Programa de Pós-Graduação Química - Rede Nacional
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Navegando Programa de Pós-Graduação Química - Rede Nacional por Assunto "Aprendizagem gamificada"
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Dissertação Orgânica master: análise de um jogo de cartas como ferramenta para o ensino de conceitos básicos de química orgânica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-29) Lima, Ronaldo Freire Mendes de; Viana, Anderson Dias; https://orcid.org/0000-0002-8637-5780; http://lattes.cnpq.br/8783369519560996; http://lattes.cnpq.br/5057399141179465; Carvalho Júnior, Almir Ribeiro de; Gomes, Fabiano do Espirito SantoOs jogos educativos têm o potencial de atuar como um recurso complementar no processo de ensino e aprendizagem de química. Eles desempenham um papel importante no desenvolvimento das habilidades cognitivas dos estudantes, ao familiarizá-los com conceitos específicos e despertar o interesse pelo estudo desses conteúdos. Este estudo teve como objetivo desenvolver e aplicar um jogo didático para alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual do Rio Grande do Norte, integrando a aprendizagem gamificada no processo educativo. O jogo foi aplicado em duas turmas durante o segundo semestre de 2024, envolvendo a participação de 42 alunos. O trabalho foi fundamentado nas teorias da aprendizagem significativa de David Ausubel e no conceito de motivação intrínseca de Deci e Ryan, que ressaltam a importância de motivar os alunos por meio de atividades que promovam a compreensão e a autonomia no processo de aprendizagem. A proposta pedagógica foi aplicada em um jogo de tabuleiro com cartas que abordou conceitos básicos da Química Orgânica, com potencial de abordar conteúdos de cadeias carbônicas, funções orgânicas, formas de representação, características estruturais e propriedades dos compostos orgânicos. A pesquisa seguiu uma metodologia integrando tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos para mensurar os impactos da intervenção. Durante a aplicação, foram realizadas observações, aplicados questionários e coletados depoimentos dos alunos, que indicaram um aumento no engajamento, motivação e a compreensão dos alunos, o que contribuiu para tornar o processo de ensino mais dinâmico, interativo e eficaz. Dessa forma, conclui-se que a utilização do jogo didático no ensino de Química pode ser uma ferramenta que facilitará a aprendizagem e aumentará o interesse dos alunos.