DPEC - Departamento de Práticas Educacionais e Currículo
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30538
Navegar
Navegando DPEC - Departamento de Práticas Educacionais e Currículo por Assunto "Deficiência Intelectual"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Livro A autorregulação por estudantes com deficiência intelectual(SEDIS-UFRN, 2021) Viana, Flávia Roldan; Gomes, Adriana Leite LimaverdeNeste livro, as propostas repousam sobre as condutas mediativas em situações de aprendizagem para o desenvolvimento do processo de autorregulação pelos estudantes com deficiência intelectual. Tomamos por base uma importante área de pesquisa para o desenvolvimento cognitivo do sujeito com essa deficiência, a metacognição (considerada, nas discussões trazidas ao longo de todo o livro, como o ato de conhecer e monitorar a construção do seu próprio conhecimento), com ênfase no processo da autorregulação de sujeitos com esse tipo de deficiência. É necessário desmistificar (pré) conceitos acerca da capacidade cognitiva de sujeitos com deficiência intelectual. Por essa razão, é preciso encorajar profissionais da educação e de áreas afins a utilizarem os princípios de mediação e criarem atividades que estimulem a promoção da autorregulação da aprendizagem e, consequentemente, a gênese do seu desenvolvimento cognitivo.