EAJ - TCC - Análise e desenvolvimento de sistemas
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Navegando EAJ - TCC - Análise e desenvolvimento de sistemas por Assunto "Acessibilidade"
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TCC Avaliação Pedagógica, de Usabilidade e Acessibilidade em Ambiente Virtual de Aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-29) Silva, Maria Iris vital da; Andrade, Adja Ferreira de; Oliveira, Laura Emmanuella Alves dos Santos Santana de.; Silva, Bruno Santana da Silva; Rodrigues, Taniro ChaconCom o surgimento do Ensino à Distância (EaD), emerge também os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), instrumento importantíssimo no processo de ensino e aprendizagem utilizados pelas instituições. Os cursos oferecidos nesses AVAs recebem também a presença de grupos de indivíduos que precisam de acessibilidade para a navegação. Um outro problema recorrente é a má estruturação e/ou organização do curso que provoca a desistência dos alunos. Tendo em vista essa problemática, o objetivo deste trabalho é avaliar sobre o viés de usabilidade, acessibilidade e os aspectos pedagógicos o AVA Mandacaru que apoia as atividades acadêmicas EAD e semipresenciais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A avaliação efetuada contou com três fases, a primeira análise de usabilidade, foi realizada manualmente fazendo uso da avaliação por inspeção, por meio da avaliação heurística definida por Nielsen e Molich (1994). A segunda análise foi realizada, com um avaliador automático direcionado a indicar inconformidades com os princípios de acessibilidade normatizados na WCAG 2.0. E por fim a análise pedagógica, a partir de um conjunto de critérios propostos, resultado das principais pesquisas do ponto de vista teórico na perspectiva pedagógica. Esse trabalho serve como uma referência para futuras avaliações e desenvolvimento nos AVA’s, a fim de contribuir para uma maior inclusão sociodigital e qualidade pedagógica. Os resultados da avaliação mostraram que o Mandacaru possui pontos de melhorias no aspecto de usabilidade, acessibilidade e a importância de aplicar mais de um método de avaliação para análise do aspecto pedagógicos nos AVAS. Assim como a garantia das boas práticas de usabilidade e acessibilidade, em todas as etapas do processo do desenvolvimento do AVA as avaliações pedagógicas no curso.TCC Librino: Aplicativo móvel educacional com abordagem de jogos voltado à estudantes de Libras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-13) Oliveira, Yure Matias de; Teixeira, Leonardo Rodrigues de Lima; Paiva, Gisele Oliveira da Silva; http://lattes.cnpq.br/8435923730992064; https://lattes.cnpq.br/8079509031702564; Gomes, Bruno Emerson Gurgel; Pereira, Simone Lorena da Silva; http://lattes.cnpq.br/2820279161778442Atualmente o Brasil possui diversas dificuldades no que diz respeito à inclusão de pessoas surdas na sociedade. Dentre as quais, é possível citar a escassez de profissionais com conhecimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras), meio de comunicação voltado à surdos e legalmente reconhecida no país. O aprendizado de Libras para pessoas sem nenhum contato com profissionais capacitados e que não tiveram um ensino de Libras na escola é na maioria das vezes uma tarefa árdua, que faz com que os estudantes que pretendem aperfeiçoar suas habilidades, apresentem dificuldades no aprendizado, o que inclui tanto indivíduos surdos como aqueles capazes de ouvir. Isto soma-se ao fato de que há poucas ferramentas tecnológicas que auxiliem no processo de aprendizagem de forma autodidata. Em contrapartida existe uma vasta gama de soluções tecnológicas dos mais variados tipos voltadas ao ensino de idiomas falados que trazem grandes ganhos no processo de aprendizagem. Sendo assim, é possível que ao utilizar estratégias semelhantes, voltadas ao ensino de Libras, sejam trazidos benefícios para a comunidade surda, além de promover a integração dos surdos à sociedade. Desta forma, se inspirando em aplicativos de idiomas falados já existentes, foi desenvolvido um aplicativo para dispositivos móveis Android, com didática lúdica e abordagens de jogos, visando aumentar a quantidade de ferramentas tecnológicas voltadas ao ensino de Libras e facilitar o seu processo de aprendizagem. O aplicativo desenvolvido trata-se de uma plataforma onde pessoas que se sintam capacitadas a ensinar Libras podem criar turmas e inserir conteúdos como módulos de aprendizado, lições e questões, de forma que estudantes possam consumi-los e realizar as questões na forma de um jogo de Quiz. Com o passar do tempo o estudante pode ir completando lições no aplicativo e os criadores de conteúdo podem ir acompanhando o aprendizado dos seus alunos, visualizando o progresso de cada um deles em seus conteúdos criados.TCC SwiftSavor: Uma Plataforma Digital Inclusiva para Exploração e Organização de Receitas e Ingredientes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-19) Noronha, Felipe Augusto Bezerra Mavignier de; Curvelo, Carla da Costa Fernandes; Santos, Joel de Oliveira; Vale, Tásia Moura Cardoso doEste trabalho apresenta o desenvolvimento do SwiftSavor, um sistema web criado para recomendar receitas culinárias personalizadas, com base nos ingredientes disponíveis nas dispensas dos usuários. Esse aplicativo oferece uma solução prática e acessível, eliminando a necessidade de buscas extensivas por receitas na internet. Com foco em acessibilidade e inclusão, a interface do SwiftSavor foi adaptada para garantir uma experiência positiva para usuários com diversas capacidades. O desenvolvimento seguiu uma abordagem ágil, com sprints curtos, permitindo entregas incrementais e ajustes constantes. Durante o processo, foram implementados algoritmos de recomendação, um backend robusto e um frontend responsivo utilizando o Django na arquitetura Model-View-Template (MVT) e o framework Bootstrap. Em comparação com sistemas semelhantes, o SwiftSavor se destaca pelas funcionalidades voltadas à usabilidade e pela contribuição para hábitos alimentares mais conscientes, promovendo a redução do desperdício de alimentos.