CERES - TCC - Matemática
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33177
Navegar
Navegando CERES - TCC - Matemática por Assunto "1.01.04.03-8 Matemática Discreta e Combinatoria"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A Utilização das Demonstrações Matemáticas no Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-11) Medeiros, Tâmara Kadidja Silva de; Neto, José Melinho de Lima; Silva, Renilma Pereira da; Holanda, Adriano Jorge MeirelesO presente trabalho tem como objetivo geral investigar a utilização das demonstrações matemáticas no ensino médio como ferramenta metodológica. Este estudo foi elaborado como sendo uma pesquisa quantitativa onde se buscava descobrir se ocorre ou não essa utilização e o porquê de não as utilizar. Tomando por base o referencial teórico Gomes (2013), Sousa (2010), Pietropaolo (2005), Base Nacional Comum Curricular dentre outros autores foi possível a percepção acerca da importância dessa ferramenta. Com a finalidade de alcançar o objetivo deste trabalho foi elaborado e executado um questionário para coleta de dados sendo este aplicado a 23 professores da rede de ensino da cidade de Caicó/RN. A proposta deste trabalho é apresentar a importância das demonstrações no processo de ensino aprendizagem dos alunos, promover uma reflexão dos professores que não a utilizam em sala de aula e facilitar uma melhor compreensão de algumas demonstrações relevantes em sala de aula. Este tema tem sido recorrente em discussões em eventos de ensino e faz-se necessário ainda maiores pesquisas sobre como construir um sentido entre outras ferramentas como a história da matemática, a modelagem matemática e as demonstrações em sala de aula. Os resultados da pesquisa mostram que existe um consenso quanto à importância das demonstrações mas também expõe que poucos professores a utilizam e que isto se deve a carga horária da disciplina em sala de aula em contrapartida com a alta carga horária dos professores e o pouco tempo para se preparar uma aula que requer uma maior exigência de compreensão dos alunos e professores.