PPECM - Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática
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Navegando PPECM - Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática por Assunto "Argumentação científica escolar"
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Dissertação Indicadores da disposição para a transformação social em atividades de química: análise de dissertações e teses focadas na argumentação e no pensamento crítico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-22) Silva, Nailma de Araújo; Silva, Márcia Gorette Lima da; Monteiro, Midiã Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-8114-0704; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; http://lattes.cnpq.br/4698054407214765; Silva, Livia Cristina Santos da; Freire, Melquesedeque da SilvaNo contexto do ensino de ciências, há uma crescente demanda por abordagens que visam formar cidadãos críticos e conscientes. Nesse cenário, a argumentação científica escolar e o desenvolvimento do pensamento crítico surgem como pilares essenciais. Partimos do pressuposto de que atividades de ensino cujos objetivos se baseiam na relação entre a argumentação científica escolar e o pensamento crítico possibilitam o desenvolvimento de uma disposição para a transformação social em contextos sociocientíficos. O objetivo geral foi analisar dissertações e teses no período de 2013 a 2023, no âmbito do Ensino de Química, que se apoiam na argumentação científica escolar e no pensamento crítico, buscando identificar indicadores que caracterizam a disposição para a transformação social. Teoricamente, fundamentamo-nos nos referenciais de Jimènez-Aleixandre e Puig (2022), assim como nos pressupostos propostos por Silva, Marbà-Tallada e Marquez Bargalló (2024). Caracterizada como qualitativa, descritiva e bibliográfica, a pesquisa utilizou uma Revisão Sistemática de Literatura para a seleção das dissertações e teses, e, para a organização e análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Investigamos como as atividades de ensino foram planejadas, se os objetivos estabelecidos foram alcançados e se os resultados relatados pelos pesquisadores apontam indícios de que os alunos mobilizaram alguma disposição para a transformação social. Os principais resultados evidenciaram categorias temáticas de nível semântico a partir de uma descrição analítica. A partir da discussão teórica dessas categorias, emergiram quatro indicadores do desenvolvimento da disposição para a transformação social: (1) a análise e discussão de temas sociocientíficos; (2) a consideração de diferentes pontos de vista; (3) a identificação do problema e análise das causas e consequências; e (4) a proposição de possíveis soluções para os problemas. Espera-se que a identificação desses indicadores contribua para a elaboração de uma ferramenta que avalie e ajuste as atividades de ensino voltadas à argumentação científica escolar e/ou ao pensamento crítico, assegurando que elas contribuam para a formação de cidadãos críticos e socialmente engajados.