CERES - Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira
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Navegando CERES - Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira por Assunto "African and african-brazilian literature"
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postGraduateThesis.type.badge A Tradição oral africana e afrodescentente na escola: possibilidades pedagógicas em poemas de Odete Semedo e Conceição Evaristo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-12) Freire, Maria Marcela; Souza, Ana Santana; Andrade, Joel Carlos de Souza; Dias, Valdenides Cabral de AraújoO presente artigo resulta de uma investigação sobre algumas possibilidades pedagógicas de abordar a cultura africana e afrodescendente na escola, focando a tradição oral, de natureza narrativa, difundida pela poesia. O estudo teve como objeto poemas de Odete Semedo, de Guiné Bissau e Conceição Evaristo, do Brasil. O artigo partiu de uma motivação pessoal, mas também se deu pela compreensão de que é de fundamental importância que o aluno seja conhecedor das Literaturas não apenas canônicas, isto é, aquelas eleitas como as mais importantes, bem como das Literaturas Africanas em Língua Portuguesa e Afro-brasileiras, tomando como ponto de partida a premissa de que a Literatura é um recurso importante para evidenciar a identidade de uma sociedade por meio de sua história e cultura. A pesquisa foi bibliográfica, visto que foram utilizados poemas já publicados da autora africana e afro-brasileira, tendo, portanto, abordagem qualitativa, isto é, os poemas selecionados foram utilizados como fonte de dados, interpretação e atribuição de significados. Os resultados mostraram que o elemento narrativo e com ele o papel da tradição oral é bastante presente nos poemas que foram analisados, evidenciando a tradição viva nos poemas de Odete Semedo e a continuação desta, de maneira atual e transformadora, nos poemas de Conceição Evaristo. A análise dos poemas, subsidiada por autores como CASCUDO (1984); BENJAMIN (1994), VANSINA (2010); BONVINI (2001), HALL (2006), entre outros, evidenciou elementos pedagógicos para uso da literatura em sala de aula como instrumento de conhecimento da história e da cultura africana e afro-brasileira.