PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
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Navegando PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática por Assunto "Abordagem histórico-filosófica"
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Dissertação O princípio de Pascal no ensino superior em abordagem histórico-filosófica e conceitual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-28) Soares, Heloísa Mariana; Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo; Anselmo, Dory Helio Aires de Lima; https://orcid.org/0000-0003-0180-9189; http://lattes.cnpq.br/0554474279738500; http://lattes.cnpq.br/2070193023615764; http://lattes.cnpq.br/3790880997507891; Alves, Milton Thiago Schivani; Forato, Thaís Cyrino de MelloInvestigações sobre o ensino do Princípio de Pascal na Educação Básica e no Nível Superior revelam algumas situações em comum: divergências relativas à validade do Princípio em materiais didáticos, e lacunas no que diz respeito a uma abordagem histórico-filosófica. Ao tratarem desse conteúdo, os livros-texto trazem, ainda, distorções históricas que podem resultar em visões ingênuas sobre a Ciênciae suas relações com a Tecnologia. Considerando o enfrentamento dessas dificuldades como questão- foco, propusemos um Produto Educacional direcionado à formação docente, que aborda o Princípio dePascal sob um ponto de vista histórico-filosófico e conceitual. Trazemos aos professores em formação a possibilidade de conhecer aspectos relevantes da vida de Blaise Pascal (1623 – 1662) e, mais especificamente, suas contribuições para o Princípio de Pascal. Recorremos à interpretação de trechos originais de Pascal, de modo a evidenciarmos as contribuições do autor para o Princípio, tal como o entendemos atualmente, bem como diferenças entre a concepção de Pascal e o enunciado atual. Desse modo, tem-se a percepção de que o Princípio e sua matematização devem resultar de uma construção histórica coletiva. Adicionalmente, a partir de considerações analíticas direcionadas a esse público-alvo, consideramos a possibilidade de superar as divergências relativas à validade do Princípio de Pascal observadas nos livros didáticos. Esses aspectos foram contemplados em videoaulas direcionadas ao docente em formação inicial e continuada e estudantes do bacharelado. Em contexto de aplicação desse Produto Educacional, investigamos como esse público-alvo se posicionou em relação aos elementos histórico-filosóficos e conceituais abordados, e refletiu sobre possíveis desdobramentos para o contexto educacional básico.Dissertação Robert Hooke, o microscópio e a célula: a história da ciência no PNLD 2021(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-14) Braga, Taís dos Santos; Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo; https://orcid.org/0000-0001-6526-454X; http://lattes.cnpq.br/2070193023615764; http://lattes.cnpq.br/9610681085120285; Jensen, Gerda Maisa; Groto, Silvia ReginaA presente dissertação de mestrado tem como foco a formação docente e discussões sobre o episódio histórico envolvendo o pesquisador inglês Robert Hooke (1635-1703), a microscopia e a "descoberta” da célula. Propõe-se um produto educacional voltado para a formação de professores atuantes nas disciplinas de Ciências e de Biologia na Educação Básica, e licenciandos de cursos que propiciam habilitação para o ensino nessas disciplinas. Trata-se de um conjunto de recursos autoinstrucionais, de autoria própria, composto por: 1) Uma videobiografia de Robert Hooke – trajetória pessoal, formação acadêmica, atuação na Royal Society, aspectos de suas principais pesquisas e realizações, bem como suas relações com pesquisadores da época; 2) Uma videoaula que discute a partir do texto Micrographia (1665), de Robert Hooke, as observações da cortiça realizadas por ele ao microscópio, suas motivações ao realizar essas investigações, relacionadas ao estudo das propriedades físicas desse material. Explica-se porque a historiografia coetânea não concorda que a descoberta da célula seja atribuída a Hooke, ao contrário do que se costuma notar em livros didáticos e na divulgação científica; 3) Uma sequência de videoaulas, nas quais são discutidas uma a uma as coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático 2021, considerando a temática célula, microscopia e Robert Hooke. As videoaulas demonstram que, na maior parte das coleções, com raras exceções, há uma significativa ausência de uma História da Ciência adequada, sob o ponto de vista historiográfico e da legislação educacional vigente. O Produto Educacional foi aplicado na formação docente, em curso de extensão em formato remoto assícrono. Ao longo da aplicação, foram utilizados instrumentos de pesquisa com o intuito de avaliar se, e em que medida, a utilização desse Produto Educacional junto ao público-alvo visado, pode colaborar para uma visão historicamente contextualizada acerca de Hooke e dos seus trabalhos, bem como para uma percepção crítica do conteúdo relacionado a essa temática em livros didáticos atuais.