FELCS - TCC - Letras Lingua espanhola
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Navegando FELCS - TCC - Letras Lingua espanhola por Assunto "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS"
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TCC As atividades lúdicas no ensino da língua espanhola na educação básica brasileira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-29) Assis, Elisane Cristiane Pires de; Martins, Maria Niedja Pereira; http://lattes.cnpq.br/1018872195717485; http://lattes.cnpq.br/3850018150747926; Queiroz, Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Silva, Eduardo Cristiano Hass da; https://orcid.org/0000-0002-3906-5448; http://lattes.cnpq.br/1989339699277505Esse trabalho tem como temática as contribuições das pesquisas científicas nacionais sobre o conceito da ludicidade para a aprendizagem de Língua Espanhola no Ensino Básico. A pesquisa teve como principal objetivo investigar o conceito de ludicidade na construção dos conhecimentos da Língua Espanhola em estudos científicos voltados à Educação Básica no Brasil, além de identificar quais os tipos de atividades lúdicas são apresentados nas pesquisas brasileiras; verificar as perspectivas teóricas adotadas por essas pesquisas e analisar suas contribuições sobre o conceito da ludicidade para a aprendizagem de Língua Espanhola no Ensino Básico. O trabalho constou de uma pesquisa bibliográfica do tipo descritivo, e recorreu à análise de conteúdo, em artigos de revistas nacionais, monografias, teses e dissertações brasileiras. Os resultados revelaram que a ludicidade desempenha um papel significativo no processo de ensino e aprendizagem do Espanhol como segunda língua, proporcionando um ambiente mais estimulante e produtivo para os alunos na Educação Básica. Diversos tipos de atividades lúdicas foram identificados nas pesquisas brasileiras, demonstrando uma variedade de abordagens utilizadas para promover a ludicidade no contexto educacional. Essas abordagens são embasadas por uma fundamentação teórica, envolvendo contribuições de pesquisadores renomados, como Vygotsky (2010); Spinelli (2011); Melo (2013); Luckesi (2014); Rodrigues (2015); Oliani (2016), Oliveira (2017); Pini (2017); Costa (2018); Freitas (2018); Baptista (2019); Mendes (2020); Silva (2020); Anjos (2021) e Carvalho (2022). A presença dessas teorias nessa pesquisa evidência a variedade de perspectivas teóricas que sustentam as atividades práticas para a promoção da ludicidade, contribuindo assim para o enriquecimento do cenário educacional brasileiro.TCC Dicionários monolíngues de língua espanhola para estudantes brasileiros: análise dos falsos cognatos apresentados no dicionário Señas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-28) Silva, Juliani Sandrini; Oliveira, Márcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; http://lattes.cnpq.br/8967990308846986; Queiroz, Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Silva Júnior, José Dantas da; https://orcid.org/0000-0003-4639-4255; http://lattes.cnpq.br/5927906579931888O presente estudo explana a respeito do uso do dicionário. Sabemos que o uso do dicionário se torna um suporte facilitador para os estudantes brasileiros da língua espanhola, mas para isso, é necessário que o aluno saiba usar e conhecer esta ferramenta adequadamente, pois, apesar da variedade que existe entre dicionários bilingues e monolíngues, cada um tem seu objetivo para com o leitor. O problema apresentado é uma breve análise da organização do dicionário monolíngue Señas, no intuito de averiguar se é um dicionário que todos os estudantes de Espanhol podem recorrer a ele enquanto material didático, independentemente do nível que se encontram e de suas dúvidas. O objetivo do presente trabalho é propor uma breve análise acerca do uso desse dicionário monolíngue que é destinada para estudantes brasileiros, e os falsos cognatos, como um dos conteúdos que mais gera dúvidas e inseguranças aos aprendizes da língua, sendo assim, escolhemos sete desses falsos cognatos que são mostrados nesta obra para uma análise. A metodologia é sobretudo bibliográfica e documental, pois levanta informações sobre o uso de dicionários a partir de diferentes materiais bibliográficos já publicados e parte para a análise de uma obra que até o momento teve pouco estudo desse tipo, principalmente no que se refere aos falsos cognatos. Os resultados encontrados na nossa pesquisa revelam que informações de algumas palavras através de falsos cognatos contidas no dicionário Señas apresentam maior clareza, mas que em outras deixam a desejar certas informações relevantes nas definições. Contudo, mesmo não sendo uma obra isenta de problemas, concluímos que o dicionário Señas é uma boa escolha para uso enquanto ferramenta didática para o estudante brasileiro.TCC Escritora, jurista, feminista: Clara Campoamor e o direito de voz(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-20) Assunção, Jailma Felix de; Queiroz, Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Carvalho, Letícia dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-6129-0326; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473; Oliveira, Márcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473O presente seminário de monografia tem como principal objetivo discutir sobre a realidade da mulher no ambiente social dando ênfase as conquistas feministas no século XX em Espanha. Desta forma, a pesquisa tem como fonte principal a escritora e política Clara Campoamor Rodríguez e sua história acerca do feminismo. Inicialmente, introduziremos um levantamento bibliográfico sobre a trajetória e dificuldades de Campoamor desde o momento em que nasceu até o final de sua vida. Tratando-se de uma mulher corajosa, segura, inteligente, Campoamor passou por diversas dificuldades, porém, foi através delas que ela conseguiu superar os desafios e conquistar seu espaço em um país tradicional e católico como Espanha. No momento seguinte, é feita contextualização sobre como Clara Campoamor conseguiu que os tribunais constituintes da Segunda República aprovassem o sufrágio feminino, contra a opinião do seu próprio partido. Por conseguinte, fala da importância de suas obras escritas, como El derecho de la mujer: El voto femenino y yo:mi pecado mortal, entre outros. Segundo Alves, no contexto espanhol, a mulher nascia com o dom da procriação e deveria encaminhar toda a sua vida para cumprir tal objetivo. Considerada pedra angular do país a mulher era vista como depositária de valores pátrios, de amor à Espanha, ao cristianismo e a maternidade, chegando a ser responsabilizada pelo devir da nação e o futuro das famílias e crianças. Desta forma, Clara Campoamor não seguiu este padrão previsto pela sociedade, defendia, escrevia e falava com total convicção, não desistia dos seus direitos como mulher em busca por igualdade, defendia mulheres divorciadas, voto, igualdade dos filhos e filhas nascidas fora do casamento, desigualdade de gênero e também abolição da prostituição.TCC Literatura infantojuvenil e sua relevância para o desenvolvimento do aluno(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-28) Lopes, Hélia Kaltz dos Santos; Queiroz, Amarino de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; http://lattes.cnpq.br/0523380095030103; Oliveira, Márcia Rejane de; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; Silva Júnior, José Dantas da; https://orcid.org/0000-0003-4639-4255; http://lattes.cnpq.br/5927906579931888Nosso trabalho monográfico tem como objetivo geral, demonstrar alguns aspectos referente à importância literária no desenvolvimento cognitivo, humano e psicológico do aluno. Para demonstrá-lo, abordaremos de uma maneira mais específica, algumas formas de ensino de literatura nas aulas de espanhol, por exemplo o conto; e literaturas outras que vão além do livro como o teatro; o cinema; as canções; as poesias; as revistas em quadrinhos; e a brinquedoteca. Opções estas, que proporcionam a inclusão, motivam a linguagem, a imaginação e a percepção da realidade. A nossa investigação foi bibliográfica e qualitativa, onde, buscamos dialogar com a base teórica de Freire (2022); Cândido (2011); Vygotsky (1998) e Cervera (1989) entre outros autores e alguns documentos que regem a educação brasileira. Como resultado, aprendemos sobre a importância pedagógica do ensino de literatura no processo de aquisição do pensamento formador do bom caráter e sem preconceitos; buscamos explicar a essencialidade do conhecimento de mundo levado pelo educando ao chegar na escola; a aprendizagem que há no lúdico e na interação social; o aperfeiçoamento reflexivo, crítico, ético e cultural no respeito ao próximo e o autoconhecimento das emoções. Consideramos pertinente o papel do professor como aquele que leva ao aluno as possibilidades de pensar em si, na relação familiar e em sociedade. É portanto, aquele que busca de forma simples, desenvolver no discente a escrita e o gosto à leitura.