CCSA - TCC - Ciências Contábeis
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Navegando CCSA - TCC - Ciências Contábeis por Assunto "Academic choices"
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TCC Perfil dos ingressantes do curso de Ciências Contábeis: determinantes na escolha do curso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-15) Bezerra, Ana Amélia Barbalho; Carvalho, Daniele da Rocha; Carvalho, Daniele da Rocha; Oliveira, Ridalvo Medeiros Alves de; Segantini, Giovanna TonettoHá algum tempo, o ensino superior não está restrito apenas a um público específico como ocorria outrora. Por meio de ações governamentais, pessoas que não tinham perspectivas de ingressar nesse nível, hoje têm a oportunidade de galgar um diploma de graduação. Contudo, esses ingressantes trazem consigo características, demandas e expectativas fruto do seu meio social e as instituições de ensino precisam lidar com isso. Desse modo, é imprescindível que essas instituições conheçam o seu corpo discente a fim de promover o melhor e assim contribuir para reafirmar o compromisso desses alunos com essa nova etapa da jornada acadêmica. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo identificar o perfil socioeconômico dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e as variáveis que os influenciaram na escolha desse curso. Metodologicamente, este trabalho foi classificado como descritivo quanto aos objetivos, estudo de caso e levantamento quanto aos procedimentos e quantitativo-qualitativo quanto à abordagem. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário para os ingressantes de 2020 e 2021, cuja amostra foi por acessibilidade e/ou conveniência, composta por 48 respondentes. Como resultado foi possível observar que os alunos são majoritariamente do gênero feminino, entre 21 e 25 anos, egressos do ensino público, com renda familiar entre 1 e 3 salários mínimos e que já estão atuando no mercado de trabalho, seja na contabilidade ou não. Os motivos para essa escolha foram principalmente o mercado de trabalho e aspectos pertinentes a ele, como a diversidade de áreas de atuação e a possiblidade de concursos públicos, além da identificação desses alunos com o curso e com a área. A maioria também afirma não ter recebido influência de terceiros na escolha do curso. As suas expectativas estão relacionadas a aprender, tornarem-se profissionais de qualidade e terem um curso prático. 37,5% deles tem intenção de prestar concurso público. A principal razão para a escolha da UFRN foi a qualidade do ensino. Quanto ao auxílio financeiro, apenas 4,2% afirmaram ter recebido esse apoio. 69% desse grupo afirmou sentir dificuldades com o ensino remoto e em conciliar estudos e trabalho. Quando questionados sobre as dificuldades no processo de aprendizado, os alunos concordam que parte das dificuldades no primeiro período é consequência da forma de ensinar de alguns professores.