CCSA - TCC - Ciências Contábeis

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    Comparação entre os sistemas tributários do Reino Unido e Brasil: qual é o mais favorável a empresa?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-18) Vasconcelos, Rodrigo Luis Andrade; Carvalho, Ermínio José Araújo de; http://lattes.cnpq.br/2015490586595742; Negreiros, Daniel Pinto; http://lattes.cnpq.br/6545014610264967; Ribeiro, João Maria Montenegro; http://lattes.cnpq.br/5801451283207253
    O presente trabalho tem como objetivo analisar e comparar os sistemas tributários do Reino Unido e do Brasil, buscando identificar qual deles é mais favorável a empresa. Para tanto, são examinados aspectos como carga tributária, complexidade normativa, transparência, eficiência na arrecadação e impacto econômico. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa e quantitativa, fundamentando-se em literatura especializada, dados oficiais e indicadores fiscais. A pesquisa demonstra que, enquanto o sistema tributário britânico se caracteriza por maior simplicidade e previsibilidade, o sistema brasileiro apresenta elevada carga tributária e complexidade burocrática, fatores que impactam diretamente a competitividade e o ambiente de negócios. Dessa forma, a comparação permite avaliar os desafios e as oportunidades para possíveis reformas no Brasil, visando maior eficiência tributária.
  • TCC
    Avaliação da transparência do portal eletrônico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte nos critérios de publicidade, compreensibilidade e utilidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-08) Filgueira, Priscilla Perpetua de Araújo; Steppan, Adriana Isabel Backes; http://lattes.cnpq.br/6530318611147136; Boente, Diego Rodrigues; https://orcid.org/0000-0002-2970-7427; http://lattes.cnpq.br/1731021438181710; Salustiano, Jessica da Costa; http://lattes.cnpq.br/7842328768112191
    A presente pesquisa tem como objetivo avaliar o nível de transparência do Portal da Transparência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com base nos critérios de publicidade, compreensibilidade e utilidade, conforme o modelo de avaliação proposto por Jahns e Raupp (2016). A pesquisa é de natureza descritiva e documental, utilizando uma abordagem qualitativa (análise de conteúdo) e quantitativa (atribuição de notas) para avaliar o portal. A análise foi realizada com base em uma matriz de avaliação que estabelece três critérios fundamentais para avaliar a transparência ativa: publicidade, compreensibilidade e utilidade. Esses critérios funcionam como dimensões analíticas complementares, permitindo uma análise qualitativa mais robusta das informações disponibilizadas nos portais institucionais. A matriz de avaliação considera a facilidade de acesso às informações, a qualidade da navegação, a frequência de atualização, a possibilidade de consulta por diferentes períodos, entre outros parâmetros. O período da análise compreendeu os meses de abril a maio de 2025. Os resultados indicam que, apesar de o portal da UFRN apresentar avanços em termos de transparência, existem áreas que necessitam de melhorias, como a flexibilidade de consulta, a interação com os usuários e a disponibilização de dados em formatos manipuláveis. O estudo sugere diversas recomendações para aprimorar a transparência da instituição, como a criação de recursos educativos e a ampliação da disponibilização de dados históricos. A pesquisa contribui para o debate sobre a transparência pública nas universidades federais, fornecendo um modelo de avaliação que pode ser replicado em outras instituições.
  • TCC
    Evidenciação contábil em uma entidade do terceiro setor: um estudo do Banco Palmas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-22) Marcos Paulo da Silva; Gilmara Mendes da Costa Borges; http://lattes.cnpq.br/3746438098529763; https://orcid.org/0000-0002-7955-4916; http://lattes.cnpq.br/2559028453109779; Giovanna Tonetto Segantini; http://lattes.cnpq.br/4900433953924335; Aline Dayane Leonez Goncalves
    O objetivo deste estudo foi descrever as práticas de evidenciação contábil adotadas por uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o Banco Palmas, enfocando a prestação de contas por meio da divulgação das demonstrações contábeis, conforme o previsto na Lei nº 9.790, de 23 de março de 1999 e na Instrução Técnica Geral 2002 (R1). A pesquisa se caracteriza como um estudo descritivo, de natureza exploratória, cujos dados foram coletados a partir de um relatório da gestão de crédito do banco no período de 2018-2024, de textos publicados pelo banco e pelas respostas aos questionários aplicados junto aos funcionários do banco e da Associação dos Moradores do Conjunto Palmeiras. Observou-se que o banco atende parcialmente ao previsto na ITG 2002 (R1) dada a ausência das demonstrações das mutações do patrimônio líquido e do fluxo de caixa, e observou-se o atendimento ao artigo 4º da Lei nº 9.790/1999. Espera-se fomentar a discussão sobre a forma como os bancos comunitários evidenciam a gestão do seu patrimônio, a partir da avaliação do nível de atendimento às normas vigentes, a fim de auxiliar a eficiência e eficácia da tomada de decisão dos usuários internos e externos das informações contantes das demonstrações contábeis.
  • TCC
    Controle interno: um estudo no setor de obras/manutenção de uma empresa de climatização de pequeno porte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Silva, Stela Cinthia da; Lucena, Edzana Roberta F. C. Vieira; http://lattes.cnpq.br/4055324644123917; Souza, Renata Alexia de Brito; http://lattes.cnpq.br/6963809539825670; Gonçalves, Augusto César Silva; http://lattes.cnpq.br/9957839329030144
    Considerando que o controle interno atua como importante ferramenta para minimizar desperdícios e prevenir fraudes internas dentro das organizações, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o controle interno no setor de obras/manutenção de uma empresa de pequeno porte, prestadora de serviço no ramo de climatização. Para a investigação foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem quali-quanti, através de um estudo de caso considerando o método de observação. Os dados foram coletados através de um questionário contendo trinta questões fechadas elaborado através do Google Forms e enviado por e-mail aos dois sócios e aos quatorze funcionários responsáveis pelos setores administrativo, obras e manutenção, totalizando dezesseis respondentes, aplicado em dezembro de 2024, com tempo médio de repostas de dez minutos. O questionário estruturado segundo os componentes funcionais do sistema de controle interno da metodologia COSO revelou através da estatística descritiva, que a empresa estudada utiliza ferramentas do controle interno em alguns setores. Contudo, embora atenda a alguns critérios da organização, a ineficiência desses impedem que a companhia alcance a finalidade da metodologia: medir a eficiência do CI e gerenciar riscos e fraudes corporativos. O diagnóstico demonstra o baixo conhecimento sobre o SCI em micro e pequenas empresas, cuja estrutura reduzida compromete sua implantação. Dada à escassez de estudos no ramo da climatização, especialmente nos setores de obras/manutenção, espera-se que esta pesquisa inaugure novas investigações, destacando a importância dessa ferramenta nesses setores frequentemente complexos e de difícil controle.
  • TCC
    Análise de indicadores das despesas de custeio da SEMDES - Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social em época de pandemia e pós-pandemia: entre os anos de 2019 a 2023
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Aquino, Cláudia Firmino Dantas de; Oliveira, Edmilson Jovino de; https://orcid.org/0009-0002-6778-9440; http://lattes.cnpq.br/1761213286661136; Vieira, Luis Manuel Esteves da Rocha; https://orcid.org/0000-0001-7850-7838; http://lattes.cnpq.br/6524384879855273; Donato, Igor Thierry Silva; http://lattes.cnpq.br/3627581587577397
    A contabilidade gerencial vem trazendo o conhecimento e o suporte necessário para que a gestão possa manter os controles internos e externos das empresas em pleno funcionamento e com o mínimo de falhas possíveis. Com o objetivo de atingir um equilíbrio entre a aplicação e captação desses recursos, é preciso organizá-los. O orçamento público é a ferramenta adequada para planejar e estimar as receitas que irá arrecadar, bem como fixar as despesas que serão executadas no interesse público, tais como: saúde; educação; transporte; lazer e outros direitos são alcançados com a Constituição Federal de 1988. Dessa forma a pesquisa teve como objetivo geral, analisar as despesas de custeios entre os anos de 2019 a 2023 na secretaria de Segurança Municipal de segurança e Defesa Social – SEMDES entre os anos de 2019 a 2023. A Contabilidade de Custos no setor público está prevista na legislação brasileira desde a Lei nº 4.320/1964, na qual o art. 99 determina que os serviços públicos industriais devem manter uma contabilidade especial capaz de determinar os custos, sem afetar a escrituração patrimonial e financeira. A pandemia do Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-Cov2), mais conhecida como novo coronavírus 2019 (COVID-19), vem produzindo repercussões não apenas de ordem biomédica e epidemiológica em escala global, mas também repercussões e impactos sociais, econômicos, políticos, culturais e históricos sem precedentes na história recente das epidemias. No Brasil, investir em segurança pública se tornou uma necessidade sem precedentes, em virtude dos fatos que vem ocorrendo nestes últimos 20 anos, onde a violência social se tornou tão grande que transformou a segurança pública em um bem de primeira necessidade. Tem-se a impressão que os homicídios se tornaram rotina na sociedade brasileira. Os números revelam essa realidade, como se pode verificar nas estatísticas apresentadas neste trabalho. Os relatórios foram obtidos através do portal da transparência de Natal/RN entre os anos compreendidos: 2019 a 2023, abordando a questão dos gastos com a segurança pública.
  • TCC
    Planejamento tributário para empresas de serviços médicos em Natal: uma análise comparativa entre simples nacional e o lucro presumido
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Macedo, Moana Dayani de; Ribeiro, João Maria Montenegro; http://lattes.cnpq.br/5801451283207253; Salustino, Jessica da Costa; http://lattes.cnpq.br/7842328768112191; Freitas Neto, Raimundo Marciano de; http://lattes.cnpq.br/8096228816976057
    A elevada carga tributária brasileira e a complexidade da legislação fiscal tornam indispensável o planejamento tributário eficiente para a sustentabilidade financeira das empresas. No caso de clínicas médicas, as especificidades das atividades desempenhadas e as distintas opções de regimes tributários representam desafios e oportunidades para a otimização de custos. Este estudo tem como objetivo analisar o impacto financeiro dos regimes tributários Simples Nacional e Lucro Presumido, a fim de identificar qual é o mais vantajoso para uma clínica médica localizada em Natal/RN. Por meio de um estudo de caso, realiza-se uma análise documental e contábil da clínica, considerando os períodos em que esteve enquadrada em ambos os regimes tributários no ano de 2023. A pesquisa avalia dados como faturamento, tributos pagos e alíquotas aplicáveis às atividades específicas. Os resultados indicam que, embora o Simples Nacional tenha oferecido maior simplicidade operacional no primeiro semestre, a migração para o Lucro Presumido proporcionou uma redução significativa na carga tributária no segundo semestre. Conclui-se, portanto, que o planejamento tributário é essencial para a escolha do regime mais adequado, sendo o Lucro Presumido a opção mais vantajosa no cenário analisado, principalmente devido à classificação das atividades realizadas. É indispensável que empresas realizem um planejamento tributário eficiente para garantir sua sustentabilidade financeira. No caso de clínicas médicas, as especificidades das atividades desempenhadas e as diferentes opções de regimes tributários apresentam desafios e oportunidades para otimizar custos. Nesse contexto, objetiva-se analisar o impacto financeiro dos regimes tributários Simples Nacional e Lucro Presumido, identificando qual seria mais vantajoso para uma clínica médica localizada em Natal/RN. Para tanto, procede-se a um estudo de caso com análise documental e contábil da clínica em questão, abrangendo os períodos em que a empresa esteve enquadrada em ambos os regimes tributários no ano de 2023. São avaliados dados como faturamento, tributos pagos e alíquotas aplicáveis para atividades específicas. Desse modo, observa-se que, embora o Simples Nacional tenha apresentado maior simplicidade no primeiro semestre, o Lucro Presumido proporcionou uma redução na carga tributária após a mudança de regime. Isso permite concluir que o planejamento tributário é essencial para identificar o regime mais vantajoso, sendo o Lucro Presumido a melhor escolha no cenário analisado, especialmente devido à classificação das atividades realizadas.
  • TCC
    Evidenciação de gastos ambientais: análise das organizações do segmento de papel e celulose, no período de 2014 a 2023
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Carvalho Neto, João Bosco Amorim de; Rêgo, Thaiseany de Freitas; http://lattes.cnpq.br/0964977646712026; Silva, Annandy Raquel Pereira da; http://lattes.cnpq.br/6891587988698864; Carvalho, Daniele da Rocha; http://lattes.cnpq.br/9834051845715231
    Com o avanço das discussões sobre sustentabilidade no mundo empresarial, muitas mudanças ocorreram ao longo dos anos nas empresas, sobretudo quanto aos esforços para minimização dos danos ambientais. Diante disso, o presente estudo se propõe a analisar qual o nível de evidenciação dos gastos ambientais realizados pelas organizações do segmento de Papel e Celulose, da Brasil, Bolsa, Balcão [B³], no período de 2014 a 2023. Para tanto, coube avaliar o comportamento da evidenciação no período mencionado, usando um checklist contendo informações relacionadas de despesas, investimentos, custos e perdas ambientais, voltadas para questões de preservação recuperação e controle ambiental. Nesse ínterim, o estudo mostra que as empresas estão cada vez mais preocupadas com a preservação ambiental e com os gastos e investimentos. Klabin SA e Suzano SA demonstraram maior preocupação com a transparência, evidenciando suas ações principalmente por meio de relatórios não obrigatórios, de administração e sustentabilidade. Em contrapartida, a Cia Melhoramentos de São Paulo apresentou menor variação na divulgação de informações ambientais, mantendo um padrão estável. O estudo contribui ao evidenciar a relevância da transparência ambiental para o fortalecimento das práticas de governança e sustentabilidade, reforçando a importância de relatórios detalhados para atender às crescentes demandas de stakeholders por responsabilidade socioambiental, e promove novas confirmações de tendências previstas em estudos anteriores.
  • TCC
    Planejamento tributário pelo regime especial de ISS em Natal/RN: um estudo de caso de uma clínica odontológica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-21) Paiva, Carlos Eduardo Rocha de; Firmino, José Emerson; http://lattes.cnpq.br/3514759112464161; Carvalho, Ermínio José Araújo de; http://lattes.cnpq.br/2015490586595742; Ribeiro, João Maria Montenegro; http://lattes.cnpq.br/5801451283207253
    Analisar a viabilidade de economia tributária ao enquadrar uma empresa clínica odontológica no Regime Especial de ISS do Município de Natal/RN. A pesquisa foi fundamentada na importância da contabilidade na gestão tributária de empresas de serviços, nos regimes de tributação Simples Nacional e Lucro Presumido, bem como na opção de aderir ao Regime Especial do imposto sobre serviço (ISS), vigente através da Lei Complementar Nº 197/2021 do Município de Natal/RN. Foi detectada a possibilidade de redução de custos com tributos através de novas alternativas de tributação e tornou-se necessário o presente estudo de caso levando em conta um aprofundamento na análise acerca do pagamento de impostos e redução de despesas para constatar qual é o regime tributário menos oneroso para a empresa. Para se chegar ao objetivo proposto, foi feito um estudo por meio de um Planejamento Tributário, que pôde ajudar na definição do melhor regime de tributação, analisando variáveis como faturamento, folha de pagamento, fator “r” e valores dos impostos, de forma comparativa com as três formas de tributação da fundamentação teórica, e baseando-se com dados do ano de 2023 da própria empresa. Após a apresentação dos resultados, conclui-se que a empresa estudada continuará melhor alocada no Regime de Tributação do Simples Nacional com a estratégia tributária que já vinha sendo utilizada nos anos anteriores.
  • TCC
    A evolução da transparência nos ministérios públicos do Nordeste entre os anos de 2021 e 2023
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Albuquerque, Gabriel Vale Geroncio Borges de; Vieira, Luis Manuel Esteves Da Rocha; http://lattes.cnpq.br/6524384879855273
    Este artigo analisa a evolução da transparência pública nos Ministérios Públicos do Nordeste entre 2021 e 2023, destacando a importância dos portais de transparência como ferramentas essenciais para promover o acesso à informação e fortalecer a cidadania. A pesquisa aborda as principais mudanças implementadas, os desafios enfrentados e o impacto dessas iniciativas na fiscalização das ações governamentais e na promoção da participação cidadã. Utilizando uma abordagem crítica e analítica, o estudo investiga como essas ferramentas contribuem para a construção de uma cultura de transparência e participação social, fundamentais para o fortalecimento da democracia no Brasil. Como resultado verificou-se expressiva evolução da transparência, principalmente em 2022 com o aumento de 64,58% nos itens avaliados no portal do CNMP. Ademais, a maioria dos estados nordestinos obtiveram algumas variações bem positivas, com 5 deles chegando ao nível máximo dos 525 itens atendidos (100%). Assim, mesmo, tendo se verificado que alguns dos percentuais diminuíram, destacou-se que isso ocorreu em meio à duplicação do nível de cobrança, já que a quantidade itens avaliados passaram de 319 para 525. Assim, espera-se que a compreensão da evolução da transparência nos Ministérios Públicos da região Nordestina possa contribuir para a formulação de políticas públicas que aprimorem a prestação de contas e a gestão responsável.
  • TCC
    Análise comparativa financeira entre clubes associativos e clubes SAF: impactos na gestão e no desemprego econômico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Monteiro, Gustavo Andrade; Mota, Renato Henrique Gurgel; https://orcid.org/0000-0001-8439-7540; http://lattes.cnpq.br/6602112968915730; Tavares, Adilson de Lima; http://lattes.cnpq.br/0428428556686066; Freitas Neto, Raimundo Marciano de; http://lattes.cnpq.br/8096228816976057
    O estudo consiste em analisar os impactos da transformação dos clubes de futebol brasileiros em Sociedades Anônimas de Futebol (SAF), a partir de indicadores econômico-financeiros, comparando-os com clubes tradicionais, que permanecem sob o modelo associativo. O objetivo da pesquisa consiste em avaliar se os clubes SAF apresentam melhores resultados financeiros, considerando como aspectos a rentabilidade, liquidez e eficiência operacional. A metodologia aplicada foi a análise comparativa dos dados financeiros dos clubes SAF e associativos ao longo de dois anos, com foco nos indicadores selecionados. Os resultados demonstram que embora os clubes SAF apresentem melhorias relativas em termos de organização financeira comparado aos associativos, a efetividade do modelo depende também de outros fatores como a qualidade da gestão, perfil do investidor e desempenho esportivo. Como recomendação, sugerem-se novas pesquisas que explorem a relação entre a performance esportiva e a sustentabilidade financeira a longo prazo.
  • TCC
    Eficácia da execução orçamentária (2022/2023) dos estados de São Paulo (SP), Minas Gerais (MG) e Rio de Janeiro (RJ), com o suporte da teoria do contribuinte\usuário dos recursos públicos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Santos, Graziela Alves dos; Silva, Maurício Corrêa da; http://lattes.cnpq.br/2025269507395993; Oliveira, Edmilson Jovino de; http://lattes.cnpq.br/1761213286661136; Donato, Igor Thierry Silva; http://lattes.cnpq.br/3627581587577397
    Esta investigação tem o objetivo de analisar a situação ideal e real da eficácia da execução orçamentária dos Estados de São Paulo (SP), Minas Gerais (MG) e Rio de Janeiro (RJ), com o suporte da Teoria do Contribuinte/Usuário dos Recursos Públicos, nos anos de 2022 e 2023. Os dados foram extraídos do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI) - Anexo 1 (Balanço Orçamentário) do Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO). Os resultados revelaram que a eficácia no gerenciamento orçamentário (receitas realizadas / despesas empenhadas) teve em todos anos valores reais superiores ao ideal, com exceção de 2023 para o Estado de São Paulo (0,995). A situação não é favorável para os contribuintes, haja vista que deixaram de ser realizadas ações do governo em prol dos mesmos pela falta de emissão de empenhos. No caso da eficácia da receita orçamentária, houve superávit na arrecadação em todos os anos (receitas realizadas / previsão atualizada da receita). Os valores reais foram superiores aos ideais. Isto significa que houve um esforço para arrecadar mais recursos do que os previstos. No caso da eficácia da despesa orçamentária (despesas empenhadas / dotação atualizada da despesa), a situação real foi inferior a ideal em todos os anos de análise. Isto significa que vários programas de governo deixaram de ser empenhados (realizados). Este resultado convalida a eficácia no gerenciamento orçamentário. Para a eficácia dos recursos financeiros utilizados (despesas pagas / receitas realizadas), os indicadores reais foram inferiores aos ideais. Isto significa que o Estado deixou de pagar despesas liquidadas com base na análise do Balanço Orçamentário. Se incluir na análise, a questão dos restos a pagar pagos, os resultados seriam mais deficitários.
  • TCC
    Sistema de recompensa aplicado a escritório de contabilidade com métricas de acompanhamento de desempenho
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Silva, Sara Soares; Carvalho, Daniele da Rocha; http://lattes.cnpq.br/9834051845715231; Oliveira, Ridalvo Medeiros Alves de; http://lattes.cnpq.br/9409734015813484; Rêgo, Thaiseany de Freitas; http://lattes.cnpq.br/0964977646712026
    Este trabalho se insere no contexto da contabilidade gerencial por trazer ferramentas estratégicas fundamentais para o desenvolvimento de ações voltadas ao aumento da eficiência operacional e à maximização dos resultados, auxiliando diretamente a alta gerência das empresas. O objetivo principal do estudo foi identificar o perfil motivacional dos colaboradores para a implementação de um sistema de recompensas com métricas de desempenho em um escritório de contabilidade. A metodologia adotada caracteriza-se como pesquisa descritiva quanto ao objetivo. No que se refere aos procedimentos, trata-se de um estudo de caso combinado com pesquisa bibliográfica. Em relação à abordagem do problema, optou-se por uma abordagem mista, integrando métodos qualitativos e quantitativos. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado no Escritório de Contabilidade Alfa, com base nas principais teorias motivacionais, para compreender o perfil motivacional dos colaboradores na geração dos seus resultados para a empresa. Os resultados revelaram algumas divergências em relação às teorias clássicas de motivação. Entretanto, a maior parte dos achados demonstrou alinhamento com a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg, trazendo como principais motivações o desenvolvimento pessoal e o reconhecimento no ambiente de trabalho. Em relação à Teoria das Necessidades de Maslow, foi observada uma inversão na hierarquia da pirâmide, que tem como principal fator motivacional a segurança, compreendendo aspectos como estabilidade no emprego e proteção financeira, constituindo a base da pirâmide, o que reflete as particularidades do contexto estudado. Com base no perfil identificado, foi desenvolvido um modelo de sistema de recompensas com métricas de avaliação de desempenho.
  • TCC
    Proposição de boas práticas para procedimento administrativo para realização de pesquisa de preço nas licitações do estado de Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Souza, Élida Maria Gurgel Batista; Vieira, Luis Manuel Esteves da Rocha
    A pesquisa de preços, etapa essencial para a elaboração do orçamento estimativo em licitações públicas, tem se mostrado um desafio significativo, gerando entraves que podem comprometer a economicidade e eficiência dos certames. A Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei Nº 14.133/2021) trouxe inovações consideráveis ao estabelecer parâmetros e exigir metodologias para a definição de preços de referência. Entretanto, sua implementação ainda apresenta fragilidades, especialmente em entes públicos que não possuem regulamentações específicas. No âmbito dos órgãos e entes da esfera administrativa estadual do Rio Grande do Norte, a ausência de atos normativos próprios que discipline o procedimento administrativo para pesquisa de preços prejudica a formalização do orçamento estimativo e compromete a segurança jurídica nos processos licitatórios. O presente trabalho tem como objetivo propor boas práticas para a realização da pesquisa de preços nas licitações da Administração Pública estadual, buscando suprir lacunas normativas e uniformizar procedimentos. Para tanto, foi realizada coleta e análise comparativa de atos normativos (decretos, resoluções e instruções normativas) de diferentes esferas administrativas, com a finalidade de identificar elementos estruturais comuns e diretrizes exemplares. Com base nesse levantamento, foi possível sistematizar e propor um conjunto de orientações que abrangem: definições técnicas, requisitos mínimos para a formalização da pesquisa, critérios a serem observados, parâmetros aplicáveis e metodologias para obtenção do preço estimado. Acredita-se que a adoção das boas práticas propostas neste estudo possa contribuir significativamente para a otimização da pesquisa de preços no âmbito da Administração Pública do Rio Grande do Norte, fomentando a realização de licitações mais eficientes, transparentes e em consonância com os princípios constitucionais que regem a atividade administrativa.
  • TCC
    Análise da precificação do artesanato na Zona Norte de Natal/RN: um estudo com as associações ASCOBEM e associação de mulheres do Santa Catarina
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Rodrigues, Cleber de Araújo Souza; Celestino, Maxwell dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-3810-7586; http://lattes.cnpq.br/9510445541156406; Oliveira, Ridalvo Medeiros Alves de; https://orcid.org/0000-0002-3172-818X; http://lattes.cnpq.br/9409734015813484; Carvalho, Daniele da Rocha; http://lattes.cnpq.br/9834051845715231
    O estudo teve como objetivo analisar os procedimentos de precificação utilizados por artesãs de duas associações da Zona Norte de Natal/RN, ASCOBEM e a Associação de Mulheres do Santa Catarina, com o intuito de buscar informações sobre os artesãos participantes da pesquisa, se com o conhecimento de custos que possuem, estão capacitados para precificar seus produtos, levando em conta os custos envolvidos no processo de produção de seus artesanatos aplicou-se um questionário quanti-qualitativo, adaptado de estudos anteriores, de pesquisa descritiva de campo com 28 artesãs. Os resultados indicam que, embora a maioria das artesãs reconheça os principais custos envolvidos na produção do artesanato, a precificação adotada é, em geral, realizada de forma intuitiva e sem um cálculo preciso dos custos. As artesãs tendem a definir o preço final com base em uma margem de lucro desejada, muitas vezes desconsiderando os custos reais de produção. A pesquisa evidenciou a necessidade de capacitação das artesãs em relação à gestão de custos e à formação de preços, a fim de que possam estabelecer uma precificação mais justa e competitiva para seus produtos, contribuindo para a sustentabilidade de seus negócios.
  • TCC
    P/VP como método de seleção de fundos imobiliários: uma avaliação de desempenho de 2018 a 2024
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Araújo, Marcus Vinicius Gurgel de; Mota, Renato Henrique Gurgel; http://lattes.cnpq.br/6602112968915730; http://lattes.cnpq.br/1438247038048338; Freitas Neto, Raimundo Marciano; http://lattes.cnpq.br/8096228816976057; Segantini, Giovanna Tonetto; http://lattes.cnpq.br/4900433953924335
    Este trabalho investiga a dinâmica dos retornos dos Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs), tendo como critério de análise o preço dividido pelo valor patrimonial (P/VP). Baseando-se em dados referentes aos anos de 2018 e 2024, a pesquisa estruturou carteiras compostas por FIIs de maiores e menores P/VPs, confrontando seus desempenhos com o IFIX. A carteira Maiores P/VP apresentou retorno total e volatilidade superiores ao índice. Já a carteira Menores P/VP obteve desempenho negativo. Mesmo assim, o estudo conclui que devem ser empregadas abordagens integradas, que contemplem não apenas indicadores quantitativos, mas também aspectos qualitativos e contextuais. O estudo enriquece o entendimento sobre o comportamento dos FIIs, abrindo caminho para futuras pesquisas que investiguem estratégias de seleção de ativos considerando a interação entre P/VP e os riscos associados.
  • TCC
    Análise Fleuriet dos setores de material rodoviário, máquinas e equipamentos industriais, máquinas e equipamentos agrícolas listadas na B3 de 2019 a 2023
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Rocha, Victor Nunes; Souza, Renata Alexia de Brito; http://lattes.cnpq.br/6963809539825670; Tavares, Adilson de Lima; https://orcid.org/0000-0002-7800-9473; http://lattes.cnpq.br/0428428556686066; Silva, Clara Monise; https://orcid.org/0000-0001-6278-1031; http://lattes.cnpq.br/5096894864482537
    Este estudo investigou o perfil de capital de giro das empresas nos setores de Material Rodoviário, Máquinas e Equipamentos Agrícolas, e Máquinas e Equipamentos Industriais, utilizando o modelo Fleuriet, no período de 2020 a 2023. O principal objetivo foi identificar os impactos das adversidades econômicas sobre essas empresas, levando em consideração os indicadores econômicos nacionais e internacionais, assim como as flutuações nas bolsas de valores. Os resultados revelaram que, apesar das empresas abordadas enquadrarem no setor industríal, o impacto sofrido por elas foi diferente. Entretanto, os saldos contábeis apresentaram variações similares onde houveram um aumento nos saldos de empréstimos e financiamentos, indicando uma crescente necessidade de capital para a manutenção das operações. Além disso, a análise indicou uma deterioração no fluxo operacional, evidenciada pelo aumento nas contas a pagar aos fornecedores. O estudo enfatiza a relevância da gestão eficaz do capital de giro em contextos econômicos desafiadores e sugere que pesquisas futuras aprofundem a relação entre gestão financeira e desempenho empresarial
  • TCC
    Estudo de caso da aplicação da metodologia acertar na aferição da qualidade das informações de saneamento do município da Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Melo, Carlos Vinicios Galdino de; Vieira, Luís Luís Manuel Esteves da Rocha; 0000-0001-7850-7838; http://lattes.cnpq.br/6524384879855273; 0009-0007-3075-4304; https://lattes.cnpq.br/0444711545097478; Vieira, Luís Luís Manuel Esteves da Rocha; https://orcid.org/0000-0001-7850-7838; http://lattes.cnpq.br/6524384879855273; Oliveira, Edmilson Edmilson Jovino de; http://lattes.cnpq.br/1761213286661136; Donato, Igor Thierry Silva; http://lattes.cnpq.br/3627581587577397
    Este estudo analisa a primeira aplicação da metodologia ACERTAR na certificação das informações de saneamento básico do município de Natal/RN, fornecidas pela CAERN ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). A pesquisa, desenvolvida através de parceria entre a ARSBAN e a UFRN, examina os desafios, boas práticas e aprendizados obtidos durante o processo de auditoria. Fundamentada nas Teorias da Regulação e da Agência, a investigação evidencia como a assimetria informacional impacta a regulação do setor. Os principais desafios identificados incluem a inexperiência da equipe com a metodologia, o descompasso temporal entre o período auditado e a certificação, e as dificuldades de acesso aos sistemas gerenciais da prestadora. Como boas práticas, destacam-se a formação de grupo de estudos colaborativo, o desenvolvimento de planilhas automatizadas para acompanhamento dos testes e a utilização sistemática do Guia de Auditoria. Os resultados indicam a necessidade de aperfeiçoamento no processo de solicitação de informações e o desenvolvimento de política interna de preservação de dados pela prestadora. O estudo contribui para o aprimoramento da metodologia ACERTAR e para o fortalecimento da capacidade institucional das agências reguladoras, visando alcançar as metas de universalização estabelecidas pelo novo marco regulatório do setor.
  • TCC
    Um estudo bibliométrico sobre as pesquisas em contabilidade ambiental entre 2020 e 2024
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Freires, Maylana Ferreira Fernandes; Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira; https://orcid.org/0000-0003-4563-2602; http://lattes.cnpq.br/4055324644123917; Souza, Renata Alexia de Brito; http://lattes.cnpq.br/6963809539825670; Gonçalves, Augusto César Silva; http://lattes.cnpq.br/9957839329030144
    A crescente conscientização sobre a preservação ambiental tem incentivado a adoção de práticas sustentáveis e medidas preventivas, especialmente após desastres como os colapsos das barragens de Mariana e Brumadinho, que evidenciaram a falta de gestão ambiental adequada. Nesse cenário, a contabilidade ambiental surge como uma ferramenta essencial para as empresas gerenciarem seus impactos ambientais, identificando custos e promovendo práticas sustentáveis, além de auxiliar no cumprimento de legislações e melhorar a imagem das empresas. O Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), criado em 2022, e novas normas reforçam a importância da contabilidade ambiental, alinhando o Brasil aos padrões internacionais. O aumento do interesse acadêmico na área reflete sua relevância para a sustentabilidade empresarial. Esta monografia investiga as tendências e contribuições da produção científica sobre contabilidade ambiental de 2020 a 2024, utilizando uma abordagem descritiva e bibliométrica. Os resultados indicam um crescimento no número de publicações nos últimos cinco anos, com destaque para 2023 e 2024. Os principais temas abordados foram "gerenciamento", "desempenho" e "sustentabilidade", com um aumento do uso de "responsabilidade social corporativa", em 2024. O autor mais citado foi Carlos Larrinaga Rodriguez, e a China liderou a produção com 58 artigos. Comparado a um estudo anterior em 2019, observa-se um aumento nas publicações e mudanças nas tendências dos países mais produtivos.
  • TCC
    Contribuições da contabilidade ambiental para a gestão sustentável de resíduos farmacêuticos: práticas, custos e benefícios em empresas de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Marinho, Ana Beatriz da Silva; Carvalho, Daniele da Rocha; http://lattes.cnpq.br/9834051845715231; Oliveira, Ridalvo Medeiros Alves de; https://orcid.org/0000-0002-3172-818X; http://lattes.cnpq.br/9409734015813484; Rêgo, Thaiseany de Freitas; https://orcid.org/0000-0001-6469-2593; http://lattes.cnpq.br/0964977646712026
    O ramo farmacêutico, no Brasil, tem obtido um crescimento acentuado de 2017 a 2021, atrelado a aspectos como o envelhecimento da população e a capacidade de distribuição de medicamentos. Durante a pandemia global do COVID-19, que iniciou em março de 2020 e durou até maio de 2023, destaca-se a importância do setor para fatores sociais e econômicos, por seu caráter estratégico. Contudo, à medida que há a evolução do setor, surgem preocupações, como o descarte incorreto de medicamentos feito pelas empresas e pela sociedade, o impacto ambiental e contábil. Esse trabalho surge com o objetivo de identificar a contribuição da Contabilidade Ambiental para as boas práticas sustentáveis na gestão de resíduos no mercado farmacêutico. A metodologia empregada é de caráter descritivo, com um estudo de multicascos, de natureza qualitativa. A coleta de dados se deu através de aplicação de um questionário destinado às empresas do ramo farmacêutico, localizadas em Natal, RN. Os resultados obtidos mostraram que as empresas reconhecem a produção de resíduos, especialmente a de medicamentos vencidos, e no geral adotam condutas congruentes com as normas ambientais, principalmente a RDC 222/2018. Para além do custo associado ao descarte, sinalizado pelas organizações, são pontuados pelo trabalho os componentes de custos vinculados a cada etapa do plano de gerenciamento de resíduos. O estudo ainda propôs estratégias amparadas nas práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) que fossem compatíveis para as organizações, que equilibrassem os custos e benefícios para as empresas e o meio ambiente.
  • TCC
    Impactos da implementação de um EPR na geração de informações para a controladoria de uma empresa do ramo jornalístico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Silva, Erick Santos; Carvalho, Daniele da Rocha; http://lattes.cnpq.br/9834051845715231; Oliveira, Ridalvo Medeiros Alves de; https://orcid.org/0000-0002-3172-818X; http://lattes.cnpq.br/9409734015813484; Celestino, Maxwell dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-3810-7586; http://lattes.cnpq.br/9510445541156406
    No contexto empresarial moderno, a capacidade de gerenciar informações de qualidade, de forma eficiente é essencial para a tomada de decisão. Informações precisas e tempestivas permitem aos gestores identificarem oportunidades e ajustarem estratégias para atender às demandas do mercado, criando assim uma vantagem competitiva. Nesse contexto, surgem ferramentas de controle empresarial que propõe assegurar a continuidade das empresas através de melhorias proporcionadas pela integração de dados. O presente estudo tem como objetivo identificar os impactos da implementação dos sistemas integrados de gestão, ERP "Omie", em uma empresa jornalística, com foco nos efeitos sobre a eficiência operacional do setor de faturamento e na qualidade das informações geradas para subsidiar a tomada de decisão da gestão financeira. Dentre os objetivos específicos estão a caracterização da empresa, o desenho do fluxo dos processos antes e após a implementação e a identificação de mudanças nos aspectos organizacionais. A metodologia utilizada consistiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa, incluindo entrevistas semi-estruturadas com colaboradores de diferentes setores relacionados ao setor de faturamento. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo, com foco nas mudanças operacionais e nas percepções dos usuários sobre o sistema. Os principais resultados indicaram que a adoção do ERP "Omie" trouxe melhorias significativas na automatização dos processos, redução de erros, integração de dados e qualidade das informações gerenciais. Além disso, a pesquisa identificou desafios relacionados à adaptação dos colaboradores e à migração de dados do sistema anterior. Para futuras pesquisas, recomenda-se a realização de estudos em um período mais prolongado para acompanhar os efeitos da implementação ao longo do tempo, além de uma análise detalhada do ROI para avaliar economicamente os benefícios do ERP em relação aos custos de implementação, e calcular tempo e custos reduzidos com a implantação do ERP.