Programa de Pós-Graduação em Educação Especial
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação Especial por Assunto "Accessibility"
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Produto Educacional Audiodescrições de duas obras de arte de Newton Navarro, “Sancho Pança” e “Dom Quixote” com o uso do SoundPainting.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-02) Melo, Ana Lívia de Jesus Oliveira e; Alves, Jefferson FernandesA audiodescrição (AD), recurso que transforma imagens em palavras, proporciona o acesso, principalmente, de pessoas com deficiência visual aos mais diversos conteúdos imagéticos, inclusive às obras de arte. Visando diminuir a desigualdade de oportunidades no acesso à cultura, este trabalho busca trazer mais uma possibilidade de experiência estética para pessoas cegas, o SoundPainting, técnica proposta por Josélia Neves que alia efeitos sonoros e acompanhamento musical à audiodescrição de obras artísticas. Para avaliar o impacto dessa técnica, foi construído roteiros de SoundPainting para duas obras do artista potiguar Newton Navarro: "Dom Quixote" e "Sancho Pança", que fazem parte do acervo do Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, e submetidos à apreciação de sete (7) pessoas - com deficiência visual, por meio de um grupo focal que ocorreu no Centro de Educação da UFRN. O SoundPainting contou com músicas compostas pelo Prof. Dr. Marcus Varela, da Escola de Música da UFRN, com base no levantamento da estética, histórico e do estilo das duas obras de Newton Navarro. A construção dos roteiros de SoundPainting, foi validada pelo grupo focal e como desdobramento, desejamos que se abram novos horizontes para experiência estética de obras de arte, bem como possibilite um novo campo para composições musicaisProduto Educacional Encontros: a palavra da audiodescrição no cinema(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-28) Barreto, Mayara Bezerra Jerônimo da Silva; Alves, Jefferson Fernandes; https://orcid.org/0000-0003-2260-0325O conceito da acessibilidade comunicacional e cultural vem ganhando espaço nos debates, especialmente com a popularização das redes sociais. Pessoas com deficiência vêm dando visibilidade a suas pautas, sobretudo relacionadas às políticas de incentivo e fomento à Educação Inclusiva e ao acesso a bens e produtos culturais. No caso das pessoas com deficiência visual, a audiodescrição, uma tradução intersemiótica que traduz imagens em palavras, é um dos recursos que possibilita o direito à informação, à equiparação de oportunidades na participação da vida cultural e, por consequência, à formação de cidadãos mais críticos e com senso de observação apurado. Nesse contexto, “Como fazer do cinema um encontro?” é a pergunta que desafia realizadores culturais e audiovisuais no sentido de proporcionar às pessoas com deficiência visual a participação nesse encontro. Dessa forma, pensar novas formas de ver e fazer cinema, que reorganizem as estruturas vigentes e que não tenham como foco apenas o parâmetro da vidência, é o desafio que se instaura. Encontros: A Palavra da Audiodescrição na Imagem do Cinema é um documentário sistematizado a partir da pesquisa de mestrado O Cinema é um Encontro: A Audiodescrição no Festival Urbanocine, que propõe a experimentação, em um contexto cultural acessível, com foco no público com deficiência visual, a fim de propor a construção de um festival de cinema que contribua com o fomento de práticas acessíveis no audiovisual, através da audiodescrição. Para isso, escolheu-se como campo de investigação a terceira edição do festival de cinema Urbanocine, realizado em 2021 em Natal, organizado por realizadores da cidade. O documentário acompanha os bastidores da construção de um festival acessível, registrando reuniões de planejamento, a criação de roteiros de audiodescrição, avaliações e diálogos com os espectadores das mostras online e itinerantes. Além dessas imagens, o filme inclui diários em vídeo da autora, nos quais ela compartilha reflexões, desafios e experiências vividas ao longo do processo. A voz de um profissional do audiovisual com deficiência visual conduz a narrativa, articulando suas percepções com as cenas registradas. O filme não busca verdades absolutas ou respostas fechadas, mas sim evidenciar a pluralidade de sentidos que emergem nos encontros, negociações e trocas que marcaram o festival, uma forma de compartilhar as experiências da construção da acessibilidade comunicacional, com foco na audiodescrição.