usam os sistemas das relações entre homens e mulheres e transformam a característica biológica em atividades humanasDissertação Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE): o processo de implantação de uma nova proposta de descentralização em duas escolas da rede municipal de ensino de Natal de 1999 a 2002(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003-12-09) Neves, Vilma Lúcia Silva; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783771U3&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/6608911651546183; Lindozo, José Antonio Spinelli; ; Gomes, Ana Maria Duarte do Vale; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700362A6A reforma do estado brasileiro teve a Constituição de 1988 como marco legal e definidor das mudanças ensejadas. Esta possibilitou mudanças significativas no desenho das políticas públicas. Nesse momento de redefinições e de novos rumos, a redemocratização, a descentralização das ações e a participação na educação pública tiveram como ponto de partida o Ensino Fundamental. Esta dissertação focaliza a análise através da escolarização, a via predominante da descentralização, por meio da ingerência do FUNDESCOLA, a partir de uma das suas ações, o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), que tem como pressuposto a ampliação do espaço democrático, visando garantir a melhoria da qualidade do ensino, através da sua metodologia. Para campo empírico elencamos as Escolas Municipais Professor Antônio Campos e Silva e Ulisses de Góis. A orientação teórico-metodológica que dá suporte a pesquisa e ancora-se na teoria da democracia participativa, em especial nos estudos de primeiro nome dos autores Pateman e Putnam, em que a participação dos indivíduos na sociedade precede uma base cultural anterior. Ou seja, na sua concepção os indivíduos têm mais oportunidade e possibilidades de participação política numa sociedade participativa apartir dos dados coletados legislação educacional, entrevista com representantes de todos os segmentos das escolas e com técnicos das secretarias de educação municipal e estadual, documentos das instituições e atas de reuniões -, constatouse que o processo de implantação do PDE, fundado em proposta de cunho democrático e participativo,se caracterizou de forma díspare nas duas escolas estudadas. Em uma delas, o PDE não conseguiu realizar as suas propostas devido a insuficiência da preparação dos profissionais, no sentido de absorver a sua metodologia, o descrédito e a rejeição ao formato fechado das propostas, que, segundo os profissionais das escolas, culmina em diminuir ainda mais a autonomia da instituição de ensino. Já na outra escola, o resultado do estudo evidencia que o PDE foi muito bem apropriado, no que se refere à estrutura sistêmica do seu Plano de Ações, o qual ajudou a escola na ação administrativa e, principalmente, possibilitou através dos recursos financeiros a realização das diversas atividades pedagógicas anteriormente planejadas. Todavia, no que consiste enquanto diferencial, ou seja, uma proposta de ampliação do espaço democrático, presumindo a participação de todos os representantes da comunidade escolar e de pais de alunos nas tomadas de decisões, os resultados do estudo evidenciam que o fator preponderante para o êxito ou fracasso do PDE reside no formato organizacional (político e pedagógico de cada escola. Isto implica em considerar: a) a constituição da escola; b) os atores que operacionalizam as atividades em seu âmbito e c) a predisposição e o interesse coletivo em participar das tomadas de decisõesDissertação Visões da cidade : da cidade histórica aos bairros da Cidade Alta e Ribeira em Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003-12-10) Araújo, Luciano Magnus de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785895Z8; ; http://lattes.cnpq.br/7192215216270270; Leite, Rogério Proença; ; http://lattes.cnpq.br/0654072766003910; Almeida, Maria da Conceição de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4O presente trabalho é uma iniciativa de empreender uma perspectiva que valorize os aspectos da cidade em sua diversidade. O que se pretende é discutir a urbanidade a partir do aspecto da imagem, da historia, e como ponto principal, valorizar o ponto do vista do individuo que vive o espaço urbano em suas mais diversas configurações: a casa, a rua, o bairro, e a cidade em escala mais ampla. A pesquisa histórica descrita define a cidade como espaço das realizações humanas. Ao analisar os momentos da história mais recente da vida urbana são exploradas as noções de modernidade/pós-modernidade no sentido de esclarecer a riqueza, continuidade e quebra de padrões de comportamento, e por outro lado, descrever um sobrevôo nos diversos tempos da cidade. Os destaques de aspectos da arqueologia e do recurso descritivos estão relacionados, por sua vez, a perspectiva mais pontual da pesquisa prática, a instância do bairro, especificamente Cidade Alta e Ribeira, configurando uma imersão no cotidiano mais pontual da cidade, valorizando formas de estar, apontando a perspectiva do micro como ponto-de-vista. As imagens da cidade assumem o papel de representar o documental sobre as feições atuais da urbanidade. É sem dúvida que na atualidade a imagem fotográfica possui um papel já de destaque seja como instrumento de pesquisa, seja como fonte principal para um trabalho sobre arquivos de fotos. As imagens fotográficas no presente trabalho possuem um lugar de destaque, enfocando lugares específicos da cidade no tempo. Por fim, a voz dos individuo valorizada sob a perspectiva sobre como o conhecimento da pessoa que habita e vive a urbanidade compreende o conhecimento da vida na cidade e, mais que em qualquer outro lugar, um meio onde se aponta a perda de modelos de ação muito facilmente tendo em vista o movimento dinâmico das práticas e renovação de novas indicações; no mesmo espaço em que se torna urgente construir marcos a partir dos quais o individuo possa vislumbrar o futuro. E nesse espaço a voz do individuo é valorizada como fonte rica de informações sobre viver o cenário de conflitos da atualidadeDissertação Os mangaeiros nas feiras-livres do Natal: desvendando os saberes da tradição(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2004) Oliveira, Francisca de Paula de; Assunção, Luiz Carvalho de; Andrade, Elizabeth Christina de; Coradini, Lisabete; Gico, Vânia de VasconcelosEste estudo aborda a atividade cultural dos mangaeiros, investigando os significados da tradição a partir de dados coletados em pesquisa empírica em quatro feiras livres do município do Natal (Alecrim, Carrasco, Cidade da Esperança, Rocas). A pesquisa chama atenção para a presença, nessas feiras livres, dos saberes da tradição. Procurou-se, portanto, compreender quais os sentidos que os mangaeiros atribuem a suas atividades desenvolvidas no cotidiano das feiras-livres desse município. A metodologia prioriza a etnografia, imagens fotográficas, aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas. A base teórica consiste em reflexões de autores como Clifford Geertz, Gerd Bornheim, Luiz Cláudio di Stasi, Roberto Cardoso Oliveira, Luis da Câmara Cascudo entre outrosDissertação Entre exílios, veredas e aventuras: o romance da vida social em Rachel de Queiroz(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-03-04) Silva, Cristina Maria da; Sousa Filho, Alípio de; ; http://lattes.cnpq.br/4671867942395393; ; Pitta, Danielle Perin Rocha; ; http://lattes.cnpq.br/1150480379133584; Sousa, Ilza Matias de; ; http://lattes.cnpq.br/7642478670973822Contempla um encontro entre as narrativas da ciência e da literatura através dos romances da escritora cearense Rachel de Queiroz, percebendo os exílios, as veredas e aventuras que tingem o tecido social no romance da vida. Perpassa os romances: O Quinze (1930), João Miguel (1932), Caminhos de Pedras (1937), As três Marias (1939), Dora, Doralina (1975), Galo de Ouro (1986), Memorial de Maria Moura (1992), e os faz dialogar com as contribuições teóricas das ciências sociais. Mas, além disso, perpassa os exílios de pensamento arraigados às nossas práticas diante do conhecimento das narrativas humanas. Grades que cercam as leituras dos movimentos da vida social e que os encarceram na fixidez de um pretenso olhar representacional. Segue a trilha dos passos teóricos das ciências sociais e da literatura, demonstrando as possibilidades de releituras dos aprendizados teóricos, como também lança olhares mais livres sobre as escrituras literárias. Percorre as veredas de uma arqueologia do saber, entre as fronteiras científicas e literárias, acompanhando os encarceramentos da linguagem, as possíveis liberdades da escrita e a arte transgressora da leitura. Rasura uma pretensa paisagem de um Nordeste, como cenário da escritora cearense, no quadro fixo de uma Nação, buscando antes as flores poéticas e míticas que brotam no solo da condição humana, em seus traços universais. Possibilita o encontro e a complementaridade de narrativas sobre a condição humana, percorrendo os caminhos entre a prosa científica e a narrativa literária para depois tecer um elogio ao romance da socialidade, ou seja, percorre a ideia do romance como uma forma de saber que dialoga com as interpretações sociais e antropológicas. Lemos os romances de Rachel de Queiroz buscando compreender, no romance da vida social, suas tragicidades cotidianas, resistências e as possibilidades de criação humana diante das disposições da cultura. Através da figuração dos personagens, seguimos as narrativas invisíveis da cultura em suas institucionalizações e transgressões. Vemos as contradições humanas, as marcas de um “sentimento trágico da existência”, no qual nada se resolve, tudo é vivido em tensão entre as grades dos exílios cotidianos e a incansável busca por veredas, que forjam aventuras na vida social.Tese O Jeito nordestino de ser globalizado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-03-21) Nepomuceno, Cristiane Maria; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/0748124074595378; Nogueira, Maria Aparecida Lopes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787960U2; Silva, Tânia Elias Magno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700232Z6; Almeida, Maria da Conceição de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; Gico, Vania de Vasconcelos; ; GICO, V. V.Este trabalho discute os impactos da globalização na cultura nordestina, especificamente no universo da cultura popular. O pano de fundo dessas reflexões é os festejos carnavalescos da cidade do Recife-PE, pois nesse contexto se acolhe o novo, mas também se resiste às mudanças, preserva-se os valores culturais e as manifestações populares tomam uma nova dimensão, consubstanciando-se em novas formas de ser nordestino. A opção pelo contexto da festa se deu por este ser de grande significância para o povo nordestino, e primordialmente por ser um espaço no qual o povo se representa. O trabalho traz um histórico da festa de carnaval da cidade do Recife, identifica as manifestações que a compõem, analisa as transformações ocorridas na festa e mostra o intenso processo de valorização da cultura local que vem ocorrendo nos últimos anos do século XX. Revela, como em decorrência desse processo, a cultura popular assume um caráter funcional e dinâmico onde as temáticas das tradições populares estão sendo reformuladas e reapropriadas pela população, permitindo a cultura popular nordestina não só permanecer, como também, se impor ao projeto capitalista de cultura global e negar seu caráter uniformizador. Mesmo que a festa carnavalesca esteja sendo transformada em mega-espetáculo com formato e padronização de produto, deixando de ser um ritual e transformando-se em fonte de renda, alterando profundamente sua "fisionomia", continua sendo, para a gente daquele lugar o espaço de edificação das diferenças e da percepção do outro, o espaço de constituição da cidadania e da luta por se fazer respeitar e conquistar um "lugar" no panorama internacionalTese O jeito nordestino de ser globalizado(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-03-21) Nepomuceno, Cristiane Maria; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/0748124074595378; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; Gico, Vania de Vasconcelos; ; GICO, V. V.; Nogueira, Maria Aparecida Lopes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787960U2; Silva, Tânia Elias Magno; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700232Z6Este trabalho discute os impactos da globalização na cultura nordestina, especificamente no universo da cultura popular. O pano de fundo dessas reflexões é os festejos carnavalescos da cidade do Recife-PE, pois nesse contexto se acolhe o novo, mas também se resiste às mudanças, preserva-se os valores culturais e as manifestações populares tomam uma nova dimensão, consubstanciando-se em novas formas de ser nordestino. A opção pelo contexto da festa se deu por este ser de grande significância para o povo nordestino, e primordialmente por ser um espaço no qual o povo se representa. O trabalho traz um histórico da festa de carnaval da cidade do Recife, identifica as manifestações que a compõem, analisa as transformações ocorridas na festa e mostra o intenso processo de valorização da cultura local que vem ocorrendo nos últimos anos do século XX. Revela, como em decorrência desse processo, a cultura popular assume um caráter funcional e dinâmico onde as temáticas das tradições populares estão sendo reformuladas e reapropriadas pela população, permitindo a cultura popular nordestina não só permanecer, como também, se impor ao projeto capitalista de cultura global e negar seu caráter uniformizador. Mesmo que a festa carnavalesca esteja sendo transformada em megaespetáculo com formato e padronização de produto, deixando de ser um ritual e transformando-se em fonte de renda, alterando profundamente sua "fisionomia", continua sendo, para a gente daquele lugar o espaço de edificação das diferenças e da percepção do outro, o espaço de constituição da cidadania e da luta por se fazer respeitar e conquistar um "lugar" no panorama internacionalDissertação O som do silêncio :a angústia social que encobre o luto : um estudo sobre isolamento e sociabilidade entre enlutados do cemitério Morada da Paz (Natal/RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-03-22) Freire, Milena Carvalho B.; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785895Z8; ; Nogueira, Maria Aparecida Lopes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787960U2; Schwade, Elisete; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937U4; Lopes Júnior, Edmilson; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4O estar enlutado, nos dias atuais, configura-se como uma circunstância de isolamento e angústia social devido à impossibilidade de exposição da dor por parte dos indivíduos que sofrem uma perda. Ao mesmo tempo, a relação simbólica instituída entre a sociedade e o cemitério abrange interpretações sobre a morte, a dor e o medo conferindo às visitas ao espaço um caráter especial e individual. Diante deste contexto, esta dissertação busca analisar a formação de uma sociabilidade observada entre visitantes do Morada da Paz - cemitério particular localizado em Natal/RN -, bem como a freqüência assídua destes sujeitos à necrópole. Assim, a pesquisa transcorre a partir da observação das relações existentes entre estes atores sociais - cujos encontros têm proporcionado laços baseados na troca de experiências sobre a dor do luto. Desse modo, este estudo pretende analisar, como ponto principal, de que maneira o espaço do Morada da Paz e as relações lá instituídas estão sendo apropriados pelos visitantes em seu processo de luto, buscando compreender qual o papel destes vínculos na elaboração da perda para estes sujeitosDissertação Da escala médica de saúde à experiência social do saudável :diálogo entre os espaços dos bares e das academias fisiculturistas na cidade do Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-05-06) Pinheiro, Danilo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781949U5; ; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941Y0; Sousa Filho, Alipio de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795603A8&dataRevisao=nullVem sendo cada vez mais comum nos depararmos com slogans publicitários, diagnósticos médicos ou estratégias de políticas governamentais que tentam a(m)parar um significado de saúde, corpo e juventude na contemporaneidade. Tais tentativas de recortes particularizam uma concepção de saúde a partir de intervenções, curas e campanhas educativas que justificariam um tratamento cabal à questão do sujeito, do bem-estar e do cuidado de si. Das sombras históricas da peste, da fome e da guerra que amordaçaram o indivíduo ao seu corpo indefeso, contemporaneamente potencializamos a busca por uma vida plena e potente, cada vez mais independente de um imaginário religioso a predizer a maldição epidêmica e a ira divina encarnada na decrepitude e na morte, de uma tecnologia biomédica enfurnada nas fendas genéticas e bioquímicas a decodificar a subjetividade humana ou das políticas de saúde pública ordenadas em metas quantitativas de higienização, reforma sanitária e marketing social. Enfim, para além destas e outras instâncias, vem emergindo um entendimento mais polifônico, íntimo e biográfico do cuidar de si e do sentir-se bem. Há, por um lado, um ideal de saúde e de boa-forma sob os princípios de higienização, das técnicas médicas e da individualização e, por um outro, uma compreensão da vida saudável e do bem-estar que atesta a presença de algo mais do que nítidos marcos dentre a normalidade e a irregularidade, o benefício e o malefício, a auto-estima e o vício destrutivo. Assim, nossa temática se abrirá em meio à arena das academias fisiculturistas e dos bares na cidade do Natal-RN enquanto intercâmbio compreensivo acerca de como o indivíduo vem lidando com a noção de corpo e saúde e, inclusive, se percebendo dentro do seu corpo e de sua saúde. Dentre esses dois espaços de lazer típicos do fenômeno urbano moderno, um corpo hedonista com seus músculos e saliências e uma outra forma de hedonismo no usufruto de drogas lícitas se permeiam num diálogo sobre quais sociabilidades estão em jogo num imaginário entremeado por um ideal de saúde médico-estético e pela experiência social e subjetiva da opção por uma vida saudávelTese A onda do turismo na cidade do sol: a reconfiguração urbana de Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-07-01) Furtado, Edna Maria; Clementino, Maria do Livramento Miranda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783271Y9&dataRevisao=null; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785750Y6; Fernandes, Ana Cristina; ; Valença, Márcio Moraes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787156H7; Ramos, Silvana Pirillo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796446Z7; Lopes Júnior, Edmilson; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4Leitura espacial da cidade de Natal e sua reconfiguração a partir da intensificação da atividade turística e da expansão do setor de serviços, transitando, principalmente, pela geografia, pelas ciências sociais e pela economia, em uma abordagem matricial que desconhece as limitações tradicionais da ciência e reconhece a complexidade que envolve o mundo atual. Em face desse entendimento, analisa as imbricações socioeconômicas que remodelam os espaços sob a égide da nova economia do setor de serviços capitaneada pelo turismo, em um intenso processo de reconfiguração da cidade, concentrando-se em três grandes eixos e suas vias irrigantes. Essas mudanças deveram-se à relação público-privado (vias políticas públicas) na formação de novos espaços e na remodelação de áreas antigas da cidade que, no conjunto, contribuíram para que a atividade turística dela se apropriasse, tornando-a um mosaico socioeconômico que possui reflexos evidentes no seu espaço. Esta Fragmentação no tecido urbano de Natal se expressa por indicadores de natureza social e econômica e, paisagisticamente, se manifesta pelas formas modernas na ocupação do espaço da cidade pelas elites locais e pelo setor de serviços, evidenciando os seus bairros de status, bem como selecionando aquelas áreas com maior capacidade de resposta ao capitalDissertação Tecendo Papéis:viagem pelos saberes e práticas do ensino de arte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-07-16) Evangelista, Maria do Socorro de Oliveira; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787444Y0; Gico, Vania de Vasconcelos; ; GICO, V. V.; Gomes, Ana Maria Duarte do Vale; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700362A6Na contemporaneidade, a questão da reciclagem tem se destacado pela sua importância social e educativa, entre tantos outros fatores que envolvem o equilíbrio do homem e da natureza. Relata-se a experiência de ensino de arte na Extensão Universitária com a produção de papel reciclado artesanal, direcionado ao ensino no laboratório de artes plásticas da UFRN e em oficinas de papel artesanal com fibras de carnaúba, como atividade pioneira realizada na Fundação Félix Rodrigues, na cidade de Pendências, município do Vale do Açu, no Rio Grande do Norte. Recompõe-se a história do papel artesanal e um diálogo reflexivo sobre as possibilidades artísticas do papel de carnaúba. Elabora-se ainda, uma discussão sobre o aproveitamento desse papel para a criação artística como elemento complementar no ensino da arte, conforme sugestões das propostas de ensino de Ana Mae Barbosa, e outros autores da pedagogia do ensino de artes como Buoro, Ostrower, Nachmanovitch. Analisa-se a natureza das relações sociais estabelecidas nesses grupos numa perspectiva de renovação da consciência ecológica. Pretende-se trilhar os caminhos de religação entre saberes científicos e da tradição, à luz de um diálogo com Edgar Morin e outros autoresDissertação O parto dos caminhos: Formação dos Sindicatos Rurais no Rio Grande do Norte (1960 - 1964)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-08-19) Rocha Filho, Ruy Alkmim; ; ; http://lattes.cnpq.br/4519158858937687; Menezes, Marilda Aparecida de; ; http://lattes.cnpq.br/9822634790399791; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.comO presente trabalho procura abordar os movimentos dedicados à reivindicação por terra e direitos sociais para os trabalhadores do campo, no período que vai de 1960 a 1964. No intuito de compreender esta problemática no Rio Grande do Norte, é necessário considerar as ligações entre a Igreja Católica e os Sindicatos Rurais, bem como a atuação do Partido Comunista Brasileiro e ainda outros movimentos sociais no estado. Os contextos políticos local, nacional e internacional tiveram importância considerável para a organização dos trabalhadores rurais potiguares. Os Sindicatos Rurais Potiguares surgem no ano de 1961 após um massivo trabalho de organização a partir do Serviço de Assistência Rural e se expandem pelo Estado até meados de 1962. Logo são observados os primeiros grandes conflitos e as importantes manifestações, aludindo a uma crescente representatividade do movimento. As correntes progressistas conquistavam maior influência nos destinos políticos do Rio Grande do Norte, diante da integração entre Sindicatos, projetos educacionais e políticos progressistas. Mas o golpe militar impediu que as esperanças se transformassem em fatosDissertação Família e TV: mais que dominação e subordinação.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-08-25) Zacarias, Mônica Costa de Oliveira; Lopes Júnior, Edmilson; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4; ; Sousa Filho, Alipio de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795603A8&dataRevisao=null; Jacquet, Christine; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707769Z0O presente trabalho analisa a relação social entre a TV e a Família, a partir das ressignificações dos indivíduos sobre as mensagens televisivas e os discursos que eles próprios fazem sobre Família. A intenção é entender se princípios, valores e crenças construídos e repassados dentro da Família medeiam a mensagem dos Meios de Comunicação de Massa; se ainda existe uma cultura familiar capaz de forjar uma identidade frente a tantos intercâmbios culturais; e qual é o papel dessa identidade enquanto mediação na produção de sentidos. Nas sessões 1 e 2, procede-se a uma abordagem geral sobre a disseminação dos Meios de Comunicação de Massa na Sociedade e a pertinência do trabalho. A terceira sessão trata do método utilizado: uma pesquisa qualitativa com treze famílias oriundas de Natal/RN, situadas na faixa da Classe Média. A fundamentação teórica está contemplada na quarta sessão, onde se faz referência à evolução da Família, com ênfase na de Classe Média, e a algumas correntes teóricas que analisam o fenômeno da Comunicação de Massa, especialmente a partir da segunda metade do século XX. Nas sessões 5 e 6, são apresentados e analisados os dados da pesquisa. Finalmente, na última sessão, como conclusões, pode-se afirmar: que o valor da Família como sustentação emocional é reforçado nos discursos e práticas; que interferem no processo de significação das mensagens aspectos individuais, tanto quanto os repertórios sociais construídos de per si e pelas instituições (incluindo a Família); e que a mensagem midiática é assimilada pelo receptor e faz-se compreensível dentro dos repertórios apreendidos ao longo de sua história de vida, embora sejam também essas mensagens os componentes de construção de tais repertórios.Tese Ambiente institucional no crédito rural :avanços e retrocessos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-08-26) Costa, Fernando Bastos; Silva, Aldenor Gomes da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769916A5&dataRevisao=null; Toni, Fabiano; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782902Y4&dataRevisao=nullEste trabalho tem por objetivo estudar o ambiente institucional para a implementação de políticas de financiamento direcionadas à agricultura familiar. A hipótese central é que, apesar de todas as mudanças ocorridas nas normas de crédito, no sentido de reduzir os obstáculos existentes para o acesso dos outsiders, permanece o mesmo arranjo institucional que deu apoio à modernização cristalizador de estruturas reforçadoras dessa exclusão. O pressuposto mais relevante é que os agricultores pobres são os mais expostos às limitações institucionais. Os conceitos de arranjo institucional e de ambiente institucional utilizados neste trabalho foram construídos com apoio da escola institucional, contemplando-se a dimensão econômica, a sociologia das organizações e a ciência política. Na relação das mudanças institucionais com a atuação estatal, foi importante a leitura de teóricos que refletem sobre a autonomia relativa do Estado e de estudiosos do Estado Brasileiro. A parte empírica constou de uma pesquisa em que foram aplicados questionários com agricultores beneficiados e não beneficiados com o PRONAF B, em treze municípios do Rio Grande do Norte. Em cada município, foram realizadas entrevistas com quatro de seus principais mediadores . Os resultados da pesquisa ratificaram a hipótese do trabalho de que a concepção das políticas públicas não leva em conta o papel das instituições no comportamento e nas escolhas dos agentes individuais e coletivos, depreendendo-se que essa política, como outras, carece de mediações que transcendam a racionalidade dos marcos legaisDissertação Anonimato e fama no reality show BBB 3(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-09-03) Pinheiro, Mirian Moema; Coradini, Lisabete; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785895Z8; ; http://lattes.cnpq.br/7515303567596846; Gomes, Ana Laudelina Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/7178264870931102; Silva, Olga Maria Tavares; ; http://lattes.cnpq.br/3654856659579727; Oliveira, Antônio Eduardo de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728558D0No presente trabalho fazemos uma incursão sobre o Reality Show, num estudo específico do programa Big Brother Brasil 3, abordando a questão do Anonimato e Fama, através da análise de suas Estratégias Narrativas. Buscamos explicar o fenômeno da transformação de pessoas anônimas em celebridades, mostrando toda rede de relações estabelecidas pelos participantes do BBB 3, durante a convivência na casa cenário, palco da trama que narra o cotidiano de um grupo de jovens. Apoiado em conceitos de Comunicação, Cultura, Televisão, Narrativa e Reality Show, o trabalho é vinculado a teoria semiótica da significação, proposta por Algirda Julien Greimas. Ressaltamos as estratégias do programa, mostrando que elas se estruturam com base em elementos ficcionais que estimulam e seduzem o público receptor. Como referência empírica, o trabalho fundamenta-se no programa Big Brother Brasil, exibido pela Rede Globo de Televisão, canal aberto, no período de 14 de janeiro a 01 de abril de 2003. Diante dos resultados obtidos na análise, verificamos que o BBB 3 é um formato misto de realidade e ficção. Que apesar de criar o efeito de um sentido de real, de tudo mostrar, sua realidade é artificial, construída principalmente pela edição das imagensDissertação A organização do processo legislativo na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-09-29) Oliveira, Domingos Sávio Silva de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938E0; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138511A6; Lindozo, José Antonio Spinelli; ; Frederico, Celso; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783119U9No presente texto avaliamos a organização dos trabalhos legislativos e o processo decisório no âmbito da Assembléia Legislativa do RN, enfatizando o papel das instituições reguladoras do funcionamento do Poder Legislativo e da estrutura de suas decisões. Verificamos a organização e a produção do processo decisório na Assembléia Legislativa, estudando como as normas institucionais determinam a natureza do processo Legislativo e influenciam sua produção legal. O período coberto pelo estudo vai das legislaturas de 1990/94 a 1994/97. O trabalho se divide em três partes. Na primeira analisamos o processo legislativo, o papel da produção legal, a natureza da legislação produzida no período coberto pelo estudo e o papel das instâncias decisórias: a Mesa diretora, o Colégio de Líderes e as Comissões Permanentes. A segunda parte apresentará os resultados de entrevistas feitas aos Deputados sobre sua percepção a respeito da estrutura de poder existente, bem como sua opinião sobre uma distribuição mais desejável de poder entre diferentes instâncias decisórias da Assembléia. Por fim, a parte três centrar-se-á no papel que o Executivo exerce no processo legislativo, analisando o uso de suas prerrogativas de iniciativa e seu poder de veto, mediante o estudo de algumas leis sancionadas em 1990 1997Dissertação Cinematografando o consumo :as narrativas e práticas culturais dos clientes de videolocadoras de Natal (RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-10-11) Gomes, Jochen Mass Xavier; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756561Y7; Barreto, Maria Cristina Rocha; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp; Oliveira, João Emanuel Evangelista de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jspO presente trabalho é um exercício de análise das práticas culturais relacionadas ao consumo de filmes pelos clientes de videolocadoras da cidade de Natal (RN). Tendo por suporte uma sociologia da prática, especialmente aquela que se desdobra a partir das obras seminais de Anthony Giddens e Pierre Bourdieu, buscamos, a partir da apreensão das narrativas construídas por esses atores dos filmes a que assistem, apontar como eles constroem exercícios de reflexividade e criatividade na recepção de obras comumente identificadas como produtos da chamada cultura de massas . Esse caminho nos possibilita, seguindo as indicações de Nestor Garcia Canclini, estudioso da recepção no contexto latino-americano, construir, e, de algum modo comprovar, a hipótese de que o consumo também serve para pensar . Para chegar a esse resultado, realizamos uma pesquisa de campo que se serviu de instrumentos e técnicas tanto quantitativos quanto qualitativos. Após a análise dos dados, chegamos à conclusão de que o consumo de filmes tidos como comerciais e como produtos pouco nobres no âmbito da produção cultural, também impulsiona exercícios de criatividade e reflexividade socialDissertação Entre parentes :cotidiano, religiosidade e identidade na Serra de Portalegre/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-11-04) Morais, Glória Cristina de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768171A6; ; Carvalho, Maria Rosário G. de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783500Y2; Assunção, Luiz Carvalho de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6Se os estudos sobre os grupos negros rurais conhecem um desenvolvimento na antropologia brasileira contemporânea, no Nordeste, e especificamente no Rio Grande do Norte, ainda essas investigações são raras. Este trabalho tem como principal objetivo a descrição etnográfica das comunidades do Pêga, do Arrojado e do Engenho Novo, no município de Portalegre/RN, apontadas como grupos afro-descendentes e cujos membros se reconhecem como pertencendo a uma "grande família". Desta forma, queremos analisar os processos de elaboração de uma identidade coletiva e entender o papel das relações de parentesco na vida cotidiana, festiva e religiosa da serra de Portalegre. De fato, observamos que os "parentes" desenvolvem estratégias econômicas e afirmam sua alteridade, retomando traços culturais e religiosos que os são próprios para se apresentar como um grupo coeso diante a sociedade envolvente. Utilizamos o método etnográfico e a técnica da observação participante, aliada a análise de fontes históricas primárias no intuito de descrevermos essas práticas e estratégias. Acreditamos que a participação dos membros do grupo na produção agrícola, especialmente na confecção da farinha de mandioca, a construção das relações sociais no cotidiano e a organização da dança de São Gonçalo representam ocasiões em que a memória do grupo se fortalece, a identidade coletiva se cristaliza e onde a sociabilidade encontra-se consolidada. Entendemos essas práticas cotidianas e desses momentos festivos como meios de reafirmação de uma identidade local centrada nas relações de parentesco