CCS - TCC - Fonoaudiologia
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Navegando CCS - TCC - Fonoaudiologia por Assunto "Alfabetização"
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TCC Literacia familiar e o processamento fonológico de crianças com dificuldades de aprendizagem: explorando diferentes perspectivas socioeconômicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Costa, Francisco Rubens Silva; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Ferreira, Mirelly Danglês de Oliveira; 0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; http://lattes.cnpq.br/1815308277617046; Bezerra, Roberta Louíse Mariano; Giacchini, VanessaIntrodução: A literacia familiar é um conjunto de práticas e recursos relacionados à linguagem, leitura e escrita, divididos em práticas formais e informais. O processamento fonológico envolve componentes cruciais para a alfabetização. Ambos, associados à participação da família são essenciais, especialmente para apoiar crianças com dificuldades de aprendizagem, o que é um desafio em contextos de vulnerabilidade social. Este estudo explora as práticas de literacia familiar e o desempenho no processamento fonológico de crianças de diferentes contextos socioeconômicos com queixas de dificuldades de aprendizagem. Método: Estudo transversal, qualitativo, aprovado pelo comitê de ética (nº 4.704.128). Participaram 20 famílias com crianças de 6 a 8 anos, de classes socioeconômicas de A a D. A avaliação da literacia familiar foi realizada pelo questionário Padrões de Literacia Doméstica e o processamento fonológico medido pelo Confias, TENA e Memória de Trabalho Fonológica. Resultados: Dentre as práticas de literacia familiar, a maioria dos responsáveis apontou que realizam práticas para o ensino de letras e palavras, porém não realizavam contação de histórias, leitura para a criança e visitas para ambientes de leitura, principalmente os responsáveis de menor renda. O processamento fonológico de 45% (9) das crianças estava abaixo do esperado, principalmente na consciência fonológica. Conclusão: A maioria das famílias deste estudo realizam mais práticas formais de literacia familiar, principalmente em lares com maior nível socioeconômico. Crianças com menor nível socioeconômico obtiveram menores resultados nas habilidades de processamento fonológico. É necessário desenvolver mais estudos que aprofundem o modo que as atividades acontecem em famílias em maior situação de vulnerabilidade para aprimorar estratégias de intervenção mais promissoras para a aprendizagemTCC As práticas de literacia familiar entre crianças de escolas regulares e homeschoolers(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-15) Nascimento, Bárbara Tavares do; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-4695-2595; http://lattes.cnpq.br/7405656980636137; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Gonçalves, Maria de Jesus; Aprígio, Luana Celly SilvaIntrodução: A literacia familiar é o conjunto de atividades realizadas pelos responsáveis que facilitam o desenvolvimento da alfabetização da criança. O homeschooling é uma alternativa ao ensino regular, em que os pais desempenham a função de educador e a própria casa é o local pedagógico. Com o advento da pandemia do COVID-19, milhões de crianças tiveram suas aulas interrompidas e passaram a ter o ensino remoto. Dessa forma, houve impacto sobre o ambiente de literacia familiar. Objetivo: Analisar se há diferenças nas práticas de literacia familiar entre homeschoolers e estudantes de escolas públicas e privadas, antes e durante a pandemia do COVID-19. Métodos: Estudo transversal, de caráter quantitativo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), relatório número 4.425.211. Foram analisadas 30 crianças de rede privada, pública e homeschoolers entre 6 e 11 anos. Para a coleta foi utilizado o questionário COVID19-HELP (versão brasileira e reduzida) com os cuidadores. Foram feitas análises intragrupo e intergrupo. Resultados: Na análise intragrupo, apenas o homeschooling apresentou diferença no número de livros impressos infantis durante a pandemia. No intergrupo, o homeschooling obteve maiores frequências em leitura compartilhada, em voz alta, número de recursos e leitura independente. Conclusão: Os homeschoolers apresentaram maiores frequências de leitura compartilhada, leitura em voz alta, número de recursos e leitura independente. Cuidadores de crianças da rede privada apresentaram maior frequência em ajudar a concluir as tarefas escolares.