CERES - Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira
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Navegando CERES - Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira por Assunto "Afro-brasileiros"
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postGraduateThesis.type.badge Livros didáticos de História do Rio Grande do Norte: tratamento dado às questões africanas e afro-brasileiras antes e após 2003(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Santos, Edineide Moreira dos; Santos, Rosenilson da Silva; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; Alves, Jeferson CandidoO presente trabalho busca perceber o tratamento dado aos africanos nos livros didáticos de História do Rio Grande do Norte antes e depois da Lei 10.639/03. A lei 9.394/1996, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), modificada pela 10.639/2003, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para “incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e cultura afro-brasileira” que também foi alterada pela lei 11.645/2008, lei essa que acrescenta além da História e cultura afro-brasileira a cultura indígena. A aprovação destas leis implica na necessidade de abordar a temática em voga aos currículos do Ensino Fundamental e Médio das escolas da rede publica e privada de todo o país. Nesse contexto procuramos problematizar nessa pesquisa como a temática era abordada nos livros didáticos de História do Rio Grande do Norte antes de 2003 e após a promulgação da referida lei, já que o livro didático ainda é um instrumento muito utilizado entre professores e alunos no processo ensino aprendizagem. Nosso corpus de análise é constituído por seis livros didáticos de História do Rio Grande do Norte, ambos do Ensino Fundamental I (que compreende do 1º ano 5º ano), quatro deles publicados em 1984/1994, período este anterior à lei entrar em vigor, e dois deles em 2011 e 2012, no período que precede a lei 10.639/2003. Como suporte metodológico utilizamos o método qualitativo, para através das análises verificarmos como a temática era tratada e se realmente após a lei ela é contemplada. Dessa forma constatamos que antes da lei, os livros de História do Rio Grande do Norte já traziam de forma superficial, silenciosa ou até oculta a história e a cultura dos afrodescendentes, mostrando apenas o que foi a escravidão, os maus tratos aos quais africanos e seus descendentes foram acometidos em sua trajetória de vida aqui no Brasil. Depois da lei observamos uma maior preocupação dos livros didáticos de História do Rio Grande do Norte em tratar a questão com maior ênfase, muitos deles começando pela própria capa, quando aparece o processo de miscigenação e a presença do negro como um construtor também da cultura do Estado.