PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
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Navegando PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática por Assunto "Acceso a la Universidad"
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Dissertação Questões objetivas sobre funções das provas de matemática do vestibular da UFRN dos anos de (2001 a 2008): um diagnóstico sobre os erros que os candidatos cometem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-07-28) Pontes, Jailson da Costa; Nunez, Isauro Beltrán; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763368P8; ; http://lattes.cnpq.br/9508407878232463; Mendes, Iran Abreu; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8; Dezotti, Cláudia Helena; ; http://lattes.cnpq.br/5696610183846775As dificuldades encontradas, na aprendizagem, por alunos de matemática vem sendo objeto de investigação por pesquisadores em educação matemática, no Brasil e no exterior. O objetivo deste estudo consiste em investigar as dificuldades na aprendizagem sobre funções matemáticas e a influência das concepções alternativas a partir dos erros dos candidatos acerca das questões sobre funções nas provas objetivas de matemática do vestibular da UFRN dos anos de 2001 a 2008. Tendo como questões de estudo para alcançar o objetivo proposto: identificar a relevância do tema funções diante dos outros temas que são contemplados nessas provas; quais foram os tipos de funções mais privilegiados e os tipos de funções que foram menos privilegiados; analisar se a contextualização da questão e a presença de elementos não-textuais influenciaram no aumento de sua dificuldade; analisar se a representação semiótica agrega uma maior exigência a pergunta; analisar a respeito da exigência matemática da questão; analisar quanto ao desempenho dos candidatos para qual questão houve um melhor desempenho e qual questão houve o pior desempenho e identificar os erros mais freqüentemente cometidos pelos candidatos nessas provas. As reflexões de pesquisadores como: Radatz (1980), Cury (1994), Socas (1997), Borasi (1997), Franchi e Rincón (2004), Pochulu (2004) apresentam as dificuldades na aprendizagem matemática, que aparecem a partir dos erros cometidos pelos alunos, estes erros recebem a influência das concepções alternativas. O estudo que se apresenta nesta dissertação configura uma análise dos erros que os candidatos cometeram nas questões objetivas sobre o tema funções das provas do vestibular dos anos de 2001 a 2008, a partir dos relatórios da COMPERVE/UFRN. Com a intenção de atingir aos objetivos propostos para este estudo, foram construídas categorias de análise. Os resultados encontrados foram: o tema funções é o mais freqüente dentre os demais com (28,1%); o tipo de função priorizada durante esses anos foi a função logarítmica com (24%); a contextualização das questões exige uma maior compreensão por parte do candidato do que as situações diretas; a caracterização semiótica possui elementos que estruturam essas questões que o educando deve saber associar ao texto; a exigência matemática possibilitou analisar que o procedimento médio foi o mais requisitado; o desempenho dos candidatos foi na maioria baixo (50%); e os principais erros que os candidatos cometeram foram realizar traduções incorretas das expressões que aparecem nas situações-problema; utilizar todos os dados que aparecem no problema sem levar em conta se o cálculo realizado responde à pergunta solicitada; não interpretar coerentemente as informações que vêm do gráfico; decodificar incorretamente os valores representados por literais em uma reta numérica. Os resultados sinalizam a necessidade de uma revisão das questões didático-metodológicas inerentes ao ensino de funções para os quais as dificuldades na aprendizagem se apresentaram