CERES - TCC - Matemática
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33177
Navegar
Navegando CERES - TCC - Matemática por Assunto "Álgebra"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O conceito de função em quatro livros de matemática do nono ano do ensino fundamental à luz das proposições da Base Nacional Comum Curricular(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-17) SILVA, Fabíola da costa; BANDEIRA, Francisco de Assis; https://orcid.org/0000-0002-4068-2136; http://lattes.cnpq.br/7600840360005863; LOPES, Maria Maroni; FONSECA, Maria Naciara Pereira Dantas daEste trabalho apresenta a análise de livros didáticos de Matemática do 9°ano do Ensino Fundamental sobre o conceito Função, com o objetivo de discutir, estudar, refletir e analisar como esse conceito vem sendo abordado a partir das proposições da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018). A pesquisa parte da seguinte questão: como o conceito Função é tratado na Unidade Temática Álgebra pela Base Nacional Comum Curricular e como é abordado pelos livros didáticos que compõem a educação básica das escolas públicas? Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica com análise de documentos decorrentes de fontes científicas como livros, monografias, dissertações, teses e artigos científicos.TCC Resolução de problemas como recurso didático no ensino e na aprendizagem da álgebra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-08) Alves, Damião de Oliveira; Lopes, Maria Maroni; Lopes, Maria Maroni; Bandeira, Francisco de Assis; Araújo, Jonimar Pereira deConstantemente resolvemos problemas matemáticos no decorrer do nosso dia-a-dia e com mais frequência em sala de aula, sendo esse um método relevante no desenvolvimento da aprendizagem do aluno, o qual possibilita os mesmos a conjecturarem que só os algoritmos matemáticos não são suficientes na resolução de um problema. Faz – se necessário adotar determinadas estratégias, ou seja, requer um plano de ação para se chegar à solução. Assim, essa pesquisa objetiva analisar o desenvolvimento de uma turma de 8° ano do ensino fundamental da rede pública estadual no interior do estado do Rio Grande do Norte, no ensino e na aprendizagem da álgebra, por meio da resolução de problemas. Para a realização desse trabalho foi usada uma pesquisa qualitativa no qual foi aplicada uma atividade com o propósito de analisar algumas das dificuldades dos alunos no que se refere ao pensamento algébrico, bem como o interesse da turma em resolver problemas algébricos. Em seguida foi aplicado um questionário com o intuito de saber sobre o conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo, e também seu interesse pelo ensino da matemática. O resultado da turma foi bastante positivo, indicando que a resolução de situações problemas é um método que pode facilitar na aprendizagem de conteúdos matemáticos.