CERES - TCC - Matemática
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Navegando CERES - TCC - Matemática por Assunto "Análise de dados"
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TCC ENADE 2021: uma análise do perfil, das percepções e do desempenho dos estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-20) Araújo, Iarythssa Duarte de; Silva, Renilma Pereira da; https://lattes.cnpq.br/7633642310017371; Ferreira, Almir Miranda; Lopes, Maria Maroni; Gorgônio, Flavius da Luz eCom a implementação do Ensino Superior no Brasil e sua expansão ao longo dos anos, surgiu também a necessidade de um instrumento de avaliação que permitisse analisar as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes e, com isso, identificar fragilidades e promover políticas de melhoria na qualidade de ensino. Atualmente, o processo de avaliação da Educação Superior é de responsabilidade do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), o qual possui o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) como instrumento encarregado de avaliar o desempenho dos estudantes de cursos de graduação. Este exame de desempenho dos estudantes produz insumos para qualificar os cursos nas universidades, bem como é utilizado junto a outros instrumentos do SINAES como parâmetro para distribuição de recursos. Os dados obtidos nesta avaliação são expostos e analisados nos relatórios síntese de área, os quais contemplam uma diversidade de informações estatísticas de abrangência nacional e Grande Região. Porém, não encontram-se disponíveis relatórios que apresentem um estudo detalhado para unidades federativas. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo discutir o desempenho dos cursos de Licenciatura em Matemática no Rio Grande do Norte (RN), abordando o perfil dos estudantes, percepções e análise técnica da prova. Além disso, buscou-se fazer uma análise histórica do ENADE, para a área de Matemática, partindo desde a primeira edição (2005) até a mais atual (2021). Devido à sua natureza metodológica, esta pesquisa classifica-se como documental, exploratória de caráter qualitativo e quantitativo. É importante enfatizar que os resultados apresentados para a edição de 2021 foram obtidos a partir dos microdados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o suporte do software R Studio. Com esse estudo foi possível perceber pontos positivos, avanços e características que precisam ser melhoradas no ENADE. Ademais, o conhecimento do contexto de avaliação dos cursos de Matemática do RN, juntamente com os resultados obtidos no âmbito nacional e regional, permitem trabalhar as fragilidades do Estado de forma mais eficaz.