CCHLA - TCC - Filosofia (licenciatura)
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Navegando CCHLA - TCC - Filosofia (licenciatura) por Assunto "Cinema"
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TCC O cinema na teoria crítica: arte, democratização e meios de massa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-08) Nascimento, Mikhael Candido José; Silva, Raquel Patriota da; https://orcid.org/0000-0002-6801-3065; http://lattes.cnpq.br/6144196910017070; Bodziak Junior, Paulo Eduardo; Freitas, Andressa Lidicy Morais Lima; http://lattes.cnpq.br/3591128775543077A presente monografia se debruça sobre o entendimento de Theodor W. Adorno, Siegfried Kracauer e Walter Benjamin acerca do fenômeno cinematográfico. Examina as particularidades teóricas presentes no recorte histórico e geracional de suas atividades de pesquisa, relativas à questão da democratização da experiência estética nos meios de massa. Ressalta como alguns dos principais filósofos associados à Teoria Crítica da Sociedade analisaram o cinema, considerando sobretudo a crítica cultural constituída pelas frentes interdisciplinares que integram e associam-se, historicamente, aos seus esforços teóricos. Com base nesse intuito, o trabalho busca entender a relação política da experiência cinematográfica democratizada na Alemanha do século XX, a partir de produções filosóficas dos referidos autores a esse respeito. Durante os três capítulos, abordaremos, respectivamente: (1) a presença do cinema como objeto demonstrativo da experiência de fragilidade na democracia no contexto da iminência fascista alemã, na obra de Siegfried Kracauer; (2) bem como as contribuições de Walter Benjamin acerca do cinema como um fenômeno estético potencialmente emancipatório a partir de sua técnica; (3) a contraproposta divergente sobre a repercussão da atividade fílmica, na modernidade, presente em textos de estética filosófica de Theodor W. Adorno. A monografia indica, nesse sentido, a relevância dos intentos críticos acerca do cinema enquanto fenômeno social, tendo em vista a produção de filosofia social da Teoria Crítica da Sociedade, à medida que examina o tema dentro dos estudos estéticos e busca compreender suas viabilizações emancipatórias, no âmbito filosófico da crítica cultural contemporânea.