CCHLA - TCC - Filosofia (licenciatura)
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Navegando CCHLA - TCC - Filosofia (licenciatura) por Assunto "CIENCIAS HUMANAS"
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TCC A incorporação da psicanálise na dialética do esclarecimento de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-09) FREITAS, Vitor Silveira de; Silva, Raquel Patriota da; https://orcid.org/0000-0002-6801-3065; http://lattes.cnpq.br/6144196910017070; http://lattes.cnpq.br/5544946097678323; Silva, Raquel Patriota da; https://orcid.org/0000-0002-6801-3065; http://lattes.cnpq.br/6144196910017070; Sousa Filho, José Ivan Rodrigues de; https://orcid.org/0000-0002-5443-2058; http://lattes.cnpq.br/3085919257774539; Yamawake, Paulo Henrique; https://orcid.org/0000-0001-8037-339; http://lattes.cnpq.br/3423160450404990Seguindo a corrente marxista de estudos em filosofia social que se instaurou na Alemanha do início do século XX, Theodor W. Adorno (1903 - 1969) e Max Horkheimer (1895 - 1973) demarcaram sua relevância para a Teoria Crítica, partindo de uma articulação entre diversas disciplinas para seus estudos em cultura e sociedade. A proposta deste estudo é uma tentativa de compreensão da psicanálise como disciplina constituinte da obra dos autores da crítica social alemã, com foco na Dialética do Esclarecimento (1947), o que requer um vislumbre de algumas das etapas dessa incorporação nos anos 1930 como antecedentes de sua formulação. Considerando essa proposta, o trabalho está apresentado em dois capítulos com o objetivo de: (1) calcular os modos da primeira recepção de Freud para o Instituto de Pesquisa Social, mas especialmente para Horkheimer, compreendendo a emergência do uso da psicanálise como ciência auxiliar da história e o estudo do caráter; (2) passando por algumas críticas de Adorno a esses usos da psicanálise e a cisão do Instituto com Erich Fromm, para desvelar a matriz de uma possível origem antropológica da dominação em Dialética do Esclarecimento, elucidando na relação entre mito e Esclarecimento a condição de desamparo subjacente à razão. Assim, esta pesquisa poderá oferecer ao campo um maior entendimento do arranjo interdisciplinar ocorrente na Dialética do Esclarecimento, tendo como hipótese de trabalho a centralidade da teoria freudiana no seu quadro materialista de uma filosofia da história. Mas, especificamente, poderemos vislumbrar as transformações dos seus usos para a teoria crítica no intervalo dos anos 1930 até a década de 1940, quando é formulada a crítica da razão instrumental.TCC A Paidéia de Platão: a educação dos cidadãos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Oliveira, Wenderson Brito de; Silva, Markus Figueira da; Costa Júnior, Lourival Bezerra da; Nascimento, Rodrigo Vidal doNeste trabalho, serão contemplados os passos da paidéia de Platão, uma visão única do filósofo que através de sua obra ‘’A república’’, (onde tem seu mestre Sócrates como figura principal do diálogo) apresenta os meios necessários para que se atinja a felicidade coletiva , o bom funcionamento da pólis como uma unidade, e de como o estado precisa ter como base a educação de seus cidadãos na construção de sua constituição. A filosofia de Platão reflete seu descontentamento com a democracia e com a condenação de seu mestre, a fim de pensar em uma pólis mais justa, em que o exercício da razão se pauta na vida dos cidadãos, e que a felicidade do homem verdadeiramente virtuoso só é alcançada através do exercício da educação, pertinentes para o filosofar. Todo o caminho será percorrido pela educação dos guardiões, das crianças, das mulheres e do governante-filósofo, entendendo como cada um deve ser instruído, é em seguida possível visualizar a visão ampla de Platão sobre a justiça, a felicidade e o bem comum.TCC O cinema na teoria crítica: arte, democratização e meios de massa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-08) Nascimento, Mikhael Candido José; Silva, Raquel Patriota da; https://orcid.org/0000-0002-6801-3065; http://lattes.cnpq.br/6144196910017070; Bodziak Junior, Paulo Eduardo; Freitas, Andressa Lidicy Morais Lima; http://lattes.cnpq.br/3591128775543077A presente monografia se debruça sobre o entendimento de Theodor W. Adorno, Siegfried Kracauer e Walter Benjamin acerca do fenômeno cinematográfico. Examina as particularidades teóricas presentes no recorte histórico e geracional de suas atividades de pesquisa, relativas à questão da democratização da experiência estética nos meios de massa. Ressalta como alguns dos principais filósofos associados à Teoria Crítica da Sociedade analisaram o cinema, considerando sobretudo a crítica cultural constituída pelas frentes interdisciplinares que integram e associam-se, historicamente, aos seus esforços teóricos. Com base nesse intuito, o trabalho busca entender a relação política da experiência cinematográfica democratizada na Alemanha do século XX, a partir de produções filosóficas dos referidos autores a esse respeito. Durante os três capítulos, abordaremos, respectivamente: (1) a presença do cinema como objeto demonstrativo da experiência de fragilidade na democracia no contexto da iminência fascista alemã, na obra de Siegfried Kracauer; (2) bem como as contribuições de Walter Benjamin acerca do cinema como um fenômeno estético potencialmente emancipatório a partir de sua técnica; (3) a contraproposta divergente sobre a repercussão da atividade fílmica, na modernidade, presente em textos de estética filosófica de Theodor W. Adorno. A monografia indica, nesse sentido, a relevância dos intentos críticos acerca do cinema enquanto fenômeno social, tendo em vista a produção de filosofia social da Teoria Crítica da Sociedade, à medida que examina o tema dentro dos estudos estéticos e busca compreender suas viabilizações emancipatórias, no âmbito filosófico da crítica cultural contemporânea.