Programa de Pós-graduação em Educação Física em Rede Nacional
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Navegando Programa de Pós-graduação em Educação Física em Rede Nacional por Assunto "Afastamento"
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Dissertação Contribuição da concepção de aulas abertas num estudo sobre o afastamento das estudantes das aulas de educação física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-16) Silva, Denise Karoline da; Baptista, Tadeu João Ribeiro; https://orcid.org/0000-0001-5140-2032; http://lattes.cnpq.br/9002864045147738; http://lattes.cnpq.br/4439307625013603; Fonseca, Rubiane Giovani; Freitas, Tayanne da CostaO afastamento das aulas é um fenômeno presente na educação física escolar, principalmente das alunas, que alegam vários motivos para essa não participação, como: falta de habilidades motoras, medo da exposição, bullying, dentre outros. A partir desses aspectos, esta pesquisa tem como problema: “quais os fatores que contribuem para o afastamento das alunas das aulas de educação física?” O objetivo geral é analisar os fatores que contribuem para esse afastamento das estudantes da aula de educação física numa escola localizada no interior do Rio Grande do Norte e, a partir dos resultados obtidos, planejar e executar uma intervenção, tendo-as como participantes ativas nas aulas de educação física no ensino médio. Para isso, baseamo-nos nas concepções de aulas abertas. O presente estudo descritivo, com abordagem qualitativa é uma pesquisa participante de intervenção. O cenário consiste em uma escola pública de ensino médio, localizada na cidade de São Tomé, Rio Grande do Norte. O universo de estudo são duas turmas de 2º ano do ensino médio, que funcionam no turno vespertino. A amostragem foi composta por aproximadamente 22 alunas na faixa etária de 15 a 18 anos de idade, que foram convidadas a participar da pesquisa no decorrer das aulas de educação física. As técnicas para coleta de dados foram o questionário e o diário de campo. Para os dados, adotou-se a análise de conteúdo (Bardin, 2016). Neste estudo, verificamos que o afastamento das estudantes das aulas de educação física envolve fatores múltiplos, que não podem ser resolvidos apenas com a atuação docente, como a estrutura física escolar. Porém, as metodologias empregadas, podem atrair as estudantes para as aulas dessa disciplina. A construção de um planejamento conjunto, que leve em consideração os anseios delas, abre essa possibilidade, como constatamos na aplicação da unidade didática aplicada.Dissertação Planejamento participativo: uma possibilidade para superação do afastamento dos estudantes das práticas corporais nas aulas de educação física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-05-25) Nascimento, Joanilson Kélis do; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; ; ; Santos, Antonio de Pádua dos; ; Costa, Mackson Luiz Fernandes da;A participação dos estudantes nas práticas corporais experienciadas nas aulas de Educação Física diminui significativamente ao longo da Educação Básica. Essas mudanças se tornam mais perceptíveis à medida que eles avançam em seus estudos, ficando mais evidentes nas unidades temáticas que não possuem relação com as práticas esportivas tradicionais (futebol, voleibol, handebol e basquetebol). Nesse sentido, realizamos o presente estudo cujo objetivo foi verificar a eficiência da utilização do planejamento participativo como uma possibilidade para superação do afastamento dos estudantes das práticas corporais experienciadas nas aulas de Educação Física. Para tanto foi necessário diagnosticar e identificar a percepção dos estudantes sobre a função da Educação Física na escola e suas experiências com o componente curricular, identificar a percepção dos estudantes em relação aos fatores que contribuem para o afastamento das práticas corporais, planejar uma unidade temática com a utilização do planejamento participativo e descrever o comportamento e participação dos estudantes nas práticas corporais das aulas após a utilização do planejamento participativo. Utilizamos a metodologia qualitativa, através de pesquisa do tipo exploratória, descritiva e pesquisaação, sendo o estudo realizado na Escola Estadual Dr. Sílvio Bezerra de Melo, localizada em Currais Novos (RN). Tivemos como população 27 estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental, no 9º ano A. Os instrumentos utilizados para coleta das experiências foram: questionário e diário de campo, sendo as experiências relatadas analisadas através da análise descritiva. A pesquisa, cadastrada na Plataforma Brasil sob o nº 15865919.0.0000.5537, foi aprovada pelo Comitê de Ética com parecer de aprovação nº 3.474.756 datado de 29 de julho de 2019. Os resultados indicam que é possível utilizar o planejamento participativo como uma possibilidade bastante eficiente para superação do afastamento das práticas corporais experienciadas nas aulas de Educação Física, pois permitiu construir um ambiente de caracterizado pela sensação de pertencimento, envolvimento e motivação dos estudantes com as práticas corporais experienciadas nas aulas.