PROFHISTORIA - Mestrado Profissional em Ensino de História
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Navegando PROFHISTORIA - Mestrado Profissional em Ensino de História por Assunto "Alexander The Great (Iron Maiden)"
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Dissertação O heavy metal como recurso no ensino de história - uma proposição metodológica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-05) Lopes, Thiago Henrique Marcelino; Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes; https://orcid.org/0000-0003-2690-5222; http://lattes.cnpq.br/8893350729538284; http://lattes.cnpq.br/8591632677354921; Souza, Fabiula Sevilha de; Santos, Magno Francisco de Jesus; https://orcid.org/0000-0002-2218-7772; http://lattes.cnpq.br/9046069221784194Este trabalho aborda uma metodologia de ensino de História, visando dinamizar aulas com conteúdos ligados à Antiguidade Clássica e outros objetos de conhecimento por meio do uso de Heavy Metal em sala de aula como recurso didático. A proposta parte de estudos que analisam as áreas de Ensino de História e Música e apresenta como produto final uma proposta de disciplina eletiva dentro do novo Ensino Médio Potiguar, adaptação do projeto nacional do Novo Ensino Médio para a realidade das escolas do estado do Rio Grande do Norte, orientado por objetivos e habilidades da BNCC, em especial apresentando uma sequência didática, a partir da canção Alexander The Great da banda britânica Iron Maiden, lançada em 1986, observando a sincronia entre o ritmo, a narrativa, a estética visual encontrada nas artes de divulgação (capas dos discos, palco, videoclipes) e as contribuições desse tipo de material na aprendizagem do alunado e o engajamento dos discentes. Ao longo do trabalho desenvolvo reflexões sobre as colaborações que esse estilo musical forneceu no decorrer da minha própria formação acadêmica, da minha experiência profissional como professor de História. A história da utilização da Música com objetivos educacionais-escolares demonstra que, mesmo sendo um recurso consolidado, ainda é pouco utilizado na educação brasileira, precisando de incentivos diversos para deixar os docentes confiantes em usar e/ou adaptar qualquer estilo que facilite a construção de compreensão e significância dos conteúdos histórico-escolares.