Programa de Pós-graduação em Geografia - CERES
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Dissertação Território usado e SUS: Uma análise sobre o processo de regionalização da saúde no estado da paraíba(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-30) Marques, Ana Carla dos Santos; Silva, Aldo Aloísio Dantas da; Sampaio, Ana Tânia Lopes; http://lattes.cnpq.br/1352101513334877; Guimarães, Raul Borges; http://lattes.cnpq.br/8022527468369459; http://lattes.cnpq.br/7256935171597850; http://lattes.cnpq.br/4327350487004612Atualmente um dos principais desafios para o fortalecimento do SUS é pensar a regionalização a partir de novos critérios, considerando as distintas heranças territoriais existente no âmbito dos estados. Contribuir para o fortalecimento desta nova perspectiva é o objetivo deste trabalho, que busca analisar o processo de regionalização da saúde no estado da Paraíba a partir dos fluxos funcionais instituídos no PDR/PB 2009. Para isso foi preciso compreender através da técnica e da política a configuração territorial materializada através das normatizações do SUS; Identificar a organização e os fluxos funcionais do SUS face à efetividade territorial das redes de atenção a saúde. Nesta perspectiva parte-se do entendimento de que o espaço geográfico é uma instância social, um conjunto indissociável, solidário e também contraditório de sistemas de objetos e de ações (SANTOS, 1996). De tal modo, o que interessa analisar é o território usado sinônimo de espaço humano, espaço habitado (SANTOS, 2002). Estes usos são frutos da indissociabilidade de objetos e ações e estão associados a uma visão de instância social e de situação geográfica (SILVEIRA, 1999) dada pela coerência temporal e espacial dos eventos, que refletem a dinâmica dos lugares e as distintas possibilidades de realização dos usos do território pelo sistema de saúde. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizado levantamento bibliográfico, documental e estatístico. O levantamento de dados estatísticos foi realizado através do DATASUS, com o objetivo inicial de identificar a estrutura da rede física do SUS a partir das informações do CNES. gerando mapas de dispersão de equipamentos de saúde. Para analisar a efetividade desses equipamentos face ao desenho regional vigente foi necessário a elaboração de mapas de fluxos, mediante utilização dos registros de formulários de frequência de Autorização de Internação Hospitalar (AIH) tratados no Software Tabwin (Versão 3.4). Posteriormente todos os dados foram analisados e tratados cartograficamente no software Arcgis 9.3 (ERSI) utilizando a malha municipal do IBGE referente ao ano de 2007. Com base nos resultados alcançados verificou-se que os desenhos regionais não se mostram eficazes para garantir o acesso e a qualidade no atendimento aos serviços de saúde de média e alta complexidade.Dissertação Geomorfodiversidade da zona costeira de Icapuí, Ceará: definindo geomorfossítios pelos valores científico e estético(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-26) Araújo, Isa Gabriela Delgado de; Diniz, Marco Túlio Mendonça; ; http://lattes.cnpq.br/3075753552167640; ; http://lattes.cnpq.br/7464456984396241; Vital, Saulo Roberto de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/7909201813762463; Aquino, Cláudia Maria Sabóia de; ; http://lattes.cnpq.br/0090245396610980; Sales, Vanda Carneiro de Claudino; ; http://lattes.cnpq.br/2474440867143635A geodiversidade expressa uma variedade de elementos abióticos, que comtemplam características geológicas, geomorfológicas, pedológicas e hidrológicas. Esta por sua vez, compõe o geopatrimônio, que é fragmentado em diferentes categorias (geológico, geomorfológico, paleontológico, entre outros), que podem passar por medidas de geoconservação, visando estimular o geoturismo e a conservação do meio abiótico. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo realizar uma avaliação qualitativa e quantitativa da geomorfodiversidade da zona costeira do município de Icapuí, Ceará, onde se buscou a descrição sobre a história natural das geoformas existentes na área, assim como a elaboração do mapeamento geomorfológico dessas feições, até o quarto táxon, em uma escala de detalhe de 1:10.000. Em seguida, através de pesquisas de campo foram realizadas as etapas de inventário, que derivou em um banco de dados sobre os sítios analisados, principalmente com informações relacionadas a geomorfologia, tendo como exemplos, feições de dissecação, deposição, residuais, morfogênese, dentre outros, da mesma maneira que a quantificação, que avaliou os geomorfossítios pelo alto valor científico e/ou estético, representado por uma valoração superior a 75% e os sítios da geomorfodiversidade pelo outros tipos de valores (turístico, uso e gestão), com valoração de médio a nulo, proposta desenvolvida nesta pesquisa. No que concerne à avaliação realizada para área investigada, foram considerados cinco locais como geomorfossítios, sendo eles: o Sítio Retirinho e as Praias de Ponta Grossa, Redonda/Peroba, Picos/Vila Nova e Requenguela, apresentando alto potencial científico e/ou estético (>75% da valoração). Esse fato retrata a maior variedade de aspectos geomorfológicos no sítio e locais que expressam uma relevância no contexto da história da Terra e do clima ao longo do período geológico. Os Mirantes da Serra do Mar e do Icapuí, são denominados como sítios da geomorfodiversidade por apresentar outros tipos de valores, com médio ou baixo potencial científico ou estético. Portanto, a disseminação da temática da geomorfodiversidade é relevante para as geociências e principalmente, a ciência geográfica, destacando métodos diferenciados de análise.Dissertação Dinâmica geomorfológica e suscetibilidade erosiva na bacia hidrográfica do Rio Barra Nova, região do Seridó, Nordeste do Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-01) Medeiros, Thiago Douglas Silva de; Vital, Saulo Roberto de Oliveira; Santos, José Yure Gomes dos; ; ; ; Guerra, Antônio José Teixeira; ; Gonçalves, Antônio Bento; ; Diniz, Marco Túlio Mendonça;A erosão dos solos pela ação hídrica constitui-se hoje em um problema ambiental que afeta diferentes regiões em todo o globo. O uso desordenado da terra em bacias hidrográficas pode potencializá-lo, desencadeando diversos problemas; a exemplo: deslizamentos, desmoronamentos, assoreamento de reservatórios, entre outros. Assim, é importante realizar análises de implicações nas alterações do uso da terra que venham a gerar sedimentos e perdas de solo. A presente pesquisa objetiva analisar as relações entre o uso da terra e a dinâmica geomorfológica, na Bacia do Rio Barra Nova através de três mecanismos: mapeamento do uso da terra na Bacia do Rio Barra Nova; analisar a dinâmica geomorfológica da região a partir da identificação dos diferentes compartimentos do relevo; e inferir o atual estágio de perdas de solo da Bacia do Rio Barra Nova, a fim de elucidar o nível de suscetibilidade à erosão em toda a bacia. Para tanto foram utilizadas imagens de sensores orbitais para mapeamento do uso da terra e identificação de aspectos geomorfológicos da bacia, além de dados de precipitação e solo. Para a estimativa de perda de solo foi utilizada a Equação Universal de Perdas de Solo (USLE). O mapeamento do uso da terra identificou 11 classes de uso que foram verificadas em campo, destacando-se a classe Pastagem para Animais pelo seu maior predomínio representando 53,15% de área, seguida das classes Caatinga Degradada, Cultivo Temporário Diversificado, Caatinga Arbustiva, Reservatórios Artificiais, Cidades, Uso não Identificado, Caatinga Arbórea, Vilas, Extração de Minerais não Metálicos e Outras áreas Urbanizadas. Também foi realizado o mapeamento geomorfológico até o 4º táxon da metodologia proposta por Ross (1992), identificando 9 modelados em toda a bacia hidrográfica, a qual apresenta índice de dissecação variando entre moderado e muito forte. Quanto à USLE, a bacia mostrou estar em sua maioria classificada com uma estimativa de perda de solo moderada, mas apresentando, se medida por unidades de uso da terra, classificação desde muito baixa até extremamente severa e se medida por modelados, classes de severa a muito severa. Assim, a Bacia Hidrográfica do Rio Barra Nova já demonstra sinais da necessidade de um olhar mais cuidadoso quanto aos usos da terra existentes, para uma melhor gestão de seus recursos naturais e na mitigação da suscetibilidade a erosão, evitando impactos derivados da alta produção de sedimentos. A pesquisa demostra também eficiência na metodologia aplicada tanto para a produção cartográfica quanto para sua verificação, o que permitiu ter mais clareza da realidade do espaço estudado.Dissertação Avaliação dos serviços ecossistêmicos prestados pelas áreas úmidas da planície flúvio-marinha do Rio Apodi-Mossoró (litoral nordeste do Brasil)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-04) Silva, Diego Emanoel Moreira da; Costa, Diógenes Felix da Silva; Lillebo, Ana Isabel; ; ; http://lattes.cnpq.br/4149669138364420; ; http://lattes.cnpq.br/5833482199707376; Lima, Eduardo Rodrigues Viana de; ; http://lattes.cnpq.br/2941361024141417; Cunha, Catia Nunes da; ; http://lattes.cnpq.br/3027746551707255; Fernandes, Rogerio Taygra Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/3025443312175095As Áreas Úmidas (AUs) são ecossistemas encontrados em todas as porções do globo, onde suas ocorrências são dependentes principalmente dos condicionantes físicos locais (clima, hidrologia, geomorfologia). Desta forma, as áreas úmidas encontram-se como ecossistemas diferenciados, pela morfometria, vegetação e até mesmo o tipo de água nele contido, podendo ser artificial ou natural, permanentes ou temporárias. Para os ecossistemas de zonas costeiras, limita-se o habitat em ambientes alagáveis com no máximo 6m de profundidade no período de maré baixa. Estas áreas proporcionam serviços ecossistêmicos (SE) de caráter essencial a populações ribeirinhas, como a disponibilidade de alimentos, a purificação da água potável, o controle de inundação nas regiões costeiras, além de serviços recreativos e religioso cultural. A referida pesquisa será realizada na planície flúvio-marinha da bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró, localizada na região semiárida brasileira (litoral setentrional/semiárido do no estado do Rio Grande do Norte). Nessa área, encontra-se uma rica diversidade de AU costeiras, naturais e artificiais, classificadas ao grau de salinidade quanto a previsibilidade, amplitude e frequência do pulso de inundação das marés. Onde o objetivo geral da referida pesquisa é avaliar a prestação de serviços ecossistêmicos entre os diferentes macrohabitats de áreas úmidas na planície flúvio-marinha do rio Apodi-Mossoró/RN, que será realizado em quatro etapas distintas: mapeamento dos macrohabitats distribuídos na planície flúvio-marinha, seguido da classificação das Áreas Úmidas, na sequência será feita a análise estatística dos fragmentos de mangue e por último a classificação dos Serviços Ecossistêmicos dos ambientes caracterizados na área de estudo.Dissertação Rede bancária e interações espaciais: a dinâmica da Região Imediata de Currais Novos (RN) no período técnico-científico-informacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-23) Silva, Eulália Jéssica Medeiros; Salvador, Diego Salomão Cândido de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5656990960651016; ; http://lattes.cnpq.br/0875600832877038; Gomes, Rita de Cássia da Conceição; ; http://lattes.cnpq.br/3188665123953039; Tavares, Edseisy Silva Barbalho; ; http://lattes.cnpq.br/3365689941189453; Contel, Fábio Betioli; ; http://lattes.cnpq.br/3084478148165302No estágio atual da internacionalização do capital, denominado de período técnicocientífico-informacional, a produção do espaço é cada vez mais caracterizada pelos usos das variáveis técnica, ciência, informação, consumo e finanças. Tais variáveis são chave para o entendimento da produção do espaço nesse período, pelo fato de serem banalizadas em termos sociais e geográficos. Assim, neste trabalho estudamos a dinâmica da Região Imediata de Currais Novos (RN) conforme a rede bancária. Essa região potiguar – delimitada pelo IBGE (2017) – é composta por nove municípios – Acari, Bodó, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Florânia, Lagoa Nova, São Vicente e Tenente Laurentino Cruz –, dos quais oito tem sede municipal definida – no contexto da rede urbana potiguar – como cidade local, enquanto que Currais Novos apresenta-se como centro urbano de destaque regional, por possuir o mercado mais complexo. Entre 1954 e 2012, a rede bancária foi expandida nessa região, com a instalação de agências bancárias em Currais Novos e também em cidades locais. Entretanto, em 2016, foram realizados crimes contra agências bancárias existentes na região, e, desde então, a expansão da rede bancária foi redefinida, devido ao fato de que nas cidades locais as agências bancárias terem sido transformadas em postos de atendimento e ter se amplificado a oferta dos serviços de correspondentes bancários. Desse modo, em 2020, existiam agências bancárias apenas em Currais Novos, o que conferia pouca densidade à rede bancária e forte hierarquização à rede urbana. Considerando essa problemática, o objetivo desse trabalho é analisar a dinâmica da região de Currais Novos conforme a rede bancária, atentando para as dinâmicas socioeconômicas de centros locais e de centro regional sertanejo, para a expansão e a retração da rede bancária e para as interações espaciais desenvolvidas na região. Por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa de dados estatísticos e pesquisa de campo sistematizamos o trabalho em três capítulos: no primeiro, apreendemos a dinâmica socioeconômica das cidades da região de Currais Novos, no contexto da reestruturação econômica do Seridó Potiguar, sublinhando-se o processo de urbanização; no segundo, analisamos o processo de expansão e de redefinição da rede bancária na região em questão, considerando-se a capilaridade dos bancos existentes no espaço; e, por fim, analisamos a contribuição dessa rede bancária para as interações espaciais na região. Concluímos que a dinâmica da região segundo a rede bancária é desigual, havendo o privilégio da urbe que concentra os maiores fluxos de pessoas, capital e mercadorias, enquanto que as demais cidades localizam fixos bancários menos complexos, os quais são implementados focando na possibilidade de as instituições bancárias lucrarem mais com o menor investimento realizado.Dissertação Territorialidades LGBTQIA+ na educação básica: a Oficina Geográfica de Gênero e Sexualidade como ferramenta de luta e resistência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-27) Freitas, Edjango Lima; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; ; http://lattes.cnpq.br/1897351088415800; ; Dozena, Alessandro; ; http://lattes.cnpq.br/1811716812760920; Moreira, Jorgeanny de Fatima Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/8503948463067223; Souza, Helania Martins de;Esta pesquisa propõe o espaço escolar como palco para a implementação de uma metodologia educacional geográfica que possibilita a articulação protagonista dos estudantes, dando ênfase as práticas espaciais de alunos LGBTQIA+. Estes que por muitos componentes da comunidade escolar são considerados desviantes aos padrões socioculturais heteronormativos e hegemônicos e vêm enfrentando nas últimas décadas um apagamento por parte de políticas educacionais que se posicionem claramente sobre a inclusão e diversidade no âmbito das discussões de gênero e sexualidade. Para tanto, elegemos o conceito de Território (e seus derivativos: territorialidades e territórios vividos) como direcionamento para o estudo, visto que as práticas espaciais se tornam experiências “marginais” implicando na transposição de fronteiras, geração de conflitos e na construção de territorialidades a partir de relações de poder. O produto final é uma Oficina Geográfica de caráter interdisciplinar que aborda conteúdos que articulam Geografia, Gênero e Sexualidade no Ensino Fundamental II. A fundamentação teórica gravita em torno dos conceitos de Território, Gênero e Sexualidade e da concepção de Geografia Maldita, tendo como referências: SILVA, ORNAT & CHIMIN JÚNIOR (2013); TUAN (1985); RAFFESTIN (1993); SILVA et al. (2013); THIOLLENT (1986); RIBEIRO (2017); VENCATO (2014); ABRAMOVAY (2015), SOUZA (2013); MOORE (2000); BOURDIEU (1999); LOURO (2000); JUNQUEIRA (2009); WALTRIK (2018), além dos documentos que fundamentam a educação brasileira. A metodologia baseia-se na pesquisa-ação, presente no cotidiano de muitos professores, e se desdobra em um conjunto de práticas educativas a partir de uma realidade vivida. O resultado surge a partir da análise da oficina geográfica, apresentados por atividades, questionário, entrevistas e depoimentos. À vista disso, acreditamos que este produto educacional sirva de orientação no processo de luta por uma educação inclusiva que preze pelo respeito à diversidade no ambiente escolar e o fortalecimento das territorialidades de educandos LGBTQIA+.Dissertação A toponímia urbana: uma proposta de sequência didática para o estudo do lugar no ensino de Geografia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-21) Pereira, Erielson Miranda; Albano, Gleydson Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/1795075641767009; http://lattes.cnpq.br/4974819279521000; Silva, Jeane Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9004330628014974; Garcia, Tânia Cristina Meira; http://lattes.cnpq.br/5331729221953880; Silva, Ailson Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/2327644111124125O ato de nomear os lugares é próprio da existência humana. O simbolismo de nomeação dos lugares, se apresenta como uma maneira geográfica de vir a ser único na ocupação de determinado lugar. O nome de um lugar, não representa um ou outro nome. Todo nome preserva um motivo, uma motivação toponímica. Neste contexto, os estudos toponímicos vinculados ao ensino de Geografia no que tange ao conceito de lugar é uma proposta pedagógica interdisciplinar, inovadora e criativa, não que ainda não tenha sido aplicada. O objetivo principal deste produto é disponibilizar uma Sequência Didática para o ensino do lugar a partir de uma análise toponímica – estudo dos nomes próprios dos lugares, e os objetivos específicos são: discutir o ensino da toponímia a partir das diretrizes nacionais para a educação básica, destacando sua relevância no contexto da Geografia Escolar e construir uma Sequência Didática para o ensino da toponímia com orientações pedagógicas para professores do Ensino Básico. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em obras que abordam o conceito de lugar sua abordagem na Geografia Escolar, produções contribuem nos estudos toponímicos e construção do produto. O campo de aplicação ocorreu no Centro de Ensino Médio Anjo da Guarda, escola localizada no bairro de mesmo nome no Município de São Luís – MA. A aplicação deu-se por meio de uma Sequência Pedagógica, visando o ensino do conceito de lugar através de uma abordagem dos topônimos de vivência dos alunos – a rua onde mora. Constatou-se que a aplicação desta proposta para o Ensino do Lugar através dos Topônimos possibilita para a Geografia Escolar uma oportunidade a ser seguida e adaptada para a utilização da toponímia na sala de aula além de potencializar uma reflexão mais crítica dos alunos.Dissertação Geocartografia: orientações para o trabalho com a Cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-28) Lima, Maria Venâncio; Costa, Diógenes Felix da Silva; Costa, Franklin Roberto da; 03568017725; http://lattes.cnpq.br/1738258562015403; http://lattes.cnpq.br/4149669138364420; http://lattes.cnpq.br/1420305773942135; Diniz, Marco Tulio Mendonça; http://lattes.cnpq.br/3075753552167640; Lima, Eduardo Rodrigues Viana de; http://lattes.cnpq.br/2941361024141417A Cartografia é parte integrante da ciência geográfica, é considerada um elemento de estudo, da compreensão e interpretação dos fenômenos espaciais. Uma leitura crítica e analítica das diferenças existentes em diversas localidades para a busca perceptiva do desenvolvimento ou não desses espaços. Nesse sentido, este trabalho averiguou o saber cartográfico nas aulas de Geografia, presentes na educação básica. Foram discutidos e questionados teoricamente fatos relacionados às relações de análise do estudo do espaço, os reflexos da prática docente no ensino da Cartografia nos anos iniciais do ensino fundamental e a formação do professor nos cursos de licenciatura, levando em consideração a sua prática em sala de aula. Posteriormente foi realizada uma pesquisa empírica com os professores que ensinam geografia nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas municipais de Orós – CE. Para tanto, foi utilizada da plataforma do Google Formulário, com a criação de um link, possibilitando aos docentes responderem ao questionário proposto referente aos saberes cartográficos e sua atuação em sala de aula. Assim, foi alicerçada a problemática da investigação realizada, evidenciando as dificuldades de formação e atuação pedagógica no ensino cartográfico. Vale salientar que é no trabalho com o processo de construção do conhecimento cartográfico, iniciando-se pelas abordagens da alfabetização cartográfica, com foco principal na procura de caminhos pelos conhecimentos, que o aluno deve apreender para aplicação no seu cotidiano, destacando, dessa forma, a importância do trabalho do professor para que a formação do aluno seja enriquecida, tornando real esse conhecimento adquirido para que esse espaço seja reconhecido e valorizado como agente educativo voltado para o bem estar desse cidadão. Neste estudo, há o propósito de que a escola e os docentes, por meio da Geografia, mais especificamente da Cartografia, possa evidenciar essa visão de melhoria dos procedimentos metodológicos, partindo das observações e respostas obtidas pela pesquisa realizada com os docentes do município de Orós – CE e oferecer aos professores uma proposta de auxílio e apoio com a elaboração de uma cartilha com sequências didáticas, ressaltando a alfabetização cartográfica para os anos iniciais do ensino fundamental, uma vez que detectadas as fragilidades ou as potencialidades encontradas na prática docente do ensino dos saberes cartográficos, venha contribuir e nortear o trabalho do professor. Portanto, o trabalho está pautado na busca por análises reflexivas acerca da alfabetização cartográfica nos anos iniciais do ensino fundamental, a formação do professor que trabalha com esse público e uma proposta metodológica para o ensino de Cartografia como colaboração de auxílio para os docentes.Dissertação Políticas de acesso a terra e desenvolvimento rural no município de Florânia (RN): entre as ações do INCRA e do Crédito Fundiário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-16) Medeiros, Verônica Auridete Dantas; Albano, Gleydson Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/1795075641767009; http://lattes.cnpq.br/7535270551142881; Galvão, Iapony Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/6308597321587132; Cavalcante, Leandro Vieira; http://lattes.cnpq.br/4840870286350506; Farias, Paulo Sérgio Cunha; http://lattes.cnpq.br/1249728602117479O presente trabalho faz uma análise acerca de duas políticas de acesso a terra implementadas no município de Florânia (RN): a Reforma Agrária, que é conduzida pelo Estado Nacional, por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), e a outra, coordenada pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), do Governo Federal, denominada de Reforma Agrária de Mercado, que conta com o apoio do Banco Mundial (BM). Trata-se de duas ações que discorrem sobre o acesso a terra e, consequentemente, uma possível melhoria de vida para a população envolvida. Para a realização deste estudo, a categoria de análise escolhida foi o desenvolvimento, bem como recorreu-se aos conceitos de desenvolvimento rural e políticas públicas. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar as políticas de acesso a terra (a Reforma Agrária Constitucional e a Reforma Agrária de Mercado), ressaltando a viabilização do desenvolvimento das áreas foco dessas políticas e da população rural por elas atendida no município de Florânia (RN), em um período que se estende do ano de 1998 até 2019 (período no qual foram construídos todos os assentamentos no referido município). A partir das pesquisas: bibliográfica, documental e de campo, esse estudo foi desenvolvido e sistematizado, em três capítulos – além da introdução. No primeiro, apresenta-se uma abordagem sobre os conceitos de desenvolvimento e desenvolvimento rural, como também se discorre sobre políticas públicas criadas para o campo brasileiro. Nesta etapa, procura-se debater esses conceitos, visto que essas políticas podem ser consideradas como importantes instrumentos usados na busca pelo desenvolvimento. No segundo capítulo, objetiva-se analisar a dinâmica de funcionamento das duas políticas de acesso a terra existentes no Brasil e no Rio Grande do Norte, no contexto dos assentamentos rurais. No terceiro capítulo, procura-se conhecer a atuação e a espacialização da Reforma Agrária Constitucional e da Reforma Agrária de Mercado no município de Florânia (RN). Nele também foi realizada uma comparação entre essas duas políticas, por meio da qual observou-se que, a ação da Reforma Agrária Constitucional se destaca e se sobressai no município pesquisado, no que concerne a viabilização do desenvolvimento do lugar e da sua população, quando comparada à execução da RAM.Dissertação Sistemas de informações geográficas (SIG) como subsidio ao ordenamento territorial: aplicação nos sistemas de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário de São Fernando/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-31) Silva, Jucielho Pedro da; Diniz, Marco Túlio Mendonça; Pereira, Vitor Hugo Campelo; 06922489438; http://lattes.cnpq.br/1871936802998436; http://lattes.cnpq.br/3075753552167640; http://lattes.cnpq.br/2105503011283717; Santos, José Yure Gomes dos; http://lattes.cnpq.br/3612232712577710; Macedo, Yuri Marques; http://lattes.cnpq.br/7965543059064328O saneamento básico composto pelos serviços de manejo dos resíduos sólidos, manejo das águas pluviais e principalmente o destaque nesta pesquisa: abastecimento de água potável e esgotamento sanitário. A ausência destes serviços e/ou a má gestão pode causar prejuízos tanto financeiros como perdas humanas, tornando-se assim uma preocupação mundial, entretanto, a problemática desta pesquisa situa-se na falta de dados primários e parciais de como se encontra o desenvolvimento do saneamento básico nas vertentes do abastecimento de água potável e esgotamento sanitário no município de São Fernando frente as metas da agenda 2030 da ONU. Deste modo, diante da problemática supracitada a presente pesquisa tem como objetivo principal analisar a distribuição espacial dos sistemas operacionais do saneamento básico no município nas esferas do abastecimento de água potável e esgotamento sanitário por meio de uma plataforma SIG no munícipio de São Fernando-RN no ano de 2019. Para o alcance deste objetivo fez-se uso de uma plataforma SIG – Sistema de Informação Geográfica alimentando-a com dados primários e secundários levantados com um RPA (em português, Aeronave Remotamente Pilotada) e coleta de depoimentos a respeito dos sistemas de abastecimento de água potável e do esgotamento sanitário por meio do método indutivo, pela ótica da geografia da saúde sobre o território geopolítico. Com isto foi possível levantar, sistematizar, analisar e descrever os dois sistemas para as zonas rural e urbana por meio de um diagnóstico quantiqualitativo, onde foi possível perceber que o levantamento qualitativo retrata uma realidade mais acurada que o quantitativo, uma vez que no quantitativo o índice total de atendimento de água e de atendimento total de esgoto apresentaram valores de 98,29% e 63,92% respectivamente, porém na análise qualitativa percebe-se uma realidade diferente, onde o abastecimento de água de alguns setores possui índices baixos: setor 4 (1%), setor 3 (19%), setor 1 (28%), ou seja, mascarada pela generalização quantitativa. No tocante ao esgotamento sanitário a realidade foi ainda mais distorcida, pois toda a zona rural o índice foi 0%. Contudo a abordagem por meio quantiqualitativo foi necessária e satisfatória assim como a metodologia e conjunto de procedimentos técnicos escolhidos, pois, foram os mais adequados para a região, tendo em vista a dinâmica do semiárido, onde o município está inserido.Dissertação Entre o direito e a negação à moradia: análises das políticas públicas de moradia social em Caicó(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-30) Medeiros, Ravena Valcácer de; Vasconcelos Filho, João Manoel de; http://lattes.cnpq.br/9442660520460064; http://lattes.cnpq.br/6118442936582005; Morais, Ione Rodrigues Diniz; http://lattes.cnpq.br/9233980341514642; Maia, Doralice Sátyro; http://lattes.cnpq.br/8492332411207246; Farias, Paulo Sérgio Cunha; http://lattes.cnpq.br/1249728602117479Este estudo se atém às políticas públicas de construção de moradia social em Caicó – RN, no que se refere as suas contribuições à efetivação dos direitos à moradia adequada e à cidade e a dinâmica socioespacial dessa cidade. Dessa forma, tem-se como objetivo geral compreender estas políticas públicas quanto às suas contribuições a efetivação desses direitos, notadamente dos grupos vulneráveis. Assim, analisamos tais ações estatais quanto à influência sobre a dinâmica socioespacial dessa cidade, como também seus desdobramentos sobre as desigualdades sociais expressadas pela ocupação de moradias inadequadas. Destarte, realizouse uma pesquisa bibliográfica sobre as políticas públicas habitacionais no Brasil, o planejamento urbano, a produção do espaço urbano, os direitos à cidade e à moradia adequada, as desigualdades sociais e a segregação socioespacial provocadas por ações estatais e pelo mercado. Quanto à realidade local, refletiu-se sobre as políticas públicas de construção de moradia social e as que tiveram rebatimento sobre a habitação implementadas em Caicó entre 1966 e 2021 - sendo 1966 marcado pela construção do primeiro conjunto habitacional. Analisou-se também a produção do espaço urbano de Caicó a partir da espacialização dessas ações estatais e suas contribuições sobre a dinâmica socioespacial. Assim, realizou-se pesquisas documental e de campo sobre os aspectos habitacionais e sociais dessas ações estatais, atentando para o suporte dado ao público alvo e o alinhamento com outras políticas. Estas análises demonstraram que os grupos vulneráveis, alvos dessas políticas públicas de construção de moradia social, foram comumente instalados às margens do espaço urbano de Caicó, ocupando residências com infraestrutura inadequada. Portanto, estas ações estatais não garantiram o direito à cidade e à moradia adequada, corroborando à persistência das desigualdades sociais. Ademais, o número de moradias sociais entregues ao longo dos últimos 55 anos mostrou-se muito reduzido diante do Déficit habitacional registrado em Caicó.Dissertação O podcast como metodologia para o ensino de geografia: caminhos para o estudo do espaço geográfico contemporâneo, do ciberespaço e da cibercultura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-15) Nascimento, Giovana Oliveira do; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; http://lattes.cnpq.br/1897351088415800; http://lattes.cnpq.br/1249677171207671; Troleis, Adriano Lima; http://lattes.cnpq.br/8830982074139789; Vallerius, Daniel Mallmann; http://lattes.cnpq.br/4026328542877017O Espaço Contemporâneo é compreendido como o resultado/reflexo das transformações e evoluções técnicas das sociedades humanas na Terra. Sendo este espaço um produto das relações mútuas entre a materialidade e o virtual, considera-se que dele derivam conceitos como Ciberespaço, que é dado pela interconexão de computadores no meio virtual, e Cibercultura, percebida enquanto cultura do mundo digital. Com a revolução técnica, científica e informacional, e com o advento da globalização, somos expostos a um mundo de “transformações aceleradas” nas esferas econômicas, políticas, sociais e, sobretudo, educacionais. Tais mudanças se materializam e se intensificaram com o contexto pandêmico provocado pelo SARS-CoV-2 (COVID-19), cuja “reprogramação” da vida passou a ser realizada e mediada pelo uso de dispositivos tecnológicos. Nesse entendimento, a escola, a sala de aula, os sujeitos que as ocupam e as práticas educativas foram movidas para uma realidade híbrida, mesclando as perspectivas do ensino com as tecnologias digitais. Assim, esta pesquisa propõe a reflexão e a experimentação do uso do podcast como metodologia no Ensino de Geografia considerando seu potencial enquanto espaço de diálogos e de difusão de narrativas escolares sobre o Espaço Contemporâneo, o Ciberespaço e a Cibercultura. Para tanto, esta dissertação propõe a elaboração de um arcabouço teórico sobre os conceitos abordados relacionando-os com o Ensino de Geografia e o aluno tecnológico; bem como a produção de uma sequência didática com o uso da mídia podcast. Como produto final, tem-se a aplicação dessa sequência didática e a reflexão acerca de sua experimentação a partir da correlação entre prática pedagógica e objeto de estudo na Geografia.Dissertação Laboratório de Geografia como espaço de vivência: uma prática humanista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-21) Botelho, Júlio Cezar Farias Machado; Dantas, Eugenia Maria; http://lattes.cnpq.br/6296149707446296; http://lattes.cnpq.br/9237993027224045; Troleis, Adriano Lima; http://lattes.cnpq.br/8830982074139789; Carneiro, Rosalvo Nobre; http://lattes.cnpq.br/8412414250233687Considerando a sala de aula tradicional um ambiente insuficiente para o ensino de geografia e colocando em questão o ensino dessa ciência a partir dos paradigmas vigentes de educação, o trabalho teve por objetivo, propor um laboratório de geografia para ser o espaço pedagógico de vivências intelectuais, físicas, socioemocionais e culturais dos estudantes e demais disciplinas, na perspectiva da educação interdimensional e do paradigma humanista. Na condição de refletir sobre as bases de uma educação geográfica fenomenológica, foi feito um estudo para a caracterização de um laboratório da Escola Técnica Estadual Luiz Alves Lacerda, localizada no município do Cabo de Santo Agostinho/PE, obtendo-se a partir da fundamentação teórica e da observação de escolas, que desenvolvem uma educação humanista, uma proposta didáticapedagógica para este laboratório.Dissertação Geomorfodiversidade do município de Araruna, Paraíba: caracterização de geomorfossítios por valores científicos e estéticos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-17) Costa, Hígor Lins da; Diniz, Marco Tulio Mendonça; https://orcid.org/0000-0002-7676-4475; http://lattes.cnpq.br/3075753552167640; http://lattes.cnpq.br/6127898770284786; Moura, Marcelo Martins de; Xavier, Rafael Albuquerque; https://orcid.org/0000-0002-1737-7547; http://lattes.cnpq.br/3345367355585035; Maia, Rubson PinheiroCompreendendo a diversidade abiótica da Terra, a Geodiversidade é uma abordagem recente do ponto de vista acadêmico, tendo expansão de estudos a partir dos anos 1990. O estudo da Geodiversidade pode ser contemplado por diversas vertentes, dentre elas a do Geopatrimônio, que trazem uma noção de importância para os elementos do meio abiótico, como o patrimônio geomorfológico, que é o mais focado neste trabalho, e também os demais componentes dos elementos da Geodiversidade. A avaliação do Geopatrimônio permite o estabelecimento de políticas de conservação desses elementos, ou de Geoconservação, o que promove a proteção do meio abiótico e o estímulo ao Geoturismo. A área de estudo é o município de Araruna, que fica na microrregião do Curimataú paraibano e, na nova delimitação do IBGE (2017), está na região imediata de Guarabira. Há uma diversidade geológica no município, abrangendo bases sedimentares, metamórficas e ígneas, que se apresentam em diferentes feições geomorfológicas, justificando a escolha do local para realização do trabalho. O objetivo deste trabalho é inventariar e quantificar o patrimônio geomorfológico em Araruna/PB. Além disso, está comtemplada uma descrição de como as Geoformas do município surgiram, se transformaram e sob quais fenômenos estão sujeitos atualmente, a partir de uma contextualização de sua história natural. O trabalho também propõe a elaboração de um mapa contendo a compartimentação geomorfológica de Araruna. A inventariação constitui a etapa qualitativa da avaliação e nesta fase, com as pesquisas de campo, a partir da metodologia proposta, são catalogados os potenciais Geomorfossítios do município, compreendendo as Geoformas de acordo com seus processos. A quantificação consiste na etapa quantitativa e, diferentemente da etapa anterior, apresenta a valoração dos atributos dos Geomorfossítios, com base nos valores científicos e/ou estéticos, além de valores secundários: turístico e de uso e gestão. Inicialmente, este trabalho caracteriza a formação das Geoformas e os processos aos quais foram submetidas e os quais ainda se apresentam atualmente. Em etapa posterior, são realizados os procedimentos de inventariação e quantificação. Os locais de interesse geomorfológico que mais se destacaram foram o Parque Estadual da Pedra da Boca, a Pedra da Macambira, o Cânion do Macapá, o Porão do Macapá, a Pedra do Chapéu, Cânion da Serra Verde e as Peladas, sendo que apenas este último não atingiu quantificação necessária para ser considerado um geomorfossítio, portanto, Araruna, dentre os sete locais inventariados e quantificados, apresenta seis geomorfossítios e um sítio da geomorfodiversidade. Destaca-se a importância de se aprimorar e ampliar os estudos que envolvem a temática da Geodiversidade, pois, a partir do conhecimento das potencialidades, pode-se estabelecer estratégias para o desenvolvimento do local, sem causar danos às Geoformas, ao contrário, aproveitando-se delas para estimular o turismo, gerando oportunidades para as comunidades circundantes dos potenciais Geomorfossítios, do município e da região como um todo.Dissertação Avaliação de aprendizagem em Geografia escolar - Diário de classe(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-21) Pereira, Elaine Cristina de Medeiros; Garcia, Tania Cristina Meira; http://lattes.cnpq.br/5331729221953880; http://lattes.cnpq.br/5204260569818334; Theves, Denise Wildner; Santos Sobrinho, Djanni Martinho dos; http://lattes.cnpq.br/4131095141659610; Moreira, Marianna Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1647050573272948A Geografia, tem realizado estudos que refletem as transformações sociais e as formas de organização do espaço. Os conceitos, métodos e teorias, próprios dessa ciência, constituem a base dos conhecimentos que integram o Ensino de Geografia e dos saberes discutidos nos conteúdos escolares, próprios da disciplina. De modo que os conhecimentos gerados pela ciência, recebem tratamento e são organizados dentro de uma estrutura de planejamento didático, conferindo organicidade às aulas, aos conteúdos e aos procedimentos de avaliação, construindo o campo de aplicação da Geografia Escolar. A avaliação da aprendizagem, um dos elementos dessa organicidade, está conectada à forma de ensinar, articulada ao planejamento didático, como uma das fases do processo de apresentação dos conteúdos e de construção do conhecimento. Mesmo sendo uma etapa significativa do processo de ensino, as abordagens e análises científicas sobre a avaliação ainda não são exaustivas, o que despertou interesse pelo estudo. Ao longo do processo de formação inicial e do exercício do magistério, surgiram algumas inquietações e questionamentos os quais deram origem a problemática abordada nesse estudo, por ocasião da entrada no Mestrado Profissional em Geografia, qual seja: Quais são as dúvidas, curiosidades e práticas de avaliação, desenvolvidas no Ensino de Geografia por professores no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental? Com base nisso, definimos como objetivo geral para o estudo agora apresentado: Produzir um material textual com orientações sobre elaboração de procedimentos de avaliação da aprendizagem em Geografia Escolar para o 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. O enfoque metodológico se fundamenta na abordagem qualitativa de natureza aplicada, com objetivo exploratório, organizado através das seguintes análises: a) estudo exploratório, apoiado na aplicação de enquete, que oportunizou conhecer as dúvidas e curiosidades dos professores de 4° e 5° anos do Ensino Fundamental em relação à avaliação da aprendizagem; b) análise documental, para o levantamento de informações sobre os aspectos da avaliação da aprendizagem, a partir da exploração de documentos nacionais como a BNCC (2017), DCNs (2013) e as diretrizes municipais, dentre as quais, a Emenda às Diretrizes Operacionais para o funcionamento das escolas municipais de São Bento/2020, a Proposta avaliativa para o ensino remoto e o Plano estratégico para as aulas de 2021; c) revisão narrativa que possibilitou a seleção das obras que formam à base da reflexão teórica, que nos guiou nas discussões sobre o Ensino de Geografia, referenciado por Cavalcanti (2013), Gomes (2010), Vesentini (2004), Straforini (2004), Callai (2011), Thiesen (2011); Sacristán e Gómez (1998), Hadji (1994), Villas Boas (2008), Haydt (2008); d) e por fim, a revisão sistemática, fundamental para coletar informações a respeito da avaliação da aprendizagem. Dentre as constatações construídas com esse estudo, destacamos, a identificação de um conjunto de curiosidades e dificuldades didáticas e pedagógicas, de professores quanto ao emprego da avaliação da aprendizagem nesse componente curricular, o que levou a produção de um material textual instrucional, com resposta a estas dúvidas, acompanhado da descrição de estratégias de ensino exitosa e de um glossário, com a definição de termos e expressões comuns a prática docente, estando esta produção apoiada na firme constatação de que a avaliação da aprendizagem em Geografia, objetiva, colaborar para a construção do conhecimento geográfico do aluno e, para o desenvolvimento das competências e habilidades, sempre em atenção as características do aprender e aos objetivos de ensino. Como resultado destas constatações, propomos um material textual que pudesse contribuir para a prática pedagógica do professor e, consequentemente, para a organização de um processo de avaliação favorável para o educando e sua aprendizagem intitulado: Avaliação de Aprendizagem em Geografia Escolar – Diário de Classe. Esse material é resultante de estudos desenvolvidos no contexto do Mestrado Profissional em Geografia – GEOPROF/UFRN, Programa que oportunizou a organização de estudos, e reflexões sobre a prática do ensino e da avaliação da aprendizagem no âmbito da Geografia Escolar.Dissertação Desenhando lugares na geografia dos anos iniciais do ensino fundamental: proposição de uma sequência didática em tempos pandêmicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-27) Macêdo, Buena Bruna Araújo; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; http://lattes.cnpq.br/1897351088415800; http://lattes.cnpq.br/0681855287636843; Theves, Denise Wildner; Soares Júnior, Francisco Cláudio; http://lattes.cnpq.br/8594420871529170O presente estudo desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Geografia (GEOPROF/UFRN) se propõe a partir do conceito geográfico de lugar, empreender uma análise crítica da utilização do desenho enquanto linguagem que contribui para o desenvolvimento do raciocínio geográfico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com este pensamento, o presente trabalho assume o objetivo de elaborar e apresentar um produto educacional no formato de sequência didática contendo orientações teórico-metodológicas para o estudo do conceito de lugar, mediado pela linguagem do desenho, a fim de nortear professores em suas futuras atuações no âmbito da Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além desse objetivo geral, foram estabelecidos três objetivos específicos: evidenciar o conceito de lugar na perspectiva humanista fenomenológica e sua reverberação na Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018); compreender as potencialidades da linguagem do desenho para a Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental; e identificar as percepções dos professores acerca do papel do desenho nas aulas de Geografia. Diante do exposto, a pesquisa alicerçou-se na utilização da abordagem qualitativa em educação de acordo com Bogdan e Biklen (1994), no que tange aos procedimentos metodológicos o estudo se baseia em três fontes: bibliográfica, documental e empírica. A informação coletada foi sistematizada e analisada através da análise de conteúdo de Bardin (2011). O referencial teórico no âmbito do pensamento geográfico, evidencia o lugar a partir de Dardel (2011) e de Tuan (2013); a respeito do lugar enquanto conteúdo escolar buscamos subsídios nos PCNs (BRASIL, 1997) e na BNCC (BRASIL, 2018); a respeito do desenho infantil são explanados os estudos de Luquet (1969), Mèredieu (2006), Piaget (1975; 1994) e Vygotsky (1991; 2009) e no que se refere ao desenho como linguagem para o ensino da Geografia são tomados para análise os estudos de Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007), Almeida (2011), Miranda (2005), Oliveira Jr (1994; 2011) e Theves (2017; 2018). O aporte teórico auxilia na validação das potencialidades do desenho como linguagem e estratégia para o ensino da Geografia. Os desdobramentos das análises empreendidas e o contexto da Pandemia causada pelo Novo Coronavírus (SARS-CoV-2), fundamentaram a elaboração do material textual, ou seja, da proposta de sequência didática, que contém orientações básicas para elaboração de planos de aulas (no formato remoto ou presencial). O produto educacional pensado para ser desenvolvido com turmas do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental, tem o enfoque no estudo dos lugares de vivências das crianças, servirá de elemento norteador da organização das aulas, podendo ser aplicado e adaptado pelo professor no decurso de sua práxis nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Dissertação Cartografia dos ritmos: a regionalização do Brasil a partir da música(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-17) França, Rebecka de; Dozena, Alessandro; https://orcid.org/0000-0001-9910-5715; http://lattes.cnpq.br/1811716812760920; https://orcid.org/0000-0002-2430-9032; http://lattes.cnpq.br/1610835171210631; Troleis, Adriano Lima; http://lattes.cnpq.br/8830982074139789; Nunes, Flaviana Gasparotti; Araújo, Maria Cristina CavalcantiAs propostas de diferentes metodologias para ensinar Geografia, geralmente articuladas às Artes, costumam resultar em respostas positivas para a compreensão da ciência geográfica. Quando exploramos um assunto em contextos escolares, precisamos considerar essa prática como parte de um processo de construção do aprendizado. Por isso, é essencial dinamizar os mecanismos de assimilação dos conceitos tratados em diferentes temáticas ligadas à Geografia. Como proposta desta dissertação, pretende-se produzir uma cartografia que utilize como referência as músicas brasileiras, como uma ferramenta circunstancial atrelada a um jogo. Como objetivo central pretende-se descrever a estratégia pedagógica intitulada “Cartografia dos Ritmos Brasileiros: A Regionalização do Brasil a partir da Música”, aguçando a audição no sentido da percepção de temas entoados nos versos das músicas, tais como: relevo, clima, vegetação, hidrografia, população, regionalidades, multiculturalismos, gírias entre outros. Como recursos metodológicos, a pesquisa considerou uma abordagem qualitativa e bibliográfica em sua parte inicial, e se utilizou da pesquisa-ação, juntamente com o ensino lúdico, gerando a sensação de que a aprendizagem acontece de modo recreativo. Desse modo, abordamos experiências de uso dessa proposta no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino superior, enquanto táticas de lecionar o conteúdo de regionalização do Brasil em diferentes níveis de instrução escolar. Para isso, utilizamos um referencial teórico aliado às concepções de uma geografia cultural-humanista, a exemplo dos autores VALLEGA (2006); CLAVAL (2007); DOZENA (2016), entre outros. Como resultados, a pesquisa demonstra possibilidades didáticas capazes de abordar dimensões geográficas sob o ato do “aprender-brincando” conteúdos geográficos, a exemplo da regionalização do Brasil a partir de músicas regionais.Dissertação A dinâmica socioespacial dos resíduos sólidos urbanos em Caicó/RN e os catadores de materiais recicláveis(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-23) Souza, Hugo Martins de; Galvão, Iapony Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/6308597321587132; http://lattes.cnpq.br/6049728071168351; Nascimento, Clesley Maria Tavares do; Lucena, Rebecca Luna; https://orcid.org/0000-0003-4670-265X; http://lattes.cnpq.br/7007364724379098A presente pesquisa se dispôs à desafiadora tarefa de compreender a dinâmica espacial dos resíduos sólidos urbanos (RSU) relativa à problemática socioambiental da disposição inadequada no lixão de Caicó, com ênfase no trabalho desenvolvido pelos catadores de materiais recicláveis. Todavia, o enfrentamento da problemática suscitada passa, necessariamente, pela adoção de um novo modelo de gestão e gerenciamento de RSU que seja nacionalmente integrado, regionalmente articulado e ambientalmente sustentável, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PSPN), com o Plano Estadual de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PEGIRS/RN), com o Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos da Regionalização do Seridó (PIRS-Seridó) e, respectivos, planos municipais. Destarte, o desenvolvimento da presente pesquisa requereu um esforço permanente, por parte do pesquisador, no sentido de corresponder aos objetivos suscitados originalmente como, também, aos novos desafios e anseios surgidos no decorrer do processo. A metodologia adotada, por sua vez, baseou-se em estudos bibliográficos e na pesquisa de campo para o levantamento de informações, cujos resultados indicam a necessidade premente de implementação uma política regional de gestão integrada e gerenciamento de RSU, em conformidade com a PNRS/PEGIRS e PIRS-Seridó, fundamentada: a) na educação ambiental; b) na implementação da coleta seletiva dos RSU, com a devida inclusão e valorização profissional dos catadores de materiais recicláveis, agentes ambientais, por excelência, e mão de obra operacional do serviço; c) na instalação do aterro sanitários regional do Seridó em Caicó; e, por conseguinte, d) no encerramento do lixão de Caicó (e demais municípios integrantes do Consórcio Público Regional de Resíduos Sólidos do Seridó). Finalmente, após três anos ininterruptos de estudos, revertemos à sociedade caicoense, seridoense e potiguar o resultado final da presente pesquisa na esperança de contribuir de maneira propositiva, prospectiva e construtiva para a elucidação e solucionamento da problemática suscitada.Dissertação Atlas geográfico escolar de São José do Seridó - RN: o meu lugar no mundo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-29) Costa, João Eduardo Azevedo da; Costa, Diógenes Felix da Silva; Medeiros, Josimar Araújo de; https://orcid.org/0000-0002-4210-7805; http://lattes.cnpq.br/4149669138364420; https://orcid.org/0000-0002-7669-1077; http://lattes.cnpq.br/2874140162182709; Diniz, Marco Tulio Mendonça; Medeiros, Jacimária Fonseca deConsiderando o contexto escolar nacional, vale salientar que o livro didático disponibilizado pelo Ministério da Educação – MEC, através do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, é uma ferramenta bastante utilizada no cotidiano da sala de aula por professores da rede pública de ensino. Porém, o livro didático possui um caráter mais abrangente e geral, não contemplando plenamente conteúdos específicos de lugares distintos, como exemplo, as temáticas físiconaturais e socioculturais do município de São José do Seridó – RN. O trabalho em tela concentra-se no ensino de Geografia em turmas dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II e tem como base empírica a Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas – EMRMD, situada na zona urbana de São José do Seridó – RN. A partir de uma investigação prévia na EMRMD e em bibliotecas do município, foi possível constatar que não existem materiais didáticos que contemplem o ensino de Geografia em turmas dos 6º e 7º anos, em microescala. Assim, coube indagar, quais características ou informações sobre essas temáticas em escala local, que os professores de Geografia da EMRMD desconhecem e que possivelmente, impactam na atividade docente? E quais seriam as dificuldades de trabalhar conteúdos relacionados as temáticas físico-naturais em uma escala municipal? Para preencher essas lacunas no ensino de Geografia nas turmas específicas, foi produzido um Atlas Geográfico Escolar de São José do Seridó – RN, no qual aborda as temáticas físico-naturais e socioculturais a partir das diversas paisagens presentes nos lugares de vivências dos alunos. Também estão presentes conceitos chaves da Geografia. O “estudo do meio” encontra-se como uma sugestão de estratégia metodológica para fomentar o processo de ensino-aprendizagem em uma escala local, a partir das temáticas presentes no material didático. O Atlas Geográfico Escolar servirá para complementar e aprofundar os conteúdos presentes nos livros didáticos, e estará disponível nas versões impressa e digital. Quanto aos resultados da pesquisa foram plenamente satisfatórios. O produto contém uma vasta produção de mapas, fotografias, gráficos e textos explicativos, que destaca São José do Seridó como um lugar específico no mundo. Portanto, esperamos que o Atlas Geográfico Escolar possa contribuir e impactar positivamente no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Geografia nas turmas específicas. Vale salientar ainda que, este material tem grande potencial de abrangência educacional para ser utilizado como fonte de pesquisas por alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e Pós-Graduação, bem como, todo e qualquer cidadão que expresse o desejo de recorrer a este material, como fonte de pesquisa e conhecimento local.Dissertação Sequência didática para o ensino de geografia: a aula de campo como estratégia metodológica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-27) Silvano, Geanne Estevam; Morais, Ione Rodrigues Diniz; https://orcid.org/0000-0001-6629-8047; http://lattes.cnpq.br/9233980341514642; https://orcid.org/0000-0001-9143-1858; http://lattes.cnpq.br/0546052277334132; Garcia, Tania Cristina Meira; https://orcid.org/0000-0002-5488-3684; http://lattes.cnpq.br/5331729221953880; Santos Sobrinho, Djanni Martinho dosA Geografia é uma ciência que estuda o espaço geográfico na perspectiva de compreender as interações entre o homem e a natureza. Ao estudar a Geografia é possível conhecer melhor o mundo em que vivemos e entender como as ações humanas interferem diretamente na sociedade. Diante desse contexto, a presente pesquisa foi desenvolvida com base na seguinte questão: como delinear uma sequência didática para o ensino de Geografia considerando o Complexo Turístico Ilha de Santana, na cidade de Caicó – RN, como espaço de ação docente? Nesse sentido, definiu-se como objetivo geral produzir uma sequência didática contendo uma proposição metodológica sob o escopo de aula de campo, voltada para o ensinode Geografia no 4º ano da Educação Básica, tendo como referência empírica o Complexo Turístico Santa Costa - Ilha de Santana (Caicó/RN). De modo específico, buscou-se evidenciar o ensino da Geografia como disciplina escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental; reconhecer o lugar da Geografia nos documentos oficiais que regem a educação brasileira; identificar os objetos espaciais que compõem a aula de campo e construir o design didático- pedagógico da sequência didática. Como justificativa tem-se o fato de o ensino de Geografia ter se configurado num campo temático promissor para a realização de pesquisas científicas que assumem diferentes abordagens, dentre as quais destacam-se aquelas que remetem às estratégias metodológicas aliadas a produção de recursos didático-pedagógicos. A pesquisa, quanto aos objetivos, constitui um estudo exploratório de natureza descritiva, cujos procedimentos metodológicos foram pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Quantoao tratamento dos dados e informações obtidas, corresponde a uma pesquisa de natureza qualitativa. Espera-se que o material textual (sequência didática), oradisponibilizado aos professores da Educação Básica, e interessados pelo assunto, possa contribuir para a ação docente, especialmente no que se refere a aula de campo e elaboração de sequências didáticas na área da Geografia.