Programa de Pós-graduação em Geografia - CERES
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32883
Navegar
Navegando Programa de Pós-graduação em Geografia - CERES por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 67
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação A produção do espaço urbano de Timbaúba dos Batistas - RN conforme a política de moradia social(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-26) Silva, Leandra Alves da; Salvador, Diego Salomão Cândido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-5119-1888; http://lattes.cnpq.br/5656990960651016; http://lattes.cnpq.br/6162309832176855; Vasconcelos Filho, João Manoel de; Silva, Raphael Curioso LimaEste estudo dedica-se às políticas de moradia social desenvolvidas em Timbaúba dos Batistas - RN, no que se refere às contribuições dessas para a produção do espaço urbano. Dessa forma, o objetivo geral é analisar a produção do espaço urbano de Timbaúba dos Batistas conforme o desenvolvimento da política de moradia social. Para isso, realizou-se pesquisa bibliográfica sobre política de moradia social no Brasil, produção do espaço urbano e pequenas cidades. Quanto à realidade local, refletiu-se sobre a produção do espaço urbano de Timbaúba dos Batistas, no que se refere às atividades socioeconômicas e a contribuição do desenvolvimento da política de moradia social para a transformação da cidade entre 2008 e 2024, sendo aquele ano como o que ocorreu a construção do maior conjunto habitacional da cidade. Além disso, foram realizadas pesquisas documental e de campo sobre os aspectos habitacionais, urbanos, econômicos e sociais e os impactos na vida da sociedade de Timbaúba dos Batistas. As análises do trabalho evidenciam uma contribuição importante da política de moradia social para a produção do espaço da pequena cidade de Timbaúba dos Batistas. No entanto, no que tange ao cumprimento da função social da moradia na vida dos grupos sociais mais vulneráveis, muitos desafios ainda necessitam ser superados. Assim, podemos afirmar que as ações realizadas até o momento ainda não são suficientes no sentido da produção social do espaço urbano, considerando as suas múltiplas dimensões.Dissertação Agronegócio e injustiça ambiental na Chapada do Apodi(CE): a convivência precária com o Semiárido na fronteira do capital(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-29) Sousa, Jackson Araújo de; Cavalcante, Leandro Vieira; https://orcid.org/0000-0002-3970-6655; http://lattes.cnpq.br/4840870286350506; https://orcid.org/0000-0001-7231-5448; http://lattes.cnpq.br/3998748656209220; Santos, Camila Dutra dos; Albano, Gleydson Pinheiro; https://orcid.org/0000-0001-9306-9258; http://lattes.cnpq.br/1795075641767009; Rigotto, Raquel MariaNa Chapada do Apodi, no estado do Ceará, a expansão do agronegócio tem reconfigurado a questão agrária da região, ensejando processos de injustiça ambiental. De maneira concomitante, se articulam movimentos de resistência ao modelo de desenvolvimento preconizado pelo agronegócio. Tal processo é verificado na porção da Chapada do Apodi circunscrita ao município de Tabuleiro do Norte, onde ocorre a expansão do agronegócio de grãos, com destaque para o algodão, mediante atuação da empresa Nova Agro Agropecuária LTDA. Observa-se, nessa região, que os conflitos são mais visíveis e intensos, pondo em confronto racionalidades muitas vezes divergentes e/ou excludentes. No recorte da pesquisa, onde vivem camponeses(as) distribuídos em 10 comunidades, é possível verificar a convivência com o Semiárido sendo diretamente afetada pela territorialização do capital, tornandoa ainda mais precária. Dessa forma, objetiva-se compreender as limitações impostas pela injustiça ambiental à convivência com o Semiárido na Chapada do Apodi, no município de Tabuleiro do Norte. Os objetivos específicos são: 1) caracterizar os territórios da convivência com o Semiárido na Chapada do Apodi; 2) investigar o cenário de injustiça ambiental, frente às ações do Estado e do agronegócio; 3) evidenciar as estratégias de resistência que possibilitam a convivência com o Semiárido. A pesquisa se constitui como de natureza qualitativa, cujos procedimentos metodológicos são organizados em quatro etapas: 1) levantamento e revisão bibliográfica; 2) levantamento de dados secundários; 3) trabalhos de campo; 4) sistematização e análise dos dados. A partir da investigação, constatou-se que o agronegócio tem aprofundado os processos de injustiça ambiental na Chapada do Apodi, impondo desproporcionalmente os malefícios dessa atividade econômica aos(às) camponeses(as). Contando com o apoio do Estado, os impactos produzidos pelo agronegócio, tais como desmatamento, destruição de tecnologias sociais, mau cheiro em função da aplicação de agrotóxicos e possível mortandade de abelhas, dentre outros, tem provocado limitações à convivência com o Semiárido. Todavia, os(as) camponeses(as), contando com uma rede de apoio, têm produzido resistência frente ao avanço do capital, fundamentando a permanência da vida no território.Dissertação Análise da paisagem em áreas de queimadas e incêndios na APA da Chapada do Araripe (2000 a 2020): subsídios para o plano de manejo e gestão da Unidade de Conservação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-29) Carvalho, Francisco Tiago Setuval; Moura-Fé, Marcelo Martins de; Gomes, Daniel Dantas Moreira; http://lattes.cnpq.br/7084308393835799; http://lattes.cnpq.br/1787926860049821; Santos, José Yure Gomes dos; https://orcid.org/0000-0001-9840-8132; http://lattes.cnpq.br/3612232712577710; Linhares, Karina VieiralvesA ocorrência de queimadas e incêndios em ambientes naturais é um fator preponderante à degradação ambiental e perda de biodiversidade. As Unidades de Conservação (UCs), em contrapartida, agem como notáveis ferramentas para a proteção/conservação ambiental no Brasil e no mundo. Apesar da implementação dessas unidades, a presença de atividades degradadoras nos territórios protegidos ainda acontece de forma expressiva onde, em diversos casos, os recursos naturais são explorados ilegalmente, alterando as paisagens. A Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe apresenta notória abundância natural em seu território, elementos bióticos, fauna e flora, e abióticos, como formações geológicas e feições geomorfológicas, além de significativa disponibilidade de fontes hídricas, uma geodiversidade que demanda ações de conservação dada a natureza da sua categoria de manejo e sua ampla área. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem por objetivo analisar as transformações da paisagem provocadas pelas queimadas e incêndios na APA da Chapada do Araripe entre os anos 2000 a 2020, como forma de contribuição para o plano de manejo e gestão da referida UC. Para o desenvolvimento do trabalho foram realizados levantamentos bibliográficos por revisão sistemática, levantamento documental, cartográfico e iconográfico de dados sobre a APA da Chapada do Araripe, UC localizada no nordeste do Brasil, abrangendo partes dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco. Posteriormente foi aplicado o índice de queimada NBR para identificação e mensuração das áreas queimadas e incendiadas no interior da APA, para isso foram adquiridas imagens multiespectrais de satélites da série landsat para os anos 2000, 2005, 2011, 2015 e 2020. Diante disso, como resultados constata-se que as paisagens que apresentam maiores índices de queimadas e incêndios na APA são as compostas por formação savânica (caatinga), essas em sua maioria surgindo com o objetivo da limpeza do solo para dar lugar principalmente a atividades agropecuárias. Já o NBR apresentou resultados satisfatórios na identificação das cicatrizes de queimadas e incêndios durante o mapeamento. De modo geral as demandas direcionadas à ampliação da gestão e fiscalização da APA são fundamentais para a redução da exploração e degradação dos recursos naturais em seu território, sobretudo por ser uma área muito extensa que se distribui em três estados e, possuir reduzida equipe técnica de gestão (funcionários e agentes de fiscalização), dificultando as ações de conservação e fiscalização desse ambiente.Dissertação Análise dos processos morfodinâmicos no Núcleo de Desertificação do Seridó Potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-21) Silva, Luana Carla Mariz da; Vital, Saulo Roberto de Oliveira; Souza, Sara Fernandes Flor de; https://orcid.org/0000-0001-6829-3434; http://lattes.cnpq.br/7346477694410909; http://lattes.cnpq.br/4884224062959676; Moura, Christianne Maria da Silva; Falcão Sobrinho, JoséA região do Seridó Potiguar tem uma grande importância para o estado do Rio Grande do Norte e para todo o Nordeste brasileiro. Com uma economia bastante diversificada, a referida região tem enfrentado graves problemas ligados à escassez hídrica e à desertificação, sobretudo em função da forma como ocorre o uso das terras. Atualmente, a desertificação é um fenômeno que preocupa muitos países, dentre eles, o Brasil. No território brasileiro, a região Nordeste inspira cuidados, já que o clima e a atual velocidade e extensão do desmatamento favorecem a este processo. Levando em consideração esse contexto, a presente pesquisa tem como propósito investigar os processos morfodinâmicos no Núcleo de Desertificação do Seridó Potiguar, a partir do resgate da história do uso e cobertura da terra e de sua relação com a dinâmica geomorfológica, além de analisar o processo histórico-econômico e sua influência na dinâmica socioespacial. Para análise do uso e cobertura da terra foi aplicado o processo de vetorização de imagens de satélite por interpretação visual, as quais, foram comparadas com o mapeamento de informações do passado, a fim de identificar mudanças ocorridas neste período. Para a realização do mapeamento de fragilidade potencial e das unidades ecodinâmicas no qual identificou níveis de fragilidade do ambiente, adotou-se a metodologia de Tricart (1997) baseado no conceito das unidades ecodinâmicas, com adaptações de Ross (1990) na qual inseriu novos critérios de definição dessas unidades. Os resultados obtidos possibilitaram identificar mudanças no uso e cobertura da terra, num período de 32 anos e identificar os níveis de fragilidade a partir dos estudos integração para compreender a dinâmica natural do ambiente e a influência das intervenções antrópicas. Portanto as metodologias empregadas permitiram realizar uma análise do Núcleo de desertificação do Seridó Potiguar e identificar os principais processos morfodinâmicos a partir da relação das características geoambientais e das ações sociais exercidas nesse território.Dissertação Atlas da geodiversidade da costa branca potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-05-30) Pereira, Moisés Sansão; Diniz, Marco Tulio Mendonça; https://orcid.org/0000-0002-7676-4475; http://lattes.cnpq.br/3075753552167640; http://lattes.cnpq.br/7742011114893080; Albano, Gleydson Pinheiro; https://orcid.org/0000-0001-9306-9258; http://lattes.cnpq.br/1795075641767009; Falcão Sobrinho, JoséNosso trabalho apresentou por objetivo, o estudo da Geodiversidade da Costa Branca Potiguar, através do Atlas Geográfico. Esse produto é exigência do Geoprof (Mestrado Profissional em Geografia), resultando em um material que possa ser usado em sala de aula, assim, contribuindo para o ensino e aprendizagem em Geografia. O Atlas como recurso didático, vem auxiliar na construção, fixação e prática, do ensino geográfico, ajudando o aluno a entender conceitos, temas, assuntos, fazendo com que ele alcance o conhecimento e aprendizado, podendo ser um valioso método de constatação de uma boa aula. Assim sendo, também nos focamos na transposição didática, para que a linguagem fosse acessível para os alunos do ensino médio, buscando aproximar o conhecimento acadêmico científico ao escolar. Buscamos resgatar o uso de mapas, tentando de uma maneira prática e linguagem compreensível as informações expostas nos mesmos, trazendo para professores e alunos um material, produto, com mapas explicativos e exercícios direcionados, buscando um entendimento acerca do tema da Geodiversidade regional e local. No capítulo um, temos informações da Geografia física da Costa Branca Potiguar, capítulo dois, a geologia é discutida, já no terceiro a geomorfologia, enquanto que no quarto, tem o clima como conteúdo, de modo que o quinto a pedologia é o foco e o sexto capítulo a hidrografia é discutida. Ao final dos seis primeiros capítulos, baseado no livro didático do PNLD 2012/2013 e 2014, se encontram exercícios com perguntas sobre o tema abordado, tendo por título, recordando o assunto, além de um texto extra com perguntas por título, aprimorando habilidades e dicas de sites com assuntos sobre o tema abordado em cada capítulo, por título, sites para pesquisa, tentado fazer o aluno se aprofundar no assunto. Por fim, no sétimo capítulo e no item 7.1 são explicitados e mostrados um pouco do que seria os elementos da Geodiversidade de cada município da Costa Branca potiguar. Começamos relembrando a origem do nome de cada município e sua formação territorial, desmembramento até sua emancipação, depois discorremos sobre a Geodiversidade do município, destacando o principal local de importância natural e turística a ser conhecido e visitado. Ao final do item 7.1, disponibilizamos um exercício de fixação sobre a Costa Branca Potiguar, com perguntas relacionadas com os municípios da região e sobre a Geodiversidade local. O produto Atlas da Geodiversidade da Costa Branca Potiguar, pode ser de grande contribuição ao ensino de Geografia, de modo que, pode ajudar na divulgação do conceito de Geodiversidade que aborda praticamente todos os ramos da Geografia, além de buscar mostrar a importância das belezas naturais de cada município, tentando mostrar o valor das mesmas, fazendo uso sustentável, trazendo emprego e renda.Dissertação Atlas escolar municipal de Cruzeta (RN)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-27) Santos, Maria das Graças de Medeiros; Salvador, Diego Salomão Cândido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-5119-1888; http://lattes.cnpq.br/5656990960651016; https://orcid.org/0000-0002-8148-9201; http://lattes.cnpq.br/0541912043817205; Guedes, Josiel de Alencar; Sousa, Silvio Braz de; https://orcid.org/0000-0002-9776-3295; http://lattes.cnpq.br/5542860613403348A Cartografia é um saber importante para apoiar o ensino-aprendizagem de Geografia, contribuindo para a análise da dinâmica sócio-espacial por intermédio da representação cartográfica do espaço geográfico em mapa, planta, croqui ou outras formas de representação cartográfica. A compreensão da representação cartográfica do espaço geográfico pode significar para o estudante o aprendizado da dinâmica sócio-espacial vivenciada por ele, considerando-se a totalidade dos seus aspectos sociais, econômicos, políticos, culturais, ambientais e de conexões geográficas. Assim, destaca-se a pertinência de se trabalhar com o conceito de lugar no ensino-aprendizagem de Geografia, inclusive, nos momentos de compreensão da representação cartográfica do espaço geográfico. O trabalho com o conceito de lugar no ensino-aprendizagem de Geografia possibilita a análise sócio-espacial de modo contextualizado, sem que o processo educacional seja limitado à abordagens genéricas acerca do espaço, com destaque para realidades distintas das vivenciadas pelo discente. Nestes termos, para apoiar o ensino-aprendizagem de Geografia no Ensino Fundamental tem-se como interessante material didático o atlas municipal, cujo conteúdo deve tratar do conceito de lugar e da representação cartográfica do espaço vivido, além de representar e possibilitar a interpretação da totalidade da dinâmica sócio-espacial vivenciada no contexto da coexistência imediata e conectada à outros âmbitos geográficos. Nesta pesquisa objetivamos produzir o atlas escolar municipal de Cruzeta (RN) para ser utilizado no ensino-aprendizagem de Geografia no Ensino Fundamental. A escolha de Cruzeta se deve ao fato de este ser o nosso município de origem e de, assim, o conhecermos e nos identificarmos com ele. Destarte, intentamos que o produto da pesquisa possa contribuir com o ensino-aprendizagem de Geografia acerca do referido município, de modos contextualizado, reflexivo e analítico.Dissertação Atlas geográfico escolar de São José do Seridó - RN: o meu lugar no mundo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-29) Costa, João Eduardo Azevedo da; Costa, Diógenes Felix da Silva; Medeiros, Josimar Araújo de; https://orcid.org/0000-0002-4210-7805; http://lattes.cnpq.br/4149669138364420; https://orcid.org/0000-0002-7669-1077; http://lattes.cnpq.br/2874140162182709; Diniz, Marco Tulio Mendonça; Medeiros, Jacimária Fonseca deConsiderando o contexto escolar nacional, vale salientar que o livro didático disponibilizado pelo Ministério da Educação – MEC, através do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, é uma ferramenta bastante utilizada no cotidiano da sala de aula por professores da rede pública de ensino. Porém, o livro didático possui um caráter mais abrangente e geral, não contemplando plenamente conteúdos específicos de lugares distintos, como exemplo, as temáticas físiconaturais e socioculturais do município de São José do Seridó – RN. O trabalho em tela concentra-se no ensino de Geografia em turmas dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II e tem como base empírica a Escola Municipal Raul de Medeiros Dantas – EMRMD, situada na zona urbana de São José do Seridó – RN. A partir de uma investigação prévia na EMRMD e em bibliotecas do município, foi possível constatar que não existem materiais didáticos que contemplem o ensino de Geografia em turmas dos 6º e 7º anos, em microescala. Assim, coube indagar, quais características ou informações sobre essas temáticas em escala local, que os professores de Geografia da EMRMD desconhecem e que possivelmente, impactam na atividade docente? E quais seriam as dificuldades de trabalhar conteúdos relacionados as temáticas físico-naturais em uma escala municipal? Para preencher essas lacunas no ensino de Geografia nas turmas específicas, foi produzido um Atlas Geográfico Escolar de São José do Seridó – RN, no qual aborda as temáticas físico-naturais e socioculturais a partir das diversas paisagens presentes nos lugares de vivências dos alunos. Também estão presentes conceitos chaves da Geografia. O “estudo do meio” encontra-se como uma sugestão de estratégia metodológica para fomentar o processo de ensino-aprendizagem em uma escala local, a partir das temáticas presentes no material didático. O Atlas Geográfico Escolar servirá para complementar e aprofundar os conteúdos presentes nos livros didáticos, e estará disponível nas versões impressa e digital. Quanto aos resultados da pesquisa foram plenamente satisfatórios. O produto contém uma vasta produção de mapas, fotografias, gráficos e textos explicativos, que destaca São José do Seridó como um lugar específico no mundo. Portanto, esperamos que o Atlas Geográfico Escolar possa contribuir e impactar positivamente no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Geografia nas turmas específicas. Vale salientar ainda que, este material tem grande potencial de abrangência educacional para ser utilizado como fonte de pesquisas por alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e Pós-Graduação, bem como, todo e qualquer cidadão que expresse o desejo de recorrer a este material, como fonte de pesquisa e conhecimento local.Dissertação Avaliação de aprendizagem em Geografia escolar - Diário de classe(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-21) Pereira, Elaine Cristina de Medeiros; Garcia, Tania Cristina Meira; http://lattes.cnpq.br/5331729221953880; http://lattes.cnpq.br/5204260569818334; Theves, Denise Wildner; Santos Sobrinho, Djanni Martinho dos; http://lattes.cnpq.br/4131095141659610; Moreira, Marianna Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1647050573272948A Geografia, tem realizado estudos que refletem as transformações sociais e as formas de organização do espaço. Os conceitos, métodos e teorias, próprios dessa ciência, constituem a base dos conhecimentos que integram o Ensino de Geografia e dos saberes discutidos nos conteúdos escolares, próprios da disciplina. De modo que os conhecimentos gerados pela ciência, recebem tratamento e são organizados dentro de uma estrutura de planejamento didático, conferindo organicidade às aulas, aos conteúdos e aos procedimentos de avaliação, construindo o campo de aplicação da Geografia Escolar. A avaliação da aprendizagem, um dos elementos dessa organicidade, está conectada à forma de ensinar, articulada ao planejamento didático, como uma das fases do processo de apresentação dos conteúdos e de construção do conhecimento. Mesmo sendo uma etapa significativa do processo de ensino, as abordagens e análises científicas sobre a avaliação ainda não são exaustivas, o que despertou interesse pelo estudo. Ao longo do processo de formação inicial e do exercício do magistério, surgiram algumas inquietações e questionamentos os quais deram origem a problemática abordada nesse estudo, por ocasião da entrada no Mestrado Profissional em Geografia, qual seja: Quais são as dúvidas, curiosidades e práticas de avaliação, desenvolvidas no Ensino de Geografia por professores no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental? Com base nisso, definimos como objetivo geral para o estudo agora apresentado: Produzir um material textual com orientações sobre elaboração de procedimentos de avaliação da aprendizagem em Geografia Escolar para o 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. O enfoque metodológico se fundamenta na abordagem qualitativa de natureza aplicada, com objetivo exploratório, organizado através das seguintes análises: a) estudo exploratório, apoiado na aplicação de enquete, que oportunizou conhecer as dúvidas e curiosidades dos professores de 4° e 5° anos do Ensino Fundamental em relação à avaliação da aprendizagem; b) análise documental, para o levantamento de informações sobre os aspectos da avaliação da aprendizagem, a partir da exploração de documentos nacionais como a BNCC (2017), DCNs (2013) e as diretrizes municipais, dentre as quais, a Emenda às Diretrizes Operacionais para o funcionamento das escolas municipais de São Bento/2020, a Proposta avaliativa para o ensino remoto e o Plano estratégico para as aulas de 2021; c) revisão narrativa que possibilitou a seleção das obras que formam à base da reflexão teórica, que nos guiou nas discussões sobre o Ensino de Geografia, referenciado por Cavalcanti (2013), Gomes (2010), Vesentini (2004), Straforini (2004), Callai (2011), Thiesen (2011); Sacristán e Gómez (1998), Hadji (1994), Villas Boas (2008), Haydt (2008); d) e por fim, a revisão sistemática, fundamental para coletar informações a respeito da avaliação da aprendizagem. Dentre as constatações construídas com esse estudo, destacamos, a identificação de um conjunto de curiosidades e dificuldades didáticas e pedagógicas, de professores quanto ao emprego da avaliação da aprendizagem nesse componente curricular, o que levou a produção de um material textual instrucional, com resposta a estas dúvidas, acompanhado da descrição de estratégias de ensino exitosa e de um glossário, com a definição de termos e expressões comuns a prática docente, estando esta produção apoiada na firme constatação de que a avaliação da aprendizagem em Geografia, objetiva, colaborar para a construção do conhecimento geográfico do aluno e, para o desenvolvimento das competências e habilidades, sempre em atenção as características do aprender e aos objetivos de ensino. Como resultado destas constatações, propomos um material textual que pudesse contribuir para a prática pedagógica do professor e, consequentemente, para a organização de um processo de avaliação favorável para o educando e sua aprendizagem intitulado: Avaliação de Aprendizagem em Geografia Escolar – Diário de Classe. Esse material é resultante de estudos desenvolvidos no contexto do Mestrado Profissional em Geografia – GEOPROF/UFRN, Programa que oportunizou a organização de estudos, e reflexões sobre a prática do ensino e da avaliação da aprendizagem no âmbito da Geografia Escolar.Dissertação Avaliação do patrimônio geomorfológico dos municípios de São Bento do Norte, Caiçara do Norte e Pedra Grande-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-16) Souza, Raiane Islane Araújo de; Diniz, Marco Túlio Mendonça; https://orcid.org/0000-0002-7676-4475; http://lattes.cnpq.br/3075753552167640; http://lattes.cnpq.br/9703806922428358; Moura, Marcelo Martins de; Guimarães, Thaís de OliveiraA geodiversidade consiste na multiplicidade de elementos e processos geológicos, geomorfológicos, pedológicos e hidrológicos que deram origem ao planeta Terra. É através da interação desta variedade de elementos inanimados que existirão as rochas, os minerais, os fósseis e outros depósitos superficiais que dão origem às paisagens e são suporte para a vida na Terra, estando este ambiente abiótico ameaçado de degradação. A partir disso, geólogos e geomorfólogos têm focado seus estudos na proteção do geopatrimônio, principalmente no contexto do patrimônio geomorfológico, por meio da geoconservação. Nesta pesquisa, o geopatrimônio fundamenta-se, como um conjunto de elementos de valores excepcionais, divididos em diferentes categorias de patrimônios com foco específico em algumas áreas, nomeadamente: patrimônio geológico; geomorfológico, hidrológico, pedológico, paleontológico e outros. No entanto, o patrimônio geomorfológico, objeto dessa pesquisa, caracteriza-se como um conjunto de formas de relevo às quais é atribuído algum tipo de valor, (científico e/ou estético, cultural, econômico, funcional e educativo). O objetivo da pesquisa foi elencar localidades da zona costeira com potencial geomorfológico e diversidade de elementos abióticos. Este trabalho tem como objetivo principal realizar o levantamento de identificação, caracterização, inventariação, quantificação e mapeamento síntese do Patrimônio geomorfológico dos municípios de Caiçara do Norte, São Bento do Norte, Pedra Grande -RN. Dessa forma, está pesquisa irá destacar as contribuições teórico-metodológicas no que diz respeito ao patrimônio geomorfológico e traçar as estratégias de geoconservação, a fim de realizar uma avaliação qualitativa e quantitativa da geomorfodiversidade da zona costeira dos municípios de São Bento do Norte, Caiçara do Nortes, Pedra Grande-RN, em uma abordagem conceitual para o desenvolvimento da história natural e das geoformas na área. Neste estudo, com base na metodologia utilizada, foram identificados quatro locais considerados geomorfossítios. Metodologicamente, a pesquisa representa uma abordagem qualitativa, com finalidade descritiva das localidades, elementos geomorfológicos e outros componentes da paisagem. A avaliação quantitativa adequa-se a aplicação de valores através de quatro critérios, nomeadamente: o valor Científico (Vci), o valor Estético (Vest), o valor Turístico (Vtur) e de Uso e gestão (VUG), que resultou na identificação dos quatro geomorfossítios de alto valor Científico (Vci) e/ou valor Estético (Vest), com a identificação dos geomorfossítios praia do Farol, praia de Serafim, praia de Enxu queimado e praia do Marco. Destacamos assim, a importância das estratégias de geoconservação destes sítios e as ameaças a este geopatrimônio. Esta informação contribui para uma descrição mais detalhada desta região, para qual ainda existem poucos estudos centrados neste setor e com essa temática, em que esses estudos podem subsidiar para a medidas de planejamento e gestão, além de promover o geoturismo desses locais.Dissertação Avaliação dos serviços ecossistêmicos prestados pelas áreas úmidas da planície flúvio-marinha do Rio Apodi-Mossoró (litoral nordeste do Brasil)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-04) Silva, Diego Emanoel Moreira da; Costa, Diógenes Felix da Silva; Lillebo, Ana Isabel; ; ; http://lattes.cnpq.br/4149669138364420; ; http://lattes.cnpq.br/5833482199707376; Lima, Eduardo Rodrigues Viana de; ; http://lattes.cnpq.br/2941361024141417; Cunha, Catia Nunes da; ; http://lattes.cnpq.br/3027746551707255; Fernandes, Rogerio Taygra Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/3025443312175095As Áreas Úmidas (AUs) são ecossistemas encontrados em todas as porções do globo, onde suas ocorrências são dependentes principalmente dos condicionantes físicos locais (clima, hidrologia, geomorfologia). Desta forma, as áreas úmidas encontram-se como ecossistemas diferenciados, pela morfometria, vegetação e até mesmo o tipo de água nele contido, podendo ser artificial ou natural, permanentes ou temporárias. Para os ecossistemas de zonas costeiras, limita-se o habitat em ambientes alagáveis com no máximo 6m de profundidade no período de maré baixa. Estas áreas proporcionam serviços ecossistêmicos (SE) de caráter essencial a populações ribeirinhas, como a disponibilidade de alimentos, a purificação da água potável, o controle de inundação nas regiões costeiras, além de serviços recreativos e religioso cultural. A referida pesquisa será realizada na planície flúvio-marinha da bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró, localizada na região semiárida brasileira (litoral setentrional/semiárido do no estado do Rio Grande do Norte). Nessa área, encontra-se uma rica diversidade de AU costeiras, naturais e artificiais, classificadas ao grau de salinidade quanto a previsibilidade, amplitude e frequência do pulso de inundação das marés. Onde o objetivo geral da referida pesquisa é avaliar a prestação de serviços ecossistêmicos entre os diferentes macrohabitats de áreas úmidas na planície flúvio-marinha do rio Apodi-Mossoró/RN, que será realizado em quatro etapas distintas: mapeamento dos macrohabitats distribuídos na planície flúvio-marinha, seguido da classificação das Áreas Úmidas, na sequência será feita a análise estatística dos fragmentos de mangue e por último a classificação dos Serviços Ecossistêmicos dos ambientes caracterizados na área de estudo.Dissertação Cartografia dos ritmos: a regionalização do Brasil a partir da música(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-17) França, Rebecka de; Dozena, Alessandro; https://orcid.org/0000-0001-9910-5715; http://lattes.cnpq.br/1811716812760920; https://orcid.org/0000-0002-2430-9032; http://lattes.cnpq.br/1610835171210631; Troleis, Adriano Lima; http://lattes.cnpq.br/8830982074139789; Nunes, Flaviana Gasparotti; Araújo, Maria Cristina CavalcantiAs propostas de diferentes metodologias para ensinar Geografia, geralmente articuladas às Artes, costumam resultar em respostas positivas para a compreensão da ciência geográfica. Quando exploramos um assunto em contextos escolares, precisamos considerar essa prática como parte de um processo de construção do aprendizado. Por isso, é essencial dinamizar os mecanismos de assimilação dos conceitos tratados em diferentes temáticas ligadas à Geografia. Como proposta desta dissertação, pretende-se produzir uma cartografia que utilize como referência as músicas brasileiras, como uma ferramenta circunstancial atrelada a um jogo. Como objetivo central pretende-se descrever a estratégia pedagógica intitulada “Cartografia dos Ritmos Brasileiros: A Regionalização do Brasil a partir da Música”, aguçando a audição no sentido da percepção de temas entoados nos versos das músicas, tais como: relevo, clima, vegetação, hidrografia, população, regionalidades, multiculturalismos, gírias entre outros. Como recursos metodológicos, a pesquisa considerou uma abordagem qualitativa e bibliográfica em sua parte inicial, e se utilizou da pesquisa-ação, juntamente com o ensino lúdico, gerando a sensação de que a aprendizagem acontece de modo recreativo. Desse modo, abordamos experiências de uso dessa proposta no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino superior, enquanto táticas de lecionar o conteúdo de regionalização do Brasil em diferentes níveis de instrução escolar. Para isso, utilizamos um referencial teórico aliado às concepções de uma geografia cultural-humanista, a exemplo dos autores VALLEGA (2006); CLAVAL (2007); DOZENA (2016), entre outros. Como resultados, a pesquisa demonstra possibilidades didáticas capazes de abordar dimensões geográficas sob o ato do “aprender-brincando” conteúdos geográficos, a exemplo da regionalização do Brasil a partir de músicas regionais.Dissertação O circuito espacial de produção e os círculos de cooperação do sisal no semiárido paraibano: o município de Pocinhos-PB em destaque(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-16) Porto, Odaiza Barros; Albano, Gleydson Pinheiro; https://orcid.org/0000-0001-9306-9258; http://lattes.cnpq.br/1795075641767009; http://lattes.cnpq.br/5665686604681973; Cavalcante, Leandro Vieira; Farias, Paulo Sérgio CunhaEste trabalho tem como objetivo principal analisar o circuito espacial de produção do sisal tomando como ponto de partida o município de Pocinhos-PB, localizado na região do Semiárido paraibano. O sisal (Agave Sisalana perrine) é uma espécie semixerófila de origem intertropical (México), em que o Brasil se configura como maior produtor e exportador do seu principal produto, a fibra têxtil, e que tem o estado da Paraíba como segundo maior produtor nacional. Historicamente, diversos municípios paraibanos se desenvolveram economicamente a partir da produção do sisal, e nesse sentido Pocinhos-PB, é um dos exemplos de municípios do Semiárido paraibano, que se mostra resiliente no cultivo do sisal na região, se caracterizando como um dos principais produtores da fibra no estado. Fundamentado na teoria dos circuitos espaciais de produção e dos círculos de cooperação (SANTOS, 2008), nos propusemos a compreender a dinâmica de produção da referida cultura, que por diversos fatores nas últimas décadas vem se constatando um declínio na produção. A partir disso, a metodologia consistiu-se pelo uso das seguintes técnicas: levantamento e pesquisa bibliográfica sobre a temática abordada; coleta e análise de dados estatísticos; trabalho de campo; entrevistas semiestruturadas com os principais agentes do circuito. Como resultado da pesquisa, verificamos em uma perspectiva histórica a introdução do sisal, bem como a sua disseminação no Semiárido paraibano por meio da variável espaço-tempo e elencamos os principais fatores de ordem interna e externa para tal desenvolvimento. Além disso, apresentamos o processo de produção do sisal que vai desde a pré-produção ao consumo final do produto, destacando as principais variáveis do circuito. Assim, na pesquisa levamos em conta os diversos fluxos materiais e imateriais existentes e a sua espacialização, suscitado pelo meio técnico-científico-informacional, que permite uma ampliação das trocas entre os lugares, que ocorrem não necessariamente entre áreas contínuas. No circuito espacial de produção do sisal, constatamos que o município de Pocinhos, diante do contexto da divisão territorial do trabalho, participa deste por meio do desenvolvimento de etapas iniciais do circuito, que seriam a de produção propriamente dita, de primeiro beneficiamento da fibra no campo (desfibramento) e também de segundo beneficiamento no espaço da cidade (batimento), bem como na etapa de primeira distribuição e comercialização deste produto, seja de forma local ou estadual. Destacamos ainda algumas integrações verticais, no município supramencionado, embora que em menor grau quando comparado às ações que ocorrem nos últimos elos do circuito, que seria a distribuição, comercialização e consumo no exterior, espaço de maior verticalização, e a ausência do que seriam importantes círculos de cooperação na produção. Ainda consideramos ao final da pesquisa que, presentemente, no âmbito do processo de Globalização, mesmo em cultivos que não se utilizam técnicas modernas de produção, como exemplo do sisal, inevitavelmente, a sua produção se utiliza de variáveis como a ciência, a tecnologia e a informação em diversas outras circunstâncias ao longo do seu processo produtivo.Dissertação Compreendendo as feiras livres nas pequenas cidades: o caso de Cruzeta-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-24) Santos, Andréa Dryelle dos; Galvão, Iapony Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/6308597321587132; http://lattes.cnpq.br/7548102547558687; Vasconcelos Filho, João Manoel de; http://lattes.cnpq.br/9442660520460064; Santos, José Erimar dosAs feiras livres, materializadas no espaço como formas comerciais de caráter socioeconômico e cultural, são importantes fonte de renda para as pequenas cidades e estão sofrendo uma série de modificações por causa do avanço da economia, cada vez mais globalizada. É o caso da feira livre da cidade de Cruzeta, localizada na Região intermediária de Caicó, uma das três grandes regiões geográficas do Rio Grande do Norte. Desta forma, esta dissertação apresenta como objetivo compreender as feiras livres nas pequenas cidades, utilizando como exemplo a feira livre da cidade de Cruzeta-RN. Para tanto, a metodologia adotada para a realização do presente estudo foi desenvolvida a partir da pesquisa de cunho exploratório e descritivo, realizada por intermédio de uma revisão bibliográfica, documental e aplicação de entrevistas. Para cumprir os objetivos propostos e compreender melhor o objeto de estudo, a pesquisa se baseou no método qualitativo, por meio da descrição etnográfica e realização de pesquisas de campo para coleta de dados, tanto primários, como secundários. A partir das reflexões sobre a feira livre de Cruzeta e suas contribuições para a dinâmica urbana citadina, foi possível constatar que, para as cidades de menor porte, a feira se torna muito importante, pois garante a comercialização da produção familiar, do campo, da pequena agroindústria e de produtos artesanais. A partir da análise dos dados coletados, foi possível identificar o fomento da economia local através da feira livre, uma vez que a mesma é um importante espaço de comercialização, gerando empregos e renda, fortalecendo a economia do município. Por fim, a feira livre de Cruzeta desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da cidade, contribuindo para a economia, cultura, saúde e qualidade de vida dos seus habitantes.Dissertação A criação de um e-book de mapas mentais para nortear o ensino da geografia do Estado do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-28) Viana, Suzane Lins dos Santos; Araújo, Maria Cristina Cavalcanti; https://orcid.org/0000-0002-3566-9914; http://lattes.cnpq.br/7923020450041188; https://orcid.org/0000-0002-4761-4582; http://lattes.cnpq.br/5296151082932236; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; http://lattes.cnpq.br/1897351088415800; Nascimento, José Mateus doReconhecendo a importância de tecer relações entre o conteúdo ensinado em Geografia e os espaços em que os alunos vivem, este trabalho demonstra o passo a passo e a base teórica para a elaboração de um e-book de mapa mental voltado para a geografia do Rio Grande do Norte (RN). A autora decidiu apresentar os principais aspectos da Geografia Física por dois motivos: o primeiro está relacionado ao fato de os livros didáticos tradicionais descreverem aspectos globais e nacionais, mas não locais; o segundo foi a considerar que mesmo mediante a alterações no Espaço Geográfico, as bases físicas do território permanecem. A técnica dos mapas mentais foi escolhida por eles se apresentarem como uma estratégia estimulante que pode incentivar os alunos a desenvolverem diferentes tipos de conhecimento de forma dinâmica. O objetivo da elaboração deste e-book é contribuir com o estudo dos métodos de ensino de geografia para que possamos oferecer este material como possibilidade de ensino de geografia no RN. O e-book foi desenvolvido com o uso dos aplicativos Clip Studio Paint e Canva, a partir dos quais foram realizadas pinturas digitais, criação de mapas e construção dos mapas mentais. O e-book de 38 páginas, intitulado "Aspectos físicos do Rio Grande Norte em Mapas Mentais", trata dos assuntos de clima, vegetação, relevo, formação geológica, hidrografia e solos do RN.Dissertação Desenhando lugares na geografia dos anos iniciais do ensino fundamental: proposição de uma sequência didática em tempos pandêmicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-27) Macêdo, Buena Bruna Araújo; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; http://lattes.cnpq.br/1897351088415800; http://lattes.cnpq.br/0681855287636843; Theves, Denise Wildner; Soares Júnior, Francisco Cláudio; http://lattes.cnpq.br/8594420871529170O presente estudo desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Geografia (GEOPROF/UFRN) se propõe a partir do conceito geográfico de lugar, empreender uma análise crítica da utilização do desenho enquanto linguagem que contribui para o desenvolvimento do raciocínio geográfico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com este pensamento, o presente trabalho assume o objetivo de elaborar e apresentar um produto educacional no formato de sequência didática contendo orientações teórico-metodológicas para o estudo do conceito de lugar, mediado pela linguagem do desenho, a fim de nortear professores em suas futuras atuações no âmbito da Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além desse objetivo geral, foram estabelecidos três objetivos específicos: evidenciar o conceito de lugar na perspectiva humanista fenomenológica e sua reverberação na Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018); compreender as potencialidades da linguagem do desenho para a Geografia dos anos iniciais do Ensino Fundamental; e identificar as percepções dos professores acerca do papel do desenho nas aulas de Geografia. Diante do exposto, a pesquisa alicerçou-se na utilização da abordagem qualitativa em educação de acordo com Bogdan e Biklen (1994), no que tange aos procedimentos metodológicos o estudo se baseia em três fontes: bibliográfica, documental e empírica. A informação coletada foi sistematizada e analisada através da análise de conteúdo de Bardin (2011). O referencial teórico no âmbito do pensamento geográfico, evidencia o lugar a partir de Dardel (2011) e de Tuan (2013); a respeito do lugar enquanto conteúdo escolar buscamos subsídios nos PCNs (BRASIL, 1997) e na BNCC (BRASIL, 2018); a respeito do desenho infantil são explanados os estudos de Luquet (1969), Mèredieu (2006), Piaget (1975; 1994) e Vygotsky (1991; 2009) e no que se refere ao desenho como linguagem para o ensino da Geografia são tomados para análise os estudos de Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007), Almeida (2011), Miranda (2005), Oliveira Jr (1994; 2011) e Theves (2017; 2018). O aporte teórico auxilia na validação das potencialidades do desenho como linguagem e estratégia para o ensino da Geografia. Os desdobramentos das análises empreendidas e o contexto da Pandemia causada pelo Novo Coronavírus (SARS-CoV-2), fundamentaram a elaboração do material textual, ou seja, da proposta de sequência didática, que contém orientações básicas para elaboração de planos de aulas (no formato remoto ou presencial). O produto educacional pensado para ser desenvolvido com turmas do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental, tem o enfoque no estudo dos lugares de vivências das crianças, servirá de elemento norteador da organização das aulas, podendo ser aplicado e adaptado pelo professor no decurso de sua práxis nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Dissertação Difusão de inovação na indústria têxtil em Jardim de Piranhas/RN: dependência de trajetória e desenvolvimento local no Seridó potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-26) Germano, Gislainy da Costa; Machado, Thiago Adriano; http://lattes.cnpq.br/2387405603127824; http://lattes.cnpq.br/3497197783874751; Vasconcelos Filho, João Manoel de; Fernandes, Ana Cristina de AlmeidaO processo recente de difusão de inovações no sistema industrial localizado da produção têxtil em Jardim de Piranhas, no Seridó potiguar, suscita questões em torno da dimensão territorial do desenvolvimento econômico e da importância do conhecimento e inovação em contextos periféricos. O presente trabalho tem o objetivo de fazer uma análise histórica do arranjo produtivo local do Seridó potiguar, centrando-se na cidade de Jardim de Piranhas, reunindo as perspectivas da Economia Política do Espaço e da Geografia Econômica Evolucionária para analisar as repercussões territoriais da difusão de inovações mais recente. Em termos metodológicos, o trabalho se dá por meio da construção de uma periodização da dinâmica econômica regional a partir de levantamento da literatura especializada e de entrevistas semiestruturadas com os agentes sociais relevantes da produção têxtil no município de Jardim de Piranhas/RN. Como resultado, percebe-se uma histórica resiliência da economia regional por meio do contínuo investimento na produção têxtil a despeito das oscilações de mercado. Além disso, é evidente uma polarização social entre donos de facções têxteis com capacidade de investimento em bens de capital, o que viabiliza a difusão de inovações, e a difusão de novas facções têxteis de baixo nível de capital e intensivas em trabalho, originadas da mão-de-obra liberada pelo processo de modernização de máquinas e equipamentos. Esse processo indica um aprendizado regional que permite que os trabalhadores do setor se recoloquem profissionalmente. Além disso, é possível concluir que conhecimento e inovação importam, mesmo em contextos periféricos e precarizados, apontando potencialidades locais de produção de inovação.Dissertação Dinâmica geomorfológica e suscetibilidade erosiva na bacia hidrográfica do Rio Barra Nova, região do Seridó, Nordeste do Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-01) Medeiros, Thiago Douglas Silva de; Vital, Saulo Roberto de Oliveira; Santos, José Yure Gomes dos; ; ; ; Guerra, Antônio José Teixeira; ; Gonçalves, Antônio Bento; ; Diniz, Marco Túlio Mendonça;A erosão dos solos pela ação hídrica constitui-se hoje em um problema ambiental que afeta diferentes regiões em todo o globo. O uso desordenado da terra em bacias hidrográficas pode potencializá-lo, desencadeando diversos problemas; a exemplo: deslizamentos, desmoronamentos, assoreamento de reservatórios, entre outros. Assim, é importante realizar análises de implicações nas alterações do uso da terra que venham a gerar sedimentos e perdas de solo. A presente pesquisa objetiva analisar as relações entre o uso da terra e a dinâmica geomorfológica, na Bacia do Rio Barra Nova através de três mecanismos: mapeamento do uso da terra na Bacia do Rio Barra Nova; analisar a dinâmica geomorfológica da região a partir da identificação dos diferentes compartimentos do relevo; e inferir o atual estágio de perdas de solo da Bacia do Rio Barra Nova, a fim de elucidar o nível de suscetibilidade à erosão em toda a bacia. Para tanto foram utilizadas imagens de sensores orbitais para mapeamento do uso da terra e identificação de aspectos geomorfológicos da bacia, além de dados de precipitação e solo. Para a estimativa de perda de solo foi utilizada a Equação Universal de Perdas de Solo (USLE). O mapeamento do uso da terra identificou 11 classes de uso que foram verificadas em campo, destacando-se a classe Pastagem para Animais pelo seu maior predomínio representando 53,15% de área, seguida das classes Caatinga Degradada, Cultivo Temporário Diversificado, Caatinga Arbustiva, Reservatórios Artificiais, Cidades, Uso não Identificado, Caatinga Arbórea, Vilas, Extração de Minerais não Metálicos e Outras áreas Urbanizadas. Também foi realizado o mapeamento geomorfológico até o 4º táxon da metodologia proposta por Ross (1992), identificando 9 modelados em toda a bacia hidrográfica, a qual apresenta índice de dissecação variando entre moderado e muito forte. Quanto à USLE, a bacia mostrou estar em sua maioria classificada com uma estimativa de perda de solo moderada, mas apresentando, se medida por unidades de uso da terra, classificação desde muito baixa até extremamente severa e se medida por modelados, classes de severa a muito severa. Assim, a Bacia Hidrográfica do Rio Barra Nova já demonstra sinais da necessidade de um olhar mais cuidadoso quanto aos usos da terra existentes, para uma melhor gestão de seus recursos naturais e na mitigação da suscetibilidade a erosão, evitando impactos derivados da alta produção de sedimentos. A pesquisa demostra também eficiência na metodologia aplicada tanto para a produção cartográfica quanto para sua verificação, o que permitiu ter mais clareza da realidade do espaço estudado.Dissertação A dinâmica socioespacial dos resíduos sólidos urbanos em Caicó/RN e os catadores de materiais recicláveis(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-23) Souza, Hugo Martins de; Galvão, Iapony Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/6308597321587132; http://lattes.cnpq.br/6049728071168351; Nascimento, Clesley Maria Tavares do; Lucena, Rebecca Luna; https://orcid.org/0000-0003-4670-265X; http://lattes.cnpq.br/7007364724379098A presente pesquisa se dispôs à desafiadora tarefa de compreender a dinâmica espacial dos resíduos sólidos urbanos (RSU) relativa à problemática socioambiental da disposição inadequada no lixão de Caicó, com ênfase no trabalho desenvolvido pelos catadores de materiais recicláveis. Todavia, o enfrentamento da problemática suscitada passa, necessariamente, pela adoção de um novo modelo de gestão e gerenciamento de RSU que seja nacionalmente integrado, regionalmente articulado e ambientalmente sustentável, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PSPN), com o Plano Estadual de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PEGIRS/RN), com o Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos da Regionalização do Seridó (PIRS-Seridó) e, respectivos, planos municipais. Destarte, o desenvolvimento da presente pesquisa requereu um esforço permanente, por parte do pesquisador, no sentido de corresponder aos objetivos suscitados originalmente como, também, aos novos desafios e anseios surgidos no decorrer do processo. A metodologia adotada, por sua vez, baseou-se em estudos bibliográficos e na pesquisa de campo para o levantamento de informações, cujos resultados indicam a necessidade premente de implementação uma política regional de gestão integrada e gerenciamento de RSU, em conformidade com a PNRS/PEGIRS e PIRS-Seridó, fundamentada: a) na educação ambiental; b) na implementação da coleta seletiva dos RSU, com a devida inclusão e valorização profissional dos catadores de materiais recicláveis, agentes ambientais, por excelência, e mão de obra operacional do serviço; c) na instalação do aterro sanitários regional do Seridó em Caicó; e, por conseguinte, d) no encerramento do lixão de Caicó (e demais municípios integrantes do Consórcio Público Regional de Resíduos Sólidos do Seridó). Finalmente, após três anos ininterruptos de estudos, revertemos à sociedade caicoense, seridoense e potiguar o resultado final da presente pesquisa na esperança de contribuir de maneira propositiva, prospectiva e construtiva para a elucidação e solucionamento da problemática suscitada.Dissertação A diversidade fitofisionômica na Chapada do Araripe: uma análise fitogeográfica em Santana do Cariri/CE(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Araújo, Jaine da Silva Nuvens Ferreira; Costa, Diógenes Félix da Silva; https://orcid.org/0000-0002-4210-7805; http://lattes.cnpq.br/4149669138364420; http://lattes.cnpq.br/1669442311346684; Moura, Marcelo Martins de; Guerra, Maria Daniely FreireA Chapada do Araripe é um dos espaços de exceção que estão presentes no Nordeste do Brasil. Em seu contexto vegetacional, abriga fitofisionomias heterogêneas, tais como: Savana (Cerrado); Savana estépica (Carrasco); Floresta Estacional Sempre-Verde (Floresta úmida) e Veredas. A presente pesquisa de mestrado teve como objetivo analisar a distribuição fitogeográfica em um trecho de encosta da Chapada do Araripe, a fim de contribuir para a compreensão da relação vegetação-paisagem em ambientes de exceção da Chapada do Araripe. Para tanto, foi realizado um estudo sobre as características fitofisionômicas da Chapada do Araripe, através de um levantamento florístico e fitossociológico, em um trecho de encosta da área localizado no Sítio Nicácio, município de Santana do Cariri–CE. Para realização do levantamento, foi adotado o método de parcelas, em que foram realizadas 20 parcelas de 20 m × 20 m. Foi registrado um total de 1.618 indivíduos, sendo 70 espécies distribuídas em 39 famílias. As famílias com maior representatividade foram a Fabaceae, com 16 espécies; Anacardiaceae, com 04 espécies; Rubiaceae; Bignociaceae e Erythroxlacae, com 03 espécies. O trecho analisado apresentou maior número de indivíduos do componente arbóreo. O levantamento possibilitou a análise das populações vegetais, constatando grande heterogeneidade em relação às alturas dos indivíduos e grande diversidade de espécies. A partir da análise em relação à dinâmica de uso e ocupação, percebe-se os diferentes usos no espaço e no tempo, e em como estão se dando às atividades antrópicas na área. Nesse contexto, foi identificada a necessidade de conhecer, compreender e planejar como manejar e utilizar as diversas áreas mediante suas potencialidades e fragilidades. No tocante aos ambientes de exceção, fica evidenciada a importância da conservação desses ambientes, tendo em vista as diversas contribuições dadas para os ambientes semiáridos e para as populações que vivem em seu entorno.Dissertação Dunas interiores de Casa Nova, Bahia: geomorfologia, geoconservação e serviços ecossistêmicos no semiárido nordestino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-28) Castro, Karine Souza; Moura, Marcelo Martins de; http://lattes.cnpq.br/9462325911559423; Diniz, Marco Tulio Mendonça; https://orcid.org/0000-0002-7676-4475; http://lattes.cnpq.br/3075753552167640; Meira, Suedio Alves; Guimarães, Thaís de OliveiraAs dunas interiores são formadas por depósitos de sedimentos quartzosos que foram (re)mobilizados através de processos eólicos durante o Cenozoico, no período Quaternário. Tais feições são importantes para os estudos das Geociências, por comporem uma área que passou por transformações geológicas recentes, algo primordial para os pesquisadores e pesquisadoras poderem entender como esse (paleo)ambiente foi formado em pleno sertão da região Nordeste do Brasil, bem como a sua evolução atual, além de detentorem de significativa beleza cênica e relevância geomorfológica. O campo de dunas interiores do município de Casa Nova tem caráter excepcional, por estar disposto numa região semiárida, com características distintas dos ambientes litorâneos, onde as dunas ocorrem majoritariamente e, assim, demanda estudos que objetivem conhecer melhor esse ambiente. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo principal analisar a geomorfologia das dunas interiores de Casa Nova (BA), considerando a dinâmica pretérita e atual, com ênfase nos locais de maior relevância patrimonial e ecossistêmica. Os procedimentos metodológicos se deram em três etapas diferentes e integrantes. Em gabinete foram realizados levantamentos bibliográficos, por meio da revisão sistemática; cartográfico e iconográfico com ênfase na área de estudo. Nos trabalhos de campo houve as etapas de melhoria dos mapas temáticos, de preenchimento da ficha de avaliação do patrimônio geomorfológico, de identificação dos serviços ecossistêmicos, além dos registros fotográficos e cartográficos. Em laboratório houve o tratamento dos dados de gabinete e campo, com elaboração de mapas temáticos, de elementos não textuais, como fluxogramas, quadros e mosaicos de fotos editadas. Diante do cenário analisado, vê-se que o entendimento dos aspectos geomorfológicos, a realização da inventariação e avaliação quantificada são significativas ferramentas geoconservacionistas, bem como a identificação dos serviços ecossistêmicos associados às dunas interiores do município de Casa Nova/BA, contribuem com a utilização sustentável desses locais e do seu entorno.