CERES - Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira
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Navegando CERES - Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira por Assunto "Caicó/RN"
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postGraduateThesis.type.badge Afro-brasilidades no ensino fundamental: um relato de experiência nos anos iniciais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-21) Azevedo, Jeane; Santos, Rosenilson da Silva; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; Alves, Jeferson CandidoO relato das atividades desenvolvidas na Vivência Escolar que aqui apresentamos é fruto da implementação da Lei 10639/03. Nossa proposta busca problematizar, a importância, do papel do professor no processo e implementação da Lei 10693/03 tentando identificar as dificuldades encontradas para sua execução e apontar alguns caminhos didático-pedagógico viáveis para tratar da importância e valorização da cultura e da historia africana e afro-brasileira nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como recorte espacial e loco para a execução da atividade selecionamos a Escola Municipal Maria Fernandes da Silva, localizada no município de Caicó/RN e como sujeitos envolvidos os alunos e professoras dos referidos anos iniciais. Como metodologia, além da leitura da bibliografia, especialmente de Marlene Cainelli (2010); Sales Augusto dos Santos (2005); Simone Santos (2006) e fichamento da legislação, nos articulamos com as professoras dos anos iniciais através da execução de uma dinâmica direcionada aos educandos para investigação de suas concepções sobre as questões étnico-raciais acompanhadas de observação das situações vivenciadas, de uma sequencia didática, culminando com uma exposição temática. A realização deste trabalho pode representar um passo importante no combate ao preconceito, ao racismo, e à discriminação de redução das desigualdades já abre espaço para que os educandos e educadores se reconheçam como parte da história brasileira e a afro-brasilidade como traço marcante de nossa cultura, ao passo que podem desconstruir as tradicionais narrativas eurocêntricas e o relato desta experiencia será registrado em um relatório.