Programa de Pós-Graduação Química - Rede Nacional
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/27623
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Química - Rede Nacional por Assunto "Avaliação da aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Avaliação formativa no ensino de eletroquímica: implicações do uso de atividades avaliativas como instrumento mediador(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-28) Castro, Patricia Ferreira de; Oliveira, Fernando José Volpi Eusébio de; https://orcid.org/0000-0003-2811-8433; http://lattes.cnpq.br/5600786330033497; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; Pontes, Liliana de Fátima Bezerra Lira deA presente pesquisa se propõe a investigar as implicações da integração da avaliação formativa ao ensino de Eletroquímica, por meio do desenvolvimento e aplicação de um conjunto de atividades avaliativas inéditas. Para este fim, inicialmente, foram examinados os princípios teóricos da avaliação da aprendizagem, por meio de levantamento bibliográfico, dando ênfase à avaliação formativa e destacando suas características e diferenciais. Em seguida, aplicou-se uma entrevista semiestruturada a um grupo de 13 professores de Química do Ensino Médio, com a finalidade de identificar as principais limitações e oportunidades de melhoria em sua prática avaliativa. Com base nesse levantamento de informações, desenvolveu-se um conjunto de atividades avaliativas adaptadas ao ensino de Eletroquímica, utilizadas para instrumentalizar a implementação da metodologia investigada, durante a coleta de dados. A pesquisa avança com a aplicação das atividades avaliativas formativas a uma turma de 24 estudantes da segunda série do Ensino Médio, durante as aulas regulares de Eletroquímica, em uma escola da rede estadual do Ceará. Essa fase da pesquisa inclui a coleta de dados sobre os impactos das atividades no desempenho dos estudantes e sobre a sua aceitação quanto ao método avaliativo implementado. A análise dos dados coletados deu-se por meio de uma abordagem qualitativa, através da entrevista com os docentes, dos questionários de opinião respondidos pelos estudantes e com base nos resultados obtidos na aplicação das atividades avaliativas de Eletroquímica, observando-se os objetivos educacionais estabelecidos. A utilização dessas atividades apontou resultados significativos, demonstrando um bom desempenho dos estudantes, quanto ao engajamento nas aulas, autonomia no processo de construção da aprendizagem, compreensão dos conceitos estudados e articulação entre teoria e prática. Ao final da pesquisa, como produto educacional desta dissertação, produziu-se um guia de orientação para a implementação da avaliação formativa no contexto do ensino de Eletroquímica, destinado a professores de Química do Ensino Médio, cuja elaboração foi norteada pelos resultados obtidos em campo. Esse guia visa subsidiar a elaboração de instrumentos avaliativos diversificados, além de disponibilizar as atividades aplicadas nesta pesquisa, explicando os processos e meios utilizados para a sua elaboração e aplicação.