PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12016
Navegar
Navegando PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática por Assunto "Actitudes y creencias"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Abordando as relações CTSA no ensino da química a partir das crenças e atitudes de licenciandos: uma experiência formativa no Sertão Nordestino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-03-31) Nunes, Albino Oliveira; Dantas, Josivânia Marisa; ; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; ; http://lattes.cnpq.br/7808069169974235; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; ; http://lattes.cnpq.br/0435570420479356; Paula, José Carlos de Freitas; ; http://lattes.cnpq.br/1070998406032540O presente trabalho investigou as atitudes e crenças dos licenciandos em química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) como etapa para a elaboração de uma proposta de material didático para trabalhar as relações CTSA do curso de licenciatura em química. Para obter o conhecimento das atitudes e crenças foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados (Escala de Likert e questionário) que proporcionaram uma análise dentro do paradigma quali-quantitativo emergente da pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática. Os resultados demonstraram que os discentes da licenciatura em química apresentam crenças marcadamente positivistas e que são consideradas por alguns autores como ingênuas, tais como: a crença no modelo de decisão tecnocrático, a linearidade do desenvolvimento científico e tecnológico que leva ao bem-estar social e a neutralidade do conhecimento científico-tecnológico. Com base nesses dados e na literatura sobre o tema foram elaborados três módulos de ensino: a) Questionando a hegemonia do conhecimento técnico-científico; b)As relações entre a ciência, tecnologia, sociedade e ambiente as relações CTSA; c) Proposta temática para a educação química em uma perspectiva CTSA: O Rio Mossoró. Por fim, o material elaborado foi aplicado em duas oficinas, realizadas no Campus Central e no Núcleo Avançado de Ensino Superior de São Miguel, ambos da UERN. Os licenciandos participantes expressaram aprovação quanto à abordagem trazida no experimento proposto e sobre o caso simulado, ambos constituintes da unidade didática apresentada