CCS/HUOL - Residência Multiprofissional em Atenção a Saúde da Criança
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Navegando CCS/HUOL - Residência Multiprofissional em Atenção a Saúde da Criança por Assunto "CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PEDIATRICA"
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TCC Brinquedo terapêutico instrucional: o brincar sob a perspectiva da enfermagem de um ambulatório pediátrico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-23) Melo, Francisca Andreza de Melo; Oliveira, Jonas Sami Albuquerque de; https://orcid.org/0000-0003-0303-409X; http://lattes.cnpq.br/4740097927047538; https://orcid.org/0000-0002-6622-4723; http://lattes.cnpq.br/0703529177053270; Veras, Telma de Fátima Vitaliano da Silva; http://lattes.cnpq.br/1754308200218579; Azevedo, Ana Teresa Leiros de; https://orcid.org/0000-0003-0597-7630; http://lattes.cnpq.br/4203323959404143Introdução: O Brinquedo Terapêutico Instrucional é considerado uma modalidade lúdica do brincar, muito utilizada no contexto hospitalar, pois possibilita o alívio da ansiedade gerada por experiências atípicas decorrentes da hospitalização, na qual auxilia o adulto a explicar, de forma simples e clara, o que acontecerá com ela, frente a procedimentos invasivos ou não. Considerando a lacuna na produção científica relativa a utilização do BTI no contexto ambulatorial, este estudo justifica-se e reveste-se na necessidade de obter informações sobre a utilização do brinquedo terapêutico instrucional como instrumento de cuidado. Objetivos: Objetiva-se descrever o uso do Brinquedo Terapêutico Instrucional na assistência à saúde de crianças atendidas no Ambulatório de Pediatria de um hospital universitário. Metodologia: pesquisa exploratória descritiva, através da realização de entrevista semiestruturada à equipe de enfermagem atuantes no ambulatório de pediatria do Hospital Universitário Onofre Lopes, durante o período de novembro/2024. Foi utilizado o software Atlas.Ti 25 para auxiliar na categorização das falas e realizada análise sob a visão de Bardin. Resultados e discussão: Participaram 10 profissionais, nas quais os achados puderam ser divididos em duas principais categorias: Impactos positivos, abordando a inovação e benefícios para criança, pais e profissionais; e em desafios e limitações, sendo subcategorizadas em faixa etária, resistência da equipe e tempo e recursos. Conclusão: O uso do Brinquedo Terapêutico Instrucional demonstrou benefícios significativos no alívio da ansiedade das crianças e na melhoria do processo de trabalho da equipe de enfermagem. No entanto, foram encontrados desafios que devem ser superados para otimizar o uso desta prática e aprimorar a assistência pediátrica.TCC Intervenções de enfermagem nos cuidados paliativos pediátricos: uma revisão de escopo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-19) Silveira, Bruna Ruselly Dantas; Menezes, Rejane Maria Paiva de; https://orcid.org/0000-0002-0600-0621; http://lattes.cnpq.br/5190926575194616; https://orcid.org/0000-0002-8854-148X; http://lattes.cnpq.br/8867257244024955; Cavalcante, Fernanda Lucia Nascimento Freire; Oliveira, Luciane Paula Batista Araújo deO cuidado paliativo pediátrico é uma abordagem holística e ativa que apresenta resultados de grande valia à criança e à sua família, pela contribuição ao alívio do sofrimento biopsicossiocioespiritual associado às doenças ameaçadoras da vida. No campo da assistência à saúde, o enfermeiro desempenha papel importante na gestão integradora do cuidado a criança, mais ainda pouco expressivo no tocante aos cuidados paliativos para esse público. Sendo assim, o objetivo deste estudo é mapear as intervenções de enfermagem desenvolvidas na assistência em Cuidados Paliativos Pediátricos. Trata-se de uma revisão de escopo conforme recomendações do Joanna Briggs Institute e orientado pelo Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Metanalyses extension for Scoping Reviews. A busca dos artigos foi realizada na National Library of Medicine's, Scopus, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e no Banco de Dados de Enfermagem. Os achados foram organizados no software Ryann e procedeu-se a seleção por pares. A amostra foi composta por 37 artigos que, após analisados, permitiram mapear 74 intervenções de enfermagem, sendo 44 ações voltadas para dimensão psicossocial, 26 biológica e quatro para espiritual. Os resultados foram analisados com base na literatura pertinente à temática. As intervenções identificadas, em geral, reúnem estratégias educativas para o aprimoramento da qualidade da assistência prestada pelo enfermeiro, bem como, mais conhecimento para torná-los aptos a atender as necessidades multidimensionais de saúde das crianças em condição de paliação.TCC Modelo de relatório de enfermagem para alta hospitalar do paciente: um estudo qualitativo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-13) Cunha, Renata Kely Pimentel da; Barbosa, Lívia Maria Lima; Cândido, Joice Luiza Alves; https://orcid.org/0000-0002-7666-2372; http://lattes.cnpq.br/1090579798981940; https://orcid.org/0000-0002-2560-7787; http://lattes.cnpq.br/2736910506908965; https://orcid.org/0000-0003-4533-5851; http://lattes.cnpq.br/2257635827235412; Martins, Karina Tatiane da Costa; http://lattes.cnpq.br/3261663693831612; Damasceno, Thaynã Nhaara Oliveira; http://lattes.cnpq.br/1258656274876050A pesquisa objetivou elaborar uma proposta de relatório de enfermagem para a alta hospitalar do paciente a partir da vivência dos enfermeiros que atuam na enfermaria pediátrica de um hospital universitário do nordeste brasileiro. Tratou-se de um estudo qualitativo sob a ótica da hermenêutica filosófica desenvolvido na Enfermaria Pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes. O tamanho da amostra foi determinado pela saturação teórica das respostas. Seis enfermeiros participaram por entrevista individual, presencial e guiada por roteiro semi-estruturado sobre o fenômeno da alta hospitalar naquela instituição. Os resultados foram classificados em três categorias: a característica multiprofissional da alta hospitalar, a (re)inserção do paciente nas Redes de Atenção à Saúde e a sistematização desse processo pelos enfermeiros. Um modelo de relatório de enfermagem para alta hospitalar do paciente foi construído com base nas respostas dos entrevistados. O grupo se mostrou homogêneo sobre a importância de um documento de alta emitido pela profissão, itens que comporiam esse provável documento e apreensão sobre a inserção de mais uma responsabilidade em sua rotina de trabalho. Sugerimos validar o documento junto a esses mesmos profissionais para que ele se torne uma ferramenta a ser implementada. As limitações encontradas foram uma população e amostra limitada, dificuldade de desenvolver entrevistas devido à rotina de trabalho dos profissionais e pouca produção na literatura sobre a alta compartilhada.