PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
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Navegando PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática por Assunto "Abordagem STEAM"
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Dissertação Laboratório virtual de matemática: possibilidades para uma prática docente mediada por recursos digitais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Araújo, Jonimar Pereira de; Balvin, Fabian Arley Posada; https://orcid.org/0000-0003-4413-7298; http://lattes.cnpq.br/5612306074421036; https://orcid.org/0009-0009-7240-5844; http://lattes.cnpq.br/1992666095689880; Sousa, Giselle Costa de; https://orcid.org/0000-0003-0213-4179; http://lattes.cnpq.br/1300121866958282; Lopes, Maria Maroni; Gomes, Severino CarlosEsta pesquisa buscou investigar a seguinte questão norteadora: quais as características de um laboratório virtual de matemática que possam contribuir com uma reorganização da prática docente dos professores de matemática do município de Caicó/RN, mediadas por tecnologias digitais? Para responder a esse e outros questionamentos, nosso objetivo foi construir e avaliar um laboratório virtual de matemática, com o intuito de auxiliar os professores de matemática do município de Caicó/RN a reorganizarem suas práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais, de acordo com as demandas e possibilidades da educação contemporânea. O procedimento metodológico adotado foi a Pesquisa Baseada em Design (PBD), cuja natureza cíclica permitiu uma evolução constante do produto, garantindo que cada etapa contribuísse com novos insights que aprimoraram tanto o processo quanto o produto final. Nesse sentido, o primeiro design do Laboratório Virtual de Matemática (LAVIMAT), que constitui o Produto Educacional (PE) desta pesquisa, integrou aspectos teóricos e metodológicos de laboratórios de educação matemática físicos e virtuais encontrados na internet, em que buscamos criar uma interface intuitiva orientada a estimular o interesse e a participação ativa de professores e estudantes em atividades de ensino-aprendizagem compreensiva de conceitos matemáticos, a promover o desenvolvimento do raciocínio lógico, auxiliar a produção de conhecimento matemático em contextos escolares e gerar processo de argumentação. Os recursos do LAVIMAT foram classificados e disponibilizados na página inicial, representados por ícones como Materiais Didáticos, Atividades Interativas, Banco de Questões, Jogos Educativos, Softwares, Provas do ENEM, Construções Geométricas, entre outras, procurando construir um alinhamento com os princípios e às práticas específicas da abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Após algumas avaliações por parte de um grupo de professores das escolas da 10ª Diretoria Regional de Educação e Cultura – Caicó/RN (10ª DIREC), concluímos que, embora os professores tenham visto no LAVIMAT um ambiente propício com potencial para auxiliar processos de ressignificação das próprias práticas de sala de aula auxiliadas por recursos digitais, é prematuro afirmar que tal processo de ressignificação aconteça. Para isso, é preciso realizar novos estudos que sistematizem transformações das práticas pedagógicas dos professores mediadas pelos recursos oferecidos pelo LAVIMAT. Contudo, propostas de inclusão de ambientes virtuais imersivos, recursos para estudantes com necessidades educacionais especiais, entre outros, emergiram como mudanças pertinentes que devem ser levados em consideração para um re-design do LAVIMAT.