CERES - Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43716
Navegar
Navegando CERES - Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 65
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
postGraduateThesis.type.badge A construção da figura do negro nas músicas de Adriana Calcanhotto, Macau e MV Bill(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-16) Silva, Maria das Vitórias; Lima, Agostinho Jorge de; Farias, Elton John da Silva; Rocha, Maria das Dores MedeirosO presente artigo tem como objetivo evidenciar como a figura do negro é representada nas músicas de Adriana Calcanhotto, Macau e Mv Bill.Para isso, escolhemos como corpus da nossa pesquisa 3 (três) músicas de cantores brasileiros que utilizam a figura do negro em suas canções.Com este trabalho, tentaremos evidenciar como o negro é retratado pelos músicos.O nosso artigo tentou mostrar como o negro foi representado em algumas canções brasileiras. De acordo com o nosso trabalho,podemos concluir que a imagem do negro sofreu diversas alterações nas letras analisadas.postGraduateThesis.type.badge A Dança do Espontão na Sala de Aula(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-12) Azevedo, Suele Sanara Santos de; Macêdo, Muirakytan Kennedy de; Bueno, Almir de Carvalho; Pereira, Ariane de MedeirosA cultura afro-brasileira pode ser trabalhada na sala de aula através de expressões artísticas. No caso presente partimos de projeto de vivência escolar, no qual elegemos a Dança do Espontão da Irmandade dos Negros do Rosário de Caicó-RN, enfatizando os valores culturais dos negros na história local, com a finalidade de possibilitar a inclusão de crianças mediante a dança e os ritos afro-brasileiros, valorizamos nessa experiência a cultura regional, suas tradições e costumes, realçando o protagonismo negro na sociedade brasileira. Para isso se fez necessário uma dinâmica pedagógica em que as aulas fossem atrativas, onde as crianças interagissem umas com as outras. Daí propormos uma metodologia com rodas de conversa e debate sobre o tema, uso de instrumentos musicais étnicos (tarol, caixa e pífano), oficinas de dança e confecção de lanças coreográficas (espontões), visita guiada ao Santuário do Rosário e à casa da Irmandade dos Negros do Rosário. Por fim, a culminância do projeto se deu com a apresentação dos alunos na comunidade escolar do bairro Frei Damião. A bibliografia utilizada baseou-se na produção historiográfica e antropológica sobre as irmandades negras do Seridó (GOIS, 2014; SILVA, 2012; MACÊDO, 2014). Com a vivência escolar realizada, esperamos ter oferecido meios para que os alunos experimentassem uma atividade didático-pedagógica onde aprendessem a história e cultura afro descendente em uma ação que levou em conta a arte.postGraduateThesis.type.badge A Lei 10.639/03 e a Cultura Afro-Brasileira sob a ótica das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Costa, Juliane Alves de Oliveira; Garcia, Maria de Fátima; Andrade, Joel Carlos de Souza; Freitas, Idalina Maria Almeida deO presente artigo averigua A Lei 10.639/03 e a Cultura Afro-Brasileira sob a ótica das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, este trabalho parte das seguintes questões norteadoras: O que as crianças do terceiro e quinto dos anos iniciais compreendem sobre a Cultura Afro-Brasileira e Africana? Como a Lei 10.639/03 está sendo aplicada nas escolas sob a ótica das crianças? Por objetivo pretendemos validar se o que assegura a Lei 10.639/03 sobre a Cultura Afro-Brasileira está em consonância com o entendimento das crianças sobre o tema. O Referencial Teórico utilizado para balizar a discussão, perpassa pelo entendimento do conceito de cultura defendido por WILLIAMS (2011), bem como pela explanação do que HALL (2014) retrata sobre a identidade cultural na pós-modernidade, externando a ideia de MUNANGA (2004) sobre a questão de se definir negro no Brasil, por conseguinte dialogamos com MATTOS (2015) sobre a História e Cultura Afro-Brasileira, também visitamos os autores VISENTINI, RIBEIRO, PEREIRA (2014) sobre a História da África e dos africanos. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo e como procedimentos metodológicos foram utilizados entrevistas, levantamento do conhecimento prévio, imagens de revistas, mapa, bonecas, obras da literatura infantil do acervo da escola. Constata-se que a maioria dos entrevistados demonstra atitudes de respeito às diferenças, mas ainda associa muito o continente a seus aspectos menos apreciados. Dessa forma, conclui-se que há um incipiente envolvimento das crianças com questões relacionadas à diversidade cultural e relações étnicos-raciais, revelando que a Lei 10.639/03 precisa ser melhor operacionalizada bem como precisa-se aperfeiçoar o conhecimento sobre a História, a Cultura Africana e Afro-Brasileira.postGraduateThesis.type.badge A Macambira e o Roteiro Seridó: uma análise sobre a relação entre turismo e comunidades quilombolas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Macedo, Francisca Iselda Pereira; Silva, Joelma Tito da; Fernandes, Paula Rejane; Alves, Jeferson CândidoEste trabalho objetiva analisar a ausência de comunidades quilombolas, em especial a Macambira, no Roteiro Seridó, sugerindo a viabilidade da inclusão destes espaços enquanto lugares de memória sobre as experiências de populações negras na região. A Macambira, localizada na zona rural do município de Lagoa Nova/RN, na microrregião da Serra de Santana, teve sua formação nas primeiras décadas do século XIX, estando associada à trajetória de um ex-escravo que, depois de forro, passou a ser chamado de Lázaro Pereira de Araújo. Detentor de vasta área onde um conjunto de famílias estabeleceu laços de casamento e compadrio, Lázaro funciona na Macambira como “mito de origem”, a partir do qual é possível organizar uma memória sobre os membros mais antigos da família que, aos poucos, foram abrindo seus primeiros roçados próprios e constituindo descendência na Chã da Serra. O trabalho visa investigar os recursos da prática da atividade turística na comunidade quilombola Macambira situada na zona rural da cidade de Lagoa Nova/RN, a partir da perspectiva do turismo Rural/histórico. Assim, nos propomos a realizar uma análise sobre a possível inserção da comunidade quilombola Macambira no roteiro turístico do Seridó, tendo em vista não apenas suas paisagens naturais que se destacam do alto do mirante, mas também, o patrimônio histórico e as memórias sobre a trajetória de famílias negras no interior do Rio Grande do Norte. Por isso trabalhamos com os relatos orais e utilizamos como referencial teórico as discussões de Pierre Nora e Jacques Le Goff sobre a memória, os monumentos e os lugares.postGraduateThesis.type.badge A reinvenção do quilombo na Macambira: identidade, conflito e território em Lagoa Nova/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Bezerra, Ana Paula; Silva, Joelma Tito da; Queiroz, Marcos Alexandre de Souza; Alves, Jerfeson CândidoO presente artigo tem como objetivo estudar o processo de formação histórico e identitário da comunidade Quilombola Negros da Macambira – Lagoa Nova- RN, analisando a importância da expressão de uma memória secular de origem sobre a posse das terras e a reconstrução de uma identidade quilombola após o processo de reconhecimento, a partir dos relatos dos moradores. Para isso, partimos da compreensão da formação histórica da comunidade, de modo a perceber os conflitos, a importância política e histórica de afirmação da memória. Metodologicamente este trabalho se desenvolve a partir da construção da fonte oral e tem como pressupostos teóricos a discussão sobre memória e história presente em Jacques Le Goff e Pierre Nora e as análises sobre identidade desenvolvidas por Stuart Hall e Tomaz Tadeu da Silva.postGraduateThesis.type.badge A religião candomblé como forma de resistência a cultura afro-brasileira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-07) Silva, Marineide da; Taveira, Marcelo da Silva; Andrade, Joel Carlos de Souza; Macedo, Helder Alexandre Medeiros deEste trabalho aborda uma reflexão sobre a religião do candomblé como forma de resistência dos negros africanos nas terras brasileiras. Desta maneira, procura-se apresentar em uma abordagem clara e objetiva como os africanos se firmaram nessas terras e praticavam seus cultos religiosos. Vimos que a ideia de negro passivo que sofria sem nenhum tipo de revide ou estão vistos apenas como um “ser” que nunca saiu da condição de “peça” produtiva, mas um ser com todas as suas adversidades que lhe foram impostas, tentou criar espaços próprios para amar, construir família, criar filhos, brincar, folgar, cultuar deuses africanos e os que passaram a cultuar no novo mundo ou mesmo as transformações para haver aceitação. Mediante observação nas escolas do município de Acari identificava que nos livros escolares sempre usavam o personagem africano como submisso ao homem branco e quase não se falava que o negro sempre resistiu e se impôs com suas lutas. A metodologia utilizada foi a qualitativa onde os dados coletados de artigos científicos, livros, internet e a observação foram fundamentais para análise do problema. O método empregado foi o indutivo, pois considerei o conhecimento empírico e coloquei para contestação com as fontes pesquisadas e analisadas. Os objetivos desse trabalho são: Descrever conceitos relevantes acerca de diversos tipos de resistência estabelecida pelos povos negros que ocupavam a condição de escravizados no Brasil; enfocando a religião como estratégia para aproximar suas divindades e reelaborar seus mitos, ritos e sistemas religiosos. Ainda apresentar as características dos cultos afro-brasileiros, especialmente da Umbanda e Candomblé, assim como, contribuir para a revisão de certas posturas e preconceitos correntes em diferentes setores da sociedade brasileira. Além disso, procurou-se discutir as diversas formas de resistir às condições de trabalho e do regime escravista. Com esse trabalho, conseguiu-se atender as expectativas e às respostas aos questionamentos propostos nos objetivos.postGraduateThesis.type.badge A representação do negro no livro didático de História: a imagem do afrodescendente para Alfredo Boulos Júnior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Azevedo, Joselúcia de Medeiros; Silva, Italo Ramon Chianca e; Andrade, Joel Carlos de Souza; Bueno, Almir de CarvalhoO objetivo desta investigação é discutir a presença marcante do negro no processo de construção histórica da sociedade e a consideração de que os povos dessa etnia não encontram um espaço significativo de apresentação e valorização de sua cultura, de sua religião, de seus valores ou das nuances dos grupos sociais nos quais estão inseridos. A partir dessa idéia de discriminação e preconceito, percebemos que o legado deixado por esse povo não recebe o respeito e o espaço que deveriam ter nas abordagens produzidas nos livros didáticos, na mídia e na sociedade como um todo. Este estudo toma como fonte principal o livro didático de história intitulado História, sociedade e cidadania, de Alfredo Boulos Júnior, utilizado pela turma de oitavo ano, na Escola Municipal Professor Raimundo Guerra, percebendo de que forma o negro é representado nos textos e imagens nessa importante ferramenta didática, responsável pela construção de identidades e valores. Como fontes secundárias foram selecionadas artigos, monografias e livros de autores que relatam com propriedade o tema em questão. A metodologia do referido trabalho é de natureza qualitativa e a pesquisa é exploratória e descritiva. Os resultados alcançados comprovam a necessidade de se repensar a discussão encontrada na grande maioria dos livros didáticos acerca dos povos afrodescendentes, construindo uma visão mais significativa a seu respeito, para que a partir daí se consiga demonstrar as reais contribuições desse povo para a sociedade.postGraduateThesis.type.badge A representação social do negro nos livros didáticos de língua portuguesa - 5ºano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-14) Santos, Bartolomeu Gomes dos; Fernandes, Paula Rejane; Silva, Rodrigo Cardoso da; Gomes, Jorilene Barros da SilvaHá muitos anos vários problemas e dificuldades afetam o sistema brasileiro de ensino, e especificamente o Ensino fundamental I, que é a base de todas as outras modalidades de ensino. Um dos problemas detectados em análise, após uma visita à biblioteca da Escola Municipal José Machado de Souza, localizada no Distrito Serra Tapuia/Sítio Novo-RN, foi com os livros didáticos de Língua Portuguesa do 5ºano. A referida escola adotava livros com autores que ainda não davam ênfase ao cumprimento da Lei 10.639/2003, que estabeleceu o ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira. Outra forma de conhecer outros problemas em pauta foi através de aplicação de um questionário com perguntas direcionadas ao ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira com os gestores e professores da referida escola. Por meio das respostas obtidas com os educadores, observamos que a maioria não buscava promover positivamente a imagem de afrodescendente e da cultura afro-brasileira. Diante disso, nosso objetivo é analisar os livros didáticos de Língua Portuguesa do 5º ano utilizados pela escola com o intuito de investigar se eles cumprem ou não a lei 10.639/2003 e identificar o preconceito, a discriminação racial, os estereótipos presentes em ilustrações, imagens e textos desses livros didáticos. A pesquisa realizada teve uma abordagem quantitativa, qualitativa e de caráter exploratório, com aplicação de questionário com perguntas abertas e análise documental (livros didáticos de Língua Portuguesa/5°ano). Os resultados da pesquisa proporcionaram aos docentes um novo olhar, em relação ao livro didático, escolha dos mesmos e a prática docente de maneira responsável, criativa e crítica contribuindo, assim, para a aprendizagem dos alunos.postGraduateThesis.type.badge A Tradição oral africana e afrodescentente na escola: possibilidades pedagógicas em poemas de Odete Semedo e Conceição Evaristo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-12) Freire, Maria Marcela; Souza, Ana Santana; Andrade, Joel Carlos de Souza; Dias, Valdenides Cabral de AraújoO presente artigo resulta de uma investigação sobre algumas possibilidades pedagógicas de abordar a cultura africana e afrodescendente na escola, focando a tradição oral, de natureza narrativa, difundida pela poesia. O estudo teve como objeto poemas de Odete Semedo, de Guiné Bissau e Conceição Evaristo, do Brasil. O artigo partiu de uma motivação pessoal, mas também se deu pela compreensão de que é de fundamental importância que o aluno seja conhecedor das Literaturas não apenas canônicas, isto é, aquelas eleitas como as mais importantes, bem como das Literaturas Africanas em Língua Portuguesa e Afro-brasileiras, tomando como ponto de partida a premissa de que a Literatura é um recurso importante para evidenciar a identidade de uma sociedade por meio de sua história e cultura. A pesquisa foi bibliográfica, visto que foram utilizados poemas já publicados da autora africana e afro-brasileira, tendo, portanto, abordagem qualitativa, isto é, os poemas selecionados foram utilizados como fonte de dados, interpretação e atribuição de significados. Os resultados mostraram que o elemento narrativo e com ele o papel da tradição oral é bastante presente nos poemas que foram analisados, evidenciando a tradição viva nos poemas de Odete Semedo e a continuação desta, de maneira atual e transformadora, nos poemas de Conceição Evaristo. A análise dos poemas, subsidiada por autores como CASCUDO (1984); BENJAMIN (1994), VANSINA (2010); BONVINI (2001), HALL (2006), entre outros, evidenciou elementos pedagógicos para uso da literatura em sala de aula como instrumento de conhecimento da história e da cultura africana e afro-brasileira.postGraduateThesis.type.badge Afro-brasilidades no ensino fundamental: um relato de experiência nos anos iniciais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Azevedo, Jeane; Santos, Rosenilson da Silva; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; Alves, Jeferson CandidoO relato das atividades desenvolvidas na Vivência Escolar que aqui apresentamos é fruto da implementação da Lei 10639/03. Nossa proposta busca problematizar, a importância, do papel do professor no processo e implementação da Lei 10693/03 tentando identificar as dificuldades encontradas para sua execução e apontar alguns caminhos didático-pedagógico viáveis para tratar da importância e valorização da cultura e da historia africana e afro-brasileira nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como recorte espacial e loco para a execução da atividade selecionamos a Escola Municipal Maria Fernandes da Silva, localizada no município de Caicó/RN e como sujeitos envolvidos os alunos e professoras dos referidos anos iniciais. Como metodologia, além da leitura da bibliografia, especialmente de Marlene Cainelli (2010); Sales Augusto dos Santos (2005); Simone Santos (2006) e fichamento da legislação, nos articulamos com as professoras dos anos iniciais através da execução de uma dinâmica direcionada aos educandos para investigação de suas concepções sobre as questões étnico-raciais acompanhadas de observação das situações vivenciadas, de uma sequencia didática, culminando com uma exposição temática. A realização deste trabalho pode representar um passo importante no combate ao preconceito, ao racismo, e à discriminação de redução das desigualdades já abre espaço para que os educandos e educadores se reconheçam como parte da história brasileira e a afro-brasilidade como traço marcante de nossa cultura, ao passo que podem desconstruir as tradicionais narrativas eurocêntricas e o relato desta experiencia será registrado em um relatório.postGraduateThesis.type.badge As vozes literárias das mulheres africanas e afrodescendentes: uma análise do livro didático de Língua Portuguesa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-12) Costa, Gislene Alves da Silva; Macêdo, Muirakytan Kennedy de; Dias, Valdenides Cabral de AraújoO presente trabalho ressalta a importância de refletir sobre a escrita feminina no contexto das representações das raízes africanas e afro-brasileiras, evidenciadas pela obrigatoriedade do ensino de história e cultura africanas, conforme orienta a Lei 10.639/03. Para efetivação da lei, é necessário que a importância da cultura africana e afro-brasileira sejam ratificadas nos materiais didáticos no sistema de ensino brasileiro. Nesse sentido, a literatura tem um papel fundamental na luta pela igualdade de direitos, especialmente das mulheres negras que reivindicam seu espaço como escritoras. Desse modo, o objetivo da pesquisa consiste em analisar a abordagem que o livro didático Ser protagonista: língua portuguesa (2013) faz da literatura africana e afrodescendente de autoria feminina. A fundamentação teórica se constituiu de autores como Carneiro (2003), Evaristo (2005), Job (2015), além de documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (BRASIL, 2004). Compreende-se que este trabalho é relevante para os estudos realizados pela comunidade acadêmica, proporcionados pelo curso de “Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira”, bem como para profissionais da educação e pesquisadores interessados no assunto abordado. A pesquisa identificou que o livro didático analisado não favorece a difusão e valorização da literatura escrita pelas mulheres negras africanas e afro-brasileiras.postGraduateThesis.type.badge Candomblé em Carnaúba dos Dantas na última década(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Dantas, Jailka Ingrid Martins; Bueno, Almir de Carvalho; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; Pereira, Ariane de MedeirosA problemática surgiu pelo interesse cultivado de conhecer o candomblé, religião de matriz africana, tendo em vista que Carnaúba dos Dantas, Rio Grande do Norte, abriga um centro candomblecista. Pelo desejo de problematizar a relação da religião de matriz africana com as outras religiões presentes na cidade, católica e protestante, direcionamo-nos a pesquisar o fato, mais precisamente no terreiro Ilê Babá Odé. O presente trabalho é justificado por razões pertinentes no contexto social, dentre as quais, a indiferença evocada por parte das pessoas que não concordam com a crença no panteão africano emergente no seio da cidade de Carnaúba dos Dantas, insatisfação essa que não é lembrada unicamente nessa cidade, mas em boa parte do Brasil por causa da intolerância religiosa. A memória é analisada em larga escala e uma das principais fontes para o êxito dessa pesquisa, visto que a memória permite conhecer a prática religiosa presente na cidade. Roger Bastide, Vagner Gonsalves e Chartier foram alguns dos referenciais teóricos utilizados na pesquisa. Entrevistas orais foram feitas para ratificar a pesquisa em questão, além de imagens cedidas pelo pai de santo. Dessa forma entendemos que o terreiro.postGraduateThesis.type.badge Capoeira: da marginalização à reafirmação identitária(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-14) Medeiros, Marilene Pereira da Silva; Lima, Agostinho Jorge de; Bueno, Almir de Carvalho; Rocha, Maria das Dores MedeirosA capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira que mistura jogo, dança e luta. Atualmente tem considerável relevância, tanto por seu valor cultural e histórico quanto por seu valor educacional. Diante disso compreende-se que a capoeira é importante na vida de qualquer ser humano porque proporciona a aquisição de conhecimentos, possibilita sua aproximação com essa prática cultural, além de trazer benefícios para o corpo e mente daquele que a pratica. Partindo desse princípio elaborou-se o presente artigo com o objetivo de estudar a capoeira como cultura afro-brasileira, analisando sua história dos tempos da escravidão até os dias atuais dando lugar a sua importância e seus valores para a sociedade como uma de suas representações culturais. Para sua elaboração foram utilizadas pesquisas variadas sobre a origem e o contexto histórico da capoeira, o processo de marginalização, contribuição para a construção de identidade, importância no ambiente escolar, a capoeira como inclusão social e marcas da tradição oral na capoeira. Por fim serão mostrados os resultados obtidos após a execução de um projeto sobre a inserção da capoeira na escola. Dessa forma é possível valorizar e manter viva esta prática cultural e acabar com toda e qualquer forma de discriminação e preconceito em relação à capoeira e demais atividades de origem africana.postGraduateThesis.type.badge Comida de santo: resistência e representação do sagrado pela culinária(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Silva, André Vicente e; Freitas, Idalina Maria Almeida de; Silva, Victor Rafael Limeira da; Sousa, Gisonaldo Arcanjo deEsse trabalho tem por objetivo fazer um recorte sobre a relação da alimentação com as divindades, os adeptos, os sentidos e as práticas de quem vivencia as religiões de matriz africana de maneira direta ou não. Para a construção da pesquisa foram utilizados os métodos da História Oral, tendo em vista que as entrevistas constituem a fonte principal deste trabalho. Esses registros reúnem informações de diversos níveis de especificidade, tais como a mitologia sobre os Orixás e entidades, além da presença da comida nessas histórias; norteiam os rituais de sacrifícios e oferendas, o cotidiano do Povo de Santo e sua rotina alimentar, tanto em dias comuns, quanto durante as festividades. Conclui-se, que embora se perceba uma variação presente na reprodução das histórias, quando tratam de um tema mítico semelhante ou na forma de vivenciar sua alimentação votiva, o mais importante é que a essência desta tradição se reinventa e, desta constatação, é que apesar da mudança da narrativa ou da feitura, isso não lhes retira o caráter de verdade e a aceitação diante de quem os conta, de quem os ritualiza, fazendo permanecer os sentidos e significados que se buscam aqui discutir.postGraduateThesis.type.badge Comunidade quilombola “Negros do Riacho”: cultura e tradição(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-18) Silva, Maria José; Taveira, Marcelo da Silva; Nascimento, Marcos Adller de Almeida; Guardia, Mabel Simone de Araújo BezerraO presente trabalho objetiva- se esclarecer alguns aspectos de formação do território quilombola “negros do riacho” e as transformações sociais pelas quais atravessaram no decorrer de sua formação cultural. Atualmente reconhecida como remanescentes de quilombolas os mesmos são descendentes de Trajano Lopes da Silva (ex-escravo) que se apossou das terras do riacho passando a viver ali, com a sua família. Ultimamente são 3,6 hectares onde vivem cerca de 280 pessoas, cuja atividade econômica é bastante diversificada na agricultura de subsistência e na produção da “louça” e no trabalho nas fazendas vizinhas. O grupo apresenta uma divisão interna formada pelos caboclos e pelos negros, embora para o mundo exterior, ou seja, fora dos limites das terras do Riacho, não é reconhecida essa separação. Assim todos são distinguidos como: “Negros do Riacho”. Também teremos noção de algumas politicas do poder público que têm sido desenvolvidas juntas à comunidade e como encontram-se essas famílias.postGraduateThesis.type.badge Cruz e Sousa: literatura e a questão “racial” na poesia simbolista(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-07) Oliveira, Elisângela Medeiros de; Elíbio Júnior, Antônio Manoel; Freitas, Idalina Maria Almeida de; Santos, Rosenilson da SilvaO presente artigo examina a literatura de João da Cruz e Sousa em relação a aspectos relacionados à sua obra literária no que se refere à questão racial/social/cultural em que mergulha o autor na busca de se autoafirmar como expoente poético do Simbolismo, escola a qual pertenceu, e seu conflito interior em relação à discriminação racial sofrida no decorrer da vida pessoal e poética.postGraduateThesis.type.badge Duas mulheres negras, uma história de resistência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07) Fernandes, Patrícia de Morais; Santos, Evandro dos; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; Andrade, Joel Carlos de SouzaO presente artigo propõe uma análise reflexiva sobre o cotidiano de duas mulheres negras, de gerações diferentes e de origem rural que, por meio da oralidade, revivem e repassam o histórico de seu passado e das dificuldades vividas para conseguirem sobreviver no lugar de origem. A subjetividade pode ser considerada de extrema relevância nas relações vividas e no contexto histórico criado por elas. Este estudo pretende, utilizando a metodologia da História Oral, expressar a história dessas duas gerações que se relacionam e convivem em ambiente comum.postGraduateThesis.type.badge Educação étnico-racial no livro didático do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-12) Medeiros, Maria Leda de; Souza, Ana Santana; Andrade, Joel Carlos de Souza; Silva, Italo Ramon Chianca eEsta pesquisa tenciona observar de que maneira se tem efetivado a Lei 10.639/03 (BRASIL, 2003), que torna obrigatório, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, o ensino sobre História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Nesse sentido, o estudo é bibliográfico, pois seu foco é o livro didático de língua portuguesa. Pretendemos evidenciar como a coleção Português Linguagens, para o Ensino Fundamental, anos finais, de autoria de Wiliam Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães,referentes ao triênio 2014, 2015 e 2016, publicado em 2012 pela Editora Saraiva, trata a questão étnico-racial. Compreende-se que o livro didático é uma das principais ferramentas de auxílio ao professor para desenvolver o processo ensino-aprendizagem. No caso de língua portuguesa, os textos e imagens empregados para o ensino da língua podem compor uma narrativa de afirmação das questões étnicas ou, ao contrário, contribuir para uma intensificação do preconceito e desvalorização da cultura africana e afrodescendente. Além da coleção indicada e a lei mencionada, também foram consideradas as Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (BRASIL, 2004) e autores que discutem o livro didático, como Tagliani (2011) e Sá e Ferreira (2014) entre outros. Os resultados alcançados indicam que a coleção analisada, no que diz respeito à questão étnico-racial, apesar de buscar uma adequação à lei, ainda não trata o tema de forma a apresentar, satisfatoriamente, um discurso afirmativo e positivo quanto à história e cultura do povo africano e afrodescendente.postGraduateThesis.type.badge Educação Infantil: Um desafio na desconstrução do preconceito racial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-14) Ferreira, José; Fernandes, Paula Rejane; Gomes, Jorilene Barros da Silva; Silva, Rodrigo Cardoso daO presente trabalho partiu da constatação de que o preconceito racial ainda existe, de maneira implícita e explícita, no ambiente escolar, gerando reações adversas por parte de algumas crianças devido à cor da pele de alguns alunos, atrapalhando a convivência salutar na sala de aula e contribuindo para a exclusão do indivíduo na sociedade. Objetiva a sistematização de conhecimentos acerca da diversidade e sua aceitação de forma lúdica e interativa visando a formação de hábitos e atitudes. O trabalho foi desenvolvido na Creche Girassol, da Escola Municipal Cipriano Lopes Galvão, Povoado Totoró, município de Currais Novos-RN na tentativa de estabelecer uma relação de tolerância entre as crianças da Educação Infantil, para desconstruir atitudes preconceituosas e reconhecer as diferenças. A metodologia de pesquisa consistiu no estudo e aplicação do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais Para Educação das Relações Étnicos-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, cujo referencial foi adaptado à situação existente na escola campo de pesquisa. Foram utilizados também vídeos, contação de histórias, palestra com as mães, músicas e brincadeiras envolvendo os alunos, sendo a principal delas a criação de um boneco negro, a fim de promover a interação de todos no projeto. O embasamento teórico foi obtido em BRASIL (2003, 2006, 2013, 2015), Freire (2002), Lopes (2005), Menezes (2007), Silva & Paludo (2011). Como resultado as crianças passaram a ser mais conscientes sobre o valor do respeito às diferentes etnias e às diferenças inerentes a cada um.postGraduateThesis.type.badge Educação não tem cor: questões de raça e cor em sala de aula numa escola de Cerro Corá/RN-Brasil,2014- 2016(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Brito, Ana Lúcia Canário de; Barbosa Júnior, José Duarte; Bezerra, Tiago Souto; Araújo, Adrianna Paula de MedeirosO presente trabalho trata de pesquisa acerca das questões de raça e cor em sala de aula no Centro Educacional Rodrigues Neto, escola de nível fundamental da rede privada na cidade de Cerro Corá, situada no estado do Rio Grande do Norte – Brasil. A observação que resulta no presente trabalho ocorreu entre os anos de 2014 e 2015 e utilizou como fontes os Parâmetros Curriculares Nacionais e as visões de mundo de alunos e professores. Predomina entre alunos uma visão de mundo negativa sobre a África e uma negação da herança afro-brasileira. Defende-se entre professores a necessidade de discussão do tema e de capacitação como forma de alterar o quadro do preconceito e da intolerância.