CCHLA - TCC - Filosofia (licenciatura)
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Navegando CCHLA - TCC - Filosofia (licenciatura) por Assunto "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA"
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TCC O conceito maquiaveliano de fortuna e seu movimento sobre a liberdade do indivíduo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-21) Silva, Gabriel Henrique Medeiros da; Bodziak, Paulo Eduardo; http://lattes.cnpq.br/8740917005017926; http://lattes.cnpq.br/6498484539016375; Bodziak, Paulo Eduardo; http://lattes.cnpq.br/8740917005017926; Sousa Filho, José Ivan Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/3085919257774539; Sanguinetti, Federico; http://lattes.cnpq.br/6836106173329623O objetivo dessa pesquisa é estudar o conceito de Fortuna no pensador florentino Nicolau Maquiavel. Veremos como o autor utiliza da figura da deusa romana para conceber uma filosofia que ultrapassa as primeiras análises políticas da contingência e as primeiras percepções medievais da Fortuna. Essa monografia passará pelas formas argumentativas do filósofo florentino e os seus principais conceitos filosóficos para compreender como a Fortuna atua diante das ações políticas do humano e como a deusa pode dominar nossa liberdade. Trabalharemos como a liberdade maquiaveliana se apresenta na natureza humana e em até que ponto é possível atribuir as decisões tomadas pelo povo e pelo governo à liberdade ou às armadilhas da imprevisibilidade. Dessa forma, poderemos efetuar uma nova visão acerca do estudo da Fortuna e da Liberdade em Maquiavel, que chamaremos de metafísica maquiaveliana, uma leitura do autor sobre seus conceitos e análises para além experiência política historiografada.TCC A historicidade do conceito de indústria cultural na obra de Theodor W. Adorno(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Rocha, Marília Moreno; Silva, Raquel Patriota da; Bodziak Júnior, Paulo Eduardo; Sousa Filho, José Ivan Rodrigues deO presente trabalho tem como objetivo demonstrar como o conceito de indústria cultural se desenvolveu ao longo das obras de Adorno. Para tanto, apresentaremos elementos significativos dos aspectos históricos dos primeiros escritos do autor supracitado, analisando como o conceito foi se desenvolvendo e amadurecendo ao longo de sua obra. Nesse sentido, a pesquisa se dividirá em três capítulos, que correspondem a três eixos principais de nossa investigação. O primeiro pretende contextualizar a vida do filósofo, as circunstâncias de seu exílio e seus primeiros escritos. O segundo foca na principal obra a tratar mais profundamente da indústria cultural: a Dialética do esclarecimento. Já o terceiro capítulo foca em verificar como o conceito se modificou nas décadas posteriores à publicação da Dialética do esclarecimento, considerando as transformações da obra tardia de Adorno e como as mudanças no contexto histórico influenciaram tais transformações. Por fim, elaboramos uma síntese da pertinência da noção de indústria cultural para o pensamento filosófico.TCC Paul B. Preciado, o dildo e o fim da diferença sexual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-16) Tomaz, Felix Felix Freire; Souza Filho, José Ivan Rodrigues de; Bodziak Junior, Paulo Eduardo; Silva, Raquel Patriota daA presente monografia tem como objetivo desenvolver uma análise da maneira pela qual o filósofo espanhol Paul B. Preciado pensa o dildo como objeto de experimentação corporal e, consequentemente, de crítica à diferença sexual. Desse modo, a pesquisa toma a obra “Manifesto Contrassexual”, publicada pela primeira vez na Espanha em 2000, como fonte principal. A crítica à diferença sexual se insere em uma problemática no interior da teoria feminista e da ciência como um todo, que diz respeito à consideração dos corpos humanos como cindidos de modo binário, de maneira que o gênero e a sexualidade seriam meras interpretações culturais do sexo, que, por sua vez, seria fixo e imutável. Preciado, porém, reflete que o dildo, este pequeno objeto, possibilita se voltar sobre o próprio corpo e multiplicar o centro orgânico de prazer, até que a ideia de centro já não faça mais sentido. Assim, a diferença sexual já não consegue se manter estável.TCC O princípio de autoridade na educação, segundo Hannah Arendt(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-30) PAIVA, Rafael Claudino de; MENEZES, Antonio Basilio Novaes Thomaz de; https://lattes.cnpq.br/0057161922865561; MENEZES, Antonio Basilio Novaes Thomaz de; SOUSA FILHO, Jose Ivan Rodrigues de Sousa; CASADO, Marcos SaindeEste trabalho de conclusão de curso avalia a importância do princípio de autoridade na educação, analisando as teorias de Hannah Arendt. O estudo tem como objetivo principal compreender como a ausência do princípio de autoridade pode afetar a formação dos jovens e a conservação do mundo. A metodologia adotada inclui uma revisão bibliográfica detalhada das obras de Arendt, com foco no texto "A Crise na Educação" presente no livro "Entre o Passado e o Futuro". Ressaltando que a negligência da autoridade na educação moderna compromete a capacidade de preparar os jovens para a vida pública, ou seja, falhando na formação desses indivíduos para a participação deles futura na política e na formação dos outros indivíduos de maneira adequada. Conclui-se que a autoridade sobretudo no contexto educacional é essencial para a continuidade e inovação do mundo se desejamos a sua conservação.